BLOG

19 de Janeiro por Victor Amaral

Como perder o medo de dirigir? Dicas para superar amaxofobia

Como perder o medo de dirigir? Dicas para superar amaxofobia

Sabia que muitas pessoas procuram métodos para ajudar em como perder o medo de dirigir? Saiba que você não está sozinho nessa e existem maneiras de superar esse problema.

A fobia de dirigir afeta uma parcela significativa da população e pode se manifestar em diferentes níveis. No entanto, é possível buscar ajuda profissional e tratamentos para essa condição. 

O medo de dirigir é chamado de amaxofobia e, dependendo do nível das dificuldades, é preciso buscar ajuda especializada. Para isso, o primeiro e o mais importante passo é conseguir reconhecer o que está acontecendo.

Para ajudar você a superar essa dificuldade e colocar o pé na estrada, preparamos este conteúdo especial sobre como perder o medo de dirigir. Veja a seguir!

Por que algumas pessoas têm medo de dirigir? 

O medo de dirigir, ou amaxofobia, é uma disfunção que impede a pessoa de conduzir um veículo. Podemos dizer que essa “síndrome” costuma estar mais relacionada a carros comuns, mas é possível que ela também afete o desempenho de condução de outros veículos, como motos e caminhões, por exemplo. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amaxofobia afeta cerca de 6% da população brasileira. Isso significa que aproximadamente 12 milhões de pessoas sofrem com esse problema.

Os motivos que levam alguém a desenvolver o medo de dirigir são variados, mas podem estar associados, principalmente, com traumas sofridos no passado.

É o caso de pessoas que passam por um acidente de carro ou já viram um ente perigo nessa situação. A partir desse estresse, o indivíduo cria uma barreira que o impede de dirigir.

Além disso, outros distúrbios patológicos também podem estar envolvidos, como sofrer um ataque de pânico e associá-lo à condição de dirigir.

Ou, ainda, pessoas que sofrem de algum nível de perfeccionismo e têm medo de falhar, mesmo em uma atividade tão simples.

Por isso, antes de saber como perder o medo de dirigir, é importante identificar qual característica pessoal ou acontecimento levou a pessoa a desenvolver essa apreensão.

Quais são os sintomas da amaxofobia?

como perder o medo de dirigir  

É possível que você tenha algum grau de amaxofobia e não tenha identificado ainda. Esse distúrbio pode se manifestar de diferentes maneiras e níveis, dependendo da experiência e dos traumas de cada um.

Ou, ainda, o motorista pode estar confundindo a manifestação da fobia com outras reações, como ansiedade ou mal-estar. Por isso, é importante conhecer os sintomas da amaxofobia, para saber qual a melhor conduta a ser tomada.

Fisicamente, esse medo se manifesta com alguns desses indícios:

  • tontura;
  • falta de ar;
  • taquicardia;
  • suor excessivo;
  • boca seca;
  • tremores;
  • distúrbios gastrointestinais.

Eles podem, ou não, se manifestar em conjunto, o que facilita a identificação da fobia ou de outra ocorrência. Enquanto isso, é comum que o motorista experimente outros sintomas psicológicos, como:

  • pânico;
  • insegurança;
  • desatenção;
  • ansiedade elevada;
  • vigilância excessiva;
  • desorientação dos sentidos.

Então, se você experimentar alguns desses sintomas quando tentar dirigir, pode estar sofrendo de amaxofobia. A boa notícia é que existem tratamentos especializados para esse problema, de forma acessível e prática.

Como perder o medo de dirigir? 

Depois de identificar a fobia, é possível procurar alguns meios de como perder o medo de dirigir.

É importante lembrar que cada pessoa vivencia essa situação de uma maneira. Por isso, procure adaptar as recomendações para a forma que melhor atende o seu caso.

1. Busque identificar o motivo

Antes de mais nada, é preciso identificar o motivo que o leva a experimentar os sintomas da fobia no momento de dirigir.

Isso ajudará não apenas a diagnosticar corretamente o problema, mas também a eliminar outras possibilidades que não se associam com o medo de dirigir. Por exemplo, ataques de pânico ou ansiedade generalizada, que ocorreram durante a condução. 

Geralmente, a amaxofobia se manifesta depois de determinados traumas do passado, que possam ter envolvido acidentes ou perdas emocionais. Se existir algum acontecimento relacionado e você estiver vivenciando essa dificuldade, pode ser que tenha desenvolvido a fobia.

É importante refletir sobre a condição e se perguntar: “Por que estou sentindo isso?”. Dessa forma, será mais fácil saber como perder o medo de dirigir. Além de acidentes, uma experiência ruim na autoescola pode desencadear o medo de dirigir. 

2. Procure ajuda profissional 

Se você já sabe que precisa de ajuda para entender como perder o medo de dirigir, o primeiro passo é procurar ajuda profissional. A amaxofobia é um problema clínico sério e deve ser acompanhado por um profissional da área. 

Dependendo do nível de medo que a pessoa vivencia, pode atrapalhar outras áreas de sua rotina, levando a uma má qualidade de vida. Por isso, é indicado procurar especialistas, como psicólogos, para identificar o problema de forma profissional e indicar os devidos tratamentos.

Além disso, a terapia é uma das formas de intervenção mais eficientes, unida a outras abordagens. Em caso de outros motivos que tenham levado ao surgimento desse medo, o profissional também será capaz de diagnosticar e tratar corretamente. Por exemplo, pessoas com ansiedade, ataques de pânico ou outras patologias.

3. Faça cursos para habilitados

como perder o medo de dirigir

Além da terapia, é indicado procurar um curso de direção para habilitados. Trata-se dos mesmos conteúdos aprendidos durante o processo de habilitação. No entanto, o habilitado terá a liberdade de recordar as regras de trânsito, direção defensiva e novas formas de praticar uma condução segura no seu próprio tempo.

Além disso, no curso para habilitados, também existe a possibilidade de contratar novas aulas de direção. Dessa forma, você poderá treinar com um instrutor ao seu lado, em carros adaptados e com toda a segurança.

Essa é uma maneira de treinar com a ajuda de especialistas, que podem te ensinar como perder o medo de dirigir aos poucos.

4. Tente praticar aos poucos 

Por fim, o medo de dirigir também pode vir do sentimento de insegurança ou apreensão. Assim, é imprescindível praticar aos poucos, para superar essas impressões. Além do curso para habilitados e novas aulas, você pode começar a dirigir sozinho, ou com pessoas de confiança.

É importante começar aos poucos, talvez dirigindo por um quarteirão, até determinado local e retornando. Opte por treinar em horários menos movimentados, e em vias onde tenha plena segurança, seja para dirigir ou para estacionar, se for preciso.

Além disso, também é essencial não se pressionar para superar a fobia. Trata-se de um medo válido, e você precisa lidar com ele em seu próprio tempo. 

Comece com caminhos curtos e vá praticando conforme ganha confiança. Não se sinta desapontado por estar avançando lentamente. É fundamental continuar dirigindo, em combinação com outros tratamentos.

Se não tiver um carro próprio, não desista de continuar treinando a direção. É possível alugar um veículo que atenda suas necessidades, de maneira simples e acessível.

Na Foco Aluguel de Carros, além de carros revisados, você conta com assistência 24 horas, suporte e toda a segurança para voltar a dirigir sem medo.

Qual a importância de aprender como perder o medo de dirigir?

A amaxofobia é um problema sério, mas que tem solução. Saber como perder o medo de dirigir é o primeiro passo para buscar o tratamento correto.

Dessa forma, é possível ter uma melhor qualidade de vida, aproveitando uma atividade cotidiana que proporciona maior autonomia e praticidade.

Por isso, procure ajuda profissional se identificar alguns dos sintomas, e dê os primeiros passos para voltar a dirigir com confiança.

Na Foco Aluguel de Carros, você conta com veículos revisados e que possuem todas as garantias para certificar sua segurança na hora de aproveitar. Não deixe de conferir nossa frota!

Posts relacionados: