BLOG

20 de Novembro de 2020 por Victor Amaral

Caução: o que é e como funciona em aluguel de carros

Caução: o que é e como funciona em aluguel de carros

Em linhas gerais, a caução – ou a pré-autorização – nada mais é do que um determinado valor que é retido no cartão de crédito do cliente, a fim de garantir a segurança da prestadora de serviços.

É por esse motivo que é tão importante ter um cartão de crédito na hora de fazer uma reserva e retirar o veículo em loja.

Antes de aproveitar as ofertas e fechar o próximo destino, separamos algumas dúvidas comuns dos nossos clientes para ajudar você com a melhor escolha, de acordo com sua necessidade e realidade financeira. Veja a seguir!

Alugue agora

O que é caução de aluguel de carro?

O caução de aluguel é uma quantia paga antecipadamente pelo locatário, usada como uma garantia de indenização.

De forma geral, atua como um depósito de segurança, para cobrir diferentes tipos de situação.

Esse valor pode ser usado, principalmente, para cobrir possíveis danos ou falta de cumprimento de obrigações estipuladas previamente.

No entanto, se estiver tudo certo após a finalização do contrato, acontece a devolução da caução.

Muitas pessoas costumam associar essa modalidade ao setor imobiliário, mas ela também é um dos requisitos para alugar carros.

Nesse caso, a caução é utilizada para cobrir, por exemplo, danos no veículo ou a falta de pagamento na renovação do contrato.

Ao mesmo tempo, também funciona como uma segurança financeira para o locatário, que conta com uma precaução em caso de imprevistos.

Como funciona a caução de aluguel? 

A princípio, o locatário e a prestadora de serviços devem fechar um acordo sobre a caução de aluguel antes de assinar o contrato, inclusive com uma cláusula específica sobre isso.

Dessa forma, as duas partes confirmam a garantia, que precisa ser apresentada antes da retirada do carro.  

Assim, se não houver imprevistos até o final do período de locação, ocorre a devolução integral da quantia.

A caução no aluguel de carros é feita de maneira prática, através do cartão de crédito. Afinal, não será preciso desembolsar valores adicionais inesperados em algum desses casos.

Como o bloqueio caução funciona nas locadoras de carros?

Normalmente, cada locadora apresenta os valores específicos das categorias tanto no site quanto no voucher do cliente. Ao chegar em uma loja, para abrir o contrato de locação, o cliente entrega o cartão de crédito ao atendente e ele faz o bloqueio com o valor pré-determinado. É importante lembrar que tal valor é apenas um bloqueio e não um débito na fatura.

Quando o valor caução é desbloqueado?

caução-locação-de-carros

O valor da caução de aluguel é uma das dúvidas mais comuns na hora de alugar um carro.

Afinal, muitas pessoas que desejam fazer essa locação procuram se planejar financeiramente para isso, incluindo esse depósito inicial nas despesas.

No entanto, não existe uma quantia fixa, de modo que pode variar de acordo com cada locadora e diferentes fatores, como:

  • modelo do veículo;
  • período de locação;
  • obrigações que cada locadora determina.

Por isso, é fundamental confirmar o valor da caução em cada empresa durante o planejamento, e também antes de finalizar a contratação.

Na caução para o aluguel de carro, geralmente, o valor é equivalente a um mês de locação do modelo de veículo escolhido. 

Assim, se usa como base para o cálculo o valor das diárias ou outras formas de determinação, como bimensal.

Ao fim do contrato de locação, o cliente volta à loja para entregar o veículo. Neste momento, é realizada a vistoria de devolução, que é procedimento padrão em todas as locadoras. A partir daí, é analisado se houve algum tipo de sinistro ou avaria.

Caso o carro não tenha tido nenhum tipo de problema, o valor é desbloqueado do cartão de crédito por algum funcionário da loja. O prazo do desbloqueio pode variar de acordo com a operadora do cartão de crédito, mas normalmente acontece na mesma hora do pedido.

Sinistro e avarias

Ao alugar na Foco, o cliente tem a vantagem de ter a proteção parcial já inclusa. Através do site ou com ajuda dos atendentes em loja, você pode contratar outros pacotes que deixarão sua viagem ainda mais tranquila. Mas vamos tomar como exemplo um trinco no para-brisa do veículo. Caso não haja coberturas opcionais, a caução é usada para consertar a avaria e, assim, a locadora pode disponibilizar o carro novamente aos outros clientes com toda segurança possível.

Caução mais barata

caução-barata-aluguel-de-carros

Para você, sua família e amigos se deslocarem de forma ainda mais segura, baixamos o valor caução em todas as categorias por tempo indeterminado. Os novos valores estão entre R$200 e R$1.000, dependendo da categoria que será reservada. Saiba quais as melhores alternativas para sua locação e garanta hoje mesmo sua viagem de fim de ano com todos os cuidados necessários.

Posso alugar um carro sem cartão de crédito?

Não. Na Foco, por conta da caução, é necessário que os clientes possuam cartão de crédito pertencente ao titular da reserva. Caso o cartão esteja no nome de outra pessoa (com titularidade diferente), será necessário incluir a taxa de responsável financeiro para que a outra pessoa também tenha os mesmos benefícios de proteção assegurado pela locadora.

Como funciona a caução de aluguel na Foco? 

Depois de entender o que é caução de aluguel de carros, você pode conhecer mais sobre essa garantia aqui na Foco.

O pagamento de segurança corresponde ao período mínimo de 30 dias de locação, dependendo da categoria do veículo. Por isso, o valor pode mudar de acordo com o carro que você escolher.

No entanto, você pode conferir nossa tabela de caução disponível para consulta online, com uma média dos valores.

A quantia só precisa ser paga no momento de retirada do carro, e apenas uma vez. Ou seja, independente dos meses de renovação do contrato, a caução continua a mesma.

Depois de finalizar o período de locação, a empresa libera o valor no cartão de crédito do titular.

Inclusive, a Foco trabalha com diferentes operadoras, como:

  • Elo;
  • MasterCard;
  • Visa;
  • HiperCard;
  • Amex.

Dessa forma, você pode realizar a reserva do aluguel no cartão que preferir. Uma vez que a empresa confirma a operação, o valor é deduzido.

Mas é importante lembrar que a caução da Foco não realiza um débito na conta, apenas uma reserva do valor.

Ou seja, não existe uma cobrança na conta do locatário. Isso também proporciona maior segurança e praticidade.

Além disso, o titular pode optar pelo pagamento das mensalidades em dinheiro, mesmo com a caução feita através do cartão de crédito.

Todas as garantias estão inclusas no contrato, para que o locatário também tenha um resguardo financeiro na hora de fechar negócio.

Aluguel de carro sem burocracia é na Foco! 

Muitas pessoas acreditam que a caução de aluguel é mais burocracia na hora de locar um carro.

No entanto, essa modalidade tem a finalidade oposta, trazendo ainda mais praticidade na hora de contratar o serviço.

Com a caução, as duas partes possuem um porto seguro para o caso de imprevistos e possíveis danos.

Além da locadora ter uma garantia, quem aluga também pode se programar financeiramente, sem ser pego de surpresa no futuro.

Por isso, é importante buscar prestadoras de serviço que ofereçam uma caução acessível para os clientes.

A Foco cuida de todas as precauções para o aluguel do seu carro, com o melhor custo-benefício. 

E se ainda estiver em dúvida, confira nosso conteúdo com algumas dicas para escolher a melhor opção e contrate hoje mesmo!

Alugue agora

E se ainda estiver em dúvida, confira nosso conteúdo com algumas dicas para escolher a melhor opção e contrate hoje mesmo!

Posts relacionados: