BLOG

18 de Dezembro de 2020 por Victor Amaral

Requisitos para alugar carros: conheça o que você precisa

Requisitos para alugar carros: conheça o que você precisa

Ser maior de 21 anos e ter uma experiência mínima de 2 anos de carteira são alguns dos requisitos para alugar carros aqui no Brasil.

Essa modalidade de negócio teve um aumento significativo nos últimos meses em decorrência de alguns fatores, como a pandemia e os altos custos de financiamento no mercado.

Segundo a Deloitte, ainda em 2019, 56% dos jovens da nova geração acreditam na dispensabilidade de ter carro próprio e apontam a locação como uma alternativa viável.

Pensando nisso, a Foco Aluguel de Carros preparou um conteúdo sobre os principais requisitos para alugar carros de maneira segura, rápida e mais econômica.

Reserve agora

Quais documentos preciso para alugar carros?

Primeiramente, precisamos mencionar que alguns dos requisitos para alugar carros podem variar de acordo com a locadora selecionada.

Entretanto, de modo geral, podemos dizer que as principais informações para efetivar a transação são:

  • Carteira de habilitação válida; 
  • Ter um cartão de crédito válido e com limite viável para cobrir os custos; 
  • RG ou CPF;
  • Apresentação de um comprovante de residência.

Além disso, é bastante comum encontrarmos comércios que solicitam idade mínima de 21 anos, ou ainda exigem experiência mínima de direção de 2 anos. Na Foco, a idade mínima é de 18 anos.

Em relação ao cartão de crédito de terceiros, é possível ter sucesso na locação, mesmo que para isso seja necessário seguir alguns critérios da empresa em questão. 

Conheça um pouco melhor sobre cada um dos principais requisitos para alugar carros

1. Carteira de habilitação

requisitos para alugar carros

Embora seja algo óbvio quando falamos nos requisitos para alugar carros, apresentar uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida é um dos requisitos imprescindíveis.

Entretanto, o tempo de carteira também é um dos critérios que varia conforme a locadora. Algumas delas exigem que o documento tenha sido emitido há, no mínimo, 2 anos. Já outras, permitem que os motoristas com carteira provisória aluguem carros.

Porém, normalmente, os motoristas com carteira provisória precisam estar com o documento em dia, sem nenhuma restrição. Também é comum que as locadoras cobrem uma taxa adicional pela CNH provisória.  

2. Comprovante de residência

Em relação ao comprovante de residência, muitas pessoas acabam apresentando dúvidas recorrentes, já que diferentes empresas pedem o endereço comprobatório do locatário. 

Por isso, se você precisar apresentar um documento no nome de outra pessoa, certifique-se de que ela tenha um parentesco próximo. 

Caso contrário, a negociação pode acabar não se concretizando por motivos de segurança, já que a identificação do motorista em caso de imprevistos pode ser essencial.

3. Cartão de crédito pré-aprovado do titular da reserva

Entre os requisitos para alugar carros, o cartão de crédito é considerado um dos itens mais importantes da negociação. 

Entretanto, essa também pode ser uma etapa que precisa de maiores cuidados, já que muitos motoristas não têm um meio de pagamento próprio. 

Neste caso, muitas empresas de locação de carros acabam não aceitando cartões expedidos por financeiras.

Caso sejam aceitos, é necessário que o portador do cartão assine um termo de responsabilidade sob o aluguel do veículo pelo período de contratação. 

Esse procedimento é crucial, já que essa é uma das principais garantias que a empresa acaba tendo em relação ao aluguel do veículo para cobrir gastos extras ou imprevistos em relação ao automóvel. 

Qual a idade mínima para alugar um carro?

requisitos alugar carro

A idade mínima para aluguéis em território nacional é de 21 anos. Entretanto, cada vez mais jovens estão alugando carros ao invés de comprar, tornando essa uma opção cada vez mais viável a este tipo de público. 

Porém, vale ressaltar que o aluguel para motoristas com idade inferior fica totalmente à critério da empresa, sem a necessidade de seguir normas ou leis vigentes para isso. Mas claro, desde que tenha CNH. 

No caso dos negócios que autorizam o aluguel para pessoas de 18 a 20 anos, muitos deles acabam cobrando uma taxa extra por conta dos riscos da idade, assim como acontece com a contratação do seguro ou proteção do carro neste período. 

Quais são as formas de pagamento?

A forma mais tradicional, e que cumpre à risca os requisitos para alugar carros, ainda é o cartão de crédito. Porém, vale reforçar que esse meio de pagamento não é a única alternativa oferecida por este mercado. 

Para quem não tiver um cartão de crédito válido, algumas empresas ainda aceitam cartões de débito e pagamento à vista. Além disso, em algumas locadoras você consegue realizar o parcelamento do aluguel, de acordo com a taxa de juros e exigências específicas.

O que é a análise cadastral para alugar um carro?

A análise cadastral é o processo que envolve a confirmação de todos os documentos entregues no momento da solicitação de aluguel.

Por sua vez, os responsáveis irão atrás de confirmação da idoneidade dos documentos que você repassou. O intuito é identificar um nível de confiabilidade e de fazer a confirmação das informações financeiras passadas. 

A primeira etapa deste processo é consultar se o locatário possui algum tipo de restrição em empresas de crédito como Serasa ou Boa Vista. Caso o score não seja condizente com os requisitos para alugar carros impostos internamente pelo negócio, a concretização do aluguel pode não ter continuidade — isso também depende da locadora. 

Além disso, em algumas ocasiões o motorista precisa indicar referências comerciais para que a empresa consiga avaliar o perfil da pessoa antes de alugar o veículo, de fato. 

Informações sobre a retirada

requisitos para alugar carros

Por fim, passando por todo o processo de cadastro e análise de crédito da empresa, chega o momento da retirada do veículo. No entanto, também é necessário respeitar algumas regras consideradas padrão deste segmento 

A retirada pode ocorrer em um dos pontos comerciais da empresa a ser definido previamente na etapa da reserva. Já para a questão da documentação, é necessário apresentar o voucher, a CNH e o cartão cadastrado na reserva.

Caso exista um condutor adicional no contrato, o mesmo processo deve ser replicado por ele.

Retirada fora do horário comercial

Caso o veículo seja retirado da empresa fora do horário estipulado, a locadora de veículos pode cobrar um acréscimo pelo tempo posterior e o pagamento ocorre no momento da entrega do automóvel. 

Como pudemos ver ao longo deste conteúdo, não existe uma dificuldade específica entre os requisitos para alugar carros.

Caso você como motorista siga todas as orientações padrões, certamente poderá ter acesso a um veículo sem grandes dificuldades, podendo encontrar os melhores destinos para viajar com seu carro alugado.

Precisando alugar carro com segurança e economia? Acesso o site da Foco Aluguel de Carros e confira as nossas condições, ofertas e frotas.

Reserve agora

Posts relacionados: