BLOG

18 de Julho de 2017 por Victor Amaral

Potência do motor: entenda a relação entre economia e performance

Potência do motor: entenda a relação entre economia e performance

Se você tem, já teve ou simplesmente se interessa por carros, já deve ter ouvido falar na potência do motor com 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0, não é mesmo?

Essas definições são dadas para diferenciar as cilindradas de cada carro, que significa o quão potente é seu motor. Seja para comprar ou até mesmo alugar um veículo, é muito importante escolher um que atenda fielmente as suas necessidades. 

Se você opta por um automóvel com custo altíssimo de combustível, mesmo não fazendo questão de tanto desempenho, certamente sairá insatisfeito com a sua escolha.

Por isso, se você não sabe como funciona essa definição de potência de motor, descubra quais são as diferenças entre os carros do 1.0 ao 2.0 e conheça as características de cada um.

Continue aqui e veja o artigo completo!

foco aluguel de carros

Por que existe diferença entre os motores 1.0 e 2.0?

Os números 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 são as cilindradas do motor de um veículo. Por isso que também ouvimos dizer, por exemplo, que um carro é 1000, porque ele tem 1000 cilindradas. Ou seja, a potência do motor é 1.0. 

O nome de cilindrada surgiu porque todo motor à combustão possui cilindros, que são os locais onde acontece a combustão entre o ar, combustível e faísca. Com isso, os cilindros movem os pistões que dão força motriz ao veículo. 

Sendo assim, quanto maior a cilindrada, maior será a potência e desempenho do carro. Da mesma forma, quanto mais potente o veículo for, mais combustível ele consome, fazendo com que os modelos com menos potência sejam mais econômicos. 

Além disso, existe diferença entre os motores para que cada um deles exerça sua performance. Quando os motores são distintos, muitas características mudam, como os equipamentos, a potência, o consumo, a segurança e o conforto.

Qual motor devo escolher em um carro?

motor do carro

O carro certo é aquele que vai atender às suas expectativas. 

Todos os motores têm suas vantagens e desvantagens, basta escolher o que é mais importante para você no momento, seja um veículo que proporciona potência ou economia.

Por isso, separamos aqui a explicação sobre as principais características de cada potência de motor para que você escolha a opção ideal antes de comprar ou até mesmo alugar um veículo. Veja quais são:

Motor 1.0

Os carros com 1.0 são os mais econômicos na lista. Como têm menos potência de motor, esses modelos necessitam de menos combustível para sua performance.

Porém, é importante ressaltar que ele não corre tanto como um carro com motor 1.6 ou 2.0. A velocidade é bastante reduzida, tendo um pouco de dificuldade principalmente enquanto anda em rodovias, subidas de serra e em outros lugares que necessitam de mais potência. 

Para quem quer um carro para circular pela cidade, sem percorrer grandes distâncias e com economia, o carro 1.0 é uma ótima opção. Ele substitui o cotidiano cansativo dos transportes públicos por um trajeto mais tranquilo e rápido.

Motor 1.4

Para quem pretende alinhar potência e economia, os carros com motor 1.4 são boas opções. Em relação ao 1.0, ele já tem uma performance maior, sem que o consumo de combustível seja muito elevado.

Pessoas que gostam de viajar dentro do seu estado, sem percorrer uma distância muito grande, podem optar pelos carros com potência de motor 1.4. Eles possuem um preço mediano no mercado para compra e não gastam tanto combustível.

Porém, é preciso apenas tomar cuidado com a quantidade de itens que usa enquanto dirige. Não há economia de combustível se você estiver subindo uma serra bastante íngreme, com ar condicionado ligado e muito peso no carro

Motor 1.6

Já os carros com motor 1.6 são mais potentes, têm melhor arranque, proporcionam menos trocas de marcha e oferecem mais agilidade nas ultrapassagens. Para pessoas que gostam de viajar, esse é um dos modelos ideais. Além de serem muito mais rápidos, conseguem dar um arranque em menos tempo e correr em rodovias que permitem alta velocidade.

