BLOG

06 de Maio por Victor Amaral

Viajar na pandemia: dicas de segurança durante a Covid-19

Viajar na pandemia: dicas de segurança durante a Covid-19

Os cuidados ao viajar na pandemia é uma forma de proteger sua família e a todos os demais nessa época. Você até pode achar simples e que sabe os cuidados para se cuidar nessa fase. 

Entretanto, é sempre bom conhecer e lembrar os cuidados para você, sua família e as demais pessoas ficarem seguras durante a pandemia. Ainda mais em viagens, em que o contato com outras pessoas é mais frequente do que em outras situações do cotidiano. 

Em um cenário que ainda é preocupante, elaboramos algumas dicas para você viajar na pandemia com toda a segurança e cuidados necessários. Confira!

alugue foco

Informe-se antes de viajar na pandemia

viajar-na-pandemia

Viajar na pandemia do coronavírus requer alguns cuidados diferentes daqueles que tínhamos antes, sobretudo em relação a saber quais são os lugares que podem ou não ser visitados.

É importante atentar a fase restritiva dos lugares que você pretende conhecer, além de saber como está o controle da doença nesses locais. As medidas restritivas são para prevenir a disseminação do vírus e assegurar o bem-estar de todos, assim siga as definições de cada local e faça a sua viagem em segurança. 

Cada estado do país possui regras e fases para definir os serviços e atividades permitidas durante cada etapa. As informações podem ser consultadas no site oficial de cada Estado do país, como em São Paulo, que divulga e atualiza constantemente o Plano de Restrição para vencer a COVID-19.

Lembre-se: fique atento às restrições de cada município, pois mudam frequentemente conforme a fase. A vermelha, por exemplo, é a mais restritiva e de isolamento, em alguns estados e municípios é roxa. Então, se informe. 

Prefira passeios ao ar livre

Ao viajar na pandemia, prefira lugares ao ar livre para aproveitar suas férias. Sabemos que é necessário evitar aglomerações e locais fechados devido a fácil propagação do vírus. Assim, fazer atividades em meio a natureza é mais seguro e saudável neste momento.

Antes de viajar, conheça quais são os pontos turísticos ao ar livre que o local oferece. Dessa forma, você evita ir em horários, dias e lugares muito movimentados para cumprir o distanciamento social recomendado e imprescindível durante a pandemia.

Uma forma de obter essas informações é consultar o site institucional do Estado, prefeitura e portais e redes sociais da cidade que vai visitar.

LEIA MAIS| Entenda como a Foco está cuidadando da segurança e saúde de seus clientes e parceiros 

Faça check-in com antecedência

Se você for viajar na pandemia de avião, não se esqueça de fazer o check-in com antecedência. Utilize os aplicativos da companhia aérea, por meio deles é possível realizar esse procedimento de forma prática e rápida. 

O check-in antecipado garante que você terá menos contato com outros passageiros, evitando ficar em filas que podem favorecer o contato com o vírus.

Além disso, verifique as regras de cada companhia e do aeroporto de embarque e desembarque durante a pandemia. Esses cuidados vão evitar que você tenha surpresas desagradáveis, perca voos ou adie a sua viagem.

Utilize máscara de proteção e outros itens de segurança

Para viajar na pandemia, é preciso sempre levar e utilizar os itens de proteção para esta fase. O mais imprescindível é o uso de máscara de proteção e álcool em gel para higienização das mãos, objetos e outros locais. 

O ideal é sempre lavar as mãos com água e sabão depois do contato com superfícies. Entretanto, o álcool em gel 70% é uma maneira prática e eficaz de se prevenir contra vírus (H1N1, coronavírus), bactérias e outros agentes nocivos à saúde. 

As máscaras de proteção são utilizadas para evitar e limitar a propagação do coronavírus e idealmente devem ser trocadas a cada 4 horas, ou antes disso, se estiverem sujas ou úmidas. O uso da máscara deve ser feito sempre ao sair de casa e em locais que estejam outras pessoas. 

Ao utilizar máscaras descartáveis, faça o descarte seguro, evitando que outras pessoas tenham contato direto com elas. As máscaras de tecidos devem ser lavadas corretamente e passadas a ferro para garantir a segurança na próxima troca. 

As formas de transmissão e contágio com a COVID-19 são por meio do contato com:

  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Contato pessoal, toque ou aperto de mão
  • Contato com superfícies  e objetos contaminados, e, em seguida, contato com áreas do corpo, como olhos, boca e nariz

Faça suas refeições em segurança

viajar-na-pandemia

Ao viajar na pandemia, outro cuidado necessário é fazer as suas refeições em segurança. Para isso, faça o distanciamento social, frequente restaurantes com menos circulação de pessoas. Além disso, prefira mesas afastadas de outras pessoas. 

O recomendado pelos órgãos de saúde é que o distanciamento deve ser de, no mínimo, 1,5 metros de outras pessoas. Esses cuidados de prevenção são essenciais para que todos fiquem seguros. 

Prefira utilizar o serviço de drive-thru, se estiver de carro é ainda mais fácil, fazer as refeições no seu veículo é uma forma segura de se alimentar. 

Evite também os restaurantes self-service, se possível, prefira estabelecimentos com pratos a la carte, que você é servido na mesa, evitando que outras pessoas tenham contato com as suas refeições.  

Prefira o carro para viajar na pandemia

Os aeroportos, rodoviárias e outros locais utilizados pelos viajantes são mais suscetíveis a transmissão do coronavírus. Assim, é preciso verificar formas alternativas e mais seguras para viajar na pandemia, o carro é um das opções mais seguras para sua viagem nesta fase.

Contudo, muitas pessoas não possuem veículo próprio, dificultando essa opção de viagem. Nesse caso, você pode optar pelo aluguel de carros, que é uma forma econômica, rápida e segura para viajar, inclusive durante a pandemia.

Algumas vantagens de utilizar carro para viajar na pandemia:

  • Conhecer atrações turísticas durante o caminho e que estejam menos movimentadas
  • Guardar sua bagagem em segurança
  • Viajar somente com a sua família, evitando a propagação e a contaminação pelo coronavírus
  • Economizar e aproveitar lugares menos frequentados pelos turistas 
  • Oferecer mais segurança e conforto para a família, principalmente para os  idosos e crianças
  • Não depender da disponibilidade de outros transportes 

Esses são alguns dos cuidados básicos que você deve seguir durante a pandemia para viajar com tranquilidade e seguro. Lembrando, que isso é temporário até que a vacinação atinja os resultados esperados e que a doença seja controlada. Então, é um ato de amor, respeito e cidadania para proteger você, sua família e o próximo. 

alugue foco

Gostou das dicas para viajar na pandemia e garantir a segurança da família? Então, para mais dicas e conteúdos, acompanhe sempre o blog da Foco!

Vai viajar para algum destino do Brasil? Então, faça a sua reserva na Foco Aluguel de Carros!

Posts relacionados: