BLOG

14 de Junho de 2017

Álcool ou Gasolina: Como saber qual combustível compensa mais?

Com as oscilações constantes no preço do combustível, fica cada vez mais difícil definir um abastecimento fixo. Entre o álcool e a gasolina nem sempre é fácil escolher qual a melhor opção. Foi pensando em te ajudar com isso que nós vamos te ensinar como saber qual combustível compensa mais.

Devo abastecer com álcool ou gasolina?

Quem tem um carro flex frequentemente se pega na dúvida de escolher entre o álcool e gasolina para abastecer o veículo. Geralmente, o que se leva em conta na hora da decisão é o valor de cada tipo de combustível. Porém, essa não é a única característica que deve ser levada em conta.

O álcool ou etanol, costuma ser mais barato que a gasolina, porém esse combustível rende menos, porque acaba tendo um consumo muito maior do motor. Ou seja, você pode abastecer com álcool porque está mais barato, mas terá que retornar ao posto de combustíveis pouco tempo depois.

Nesse quesito, a gasolina rende mais e contribui melhor para o carro, que faz menos consumo desse combustível para o desempenho do motor.

Além disso, algumas pessoas optam pelo álcool porque acreditam que ele seja menos poluente do que a gasolina, mas não é bem assim. A combustão do álcool não tem tanta eficiência quanto a gasolina e acaba soltando mais monóxido de carbono e outros gases no ar.

Qual compensa mais para economizar

Afinal, como saber qual compensa mais? Para escolher entre o álcool e a gasolina para abastecer o seu carro, há uma conta simples para fazer.

Para economizar e encher o tanque com o combustível que, realmente, valha a pena, a regra é básica: só compensa abastecer com álcool se o seu preço for até 70% do da gasolina.

Como saber disso? Simples! Pegue o valor do litro da gasolina e multiplique por 0,7. Se o resultado for maior que valor do litro do álcool, então vale a pena abastecer com esse combustível, se não, a gasolina é a melhor opção.

Outro jeito fácil de fazer essa conta é pegar o preço do litro do álcool e dividir pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado for maior que 0,7, abasteça com gasolina, se não, escolha o álcool.

Agora que você já sabe como descobrir qual combustível compensa mais, fica mais fácil decidir entre o álcool e a gasolina para abastecer o carro, não é?! Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog para sempre receber dicas bacanas sobre veículos.

Posts relacionados: