BLOG

07 de Janeiro por Victor Amaral

Melhores praias de Maceió: 7 que você precisa conhecer

Melhores praias de Maceió: 7 que você precisa conhecer

Visitar as melhores praias de Maceió deve estar nos itens obrigatórios para quem viaja à capital alagoana e deseja conhecer lugares incríveis.

O nordeste brasileiro nos presenteia com algumas das paisagens naturais mais surpreendentes do país, além de diversos pontos turísticos para conhecer. Por isso, se você planeja uma viagem a Alagoas em busca de aventura, descansar nas férias ou, simplesmente, deseja explorar novos cenários, precisa conhecer alguns dos melhores pontos da região.

A Foco Aluguel de Carros preparou um guia com as 7 melhores praias de Maceió para você preparar seu roteiro e aproveitar ao máximo!

1. Praia de Pajuçara

Localizada na região central de Maceió, a praia de Pajuçara é reconhecida entre os viajantes.

De Pajuçara, partem os famosos passeios de jangada que levam às piscinas naturais, a cerca de 2km da costa.

Para quem adora observar a vida marinha, vale a pena levar um snorkel e se divertir entre os corais.

Na orla de Pajuçara, fica concentrada boa parte do pólo hoteleiro e gastronômico da capital. Sendo assim, se você quiser aliar dias de descanso e conforto, lá é uma boa pedida.

Como é uma praia urbanizada, é possível aproveitar boa estrutura de barracas na areia; ciclovia; pista de cooper e também as feirinhas de artesanato.

 

2. Praia de Ponta Verde

melhores praias de maceio

Apesar de algumas das melhores praias de Maceió se localizarem em outros municípios ao redor da capital, Ponta Verde é um dos bairros com as orlas mais atrativas do país.

Não à toa, a região faz parte da rota turística do estado, com elementos populares, como o letreiro “Eu Amo Maceió” e as barracas de comércio. Inclusive, de acordo com o portal G1, a capital é o quarto destino mais procurado pelos brasileiros por conta dos diferentes atrativos litorâneos.

Além da costa e do comércio, a cidade também é um dos pontos mais populares durante feriados religiosos por conta da tradição que carrega. Por isso, quem deseja curtir a Praia de Ponta Verde deve se programar antecipadamente para conhecer todos os pontos famosos e suas festividades.

No entanto, por ser tão popular, o local costuma atrair um grande número de turistas, o que pode dificultar as visitas e excursões. Nesse caso, pode ser interessante percorrer as rotas individualmente, através de caminhadas ou de carro. Além, é claro, de tomar todos os cuidados que a pandemia exige. 

 

3. Praia de Jatiúca

A Praia de Jatiúca também fica localizada em um dos bairros da capital alagoana e sua estrutura a torna uma das melhores praias de Maceió. Isso porque a rota turística passa por uma das regiões mais bem-desenvolvidas da cidade, em bairros nobres.

Por esse motivo, a costa oferece ótima disposição para turistas, como hospedagens, restaurantes bem-conceituados e várias atividades ao ar livre. Além de aproveitar a praia e o mar agitado, também é possível fazer passeios de buggy, esportes radicais e aproveitar os clubes aquáticos.

Para quem curte mais animação, a vida noturna próxima à Jatiúca também é um atrativo interessante junto à culinária de bares e clubes para todas as idades. Também vale a pena falar sobre o Maceió Atlantic Suítes, localizado à beira da praia, que oferece conforto para os visitantes, como:

  • spas;
  • sauna;
  • quadra de tênis;
  • piscina;

De forma geral, a Praia de Jatiúca é extensa, com inúmeras atrações para os turistas. Por isso, é importante programar uma viagem de vários dias, se quiser aproveitar tudo que o local oferece.

As hospedagens e hotéis contam com serviço de guia e visitações, mas também é possível explorar a praia de carro ou a pé, de forma individual. Dessa forma, você poderá conhecer as rotas que mais gostar, além de aproveitar a cultura local, o comércio e o ambiente natural.

 

4. Praia de Pratagi

A Praia de Pratagi fica a pouco mais de vinte minutos de Maceió e também atrai muitos visitantes por suas paisagens naturais. Cercada por coqueiros e praias extensas, a rota recebe um bom número de turistas na alta temporada, que costuma ser durante o verão.

É ideal para ser explorada durante períodos menos cheios, aproveitando os passeios particulares e pousadas próximas da praia. Os visitantes podem fazer reservas antecipadamente e aproveitar a praia mais tranquila, com toda a estrutura para recebê-los.

Assim, com uma boa organização e temperatura agradável durante grande parte do ano, Pratagi é uma das melhores praias de Maceió.

 

5. Praia de São Miguel dos Milagres

melhores praias de maceio

Além de ser uma das melhores praias próximas de Maceió, com cerca de 95 quilômetros de distância, São Miguel dos Milagres também é um dos pontos turísticos mais populares do estado. Suas águas são conhecidas pela tranquilidade, com mar pouco agitado e atmosfera pacata.

Também conquista o público pelos restaurantes e pousadas com grande diversidade de sabores.

Muitas rotas turísticas pagas oferecem os chamados passeios “bate e volta” ao local com guias de viagem. No entanto, alguns turistas afirmam que tais excursões não são suficientes para conhecer toda a beleza de São Miguel dos Milagres.

Assim, se desejar uma visita mais prolongada e imersiva, é possível contratar pacotes de viagem unicamente para essa praia. E, para quem quiser aproveitar a rota, o percurso também permite a passagem de carros particulares.

 

6. Praia de Paripueira

A Praia de Paripueira é conhecida por suas piscinas naturais, mar tranquilo e barraquinhas com comércio local. Também é um ponto popular de pescadores que proporcionam diferentes experiências culinárias aos turistas.

Inclusive, os pontos com barracas de peixe se tornaram uma parada obrigatória para quem se aventura pela região. No entanto, é importante se atentar para a alta temporada quando as empresas de viagem promovem excursões com grande número de visitantes. 

Isso pode dificultar a visita e aproveitar tudo que a praia pode oferecer. Assim, vale a pena considerar uma viagem individual, evitando passeios coletivos, escolhendo alternativas disponíveis para conhecer o litoral.

É possível, por exemplo, comprar passagens de avião direto para a cidade ou alugar um carro e curtir a rota até Paripueira.

 

7. Praia do Gunga

Localizada a apenas 40 km da capital, a Praia do Gunga fica no município de Roteiro, em Alagoas. Inclusive, ela é um dos destinos indispensáveis para quem realiza o passeio que se inicia na Praia do Francês.

Cercada por coqueiros e com uma vista de tirar o fôlego, a paisagem atrai centenas de turistas na alta temporada. Além da praia e do espetáculo natural, também é possível praticar esportes e passeios ao mar.

Uma alternativa interessante é alugar um carro e fazer a rota por conta própria para aproveitar sem lotação e fazer as próprias paradas.

 

 

Vale a pena conhecer as praias de Maceió?

As melhores praias de Maceió estão espalhadas pelo estado e também por toda a capital. Isso oferece uma série de possibilidades para quem deseja conhecer novos pontos turísticos.

Aqui, a gente já falou um pouco mais sobre as belezas das praias de Alagoas.  

Além disso, os turistas podem contar com passeios guiados, excursão de buggy e programas oferecidos por empresas de viagem.

No entanto, essa alternativa pode limitar um pouco a experiência, não permitindo que você conheça a fundo todas as belezas naturais dessas praias.

Por isso, é possível optar por soluções como viajar por conta própria, alugando um carro e traçando seu próprio itinerário.

A Foco Aluguel de Carros ajuda você a curtir sua viagem da melhor forma possível. 

Sendo assim, confira nosso guia especial para alugar um carro em Maceió e curtir todas as praias da cidade de um jeito prático e acessível.

Posts relacionados: