BLOG

05 de Março de 2018 por Victor Amaral

Economia de combustível: dicas que realmente irão ajudar!

Economia de combustível: dicas que realmente irão ajudar!

Atualmente, no Brasil, as tarifas de combustível estão em constante crescimento. Dessa forma, parece até impossível economizar no gasto. Não há como chegar em qualquer posto e não se assustar com o preço da gasolina, do etanol ou diesel nos últimos meses. 

Segundo a CNN, o aumento do preço da gasolina se deu muito pelo fato de que, no início da pandemia da Covid-19, com a recomendação de distanciamento social, muitas pessoas deixaram de circular e, consequentemente, a demanda pelo petróleo caiu.

Acontece que, após mais de 1 ano de pandemia, as pessoas começaram a retornar a rotina, saindo de casa para trabalhar presencialmente, ou ainda, para viajar. Com isso, a demanda aumenta, subindo, também, o preço. Outro fator se dá pela redução da oferta do petróleo.

Fato é que, para as contas fecharem no fim do mês, quem possui um veículo ou quer optar pelo aluguel de carros, deve adotar medidas para economizar no combustível, como, por exemplo, andar na velocidade ideal, não errar na troca de marcha, e ainda, escolher carros mais econômicos. 

Com boas práticas de direção e preservação do carro, é possível reduzir em até 35% o consumo de combustível. Confira nossas dicas!

aluguel de carros

Como obter economia de combustível?

Para economizar no combustível e evitar a ida frequente aos postos, principalmente com o preço da gasolina chegando a R$7,00 em algumas cidades, há algumas dicas que te ajudarão a poupar, como:

Abasteça nos postos certos

Não abasteça o carro no primeiro posto de combustível encontrado dentro de uma longa distância, como em uma estrada. 

Com poucas opções na região, esses postos podem ter um valor mais elevado por serem a última saída. Se possível, tente pesquisar sobre postos ao longo do seu roteiro, para já deixar previsto o abastecimento em um posto que não cobre tanto. 

Além disso, postos com má aparência, de marcas desconhecidas e com valores absurdamente baixos podem ser furada. Por isso avalie bem.

Evite congestionamentos e trajetos com muitos semáforos 

Andar em marchas baixas e fazer paradas frequentes também podem elevar o consumo de combustível. 

Por isso, manter a velocidade o mais uniforme possível, evitando situações de trânsito intenso ou trajetos com muitos semáforos, podem ajudar na economia. Então, se for possível, se programe para evitar horários de pico. 

Qual é a velocidade ideal para economizar combustível?

Para economizar combustível, quando estiver dirigindo em terreno plano, mantenha a velocidade de 40 a 70km/, na 5ª marcha, mas é claro, sempre respeitando o limite da via ou rodovia em que está trafegando.

Ao dirigir a 140 km/h, por exemplo, consome-se 25% mais combustível do que a 110 km/h, segundo a Energy Saving Trust, organização de promoção ao uso de energia sustentável do Reino Unido.

Essa dica se aplica bem para quem gosta de velocidades altas ou acelera bruscamente. De uma maneira geral, quanto menos você acelerar, mais você vai poupar. Então não corra e pise no acelerador de forma suave.

Vale lembrar que o sistema de transmissão do carro também influencia no consumo. Então é bom ficar atento a isso quando for comprar ou alugar um carro. 

O que trocar no carro para ficar mais econômico?

Vamos falar agora sobre algumas trocas e mudanças de hábitos ao volante que ajudarão seu carro a beber menos. São dicas simples, mas que fazem a diferença.  

Use o ar-condicionado com menos frequência

O ar-condicionado é responsável por cerca de 20% de aumento no consumo de combustível. 

Usar insulfilm, estacionar o carro na sombra, para depois não precisar ligar o ar na maior velocidade e desligá-lo alguns minutos antes de alcançar o destino, são algumas dicas para usar menos esse aparelho, mesmo em épocas mais quentes.

Calibre o pneu

calibrar pneu

Calibrar o pneu 1x por semana pode ajudar a reduzir o gasto em mais de 10%. Você pode até achar que essa medida não vá influenciar no consumo do carro, mas a pressão dos pneus é fundamental para que o veículo ande mais, consumindo pouco.  

A dica é: pneus cheios costumam sobrecarregar a suspensão, mas se estiverem vazios resultam no aumento no consumo, já que o atrito do pneu com o solo aumentam. Então não esqueça de mantê-los calibrados

Faça manutenção preventiva

Acompanhar o plano de manutenção do seu veículo também auxilia na diminuição do consumo de combustível. 

Checar se as velas de ignição estão carbonizadas ou se há sujeira do filtro de ar, elementos que diminuem a eficiência do motor, podem ampliar o consumo de combustível. 

Pesos desnecessários dentro e fora do veículo

Você sabia que a cada 50 kg no interior do veículo, eleva aproximadamente 1% o consumo de combustível? Isso mesmo! Mas um carro sujo de barro, por exemplo, também pode influenciar. 

Então fique atento à limpeza dentro e fora do automóvel. Manter bagageiros ou o banco de trás do carro com objetos que não tem necessidade de estarem ali podem fazer a diferença. 

Trocar de marcha corretamente

Lembre-se: a 1ª e a 2ª marcha devem ser utilizadas somente para retirar o veículo da inércia e são as que geram mais consumo de combustível. 

Sendo assim, uma dica que pode ajudar é: mantenha sempre o carro na 3ª marcha até 30 km/h, na 4ª marcha, até 40 km/h na 5ª, para 50 km/h ou mais. 

Além disso, evite utilizar o ponto morto em descidas, já que, mesmo nessa condição, o motor vai continuar em funcionamento na marcha lenta, consumindo mais combustível. Então desça sem acelerar e com o veículo engrenado. 

Carros econômicos na Foco.

Vimos nesse artigo que o modo com que você dirige e a maneira como mantém um veículo podem influenciar no gasto de combustível, como a troca de marcha, o peso desnecessário dentro do carro e passar por semáforos constantemente, por exemplo.

Além disso, o consumo também vai depender do tipo de transmissão do veículo. Por isso, é bom ficar atento na hora de comprar ou alugar um veículo. 

aluguel de carros

Você sabia que a Foco possui carros econômicos para aluguel? Somos uma locadora que oferece um serviço personalizado, com assistência 24h, para que você tenha a melhor experiência com os nossos veículos. 

Com a alta de preços constantes nos postos de gasolina, optar por veículos mais econômicos te ajudará a poupar.  Entre em contato e conheça nosso serviço de aluguel de carros que conta com os melhores preços do mercado.

Posts relacionados: