BLOG

19 de Janeiro por Victor Amaral

Financiar ou alugar um carro: o que vale mais a pena?

Financiar ou alugar um carro: o que vale mais a pena?

Quer economizar ainda mais? Então vamos colocar na balança o que realmente é melhor para o seu bolso! Se olharmos nossa história, vamos perceber que, principalmente, desde os tempos da economia cafeeira e expansão industrial no Brasil, a cultura da concentração de posses esteve sempre em evidência. De lá para cá, muita coisa já mudou: desde a própria economia até o modo de viver da sociedade.

No passado, ter um carro próprio, por exemplo, era o desejo de muita gente – e até meta de vida. Hoje já existem diversas possibilidades de mobilidade, como a opção de alugar um veículo a longo prazo.

Alugar ou comprar carro é uma das dúvidas que podem surgir se você estiver planejando um investimento como esse. Mas colocando na ponta do lápis, o que vale mais a pena: financiar ou alugar um carro? Veja a seguir.

Quais são os custos para alugar carro? 

Comprar o carro próprio é o sonho de muitas pessoas, mas também um projeto que necessita de muito planejamento e investimento. 

Isso acontece, principalmente, por conta dos custos que envolvem essa opção. Não apenas o preço do veículo, mas todos os trâmites que envolvem a compra.

Por outro lado, os custos para alugar um carro são mais acessíveis, além de serem menores. 

Na maioria das vezes, você irá gastar apenas o valor das diárias, mensalidades e da caução, que é uma garantia financeira, independentemente do período do contrato.

Mesmo que aconteça algum imprevisto, não é preciso desembolsar altas quantias, como acontece com um carro próprio.

Além disso, escolher entre alugar ou comprar carro também é uma decisão que precisa considerar as suas necessidades.

Por exemplo, se o veículo é para uma viagem, para trazer mais praticidade no dia a dia ou para trabalho. Dependendo da urgência, comprar um carro pode ser inviável, mas alugar um automóvel é sempre prático, rápido e, principalmente, mais barato.

Vantagens de alugar um carro

Tanto o financiamento quanto o aluguel são opções que oferecem vantagens diferentes, além de suprir as necessidades do motorista para cada momento.

No entanto, a locação de automóveis está se tornando cada vez mais popular e pode ser uma alternativa interessante para quem precisa de um veículo e não tem muito orçamento disponível. 

1) Carro novo sempre

Há pessoas que não abrem mão em realizar o sonho de ter um carro 0km na garagem, seja pela segurança, materiais novos ou baixo valor de manutenção. Mas, devemos levar em conta que, assim quando um carro sai da concessionária, ele já não pode ser repassado com o mesmo valor. É aí que entra a depreciação. Com um carro alugado, a pessoa tem a oportunidade de trocar de modelo de acordo com as condições da locadora. Assim, sempre terá a sensação de estar com um carro novo.

2) IPVA

Você já deve ter ouvido a expressão: “Ter um carro é que nem ter um filho”. E é verdade! Ao financiar um veículo, você deve estar preparado com todos os custos que virá com ele. Um deles é o famoso IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores). Este imposto é cobrado todos os anos e o valor varia de acordo com o modelo do carro.

O não pagamento dele implica em multa e impede a realização do licenciamento. Para quem aluga um carro, isso já não é mais problema, uma vez que toda a documentação está em nome da locadora.

3) Proteções ou seguros

Roubo, furto, colisões e acidentes naturais são os principais riscos aos quais estamos expostos no nosso dia a dia. Sair de casa sem nenhuma proteção é muito inseguro. Por esse motivo, isso também deve ser levado em conta na hora de pegar a estrada. Para quem tem um carro próprio, pode já separar um valor acima de R$1.000,00 no orçamento anual.

Normalmente, as locadoras já oferecem as proteções básicas desde as locações a curto prazo às mais longas, sem pagar nada a mais por isso. E, caso queira, o cliente ainda pode aumentar a segurança com proteções adicionais.

4) Manutenção inclusa

Com o tempo, é normal as peças apresentarem defeitos: vidro elétrico, ar-condicionado, pedais, lanternas, para-brisa, entre outros. Desse modo, é necessário realizar frequentemente as manutenções de forma preventiva; caso contrário, a dor de cabeça é certa! Quando você decide locar um carro, todos esses pontos são de responsabilidade da locadora e você não vai precisar procurar orçamentos e oficinas para realizar os ajustes necessários.

5) Assistência 24h

Acidente de trânsito? Dúvidas sobre o contrato? Não importa o motivo! Nas locadoras de automóveis, é muito comum ser oferecidos os serviços de atendimento ao consumidor. Além dos telefones locais das lojas, existem a Central 24h e contato direto para reboques. Já nas concessionárias, normalmente os veículos saem com um suporte correspondente ao período de garantia e, após esse tempo, o serviço é descontinuado.

6) Economia com emplacamento

Você já conferiu os benefícios entre financiar ou alugar carro, como ter assistência 24h e manutenções regulares.

No entanto, os custos com a burocracia de comprar um carro podem fazer a diferença na sua escolha.

O emplacamento é um registro obrigatório por lei. Além de ser um processo burocrático, no qual você precisa reunir diversos documentos e ir à alguma unidade do Detran, há também o pagamento de uma taxa. 

Essa taxa é chamada de Taxa de Serviço de Lacração. O emplacamento é obrigatório para todo veículo novo. 

Seja realizando um financiamento a longo prazo ou realizando uma compra à vista, os gastos com burocracias como emplacamento não existem no aluguel de veículos.

Isso porque todos os carros disponíveis em locadoras já são emplacados, autenticados e revisados, com todos os documentos em ordem.

Já na compra de um carro, existe uma série de gastos, não apenas com o emplacamento, mas também com:

  • transferência de jurisdição;
  • renovação de licença;
  • custos anuais;
  • requerimentos.

Em resumo, o motorista terá ainda mais custos com esses procedimentos, se decidir comprar um carro.

Enquanto isso, essas despesas não existem para quem aluga um veículo. Basta selecionar o carro desejado, escolher o melhor contrato para você e começar a dirigir.

Não à toa, o número de emplacamentos realizados vem diminuindo. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a queda foi de 38% no primeiro semestre de 2020.

Ou seja, cada vez mais pessoas estão desistindo do emplacamento, e escolhendo opções mais viáveis, como a locação;

Fazer as comparações e indicar as suas principais necessidades, é o que vai ajudar você a escolher entre alugar ou ter um carro próprio. Pesquise, converse com seus amigos ou entre em contato com a empresa que você está disposto a fazer negócio.

Vantagens de alugar carros para viajar

alugar ou comprar carro

Para decidir se vale mais a pena alugar ou comprar um carro, ou financiar, é preciso considerar a finalidade da sua compra. 

Você utiliza o carro para trabalhar? Ou somente a passeio? Se você está em dúvida sobre alugar ou comprar carro, provavelmente está precisando do automóvel por algum motivo.

É o caso de que está próximo a fazer uma viagem. Muitas pessoas escolhem viajar de carro por diferentes razões, como:

  • aproveitar a estrada;
  • conhecer lugares diferentes;
  • buscar uma aventura;
  • proximidade do local.
  • poder fazer a própria rota. 

Seja qual for o motivo, a locação de veículos pode ser a melhor alternativa para você. Confira alguns dos benefícios de alugar um carro para fazer sua viagem:

1. Praticidade

Um dos principais benefícios que o aluguel de veículos proporciona é a praticidade. Afinal, basta ir a uma locadora, escolher o modelo que mais combina com você e fechar contrato.

Assim, não é necessário passar por burocracias como documentos, revisão e licenças para utilizar o automóvel. Por isso, o aluguel de carros está se tornando uma alternativa bastante popular entre pessoas que planejam uma viagem.

Além da praticidade, o motorista também conta com a flexibilidade de fazer a locação pelo período que precisar, inclusive podendo renovar depois.

Dessa forma, não é preciso ter gastos com o carro depois de finalizar a viagem, uma vez que é só devolvê-lo e voltar a alugar quando precisar, de forma rápida e acessível.

2. Segurança

Fazer uma viagem de carro precisa de cuidado redobrado da segurança, tanto para o motorista quanto para os demais passageiros.

Isso inclui fazer revisões completas, manutenção e eventuais trocas, para garantir o pleno funcionamento do automóvel.

No entanto, além de ser um processo longo, que precisa de meses de planejamento, também pode trazer gastos adicionais.

Enquanto isso, alugar um carro para viajar já garante todos os itens de segurança para o cliente. Afinal, os veículos são revisados periodicamente, com todas as licenças em dia, além de assistência, se necessário.

Dessa forma, você pode aproveitar a viagem com mais tranquilidade, sabendo que está seguro e amparado pela locadora.

Quem nunca deixou passar aquela revisão, balanceamento ou troca de óleo porque, aparentemente, está “tudo ok” e na volta você se preocupa com isso? Esse “depois”, é um perigo e tanto para a segurança. 

3. Variedade de opções

Uma das diferenças entre alugar ou comprar carro são as opções disponíveis. Se você optar por comprar um automóvel, irá escolher um único modelo, que pode atender uma de suas necessidades e no seu orçamento. 

No entanto, ao alugar um carro, você sempre terá um catálogo variado à disposição. Por exemplo, pode escolher um modelo para fazer trilha e, posteriormente, outro tipo de veículo para uma viagem até alguma praia.

As necessidades são diferentes, e o carro ideal ajuda a atendê-las da melhor forma possível. Por isso, optar pela locação é ainda mais vantajoso.

Vantagens de alugar carros para trabalhar 

Neste momento você está procurando algum carro para começar a trabalhar? A modalidade de motoristas de aplicativo também vem crescendo no Brasil como uma alternativa acessível para quem precisa de uma renda extra.

Assim, alugar carro para trabalhar também tem suas vantagens. Confira algumas das principais:

1. Início imediato

Enquanto a compra de um carro demanda planejamento, muitas vezes de longo prazo, alugar um veículo para trabalhar oferece início imediato.

A locação é facilitada, sem burocracias, feita em apenas um dia. Assim, o motorista já pode começar a trabalhar e ganhar dinheiro.

Além disso, não precisa cuidar de outras burocracias exigidas pelos aplicativos, como revisões, por exemplo.

Isso porque os automóveis oferecidos por locadoras já são adaptados para isso, com toda a estrutura necessária para começar o trabalho o quanto antes.

2. Investimento inicial baixo

Todos sabem que comprar um carro é um alto investimento, e não seria diferente na hora de adquirir um veículo para trabalhar.

No entanto, o aluguel permite que o motorista aplique um baixo valor inicial para começar seu negócio.

As mensalidades são acessíveis e não há um comprometimento de longo prazo com os pagamentos. Assim, se o motorista quiser encerrar suas atividades, não precisará ficar preso a parcelas ou financiamentos.

Com um baixo investimento inicial, já é possível começar a trabalhar, além das mensalidades serem mais em conta.

3. Planos especiais

Na Foco, motoristas de aplicativo possuem planos especiais para o aluguel de carros.

Nossas ofertas Motorista de App oferecem facilidades para o cliente, além de um catálogo variado de carros para escolher.

Por isso, se você está procurando um carro para começar a trabalhar, confira os planos da Foco para alugar seu próprio veículo.

Afinal, alugar ou comprar carro? 

Depois de analisar os benefícios de alugar ou comprar carro, podemos dizer que a locação de veículos é uma alternativa bastante vantajosa.

Ela apresenta menor burocracia, opções mais acessíveis, melhor custo-benefício e menores gastos. Isso porque o cliente só precisará gastar com as mensalidades, sem se preocupar com burocracias, como emplacamento, documentação e custos mensais e anuais. 

Assim, vale a pena considerar essa opção na hora de escolher entre o aluguel e a compra definitiva de um carro.

Aqui na Foco, contamos com o plano de assinatura Foco Mensal Flex. Com ele, você escolhe o modelo do veículo, decide o tempo de utilização e as franquias de quilometragem. É simples, seguro e sem burocracia! Faça um teste. Entre em contato conosco para saber mais.

Posts relacionados: