BLOG

29 de Dezembro de 2020 por Victor Amaral

Confira 5 dicas para comparar veículos antes de alugar

Confira 5 dicas para comparar veículos antes de alugar

Comparar veículos é essencial quando se pretende alugar um carro. Afinal, mesmo que seja um veículo para uso temporário, é necessário avaliar as qualidades, além do custo-benefício.

Existem diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e vantagens para atender determinado público, seja para passeio, seja para trabalho com aplicativos, por exemplo. 

No entanto, é apenas analisando suas diferenças que você poderá encontrar a alternativa que melhor atende suas necessidades.

Por isso, a Foco Aluguel de Carros preparou 5 dicas incríveis para te ajudar a comparar veículos da forma mais completa possível antes de alugar o carro perfeito. Confira!

redirecionamento

1. Conheça o seu orçamento 

Antes de mais nada, é fundamental conhecer seu orçamento, já que ele servirá de base na hora de comparar veículos que chamem sua atenção. Esse é um requisito ainda mais importante se você pretende ficar um longo período com o carro para uma viagem de férias ou a trabalho.

Isso porque o planejamento é essencial para ter uma experiência satisfatória adquirindo o próprio automóvel. O primeiro passo dessa organização é conhecer os próprios limites financeiros, bem como eles influenciam nas suas metas.

Também é importante ressaltar que essa é uma das etapas mais importantes ao decidir comparar veículos, já que essa avaliação poderá determinar uma série de fatores, como o limite do preço do aluguel do carro. 

2. Entenda suas necessidades 

comparar veículos

Por que você deseja alugar? Essa é uma das primeiras perguntas que devem ser feitas antes de começar a comparar veículos. As suas necessidades influenciarão diretamente na escolha do carro ideal.

Por exemplo, você está procurando maior independência? Deseja ter maior praticidade para se locomover no dia a dia? Precisa de um carro para trabalhar, ou somente para o lazer?

Se estiver procurando um automóvel para passeio, qual o tipo de ambiente? Para fazer trilha, para fazer longas viagens? Essas são algumas das perguntas que podem te ajudar a definir suas prioridades antes de procurar um carro.

A partir das respostas, ficará mais fácil comparar os veículos que apresentam o que você precisa. Além disso, definir suas necessidades principais ajuda a analisar outros fatores, como, por exemplo, qual a distância que o carro percorre por litro. Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de economizar nos custos com combustível. 

3. Utilize sites para comparar veículos

Depois de definir itens importantes como o orçamento e as suas necessidades, é hora de começar a comparar veículos. Para isso, você pode utilizar sites com essa ferramenta. Dessa forma, poderá analisar todas as diferenças entre os modelos que mais te agradam.

Há diversos portais que contam com comparadores completos e trazem a ficha técnica de todas as opções selecionadas. A partir daí, você poderá verificar o melhor custo-benefício ou o veículo que melhor atende suas necessidades, por exemplo.

Lembre-se de que não é preciso já ter escolhido algum veículo. Você pode começar pesquisando alguns modelos mais populares e comparar até encontrar alternativas que atraiam você. 

4. Compare veículos da mesma categoria

Carros da mesma categoria são aqueles que têm motores, tamanho e capacidade semelhantes. Ou seja, são automóveis parecidos, mas costumam ter anos ou marcas diferentes.

Comparar veículos da mesma categoria é um dica importante para que você possa analisar todos os aspectos desses modelos. Com isso, fica mais simples calcular o custo-benefício para o seu bolso e suas necessidades.

Pode ocorrer de as locadoras não terem o modelo exato que você procura, mas, certamente, oferecerá outros carros da mesma categoria e que não fará tanta diferença no final das contas. 

Podemos exemplificar com dois carros da mesma categoria. Apesar de diferenças técnicas, eles podem ter preços muito distintos, ou, talvez, adicionais diferentes. Os benefícios que cada locadora oferece também costumam fazer a diferença no orçamento final, como a devolução em uma unidade diferente daquela que foi alugada — isso pode fazer diferença  no seu gasto de combustível, por exemplo. 

Por isso, se você está interessado em algum modelo, ou já tem em mente as características principais que deseja em um carro, compare as empresas e outros detalhes de uma mesma categoria.

5. Compare aspectos mecânicos

comparar veículos

Os aspectos mecânicos de um carro são fundamentais e devem ser levados em conta na hora de comparar suas opções. Esses elementos influenciam o desempenho do veículo, e, dependendo das suas necessidades, você pode precisar de uma mecânica específica.

Se você se interessar em fazer uma trilha, por exemplo, será necessário um carro com maior resistência, pneus apropriados e motor potente. No entanto, um carro para usar no dia a dia não precisa ser resistente, mas é interessante ser econômico.

Sendo assim, é imprescindível lembrar de comparar os aspectos mecânicos também, seja entre modelos diferentes, seja da mesma categoria. Além disso, não é necessário ser um expert em mecânica para fazer essa análise. Muitos componentes são fáceis de deduzir e comparar.

Por isso, diversos sites de comparação trazem explicações sobre cada fator, para ajudar iniciantes. No caso de possíveis dúvidas, procure um profissional ou entre em contato com a Central de Atendimento da locadora e tire suas dúvidas.

Vale a pena comparar veículos antes de alugar?

Como percebemos ao longo do conteúdo, existem vários aspectos que precisam ser considerados antes de alugar um carro. Para ter certeza de que está fazendo a escolha certa, é fundamental comparar o máximo de elementos que puder.

Dessa forma, terá maior segurança na hora de finalizar a reserva e aproveitar para realizar seus sonhos. Além do mais, sempre vale ressaltar as economias geradas pelo aluguel. Afinal, os custos com revisões e impostos ficam por conta da locadora. Ou seja, são custos importantes que você já não precisará se preocupar. 

Se ficar em dúvida sobre qual modelo escolher, você pode contar com a Foco e alugar seu carro preferido para conhecê-lo melhor com todas as garantias e praticidades!

redirecionamento

Posts relacionados: