BLOG

20 de Janeiro por Victor Amaral

Pontos turísticos da Região Sul: 5 para se encantar

Pontos turísticos da Região Sul: 5 para se encantar

Os pontos turísticos da Região Sul do país são um grande atrativo e oferecem inúmeras possibilidades para quem gosta de viajar a passeio. Com tantas opções, é comum ficar em dúvida quando temos que escolher um destino que seja surpreendente e marcante.

Isso porque a Região Sul é considerada a terceira mais procurada quando o assunto é turismo. Nos últimos meses houve um aumento na atividade turística de 19,7% na região. 

Com todos os cuidados de distanciamento e higienização, os turistas aos poucos estão voltando a aproveitar os finais de semana e as tão sonhadas férias.

Então, no post de hoje, a Foco Aluguel de Carros mostrará 5 pontos turísticos para se encantar ao visitar a Região Sul. Acompanhe a leitura até o final!

1. Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, Paraná, é um destino bastante procurado pelos turistas, especialmente na época do alto verão. Isso acontece não somente pela procurada combinação de calor e clima fresco, mas também porque a época de chuva traz uma atração à parte.

Quando o verão está em alta, as cataratas costumam oferecer um grande volume de água, que é justamente o que o turista busca.

No entanto, nada impede que o passeio aconteça no outono ou mesmo inverno, pois a beleza natural das cataratas a caracteriza como um dos pontos turísticos da região sul mais relevantes entre os visitantes.

Além disso, fora da alta temporada, os preços costumam ser mais convidativos e o movimento diminui, estimulando os turistas que prezam mais pela privacidade. Também existem outras atrações como a passarela sobre as cataratas, a trilha do poço preto e o passeio de helicóptero.

2. Balneário Camboriú

pontos turísticos região sul

Balneário Camboriú é um destino muito buscado durante os períodos de férias. Um dos pontos turísticos da região sul que mais atrai turistas que buscam animação. Isso acontece porque as atrações ficam por conta da gastronomia, parques, bares e casas noturnas.

Entretanto, também é uma região rica em praias e ilhas que cercam o litoral de Santa Catarina. Esse é um destino para todos os gostos, pois no verão oferece exuberantes praias e, no inverno, possibilita desfrutar de clima ameno e gastronomia diferenciada.

Mas se você não se impressiona facilmente, certamente poderá aproveitar uma visita à estátua do Cristo Luz.

O Cristo Luz se parece muito com a sétima maravilha do mundo: o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Aliás, o Cristo Luz segura um holofote que lembra um sol e essa luz é responsável por iluminar parte da cidade.

3. Beto Carrero World

Agora, se você busca aventura, mas não deixa de lado um passeio agradável e com muitas atrações, certamente recomendamos o Beto Carrero World.

Atendendo todos os públicos, é na alta estação do verão que o parque disponibiliza até mesmo atrações aquáticas. Além de ser considerado um dos pontos turísticos da Região Sul mais procurados pelos turistas, detém o título de maior parque temático da América Latina.

Uma dica extra: avalie todos os pacotes de viagem oferecidos, pois assim você consegue encontrar a melhor diversão para você e sua família. Não se esqueça de tomar todos os cuidados que a pandemia exige e de verificar os horários de funcionamento, assim como a lotação permitida. 

4. Jardim Botânico de Londrina

Considerado uma das mais importantes unidades de conservação e pesquisa de espécies exóticas e nativas do estado do Paraná, o Jardim Botânico de Londrina é um dos pontos turísticos da região sul mais cativantes, atraindo a atenção de incontáveis visitantes todos os anos.

Podemos listar ao menos 5 atrações que você encontra espalhadas pelo jardim. Confira a seguir.

1. Centro para visitantes

O centro de visitantes é um espaço interativo e educativo que permite a utilização de equipamentos audiovisuais. Tudo isso para oferecer conhecimento sobre o histórico ambiental da região.

2. Arboreto

Espaço que apresenta mais de 100 espécies arbóreas, todas nativas da flora brasileira. Visite o arboreto para conhecer mais sobre a vegetação da região e de outras partes do Brasil.

3. Lagos

A região dos lagos no jardim botânico é proveniente das nascentes do Córrego Andorinhas. Aqui você consegue desfrutar de tempo de lazer, ao passo em que aproveita toda a beleza dos espelhos d’água.

4. Trilha ecológica

Se você é um turista que prefere um passeio mais tranquilo e de maior conexão com a natureza, certamente pode se encantar com a trilha ecológica do jardim.

Oferecendo duas opções de percurso, é ideal para caminhadas e aprendizado ambiental, já que segue próxima a rios, nascentes e mata nativa.

5. Pista de caminhadas

A pista de caminhada foi projetada para acompanhar trechos de mata nativa, além de aproximar os turistas dos lagos inconfundíveis ao longo do jardim botânico de Londrina. Sendo assim, se estiver pela região a passeio pode ser uma opção a considerar.

5. Rota de carro de Florianópolis à São Pedro de Alcântara

florianopolis

São Pedro de Alcântara é uma cidade pequena localizada a 32 km de Florianópolis. A rota mais comum é seguir de Florianópolis sentido a São José.

Chegando lá, você irá em direção à próxima cidade: São Pedro de Alcântara, em uma viagem de aproximadamente 30 minutos.

A nossa dica é alugar um carro para aproveitar a rota. Além de mais confortável, você pode fazer as paradas que desejar e aproveitar ainda mais o caminho. Apesar de existir a opção de trajeto com ônibus, você fica preso à rota e horários do motorista.

A população não chega a 6 mil habitantes, mas a região traz uma rica variedade de arquitetura histórica, turismo rural, ecoturismo, turismo histórico e cultural.

As principais atrações dentro do perímetro urbano são a Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara, o Santuário Bom Jesus Santa Cruz e a Igreja do Barro Branco. Agora, se você prefere um pouco mais de aventura, a região também é rica em colinas, cascatas e cachoeiras.

Em algumas partes, o passeio se assemelha às rotas de Gramado, nas quais você encontra alambiques, vinhedos e produtos artesanais.

Quando ir à Região Sul?

Embora muitas pessoas afirmem que o inverno é a melhor época para visitar os pontos turísticos da região sul, ao longo do conteúdo vimos outras possibilidades.

Claro que se você pretende conhecer Gramado e Canela e seus vinhedos, a época mais indicada é no inverno, mas vimos também que a melhor época para conhecer as Cataratas do Iguaçu é no verão.

Portanto, cada região oferece suas vantagens e particularidades de cada estação, cabendo a você compreender o que melhor se encaixa no orçamento e no planejamento do passeio.

Outro ponto importante é: muitos dos pontos turísticos citados, você só consegue chegar de carro; então, se planeje alugar um carro para tornar a sua viagem mais econômica e proveitosa. Isso porque você só gasta com a locação e combustível na viagem. 

A Foco Aluguel de Carros possui uma unidade em Florianópolis. Temos unidades também em Curitiba, Foz do Iguaçu, Porto Alegre e Brasil afora. Então, escolha um dos pontos turísticos da Região Sul e deixe a Foco Aluguel de Carros ajudar você.

O que achou do conteúdo? Não deixe de seguir nossas redes sociais e compartilhar sua opinião! Até mais.

Posts relacionados: