BLOG

14 de Fevereiro de 2020 por Victor Amaral

Passeios gratuitos em Curitiba: 10 dicas do que fazer sem pagar nada

Passeios gratuitos em Curitiba: 10 dicas do que fazer sem pagar nada

Planejamento urbano, transporte público eficiente e muita área verde são algumas características que fazem a fama dos passeios gratuitos por Curitiba, capital do Paraná.

Essas qualidades ajudam bastante o setor turístico do local, trazendo mais investimentos e, consequentemente, estruturas mais equipadas aos visitantes brasileiros e estrangeiros. Mas será que uma cidade com tantas vantagens tem um bom custo-benefício? 

Nós provamos que sim. Se você é daqueles viajantes que amam passear e descobrir lugares, mas não abre mão de um orçamento controlado, não pode deixar de conferir as 10 dicas que separamos para você a seguir. Acompanhe!

Onde fica a cidade de Curitiba?

A cidade de Curitiba está localizada no sul brasileiro, estado do Paraná. A região é conhecida pelas suas áreas verdes e pela infraestrutura bem desenvolvida. 

Muitas pessoas decidem viajar para a cidade por causa da limpeza e organização, que servem como ótimos exemplos para outras capitais brasileiras. Mas, fora isso, a região é repleta de destinos turísticos lindíssimos, que misturam a paisagem da natureza com a movimentação da cidade grande e opções baratas de turismo. 

Se você está a fim de conhecer a capital, é possível desembarcar de avião no Aeroporto Internacional Afonso Pena ou ir de ônibus, descendo na rodoviária local.

Quais os passeios gratuitos para fazer em Curitiba?

Se você está pensando em visitar a capital Curitiba, mas quer economizar durante a viagem, não se preocupe. Existem destinos gratuitos para turistar e aproveitar bastante a cidade.

Separamos 10 lugares incríveis para conhecer em Curitiba e aproveitar o seu passeio pela cidade, todos gratuitos. Veja quais são:

1. Jardim Botânico

Jardim Botanico Curitiba

Inaugurado na década de 90, o Jardim Botânico de Curitiba é um cartão postal para deixar qualquer turista encantado com suas belezas. Ele foi arquitetado aos moldes dos jardins parisienses, surpreendendo com um tapete de flores logo na chegada. São mais de 178.000m² com mais de 40% de área verde preservada. 

O visitante ainda poderá conferir uma estufa metálica e com vidraças, inspiradas no Palácio de Cristal de Londres. O ponto chave é o Jardim das Sensações, projetado para as pessoas descobrirem algumas espécies de vegetais usando apenas o tato e o olfato. 

O Jardim Botânico é aberto de segunda a domingo das 6 horas às 20 horas, no verão, e das 6 horas, às 19:30, no inverno. O Jardim das Sensações funciona de terça à sexta, das 9 horas às 17 horas.

2. Museu Oscar Niemeyer

As construções do arquiteto Oscar Niemeyer são verdadeiras obras singulares. Conhecidos internacionalmente, seus edifícios curvilíneos chamam atenção de qualquer pessoa e estão estampados em várias cidades brasileiras, como a própria capital Curitiba. 

No Museu que leva o seu nome, no bairro do Centro Cívico, o visitante poderá conferir diferentes exposições permanentes e itinerantes. Nas quartas-feiras, o museu tem entrada franca das 10 horas às 18 horas, com programação especial. 

3. Teatro Ópera de Arame

Localizado entre lagos, muita vegetação e um clima bastante agradável, o Teatro Ópera de Arame é um dos locais mais indicados para se fazer passeios gratuitos em Curitiba.

A sua estrutura tubular, com vigas de metal e teto de vidro, é um dos cartões postais mais conhecidos da capital do Paraná, junto ao Jardim Botânico da cidade. Lá você consegue caminhar e conhecer um pouco do Parque das Pedreiras e sua natureza exuberante.

A entrada para o parque, em geral, é gratuita. Porém, se você quiser assistir alguma apresentação no Vale da Música, que fica dentro do Teatro, é necessário pagar a taxa de entrada no valor de R$10 reais a inteira e R$5 reais a meia.

O teatro funciona de segunda a sábado, das 10 horas da manhã às 18 horas.

4. Mercado Municipal

Sabe como conhecer um lugar da melhor maneira? Através dos seus mercados públicos. Em Curitiba não é diferente! O Mercado Municipal, situado na Avenida Sete de Setembro, possui dezenas de estandes com carnes, verduras, frutas e temperos. 

Além disso, você encontra também artesanatos e restaurantes especializados em quitutes e pratos típicos como a carne de onça (carne bovina crua), pinhão e o pão com bolinho (pão francês, bolinho de carne e cheiro-verde). A entrada é gratuita e os preços são bem em conta.

5. Parque Tingui

PARQUE TINGUI curitiba

O Parque Tingui é uma excelente opção para as pessoas que querem economizar durante a viagem, mas não dispensam locais tranquilos e repletos de história.

Em meio à extensão de área verde do parque, é possível andar de bicicleta, fazer corrida ou até mesmo um piquenique com a família e os amigos. Mas o mais interessante do parque é a carga cultural que ele carrega, com referências indígenas e ucranianas da região.

Lá você encontra o Memorial Ucraniano, que conta a história das famílias que vieram para o Brasil e trouxeram um pouco de sua história para o país. Além disso, você também pode conferir a estátua do Cacique Tindiquera, que representa os indígenas que viviam em Curitiba e próximos da cidade. 

O parque fica aberto de terça a domingo, das 10 horas da manhã até às 18 horas. A entrada é gratuita.

6. Parque Barigui

Uma excelente opção para levar a família é o Parque Barigui. Com uma área de 140 hectares, o espaço é uma boa pedida para atividades esportivas, passeios e lazer em geral. Se você gosta de fazer piquenique, é mais uma opção para esse tipo de passeio na lista.

A flora e fauna são abundantes e as espécies de animais que são vistas com frequência são as garças-brancas, cutia, e a capivara que por estar presente em tantas quantidades, tornou-se a mascote da população local.

7. Feira do Largo da Ordem

A Feira do Largo da Ordem, conhecida também como Feirinha do Largo, fica localizada no centro histórico da capital e é uma das opções de passeios gratuitos em Curitiba.

Andando entre os biombos você encontra peças de artesanato como roupas, bijuterias, sapatos e até mesmo doces e outros alimentos deliciosos. É possível pechinchar caso você queira levar vários produtos, então vá disposto a andar bastante.

Com uma extensa variedade de produtores, a feira é um dos destinos mais procurados para artesanato e entra no ranking dos lugares mais indicados na América Latina para a compra e venda de produtos artesanais.

8. Centro Histórico

Que tal conhecer a história de Curitiba através de suas antigas ruas e construções? No Centro Histórico, o visitante consegue enxergar a dimensão de tantas memórias e a importância histórica e cultural que a cidade abarca. 

No passeio, não deixe de conferir e se encantar com a Casa Vermelha, O Castelo e a Família Hauer, Museu de Arte Sacra, o Prédio da Galeria Heisler, o Solar do Barão e a centenária construção da Bella Vivenda. Todas as visitas são gratuitas.

9. Zoológico de Curitiba

Zoológico de Curitiba

Se você gosta de animais, certamente o Zoológico de Curitiba é o lugar ideal para visitar sem gastar nada. Com entrada gratuita, você conhece bichos de diversas espécies, como elefantes, girafas, leões, entre outros.

Além disso tudo, você ainda pode aproveitar para comer dentro do Zoológico, já que existe uma lanchonete com preços econômicos para os visitantes.

Durante o período de pandemia, o local estava fechado para visitação. Mas a partir do mês de junho será reaberto, porém, apenas para conhecer o lugar de carro, semelhante a um Safari. Consulte o site oficial para ter mais informações.

10. Bosque do Papa João Paulo II

Por fim, o Bosque do Papa João Paulo II é um dos destinos indicados para passeios gratuitos por Curitiba. O local ficou conhecido e ganhou esse nome quando o respectivo Papa visitou a região.

O lugar também é conhecido por ter um memorial dedicado aos imigrantes poloneses que vieram para o Brasil e se estabeleceram em Curitiba. As casas de tronco de madeira e as carroças espalhadas pelo bosque relembram como viviam essa população na região.

Para quem quiser visitar, o bosque fica aberto das 7 horas da manhã às 20 horas, de terça a domingo. Já o memorial possui um horário especial, de 9 horas às 18 horas.

Conheça Curitiba gastando pouco

Mesmo que existam destinos caros na capital paranaense, é possível fazer vários passeios gratuitos em Curitiba e aproveitar bastante a cidade. Se você está de viagem marcada para a região, não precisa se preocupar com dinheiro!

Pegue essa lista com 10 lugares incríveis e gratuitos para conhecer e desfrute da sua viagem. Além de economizar bastante, você ainda curte lugares sensacionais, cercados por áreas verdes e muita história sobre a região.

Se você curtiu esse assunto e quer saber mais sobre, continue aqui e acesse o blog da Alugue Foco.

Posts relacionados: