BLOG

18 de Dezembro de 2017

Cuidados ao viajar de carro com crianças

Com a aproximação de um feriado prolongado, é possível que muitas famílias estejam se preparando para pegar a estrada e aproveitar os dias tão merecidos de folga. Mas, será que aqueles que têm filhos pequenos ou recém-nascidos sabem quais são os cuidados que devemos tomar ao viajar de carro com crianças?

Confira aqui algumas dicas para não correr risco e ter uma viagem tranquila com a sua família!

Faça um planejamento antecipado

Por mais que você tenha um espírito aventureiro, quando entra uma criança na jogada, ou na viagem, toda prevenção é pouca! E, quanto melhor você se planejar, menos riscos você corre.

Por isso, faça um checklist com tudo o que você precisa levar, de acordo com a distância e com o tempo que você vai passar fora. Comece a arrumar suas malas pelo menos dois dias antes da viagem e não se esqueça de levar as medicações preventivas e de uso continuo, se for o caso.

Segurança em primeiro lugar

Diferente dos adultos, as crianças e principalmente os bebês devem ser transportados de maneira específica e com equipamentos adequados de segurança. Existe um assento específico para cada idade e peso, assim como há uma maneira adequada de posicioná-la e prendê-la ao banco.

Dessa maneira, verifique se você possui o produto adequado de acordo com as necessidades do seu bebê e veja no manual de instruções o modo ideal de colocá-lo no carro. Lembre-se também que se for necessário remover a criança da cadeira para amamentá-la ou por qualquer outro motivo, jamais o faça com o carro em movimento. O melhor é estacionar o veículo em algum local longe da via.

Alguns itens básicos para viajar de carro com bebês

Para evitar os imprevistos e fugir de qualquer cilada em uma viagem de carros com bebês, existem alguns itens básicos que podem quebrar o maior galho durante o seu trajeto.

O primeiro deles é, sem dúvidas, a água. Pode até parecer muito óbvio, mas muita gente esquece de levar uma garrafa fresca e potável. Se puder, carregue sempre este item em uma bolsa térmica ou um cooler para mantê-la resfriada.

Além disso, você também pode anotar os seguintes itens:

  • Fraldas limpas em uma bolsa de fácil acesso, caso seja necessário trocar a da criança  durante o percurso;
  • Trocador portátil, já que nem todos os lugares podem oferecer esse equipamento em condições aceitáveis;
  • Protetor solar dentro do carro, caso a viagem seja longa e precise repassá-lo;
  • Comida
  • Sacolinhas plásticas para descartar restos de comidas, embalagens e até fraldas sujas.

Escolher o horário ideal pode fazer toda a diferença

Uma boa dica para viajar com mais segurança e tranquilidade é optar por iniciar sua jornada perto do horário de dormir do bebê. Seja de dia, a tarde ou até de madrugada, isso garantirá um trajeto mais sossegado e menos estressante para os pais e para a criança.

Faça paradas estratégicas

Mesmo se tratando de um bebê de colo, é sempre bom programar algumas paradas estratégicas. Seja para trocar as fraldas, para amamentar ou até mesmo para que a criança possa respirar um pouco de ar fresco e se acalmar até chegar ao destino final.