Viajantes que curtem conhecer vários lugares do Brasil em um período curto de tempo podem alugar carros com potência de motor 1.6. Apesar do quesito economia não ser o forte de veículos desse modelo, são ótimos para chegar rápido aos destinos.

Motor 1.8

Também indicado para quem pretende viajar de carro para lugares mais distantes, os modelos 1.8 são as melhores opções. Eles não são econômicos, mas também não deixam a desejar em nada quando o assunto é potência de motor.

Além de serem muito rápidos, eles não sofrem com engasgos no motor enquanto sobem serras, em dias de muito calor ou em longas distâncias. Você pode ligar o ar condicionado, levar as malas no carro e ainda aproveitar a potência do veículo sem se preocupar.

Mas prepare o seu bolso! O combustível é muito gasto nesse tipo de carro. 

Motor 2.0

Para os carros de motor 2.0 não há limites! Eles são ágeis, potentes e têm uma performance incrível. Quem não abre mão de um carro de alto desenvolvimento, precisa de um modelo desses. A única observação é que, para alcançar toda essa potência de motor surpreendente, gasta-se mais combustível. Ou seja, é um veículo que proporciona excelente desempenho, mas que custa caro para o bolso.

Existe relação entre motor e economia de combustível?

motor e economia de combustível

Como vimos até aqui, algumas potências de motores gastam mais combustível, enquanto outros são mais econômicos. Sim, existe essa relação e você deve se atentar na hora de alugar ou comprar um veículo!

Quanto mais baixa for a potência do motor, menos combustível é gasto. Isso acontece também ao contrário, com carros de alta potência gastando mais combustível. O ideal é entender, então, qual a sua procura.

Se você quer um carro potente e está apto a gastar mais, escolhe automóveis com potência 1.6 para cima. Mas se você quer economia, pegue 1.0 ou 1.4. Outro ponto a se destacar é o tipo de combustível. Se você quiser economizar é possível abastecer com álcool no lugar da gasolina. Mas isso faz com que o carro perca um pouco da sua potência. 

Além disso, é possível também colocar GNV, que é o tipo de combustível mais barato nos dias de hoje no Brasil e que ainda dá desconto no pagamento do IPVA todos os anos.

Qual a relação entre motor e performance do carro?

motor e velocidade do carro

Tanto econômica quanto performance estão ligadas com a potência do motor. Se o carro possui cilindrada de 1.0, certamente o seu desenvolvimento é o mais baixo em comparação a outros modelos. 

Os carros a partir de 1.6 aguentam estradas mais difíceis, uso intenso de ar condicionado e até mesmo peso nos bancos dos passageiros e porta-malas. Enfim, quanto maior for a cilindrada, melhor é a performance. Mas é importante que a expectativa do motorista esteja alinhada com a economia e desenvolvimento do veículo.

De nada adianta uma pessoa comprar o carro pela aparência e pela sua velocidade, se não tem dinheiro para manter o gasto com o combustível. É preciso alinhar principalmente a condição financeira para manter o veículo com tudo em dia. 

Embora a tecnologia automobilística tenha avançado muito nos últimos anos, a potência do motor ainda está diretamente ligada à economia de combustível e à performance do carro.

É muito importante alinhar quais são as suas expectativas com o veículo antes de alugá-lo ou comprá-lo. Como existem muitos modelos disponíveis no mercado, você pode variar a sua cartela de escolhas e ter uma infinidade de opções para apostar.

foco aluguel de carros

Se você está pensando em alugar um automóvel para viajar ou até mesmo para trabalho, conheça a frota da Foco Aluguel de Carros!

Oferecemos diferentes linhas de carros, com potências que vão de 1.0 a 2.0 e que atendem aos requisitos dos consumidores.

Aqui no Foco você consegue combinar economia no aluguel e optar por um veículo com alto desempenho.

Clique aqui para conhecer mais sobre a Foco e veja a nossa frota disponível nas mais variadas potências dos motores. 

Posts relacionados: