BLOG

23 de Agosto por Vitor Alves

Estado de Alagoas: conheça as principais praias do caribe brasileiro

Estado de Alagoas: conheça as principais praias do caribe brasileiro

Não há dúvidas que as praias do Nordeste estão entre as mais bonitas do Brasil. O estado de Alagoas, por exemplo, atrai milhares de turistas anualmente pelas águas cristalinas e calmas.

Com o cenário deslumbrante que as praias desenham no litoral, a região ficou conhecida no país como o caribe brasileiro. Muitas pessoas dão preferência para esse estado em comparação a outros destinos internacionais.

Para você que é amante de uma praia e quer curtir as melhores do Brasil, conheça as belezas litorâneas do estado de Alagoas!

Continue no artigo e veja a lista que separamos para você. 

História do estado de Alagoas: como tudo começou? 

Antes de falar sobre as praias, que tal aprender um pouco sobre a história do estado de Alagoas?

Localizado no Nordeste brasileiro, a região foi descoberta em meados do século XV pelos navegantes portugueses e franceses. Lá ocorreu uma das principais revoltas do Brasil, comandada pelo Quilombo dos Palmares. 

A cultura local é bastante conhecida no país, com mistura de costumes dos indígenas, dos africanos e dos europeus. A culinária também chama atenção, com pratos típicos como o sururu, feito de moluscos e outros animais marinhos.

Se você for visitar as praias de Alagoas, vai desfrutar bastante de siris, camarões e outros frutos do mar. Sem falar nos preços, que são muito mais em conta comparados ao sudeste brasileiro. 

reserva foco aluguel de carros

Quais praias visitar no estado de Alagoas?

Os estados do nordeste, por estarem no litoral brasileiro, são conhecidos mundialmente pelas lindíssimas praias. Uma característica que se destaca em comparação às praias de outras regiões é que o estado de Alagoas, como os outros estados próximos, são banhados por águas mornas. 

Ou seja, você não precisa se preocupar em passar frio enquanto nada no mar! A temperatura é super agradável.

Se você está pensando em viajar para a região, separamos aqui 5 praias do estado de Alagoas que não podem faltar na sua lista. Veja quais são e como chegar até elas:

1. As famosas piscinas naturais de Maragogi

Maragogi, Alagoas

Para começar temos as galés de Maragogi, como são popularmente conhecidas. O local é rodeado por piscinas naturais que se formam na região em período de maré baixa. 

Para chegar à Maragogi é necessário se deslocar da capital Maceió até o local. São cerca de 160km, uma distância bem considerável. Lá você encontra pousadas e outros tipos de estadia para se hospedar. 

Para chegar até lá é necessário pegar uma embarcação. Ou seja, prepare um dinheirinho extra para pagar esse deslocamento! O mar quente e as águas cristalinas são excelentes para a prática de mergulhos. Explore os arrecifes e desfrute de uma beleza sem igual! 

Aproveite também para ver os peixinhos nadando, já que as águas são claríssimas e permitem que a gente veja o fundo do mar. 

2. Aventura para todas as idades na Praia do Gunga

praia do gunga
Foto de: viajali.com.br

Já imaginou nadar em um encontro entre lagoa e mar? E ainda aproveitar uma água quentinha, com tons azuis e esverdeados? Só na Praia do Gunga você desfruta disso! Além do perfeito encontro entre lagoa e mar, você encontra na praia do Gunga, no estado de Alagoas, atrações aquáticas para todas as idades. Já ouviu falar em flyboard? 

O esporte aquático, ainda pouco explorado no Brasil, permite que o praticante alcance voos de até 7 metros de altura através de um equipamento que impulsiona fortes jatos de água. 

No Gunga você ainda encontra flyboat, stand up paddle, banana boat e muito mais. É possível também fazer um passeio de buggy pelas falésias aos arredores da praia. 

3. São Miguel dos Milagres: da badalação à simplicidade 

Praia São Miguel dos Milagres, Alagoas

Atualmente, São Miguel dos Milagres é um dos destinos mais procurados para o final de ano. O cenário paradisíaco que dá lugar a uma das festas mais badaladas do Brasil, o Réveillon dos Milagres, oferece calmaria e simplicidade ao longo do resto do ano. 

As praias da região possuem uma infraestrutura um pouco menor que grande parte das praias do estado de Alagoas, mas vale a pena conhecer e se encantar com o local. 

É uma praia bastante intimista, para aqueles que gostam de desfrutar de locais mais calmos. 

4. A praia do francês é a queridinha dos alagoanos

Praia do Francês
Foto de: guia.melhoresdestinos.com.br

Não há dúvidas que a praia do Francês é o ponto de fuga dos alagoanos nos fins de semana, especialmente para os surfistas de plantão, devido às fortes ondas da região. Mas quem prefere águas mais tranquilas não tem com o que se preocupar! 

Pertinho de Maceió, a praia fica a 20 minutos de carro do aeroporto da capital. Em volta da praia, na orla, é possível sentar em barraquinhas, comer petiscos deliciosos e aproveitar os quiosques que oferecem frutos do mar.

O estado de Alagoas não possui muitas praias agitadas, mas essa, em alguns períodos, pode ter ondas acima do normal. Mas não é sempre dessa forma! Por isso, se você não curte águas agitadas, pode ficar tranquilo.

No agito da Praia do Francês todo mundo se diverte! A infraestrutura em volta é excelente tanto para adultos quanto para crianças.

LEIA MAIS| Veja onde alugar um carro com a Foco em Maceió 

5. Dunas e águas cristalinas: o encanto do Pontal da Peba

Pontal do Peba, Alagoas
Foto de: valeempreendimentos.com.br

Por último, não poderíamos deixar de fora da lista o Pontal da Peba. Que tal aproveitar águas cristalinas, com dunas no meio do mar?

O local é tão inexplorado, que é preciso chegar de buggy ou de barco, além do  acompanhamento de turismólogos no local. A praia fica localizada em uma reserva ambiental devido ao número de tartarugas que vivem ali. 

Se você curte destinos pouco conhecidos e que tragam a sensação de intactos, com certeza o Portal da Peba, em meio ao estado de Alagoas, é o lugar ideal. 

APROVEITE E LEIA | MELHORES PRAIAS DE MACEIÓ PARA VISITAR

Como chegar nas praias mais famosas do estado de Alagoas?

Até então mostramos praias lindíssimas, que consideramos destinos imperdíveis no estado de Alagoas. Porém, como faço para chegar e me deslocar na região?

Para chegar em Alagoas é necessário pegar um avião até o aeroporto internacional de Maceió. Na capital, é essencial alugar um carro com a Foco para conseguir se deslocar entre as praias sem dificuldades.

Todos os destinos que listamos ficam em diferentes cidades, algumas até mesmo longe da capital alagoana. Fazer esse trajeto de ônibus ou em aplicativos de viagem pode sair caro e ainda ser cansativo. 

Por isso, se você tiver carteira de motorista, aproveite para alugar um carro pela região e facilitar a sua viagem.

Foco Aluguel: o lugar ideal para completar a sua viagem

reserva foco aluguel de carros

Viajar pelo estado de Alagoas é um sonho para muitos brasileiros. Os destinos naturais, principalmente as praias, formam cenários de tirar o fôlego.

Você não precisa ir longe, como a Miami ou Maldivas, para nadar em águas quentes e cristalinas. No Nordeste brasileiro é possível aproveitar essa delícia de lazer!

Porém, se você quiser visitar as principais praias do estado de Alagoas, é muito importante alugar um carro.

Essa decisão ajuda no deslocamento e ainda pode economizar no bolso. Diárias com ótimo custo/benefício, além de opções de veículos com consumo de combustível baixo.

Que tal aproveitar essa oportunidade? Veja agora a frota que nós da Foco Aluguel de Carros oferecemos e reserve já o seu carro. 

Aproveite os melhores preços do mercado e as condições especiais da Foco. 

Posts relacionados: