BLOG

17 de Maio por Victor Amaral

Consumo de combustível: veja como calcular

Consumo de combustível: veja como calcular

O controle do consumo de combustível é cada vez mais necessário. Com as diversas alterações nos preços da gasolina, do etanol e do diesel, o consumidor tem que ficar atento para não gastar em excesso. Ao calcular o consumo, é possível economizar, mesmo durante essa época de alta nos preços. 

A Petrobras já anunciou dois aumentos no preço dos combustíveis em 2021. Com isso, o consumidor já sente o peso dessa mudança em seu orçamento. A alta do ICMS também é outra preocupação é que deve impactar o bolso dos condutores. 

Assim, quem usa o carro com frequência, precisa saber o seu consumo de combustível para evitar muita diferença e impactos no orçamento. Por isso, neste post, vamos te mostrar como calcular o consumo de combustível e dicas para economizar no consumo de combustível.

Para economizar no consumo de combustível do seu veículo, separamos algumas dicas que podem te ajudar nisso. Confira!

foco aluguel de carros

Como calcular o consumo de combustível?

O cálculo do consumo de combustível é algo bem simples de ser feito. Para isso, pegue a quantos quilômetros que seu carro rodou e divida pela quantidade de combustível necessária para encher o tanque. Ou seja, a fórmula é: quilometros rodados/litros que o seu tanque comporta

Além disso, na internet é possível encontrar facilmente calculadoras que permitem o cálculo do combustível. 

Entretanto, você pode calcular de forma manual sem medo de errar. Basta um pouco de organização para anotar as informações e fazer o cálculo sempre que necessário. 

Não é somente com o consumo de combustível do carro que você deve ficar atento.Também é preciso verificar se a manutenção do veículo está em dia, pois diversos problemas mecânicos podem causar o aumento no consumo de combustível do carro.

Outro problema que pode acontecer é o ponteiro do combustível não estar alinhado com o tanque e você fazer os cálculos errados. 

Para saber se o consumo do carro está dentro do normal para categoria e modelo, você pode verificar a tabela do Inmetro e comparar com o seu consumo do carro. Com essa tabela, é possível saber se o consumo do veículo está ou não dentro da média. 

O que interfere no gasto de combustível do carro? 

O gasto de combustível do carro  tem relação com diversos aspectos do veículo, como:

Carro cheio

O veículo com ocupação grande de passageiros causa o aumento no consumo de combustível, já que ele precisa de mais força. Ao realizar a calibragem correta e periódica dos pneus, é possível evitar o excesso no consumo do carro. 

Lembre-se: a calibragem dos pneus é uma manutenção imprescindível para garantir a segurança durante o uso do veículo, aumento da vida útil dos pneus, além de ajudar na diminuição do gasto de combustível.  

Falta de manutenção nos filtros de ar 

Esses são um dos principais causadores do aumento do consumo de combustível. A manutenção dos filtros de ar é essencial para evitar o problema. A troca deles deve ser feita regularmente e sempre que estiverem sujos.

A diferença no consumo de gasolina ou etanol devido a falta de manutenção e acúmulo de sujeira nesses filtros pode chegar a 8%. Isso acontece porque há redução no fluxo de ar, sendo que isso acaba demandando maior consumo de combustível.

Calibragem dos pneus

consumo de combustível

A calibragem incorreta dos pneus é um fator para o aumento do consumo de combustível. Os pneus têm mais resistência ao rolamento.

O uso dos pneus verdes, que possuem menos resistência ao rolamento, ganham cada vez mais adeptos devido a sua redução no consumo de combustível.

Uso inadequado e falta de manutenção do ar-condicionado

O ar-condicionado do seu carro precisa ser utilizado corretamente para não causar um gasto excessivo de combustível. Para que se tenha uma ideia, dependendo das condições do ar e do local onde o carro anda, o aumento do consumo pode variar entre 8% e 40%, somente devido ao ar-condicionado. 

Combustível adulterado

Esse também é um problema frequente nos postos de gasolina. Além de aumentar o consumo, a adulteração também pode causar danos ao motor do veículo

Muitas das vezes, o motorista nem percebe que colocou combustível adulterado no carro e, após o aparecimento de problemas mecânicos, é que consegue verificar a adulteração no combustível. 

Direção

O motorista também é um fator no consumo de combustível, condutores que possuem uma direção mais suave gastam menos. Ao contrário dos motoristas com uma direção mais pesada e frenagens bruscas, que gastam mais combustível

Dicas para economizar no consumo de combustível 

Se quer diminuir o consumo de combustível do carro, confira as nossas dicas para você economizar:

Não deixe o veículo em ponto morto

consumo de combustível

Deixar o veículo em ponto morto causa o consumo do combustível. Por isso, evite essa prática que, muitas das vezes, já é um vício do motorista. Contudo, se você quer economizar combustível, é preciso ficar atento e evitar esse hábito. 

Ao desligar o motor, mesmo em intervalos curtos, você consegue economizar mais combustível do que deixar o carro em ponto morto. 

Troque regularmente os filtros de ar

A troca dos filtros de ar deve ser realizada com frequência, principalmente quando estiverem sujos. O uso de filtros de ar comprometidos pode aumentar o consumo, pois a central eletrônica utiliza mais combustível para compensar a falta do fluxo de ar.

Além disso, é importante ficar de olho nas indicações do fabricante, e você pode encontrar essa recomendação e prazo no manual do veículo. O uso do veículo no dia a dia, principalmente em grandes centros urbanos, facilita o comprometimento dos filtros de ar em menor tempo. 

Por isso, se você utiliza seu carro com frequência ou em cidades com poluição, o recomendado é a visita com frequência ao um mecânico de confiança para realizar a troca dos filtros e demais manutenções que podem ser necessárias. 

Calibre corretamente os pneus

A calibragem dos pneus é um procedimento fundamental para manter o automóvel em segurança, ter mais resistência ao rolamento e manter o consumo de combustível dentro da média.

Para calibrar os pneus, siga a recomendação do fabricante do veículo. Realize esse procedimento periodicamente e sempre que for pegar a estrada para viajar.

Utilize o ar condicionado corretamente

Se for dirigir acima de 80 km/h, utilize a climatização, porém para velocidades maiores, o recomendado é utilizar as entradas de ar. Além disso, não use o ar-condicionado com as janelas abertas, verifique se não há excesso de umidade, veja se o gás está em dia e fique alerta quando sentir mal cheiro ao ligá-lo. 

Mantenha a distância 

Manter a distância entre um veículo e outro também ajuda a diminuir o consumo de combustível de um automóvel. Ao fazer isso, você consegue prever as manobras necessárias, evitando acelerar e desacelerar o veículo com frequência e de maneira brusca. Isso também é muito importante para evitar batidas e outros acidentes. 

foco aluguel de carros

Precisa alugar carro para usar no dia a dia ou fazer uma viagem? Então, faça a sua reserva na Foco Aluguel de Carros.

Gostou de saber mais sobre o consumo de combustível, como fazer o cálculo e as dicas para economizar? Então, para mais conteúdos e dicas, acompanhe sempre o blog da Foco!

Posts relacionados: