BLOG

21 de Janeiro por Victor Amaral

Pontos turísticos do nordeste: dicas de roteiro e paradas

Pontos turísticos do nordeste: dicas de roteiro e paradas

 

 

 

 

O conteúdo de hoje trará até você algumas dicas de roteiro e paradas para aproveitar os pontos turísticos do nordeste.

Embora essa seja uma região que naturalmente dispensa qualquer tipo de apresentação, ao decidir visitá-la é fundamental que você trace um percurso para não deixar de aproveitar nada. 

Segundo a IstoÉ Dinheiro, Fortaleza e Maceió são muito visadas para as férias de janeiro de 2021, o que indica a retomada do turismo.

Pensando nisso, a Foco Aluguel de Carros separou algumas sugestões que podem tornar as suas férias e passeios mais completos.

Então, confira a leitura até o final e descubra como se preparar para conhecer pontos turísticos que marcarão sua viagem!

Morro de São Paulo

O destino paradisíaco de Morro de São Paulo fica localizado na extremidade nordeste da Ilha de Tinharé, a aproximadamente 248 km de Salvador.

Por ostentar belos cenários naturais, muitos turistas têm procurado cada vez mais se hospedar em hotéis e pousadas na região. Isso vem criando um grande movimento, especialmente na época do alto verão, entre os meses de outubro a março.

O lugar é atrativo até mesmo para turistas estrangeiros, pois além das praias diferenciadas, existe uma grande diversidade de restaurantes e bares. Contudo, por estar numa ilha, seu acesso se dá exclusivamente por meio de barcos.

E o Morro de São Paulo é um dos pontos turísticos do nordeste que oferecem uma gama de opções em praias e águas cristalinas.

Ao todo existem 4 praias, nomeadas como Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praia, justamente na ordem em que são encontradas ao longo da costa baiana. Nesse caso, o percurso entre elas costuma levar cerca de 30 minutos.

Outro local que todo turista tem o hábito de visitar é o farol localizado no alto do Morro de São Paulo. Mesmo que a ilha não aceite carros, existem 3 tipos de transporte para chegar até lá: aéreo, marítimo e semi-terrestre.

Praia de Porto de Galinhas

pontos turísticos no nordeste

Quando se pensa em pontos turísticos do nordeste, um destino muito famoso é Porto de Galinhas. O ponto mais vantajoso aqui é que a Praia de Porto de Galinhas fica apenas a 70 km de Recife, capital do estado; ou seja, o trajeto de carro é bem facilitado e curto.

Além de Porto de Galinhas, o litoral pernambucano oferece diversidade para todos os gostos quando o assunto é praia. Portanto, deixe anotado em seu roteiro caso queira fazer um tour pelas belezas naturais do litoral:

  • Praia do Cupe;
  • Praia de Maracaípe;
  • Praia dos Carneiros;
  • Praia de Muro Alto;
  • Ilha de Santo Aleixo;
  • Praia de Calhetas.

Sendo assim, opções de praias com água esverdeada, cristalina, piscinas naturais, corais e passeios marcantes é o que não faltará em sua viagem

Centro Dragão do Mar

Também conhecido como Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura — ou somente Dragão — é um dos pontos turísticos do nordeste.

Geralmente o destino é indicado para pessoas que procuram um passeio capaz de enriquecer o conhecimento e a cultura. Sendo assim, podemos dizer que este é um ponto turístico bastante conhecido e procurado em Fortaleza que fica na Praia de Iracema. 

Veja o que lhe aguarda no Dragão:

  • teatro; 
  • cinema;
  • espaço para apresentações musicais e exposições;
  • planetário Rubens de Azevedo;
  • museu de arte contemporânea;
  • museu da cultura cearense;
  • além de espaço para exposições itinerantes.

São 30 mil metros quadrados inteiramente dedicados à exposição da cultura cearense. O espaço ainda oferece a Cafeteria Santa Clara, que proporciona cafés e lanches durante a visita.

Já à noite é possível aproveitar, ainda com os cuidados de distanciamento, alguns bares, restaurantes e food trucks que se espalham por toda a região.

Vá do Centro Histórico de Salvador até a Península de Maraú

pontos turísticos no nordeste

Dando continuidade aos pontos turísticos do nordeste, não poderíamos deixar de indicar a Península de Maraú. Então, se você já estiver nas atrações do Centro Histórico de Salvador e deseja conhecer a península, vamos mostrar a você algumas possibilidades.

Existem dois aeroportos com certa proximidade de Maraú: o de Ilhéus, que fica a cerca de 127 km, e o de Salvador, distante aproximadamente 270 km.

Sendo assim, se você sair de Salvador de carro, — analise o aluguel de um carro para economizar — deve seguir pela BR-030.

Vale ressaltar que há um trecho inevitável de estrada de terra de 46 km (trecho que liga a Barra Grande), o qual apresenta baixa qualidade de tráfego.

Há uma rota indicada pelos turistas experientes. Você pode ir de carro a Camamu, uma vez que lá existem estacionamentos especializados para deixar o veículo bem protegido. Em seguida, pegue um barco que o leva diretamente à Península de Maraú.

O cenário de praias intocadas e água cristalina caracteriza a península como um dos pontos turísticos do nordeste que mais representa o litoral baiano. Assim que chegar ao destino existem alguns povoados que pode conhecer, tais como: Taipu de Fora, Barra Grande, Cassange, Saquaíra e Algodões.

Vá dos Cânions do Xingó até Aracaju

Partindo de Canindé de São Francisco, município de Sergipe, siga em direção aos Cânions do Xingó. Os cânios são considerados um verdadeiro espetáculo da natureza, com os caminhos traçados pelo Rio São Francisco.

E o passeio de catamarã é o atrativo indicado em um dos pontos turísticos do nordeste mais procurados na região.

É muito comum as pessoas seguirem viagem em direção a Aracaju, capital do estado de Sergipe, mas neste momento podem surgir dúvidas de como chegar lá. 

A viagem leva 200 km, sendo realizada pela conhecida Rota do Sertão. Sendo assim, saia de Canindé de São Francisco pela SE-230, seguindo em direção às cidades de Nossa Senhora da Glória e Ribeirópolis, que ficam na SE-175.

Em seguida, identifique a BR-235, que leva até Itabaiana. Por fim, 200 km depois você chegará a Aracajú. Se estiver de carro, certamente aproveitará uma linda paisagem e não se arrependerá. 

Em Aracajú existem incontáveis possibilidades para aproveitar o passeio, como piscinas naturais, praias, dunas, atrações culturais e culinária local. As pessoas procuram Aracajú justamente pelo seu litoral incomparável, no qual as praias de referência são as grandes atrações.

Portanto, anote em seu roteiro algumas praias como: 

  • Atalaia;
  • Artistas;
  • Saco;
  • Praia de Aruana;
  • Margens do Rio Sergipe;
  • Ilha dos Namorados;
  • Barra dos Coqueiros.

Quando ir ao Nordeste?

Os pontos turísticos do nordeste mostrados neste conteúdo são muito flexíveis, especialmente porque falamos de regiões litorâneas, onde o calor predomina quase o ano todo, mesmo no inverno.

Então, o critério que define a data para suas férias ou viagem a passeio é a sua disponibilidade.

Entretanto, por questão de segurança e para que consiga aproveitar o passeio ao máximo, analise a previsão do tempo nos destinos escolhidos. Isso garante maiores chances de acertar na escolha e conseguir explorar ao máximo o destino.

Como pôde perceber, a maior parte das dicas e roteiros envolve se deslocar de carro por alguns quilômetros.

Nesse sentido, avalie a possibilidade de alugar um carro, pois assim você economiza, tem o conforto de um automóvel totalmente assegurado e pode viajar tranquilamente, sem se preocupar com maiores custos.

A Foco Aluguel de Carros possui lojas espalhadas por todo o Brasil, inclusive, temos em Aracaju uma loja aconchegante estando pronta para receber você e sua família. Venha nos fazer uma visita!

O que achou do conteúdo? Então, não deixe de seguir as redes sociais da Foco Aluguel de Carros para ficar por dentro de todas as novidades. Até breve!

O que achou do conteúdo? Então, não deixe de seguir as redes sociais da Foco Aluguel de Carros para ficar por dentro de todas as novidades. Até breve!

Posts relacionados: