BLOG

07 de Maio de 2020 por Victor Amaral

Turismo gastronômico: conheça 10 destinos com pratos incríveis

Turismo gastronômico: conheça 10 destinos com pratos incríveis

O turismo gastronômico é ideal para quem quer conhecer pratos típicos de diferentes regiões. O Brasil é um país com uma vasta cultura, onde a miscigenação resulta em comidas de dar água na boca e que valem a pena experimentar! A culinária brasileira, de norte a sul, recebeu influências das mais diferentes origens. Por isso, turistas se deslocam para diferentes cidades com o intuito de conhecer as belezas locais e, ainda, aproveitar as comidas típicas. 

Sabemos que atualmente os tempos estão difíceis devido aos cuidados para evitar o contágio de Covid-19. Nesse meio tempo, as viagens e passeios tiveram que dar uma pausa. Mas vamos te ajudar a replanejar! E que tal escolher o destino começando pela parte mais saborosa: a gastronomia?

E se você ainda não sabe por onde começar, listamos abaixo 10 destinos deliciosos para conhecer. Aproveite a leitura!

aluguel de carros foco

1. Recife, Pernambuco

A cidade dos altos coqueiros, Recife, não fica para trás quando o assunto é turismo gastronômico. A capital pernambucana foi diretamente influenciada pelas culturas indígena, europeia e africana. 

Então, quem for conhecer a cidade com uma das mais belas praias urbanas do país — a de Boa Viagem — poderá experimentar o famoso arrumadinho de carne de sol, a peixada pernambucana, a galinha à cabidela e o sarapatel. São diversos pratos que cabem para todos os gostos. Não esqueça também de provar os doces como o bolo Souza Leão e o também característico bolo de rolo.

2. Salvador, Bahia

Os temperos fortes são a marca da culinária de Salvador. As comidas típicas, a exemplo do acarajé, vatapá e cururu, são produzidas em grande escala no Recôncavo, região mais próxima ao litoral que teve grande ligação com a cultura africana. 

Daí, portanto, vem os condimentos à base de azeite de dendê, pimenta e leite de coco. Portugal também teve uma influência importante trazendo o bacalhau, a sardinha e o cozido de carne de boi, que também são muito presentes na cozinha dos baianos.

3. Belo Horizonte, Minas Gerais

Imagine só o orgulho dos mineiros em ter Belo Horizonte reconhecida internacionalmente pela culinária! Foi por conta da riqueza dos ingredientes que a cidade ganhou o título pela Unesco, em 2019, como Cidade Criativa na Gastronomia. 

Com a tradição de receitas passando de geração a geração, além das misturas internacionais e locais, os pratos tornaram-se únicos e encantam turistas em qualquer época do ano. 

Por isso, chegando por lá, experimente o tempero local presente no leitão à pururuca, o feijão tropeiro, frango com quiabo e os diferentes queijos. Para adoçar a tarde, nossa dica vai para o doce de leite, a goiabada e o doce de abóbora. Ah! e na sua rota de turismo gastronômico não se esqueça da grande variedade de pães de queijo que fazem sucesso nos quatro cantos do mundo! 

4. Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Há quem diga que os detalhes não fazem a diferença — o que não acontece em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Aqui o destaque vai para o preparo das carnes, que são típicas da região. 

Com todo o cuidado na preparação do churrasco, utilização correta dos talheres para os cortes, tempo de preparo e qualidade até do fogo, a comida é uma obra-prima à parte. O fato do estado ter sido o primeiro a ter uma grande criação bovina do país, fez com que a população se reinventasse com as receitas das carnes. 

Os turistas do Brasil e países vizinhos que visitam Porto Alegre já conhecem de cara a carne de charque, um dos alimentos mais consumidos pelos gaúchos. Não deixe de provar também o arroz de carreteiro, a tainha na taquara e o matambre recheado, ao lado de um bom chimarrão.

5. Vitória, Espírito Santo 

turismo gastronômico - moqueca

O turismo gastronômico em Vitória, capital do Espírito Santo, é tradicionalmente pesqueiro. Isso graças à herança da cultura indígena e negra, que influenciaram na culinária capixaba.

Com a chegada dos imigrantes europeus, novos pratos foram acrescentados, como o agnolini, o tortei, a sopa pavese, o risoto e a polenta. Contudo, a proximidade dos estados de Minas Gerais e Bahia também resultou em pratos típicos, como o péla-égua, que é uma canjiquinha com costeleta de porco e o vatapá.

Outros pratos famosos de Vitória são a torta capixaba, moqueca, muma de siri e a caranguejada. Mas a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária, inclusive com fama internacional. Além disso, um dos maiores segredos da culinária no Espírito Santo é a tradicional panela de barro, um trabalho artesanal de origem indígena que dá um sabor especial aos pratos. 

6. João Pessoa, Paraíba

fava
Foto de greenmebrasil.com 

A capital da Paraíba, João Pessoa, é mais um point ideal para o turismo gastronômico, já que é um dos grandes berços da cultura e comida local. Entre os pratos tradicionais paraibanos está o rubacão, feito com arroz, feijão, carne de sol e queijo coalho. Há também a galinha capoeira que, na verdade, é preparada em muitas partes do Nordeste. 

O capão, frango caipira castrado também é muito servido em João Pessoa, assim como a carne de bode, inclusive a famosa buchada. Já para quem curte tira-gosto e clima de barzinho deve conhecer a fava. Essa é uma espécie de feijão grande preparado com miúdos, charque e linguiça.

Além disso, como não falar de uma boa tapioca? Seja feita com coco, queijo coalho ou apenas com a manteiga, suas várias versões, doces ou salgadas, são muitas apreciadas nos lanches. Por fim, vamos falar do bolo de rolo, outra sobremesa obrigatória na região. Ele tem uma massa semelhante à do pão de ló, mas é recheada com doce de goiaba, enrolada e coberta de açúcar. Uma delícia irresistível!

7. Goiânia, Goiás

arroz com pequi

A culinária de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil, tem sabores fortes e diferenciados no turismo gastronômico. Um dos pratos típicos da região é o arroz com pequi, fruto característico do cerrado. Mas o turista também deve provar a galinhada, que é conhecida em todo o Brasil. Em Goiás essa receita preservou as origens, feita com frango caipira, cúrcuma, milho, entre outros ingredientes. 

O peixe na telha é tradicional nas casas dos goianos e muito pedida nos restaurantes. É feita com qualquer peixe de água doce e servido, em forma de ensopado, dentro de uma telha. Também é acompanhado de arroz branco e pirão. A pamonha é um outro aperitivo comum em Goiás. Sua massa é feita com milho e o recheio tem o queijo à moda goiana. Mas há outras versões, com frango, creme de pequi, jiló, linguiça calabresa, ou até doce!

Ah...e o biscoito de queijo! Esse é outro item do turismo gastronômico em Goiás. Parecido com o pão de queijo, sua massa tem polvilho, ovos, leites e queijo. Conhecido como Mané pelado, essa receita de bolo de mandioca com queijo ralado, coco, açúcar e ovos é obrigatória como lanche entre os goianos. Ideal para comer acompanhado de um cafezinho!

8. Fortaleza, Ceará 

baiao de dois
Foto de receitas.band.uol.com.br 

Não há como falar de turismo gastronômico sem citar Fortaleza. Além de aproveitar as belas praias, os visitantes podem descansar e se deliciar com as comidas típicas.

Você pode começar pelo baião de dois, que tem feijão verde, arroz e queijo coalho, além de um tempero especial, que dá o sabor diferenciado. Já o caranguejo é outro prato que faz muito sucesso, e suas patas e casquinhas são ótimos petiscos e fonte de proteínas. 

É louco por doce? Então a rapadura nordestina será uma perdição para você, sendo que pode aproveitá-la em receitas, ou pura, como sobremesa. 

9. Aracaju, Sergipe 

mangaba

A culinária de Aracaju, em Sergipe, é semelhante às de outras regiões do Nordeste. Mas alguns pratos se destacam como típicos e que agradam aos turistas. Um deles é mangaba, que é a fruta principal entre os sergipanos. 

Ela é usada para fazer várias receitas, como sorvete, doce, suco ou geléia. Certamente, se você visitar Aracaju, vai querer experimentar algo feito com a mangaba. Outro prato para quem quer mergulhar na culinária local é o aratu na palha, feito com um caranguejo típico de Sergipe. Ao ser cozido na palha, ganha um sabor irresistível para quem busca um bom turismo gastronômico. 

Por fim, não podemos deixar o camarão de cueca passar despercebido. Apesar do nome engraçado, é muito apreciado em Sergipe. Ele também dá origem à  moqueca de camarão que pode ser encontrada em diversos restaurantes. 

10. Guarulhos, São Paulo

bauru
Foto de paladar.estadao.com.br

Guarulhos fica na região metropolitana de São Paulo e conta com ótimos restaurantes e bares, que servem comidas típicas e potencializam o turismo gastronômico. Ao contrário do que muitos pensam, São Paulo não é só uma cidade grande, com pessoas apressadas e poluição. Na verdade, está longe disso! 

Uma receita famosa no Brasil todo é o sanduíche de Bauru, de origem da cidade homônima em São Paulo. Mas foi em Guarulhos que ele se destacou, com o seu pão de sal, queijo mussarela, tomate, pepino e fatias de rosbife. Você pode também apreciar um delicioso virado à paulista, que contém arroz, tutu de feijão, banana à milanesa, bisteca de porco, linguiça, torresmo, couve e ovo frito. Uma refeição completa!

Mas se você quer apreciar uma boa pizza, está no local certo. Em Guarulhos, as pizzarias são variadas, com sabores para todos os gostos, desde a tradicional calabresa até inusitados, como a de abobrinha. 

Os pastéis das feiras de Guarulhos também são um show à parte. Fritos na hora, agrada pelo sabor e rapidez no lanche. Além disso, se você deseja um docinho, pode pedir um pudim de leite delicioso. 

Alugue um carro e aproveite o seu turismo gastronômico

As rotas de turismo gastronômico costumam passar por diferentes cidades e pontos de visitação. Por isso, alugar um carro é a melhor alternativa para aproveitar a sua própria rota, da maneira que achar melhor e sem depender de transporte público.  

Assim, a Foco Aluguel de Carros ajuda você, com uma excelente frota de carros variados. Você pode alugar carros para viajar em família, com segurança e conforto. Além disso, você economiza, já que não precisa se preocupar com revisões e tem assistência 24horas. 

aluguel de carros foco

A Foco tem unidades nos principais aeroportos dos destinos do turismo gastronômico. Então, aproveite essa escolha mais econômica e confortável para aproveitar tudo que as cidades têm a oferecer. 

Conheça o nosso site e garanta o seu veículo para fazer a sua rota gastronômica com amigos ou família. 

 

Posts relacionados: