BLOG

22 de Fevereiro de 2017 por Victor Amaral

O que fazer em Florianópolis: 12 pontos para uma viagem inesquecível

O que fazer em Florianópolis: 12 pontos para uma viagem inesquecível

A capital catarinense é um lugar eclético que, com certeza, te oferecerá muita coisa pra se fazer por lá e lembranças para se guardar. Para quem gosta de ecoturismo, a natureza exuberante e praias encantadoras marcam a viagem.

Além disso, Florianópolis tem excelente gastronomia, bares e vida noturna que agradam todo tipo de público. Por isso, não podemos deixar de mostrar o quanto dá pra aproveitar uma boa viagem pela cidade sulista.

Vamos te dar algumas dicas para você não perder tempo e conseguir apreciar tudo.  

foco aluguel de carros

Onde fica Florianópolis?

Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina no sul do Brasil, é constituída pela Ilha de Santa Catarina, com 54km de comprimento. A região ganhou fama pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas populares, como a Praia dos Ingleses na extremidade norte da ilha. 

A Lagoa da Conceição é formada por água salgada e se popularizou para a prática de windsurf e para excursões de barco. A Ponte Pedro Ivo Campos faz a ligação entre a ilha e a zona comercial continental.

Além das praias, há outras opções para fazer em Florianópolis, como:

  • parque nacional
  • piscinas naturais
  • cachoeiras
  • mirantes
  • mercado público
  • centro histórico
  • museus
  • restaurantes
  • bares
  • passeio de barco

Quando ir a Florianópolis? 

Claro que o verão, em alta temporada, é  uma das épocas que todos escolhem para aproveitar as praias belíssimas.

Mas, há desvantagens pelo grande número de turistas por lá. Ficando mais propício a ocorrer engarrafamentos, filas etc. Se você tem a possibilidade de viajar em baixa temporada, é uma boa saída para evitar lugares superlotados — além de deixar a sua viagem mais econômica.

Então, opte pelos meses de abril e novembro, quando o clima ainda é favorável e a cidade ainda não tá cheia.

Pontos turísticos de Florianópolis

Fortaleza, a capital de Santa Catarina, é uma ilha mundialmente famosa por suas belas praias e história que une povos e gerações. Com uma grande mistura cultural e de sotaque, a cidade atrai muitos estudantes devido à Universidade  Federal de Santa Catarina, a UFSC. 

Se você vai à Floripa pela primeira vez e não sabe por onde começar a turistar, conheça algumas paradas que são quase que obrigatórias para quem é visitante. Confira! 

1. Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz é um dos principais cartões postais de Florianópolis. Inaugurada em 1926, tem nome em homenagem ao seu idealizador e ex-governador de Santa Catarina. Mesmo já tendo sido interditada para reparos, durante anos, a ponte continua oferecendo um visual super charmoso à cidade.

Seja observando da Praça Hercílio Luz, que fica na margem insular da ponte; do Forte de Santana, localizado logo abaixo da ponte ou da Av. Beira -Mar Continental, você garantirá belos registros!

2. Mercado Público

mercado público - Florianópolis

Prédio histórico na região central de Florianópolis, o Mercado Público foi construído após a notícia da visita do imperador Dom Pedro II, em 1845. Com a promessa de serem realocados, para garantir uma boa impressão da cidade ao Imperador, os comerciantes da feira ao ar livre, porém tiveram acesso ao prédio em 1851.

Desde então, o Mercado Público é um importante centro do comércio de produtos frescos, peixes, frutas, verduras e de confraternização, já que reúne diversos bares e restaurantes.      

3. Catedral Metropolitana de Florianópolis

catedral metropolitana de florianópolis

Localizada no Centro Histórico de Florianópolis, a Catedral Metropolitana de Florianópolis é o símbolo católico mais importante da ilha e sede da arquidiocese de Florianópolis. A construção, concluída em 1773, é dedicada à Nossa Senhora do Desterro. Em 1908, o local foi elevado à categoria de catedral. Seu estilo neoclássico é relativamente simples e fica na região onde a cidade começou. 

Em frente à catedral fica uma linda escadaria, que muitas pessoas aproveitam para usar como descanso e claro, fazer os registros fotográficos.                                                                                                 

4. Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição

Numa localização super central em Florianópolis, cercada de verde, a Lagoa da Conceição é muito convidativa para fazer exercícios, praticar stand up paddle, kitesurf ou apenas apreciar o pôr do sol.

Famosa por ser o reduto da boemia. Além dos bares com música ao vivo, existem também casas noturnas para os que estiverem mais animados.

5. Praia da Joaquina

Praia da Joaquina

Super procurada pelos turistas, nas altas temporadas costuma ser um local bem cheio.A praia é servida com restaurantes próximos à faixa de areia e alguns vendedores ambulantes.

Com areias fininhas e águas esverdeadas, a Praia da Joaquina é point certo para praticantes de surf, com suas ondas fortes. Antes da chega à praia, é possível curtir as Dunas da Joaquina e se divertir num “esquibunda” duna abaixo!

Do lado esquerdo, há algumas pedras que dão um ótimo cenário para as fotos! Nesse lado também, é possível curtir o mar um pouco mais calmo.

6. Praia do Campeche

Praia do Campeche

Um dos principais pontos turísticos de Florianópolis, principalmente no 'Riozinho', lugar da praia em que um pequeno córrego desemboca no mar. Lá, são praticados diferentes esportes, como kitesurf, windsurf e o slackline.

7. Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha

A 20km do centro de Florianópolis, visitar Ribeirão da Ilha é uma volta ao passado. A vila, de colonização açoriana, é um dos locais mais antigos da cidade e preserva muitas das características da época da sua fundação.

Entre azulejos portugueses, o visual do mar, a capela e as casinhas coloridas, estão bares e restaurantes especializados em frutos do mar, com destaque para as ostras!

8. Projeto TAMAR Florianópolis

projeto tamar, floripa
Foto de: tamar.org.br

O projeto TAMAR tem unidades em todo o Brasil, desenvolvendo a preservação, conscientização e manutenção da vida de tartarugas marinhas de diferentes espécies. Em Florianópolis, ele funciona próximo à Praia da Barra da Lagoa e tem diferentes piscinas com tartarugas e exposições que abordam o projeto. 

Os  guias estão à disposição para explicar sobre o funcionamento do projeto, o modo de vida das tartarugas e sua reinserção (quando possível) na natureza. 

9. Canasvieiras

canasvieiras

Uma das melhores opções de o que fazer em Florianópolis, o Canasvieiras é o balneário mais consolidado do norte da ilha. Antigamente, era o local onde as famílias tradicionais da cidade mantinham suas casas de veraneio. 

Atualmente, virou o principal reduto dos argentinos em Floripa. Além disso, do trapiche do lado direito da praia, partem passeios de barcos destinados aos turistas. 

10. Fortaleza São José da Ponta Grossa

fortaleza de são josé da ponta grossa
Foto de: cidadeecultura.com

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi construída para defender Florianópolis de invasões inimigas e também solidificar a ocupação portuguesa na região. A construção fazia parte de um triângulo de fortalezas. A obra iniciou em 1740 e foi finalizada 4 anos mais tarde. Hoje, o local foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os turistas podem conhecer as grandes e bem conservadas muralhas, além de contemplar uma linda vista. Depois, você pode passar na Casa do Comandante, há um um pequeno museu que conta a história da Fortaleza e algumas de suas curiosidades. 

11. Praia Mole

praia mole

Localizada perto do centro, o impressionante é que não há nenhuma construção à vista, apenas morros cobertos de verde. Assim, parece que você deu uma escapada da cidade grande. 

Com areia fofa e muitas ondas no mar, a praia é point de muitos aventureiros, que curtem também uma trilha. Na parte alta da praia, há bares para diversos gostos e estilos, sendo muito comum ser procurada pelo público LGBTQI+. 

12. Jurerê

Jurerê

Jurerê é conhecida pela badalação, ótima infraestrutura e diversos beach clubs nas redondezas. As praias, de águas calmas e quentes, possuem diversos bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos sofisticados que ficam à beira-mar, com deck com vista para o oceano.

A praia do Jurerê fica no condomínio mais caro e desejado da ilha, o Jurerê Internacional. Os seus charmosos restaurantes, que ficam ao final das vielas de estacionamento, são um grande atrativo para os turistas. Mas as baladas noturnas são as que mais animam a região. 

Com areia estreita e mar calmo, os turistas podem alugar cadeiras e comprar lanches. E a área fora do condomínio também é conhecida como Jurerê Tradicional, que fica a 23km do Beiramar Shopping.

Além das famosas festas que rolam por lá. No entanto, você não acha que é só isso que a Ilha da Magia teria a oferecer, não é?! 

Alugue um carro com a Foco e visite Florianópolis

foco aluguel de carros

O transporte público em Florianópolis é conhecido por ser escasso para turismo e se optar por táxi, a viagem vai acabar saindo mais cara.O custo- benefício de alugar um carro é grande, comparado aos outros meios.

Então, agora que você sabe que Florianópolis é um lugar perfeito para conhecer e relaxar, já pode planejar sua viagem e também programar-se para alugar um carro. Alugando um carro você tem mais autonomia para conhecer todos os pontos turísticos, rotas e destinos da cidade. Nada melhor do que fazer uma viagem com um carro novo, seguro e confortável.

O aluguel de carro com a Foco é uma boa escolha para quem quer ter a liberdade de circular pelos destinos, quando quiser e a preços acessíveis. 

Por isso, em seu planejamento, não deixe de visitar o site da Foco para reservar o seu carro. 

Florianópolis possui uma diversidade de praias e lugares que merecem uma visita dedicada para cada um.Por isso, que tal alugar um carro e pôr o pé na estrada?                                                                                   

 

 

 

 

 

 

 

Posts relacionados: