BLOG

08 de Dezembro de 2020 por Victor Amaral

Os pontos turísticos de Curitiba mais bonitos e procurados

Os pontos turísticos de Curitiba mais bonitos e procurados

Se você pretende ir a Curitiba, precisa conhecer um universo de atrações e pontos turísticos que tem por lá. E é por isso que um planejamento com cuidado, além de acertar nos roteiros da viagem, vai fazer você aproveitar bem sua estada.

Com uma grande variedade de hotéis e uma agenda cultural repleta de atividades, separamos algumas dicas de pontos turísticos que você precisa conhecer. Acompanhe! 

5 pontos turísticos de Curitiba 

Curitiba é uma cidade com uma ótima infraestrutura urbana, por isso, a mobilidade dos turistas se torna ainda mais fácil, principalmente se você estiver de carro. 

Seja em parques, seja em museus ou teatros, o que não faltam são meios de transportes e sinalizações eficientes para encontrar os pontos turísticos da capital. Assim, com tantas opções, é possível escolher as atrações que mais se encaixam no seu perfil e com a experiência que você busca na cidade. 

Vamos conferir os principais pontos turísticos de Curitiba para começar a planejar as férias! 

1. Hard Rock Café Curitiba

hard-rock-cafe-curitiba

Foto: Hard Rock Café

Um passeio que não pode faltar se você está em Curitiba é ir à unidade do famoso Hard Rock Café. O restaurante conta com uma estrutura completa e possui a temática do rock, presente em vários detalhes que compõem a sua decoração.  

Além de muitas opções de comidas e bebidas, você também pode curtir um ambiente agradável com muita música ao vivo. Inclusive, no Dia do Rock, em 13 de julho, é uma das datas marcantes para o lugar que oferece uma programação especial com várias atrações selecionadas. 

Porém, em qualquer época do ano, o Hard Rock não deixa de ser um ótimo destino turístico que vale a pena a visita. 

2. Feira do Largo da Ordem

Todo turista que se preza adora uma feirinha local para comprar aquela lembrança da viagem, levar presentes para os amigos e conhecer mais sobre o artesanato local. Por isso, entre os pontos turísticos de Curitiba, não poderia faltar a Feira do Largo da Ordem, bem no centro da cidade. 

Na feira, que acontece aos domingos, você encontrará vários expositores locais com as mais variadas peças e badulaques. Outra grande vantagem é que junto à feira ficam vários bares e restaurantes, sendo assim, em um único passeio você já conhece mais da arte e da culinária local. 

Como o Largo da Ordem fica bem no Centro Histórico, você também pode aproveitar para contemplar a arquitetura e os patrimônios históricos, como igrejas e museus. 

3. Bosque Alemão

pontos turísticos de curitiba

Uma opção para ter contato com uma natureza de beleza ímpar é o Bosque Alemão, trazendo uma mata nativa densa. O Bosque conta com um mirante que traz uma experiência única, já que apresenta uma vista para admirar bem a cidade. 

Além disso, o ponto tem uma trilha que passa pela mata fechada e faz referência ao conto de João e Maria, eternizado pelos Irmãos Grimm. Pelo caminho, as crianças também podem aproveitar a Casa Encantada, uma biblioteca infantil. 

A atração também reúne a Praça da Cultura Germânica, o Oratório Bach, com concertos musicais, e nascentes com água doce.  

4. Estrada da Graciosa

estrada-da-graciosa

Incluir um passeio de carro na sua viagem é a melhor forma de fazer todas as paradas enquanto aproveita o trajeto sem precisar se preocupar com os horários de ônibus e roteiro imposto pelo guia. 

Por isso, uma boa dica é conhecer uma das estradas mais bonitas do país: a Estrada da Graciosa. Ao passar pelo local você certamente ficará encatado com a beleza da fauna e flora, já que a estrada está no maior trecho de Mata Atlântica preservada do Brasil. 

A Estrada da Graciosa começou a ser construída em 1854, e por muito tempo foi o único acesso para o litoral do Paraná. Inclusive, um ponto interessante de se conhecer no local, é o Portal da Graciosa, que marca o início do caminho e tem a arquitetura marcante das Missões Jesuítas. 

5. Parque São Lourenço 

pontos turísticos de curitiba

O Parque São Lourenço é uma boa pedida para quem quer aproveitar de tudo um pouco num só lugar. Isso porque, além do espaço verde e lago belíssimos, o local é muito usado para caminhadas e até possui uma pista para carrinhos de rolimã e ciclovia. 

No parque também existe o Centro de Criatividade, espaço voltado totalmente para atividades artísticas. O Centro conta com uma biblioteca, auditório, teatro, espaço para exposições e salas que recebem cursos de arte ao longo de todo o ano. 

Por isso, para quem se interessa por artes plásticas, artes cênicas e literatura, uma visita ao Parque São Lourenço é uma parada obrigatória. Vale mencionar que o Parque surgiu de uma forma curiosa, com uma grande inundação em 1970, que rompeu a represa de São Lourenço. Assim, o espaço foi criado para recuperar a área e conter a água do rio.

Quando ir à Curitiba?

Um fator que precisa ser considerado ao visitar Curitiba é qual seria a melhor época do ano para isso, principalmente por conta do clima. A capital já é conhecida por ser chuvosa, e, em um mesmo dia pode apresentar grandes variações, com manhã fria e tarde quente. 

Sendo assim, entre os meses de junho e agosto, você deve encontrar temperaturas mais frias e, ao mesmo tempo, pouca chuva. Entre outubro e março é o momento que a capital apresenta temperaturas mais elevadas. 

Por isso, a recomendação é visitar Curitiba no outono, entre março e maio, já que as temperaturas estão mais agradáveis e as chuvas não são constantes. 

Viu como pode ser fácil aproveitar a sua estada na capital paranaense? Com tantas dicas você já pode começar a se preparar para aproveitar os pontos turísticos de Curitiba. 

Além disso, agora você sabe que a cidade possui ótimos passeios em meio a natureza e paisagens lindas, com uma pitada de contexto histórico.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para conferir nosso post com cinco dicas do que fazer de graça em Curitiba.

Posts relacionados: