BLOG

14 de Junho de 2017 por Marhyana Calado

Álcool ou Gasolina: como saber qual combustível compensa mais?

Álcool ou Gasolina: como saber qual combustível compensa mais?

Com as oscilações constantes no preço do combustível, fica cada vez mais difícil definir um tipo de abastecimento fixo. Entre o álcool e a gasolina, nem sempre é fácil escolher qual a melhor opção.

No início dos anos 2000, o etanol surgiu como uma proposta barata e sustentável de combustível, mas, desde então, aparecem diversas dúvidas sobre a diferença do etanol para gasolina.

Os dois combustíveis são os mais usados pelos automóveis no Brasil, e sempre causam questionamentos sobre sua produção, potência e eficácia.

O etanol é um dos principais combustíveis brasileiros, pois o país é um dos líderes na produção de cana-de-açúcar, que é sua matéria prima.

Desde 1925, o Brasil vem investindo em pesquisa, desenvolvimento e melhorias na produção e eficiência do etanol.

Para que você saiba mais sobre a diferença do etanol para gasolina e qual deles é melhor para o seu carro, a Foco Aluguel de Carros reuniu esse conteúdo com todas as informações que você precisa sobre o assunto.

Devo abastecer com álcool ou gasolina?

Quem tem um carro flex frequentemente se pega na dúvida de escolher entre o álcool e gasolina para abastecer o veículo. Geralmente, o que se leva em conta na hora da decisão é o valor de cada tipo de combustível. Porém, essa não é a única característica que deve ser levada em conta.

O álcool ou etanol, costuma ser mais barato que a gasolina, porém esse combustível rende menos, porque acaba tendo um consumo muito maior do motor. Ou seja, você pode abastecer com álcool porque está mais barato, mas terá que retornar ao posto de combustíveis pouco tempo depois.

bomba de combustivel qual compensa mais alcool gasolina etanol foco aluguel de carros

Nesse quesito, a gasolina rende mais e contribui melhor para o carro, que faz menos consumo desse combustível para o desempenho do motor.

Além disso, algumas pessoas optam pelo álcool porque acreditam que ele seja menos poluente do que a gasolina, mas não é bem assim. A combustão do álcool não tem tanta eficiência quanto a gasolina e acaba soltando mais monóxido de carbono e outros gases no ar.

Como calcular consumo de combustível?

Fazer o cálculo do consumo do combustível não é difícil. Tudo o que você precisa fazer é acompanhar o painel do seu carro e seus dados.

Veja como realizar esse cálculo:

  1. Encha o tanque do seu carro até o desarme automático da bomba
  2. Zere o hodômetro parcial ou anote a quilometragem do seu carro
  3. Após fazer isso, utilize seu veículo por uma quilometragem que achar suficiente
  4. Complete novamente o tanque até o desarme
  5. Faça a divisão do valor de litros abastecido nessa segunda vez pela quilometragem rodada
  6. Esse valor será o rendimento do seu veículo em km/l (quilômetros por litro)

Para que o cálculo fique mais exato, você pode realizá-lo várias vezes consecutivas e, depois, fazer a média dos consumos em km/l.

O que é melhor para o motor: gasolina ou etanol?

Essa questão mostra outra diferença do etanol para gasolina, pois as características de combustão e corrosão são expressivas.

Primeiramente, a gasolina libera mais energia, que resulta em uma maior eficiência do trabalho do motor.

O curioso é que o etanol deixa o motor do carro mais potente, porém isso aumenta seu consumo, já que esse combustível suporta maior compressão.

Então, aqui está a primeira diferença do etanol para gasolina no quesito motor:

  • A gasolina libera mais energia. Logo, rende mais.
  • O etanol deixa o motor mais potente. Porém, tem um consumo maior de combustível.

Ainda há outra diferença do etanol para a gasolina nesse âmbito, que é o nível de corrosão e desgaste das peças.

O álcool é um composto com maior acidez e isso faz com que ele agrida mais o veículo. Já a gasolina não tem tanta capacidade de corrosão. Inclusive, ela é utilizada para limpar as peças do motor após uso de etanol.

Por isso, alguns especialistas recomendam fazer uso intercalado dos dois combustíveis por certos períodos de tempo.

Contudo, é importante destacar que essa mudança de combustível não deve ser a cada abastecimento e sim com certos intervalos entre eles.

Toda essa diferença do etanol para gasolina se deve à estrutura química das duas substâncias, o que acaba diferindo também na produção de gases poluentes.

A gasolina acaba sendo mais tóxica para o meio ambiente do que o etanol, mesmo que ela tenha diversas vantagens para o motor, isso é algo a ser pensado no seu consumo.

Qual compensa mais para economizar

Afinal, como saber qual compensa mais? Para escolher entre o álcool e a gasolina para abastecer o seu carro, há uma conta simples para fazer.

Para economizar e encher o tanque com o combustível que, realmente, valha a pena, a regra é básica: só compensa abastecer com álcool se o seu preço for até 70% do da gasolina.

Como saber disso? Simples! Pegue o valor do litro da gasolina e multiplique por 0,7. Se o resultado for maior que valor do litro do álcool, então vale a pena abastecer com esse combustível, se não, a gasolina é a melhor opção.

consumo de combustivel alcool gasolina etanol foco aluguel de carros

Outro jeito fácil de fazer essa conta é pegar o preço do litro do álcool e dividir pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado for maior que 0,7, abasteça com gasolina, se não, escolha o álcool.

Agora que você já sabe como descobrir qual combustível compensa mais, fica mais fácil decidir entre o álcool e a gasolina para abastecer o carro, não é?! Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog para sempre receber dicas bacanas sobre veículos.

Qual é melhor para viajar: álcool ou gasolina?

Não há uma resposta certa para essa pergunta, pois ela depende de vários fatores que vão desde a diferença do consumo de etanol e gasolina, até as características de cada automóvel.

Existem alguns veículos que desempenham melhor com o uso de etanol que outros. E também há os que apresentam melhor resultado com o uso da gasolina.

Por isso, é importante averiguar a diferença de desempenho do seu carro com cada um dos combustíveis antes de viajar.

Você pode fazer isso calculando o consumo do combustível em seu carro. Caso não saiba exatamente como fazer isso, explicaremos tudo no próximo tópico.

Também é importante notar que há diferença de consumo na cidade e nas rodovias. 

Afinal, dentro da cidade você precisa parar e mover o carro mais vezes, devido ao fluxo e aos semáforos, e isso influencia no consumo diretamente.

É comum que, dentro da cidade, o consumo seja maior. Logo, a gasolina se torna uma opção mais eficiente, devido à energia liberada.

Já na estrada, o álcool pode se mostrar a melhor opção, considerando que este combustível aumenta a potência do motor. Por outro lado, exigirá que você pare pare para abastecer mais vezes. Assim, analise se a rota que pretende seguir tem boa infraestrutura para tanto.

Mas, como dito, a regra não é fixa e você precisa fazer a avaliação do seu veículo ou pesquisas para ver a opinião de outros usuários do modelo de seu carro.

Afinal, qual a diferença do etanol e da gasolina?

Apesar de serem dois combustíveis muito populares, muitas pessoas não sabem diferenciar suas características.

A principal diferença do etanol para gasolina vem da forma como são produzidos. 

Enquanto o primeiro é um combustível orgânico, obtido de uma matéria prima agrícola, o segundo é um combustível fóssil.

Isso acarreta, também, em outra diferença considerável entre os dois: sua obtenção impacta diretamente na combustão desses produtos.

Mesmo com diversas informações na internet sobre o assunto, muitas pessoas divergem sobre o tema.

Portanto, trazemos aqui informações baseadas em estudos científicos e informações passadas por especialistas no assunto para que você tire de uma vez por todas suas dúvidas sobre a diferença do etanol para gasolina.

Além disso, um argumento que pode influenciar na escolha do combustível mais vantajoso, está em seu preço de venda.

Com o aumento expansivo do preço do álcool, gasolina e diesel, analisar os pontos como consumo, eficiência e autonomia, se tornaram habituais aos consumidores brasileiros.

Vale a pena compreender um pouco mais sobre o preço dos combustíveis no Brasil e sobre essa alta exponencial que sofreram nos últimos meses e esse artigo do portal G1 pode ser bem útil. 

Processo de produção da Gasolina

A gasolina é produzida a partir de material fóssil, ou seja, o petróleo que se forma no subsolo de diversas áreas.

A teoria mais aceita sobre a formação do petróleo, é que ele surge a partir da decomposição de animais e vegetais, principalmente no fundo dos mares.

A alta pressão acaba por gerar transformações físicas e químicas nesses sedimentos, até formar o óleo. O petróleo precisa ser extraído do solo e, então, passa por diversos processos químicos até se tornar gasolina. 

posto de gasolina alcool etanol qual compensa foco aluguel de carros

Inclusive, recebe uma parte de etanol em sua composição, para tornar o combustível ainda mais potente.

A gasolina tem alto poder carburante pois é formada por diversos hidrocarbonetos. 

Isso torna a sua estrutura química mais propensa à combustão, principal meio de impulso do motor. 

Processo de produção do Etanol

A produção do etanol é bem diferente da produção da gasolina, pois ele é obtido a partir de matérias primas agrícolas, como a beterraba, milho, mandioca e muitos outros.

O etanol é obtido através da fermentação do açúcar e o processo consiste em transformá-lo, primeiramente, em melaço, para depois ser fermentado e criar o álcool.

No entanto, a produção de etanol para combustíveis no Brasil é feita principalmente a partir da cana-de-açúcar, devido à grande produção brasileira na área.

O processo para a produção do etanol é o mesmo que para a produção do álcool de bebidas. A única diferença é que, para consumo humano, são feitas misturas para diminuir a porcentagem alcoólica e dar sabor.

Conheça o seu carro e planeje sua próxima viagem!

Com todas essas informações sobre a diferença do etanol para gasolina e como avaliar o consumo do seu carro, você já tem tudo o que precisa para tomar as melhores decisões para a sua próxima viagem.

Lembre-se sempre que a Foco Aluguel de Carros tem os melhores veículos em sua frota, sempre apresentando ótimo custo-benefício, e com baixo índice de consumo de combustível.

Você não tem mais desculpas para não viajar, seja para perto ou para longe. Estamos esperando você para ajudar na realização desse sonho!