Quantos pontos para perder a CNH? Saiba agora!

Para ter uma carteira de motorista, é fundamental entender sobre as leis de trânsito e saber todos os cuidados a serem tomados. E claro, isso vale para todos, desde quem trabalha dirigindo, quem possui um veículo próprio ou prefere o aluguel de carros.
Uma das informações mais importantes sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), diz respeito a pontuação que pode levar à suspensão. Além das multas, os condutores precisam se preocupar com os pontos na carteira.
A seguir, explicamos como tudo funciona, o limite de pontos vigente e as regras envolvidas. Confira!
O que são pontos na carteira e para que servem?
Antes de entender quantos pontos são necessários para perder a CNH, é muito importante entender mais sobre esse sistema de pontuação. Afinal, todo mundo que está habilitado está sujeito às regras.
Dessa forma, saiba que o modelo de pontuação foi instituído pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em 1998. A ideia é ser justamente uma forma de penalidade para infrações cometidas no trânsito.
É por isso que o sistema de pontos costuma ser aplicado junto com as multas. Logo, a cada infração cometida, o motorista acumula pontos em uma espécie de prontuário e eles expiram após 12 meses.
Ou seja, eles são uma forma de punição para que os motoristas tenham um bom comportamento ao conduzir veículos. As multas, apesar de eficazes, podem ser resolvidas ao serem pagas.
Contudo, a pontuação acumulada ao longo de um ano pode resultar na perda da CNH, por isso, o motorista precisa ficar muito mais atento.
Além de quitar as multas, é preciso dirigir com cautela e atenção para não correr o risco de ficar sem a carteira de habilitação.
Em abril de 2021, o Projeto de Lei 3267/19 entrou em vigor e trouxe alterações para o Código Brasileiro de Trânsito. Com isso, também houve novas regras sobre a CNH e o limite de pontuação. Vamos explicar mais a seguir.
Quantos pontos são necessários para perder a CNH?
Se você quer saber quantos pontos para perder a CNH são necessários, saiba que de acordo com as mudanças na lei, o limite passou por um aumento. Isso porque, o limite costumava ser de 20 pontos no período de 12 meses.
Atualmente, o limite passou para 40 pontos dentro do mesmo período de tempo. Mas existem algumas condições que podem diminuir esse limite para 30 ou 20 pontos, dependendo da conduta do motorista.
Segundo a regra, os 40 pontos só estarão válidos para aqueles condutores que não cometerem infrações gravíssimas.
Nesse sentido, caso o motorista cometa uma infração gravíssima, seu limite de pontos cai para 30. Já no caso de duas ou mais infrações gravíssimas, o limite volta a ser de 20 pontos na CNH.
De qualquer forma, é essencial ter muita consciência no trânsito e cuidados para evitar problemas maiores. Ao atingir o limite de pontos, a CNH é suspensa e a pessoa pode ficar entre seis meses a um ano sem permissão para dirigir.
Qual a regra para motoristas que exercem atividade remunerada?
Outro detalhe importante que precisamos ressaltar, é que o sistema de pontuação para quem exerce atividade remunerada é diferente. Neste caso, o limite de 40 pontos é fixo.
Sendo assim, não importa quantas infrações gravíssimas foram cometidas, o limite ainda será o mesmo. Apesar de não haver alterações, como no caso de outros condutores, ainda é preciso atenção por parte desses motoristas.
Afinal de contas, ao atingir o limite de 40 pontos, ocorre a suspensão da carteira. Além disso, no caso de quem trabalha dirigindo, ao atingir os 30 pontos, pode ser preciso fazer um curso de reciclagem como prevenção.
E claro, nessa condição de atividades remuneradas, se encaixam os condutores que trabalham com ônibus e caminhões, mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativos.
Entenda qual a pontuação de cada tipo de infração
Além de entender quantos pontos necessários para perder a CNH, é essencial que você compreenda também a pontuação em cada tipo de infração. Assim, confira o esquema a seguir:
- Infrações leves: 3 pontos
- Infrações médias: 4 pontos
- Infrações graves: 5 pontos
- Infrações gravíssimas: 7 pontos
Dessa forma, a cada tipo de infração, o condutor acumula pontos que são válidos por 12 meses. No entanto, há casos em que não é necessário juntar pontos para ter a carteira suspensa.
Isso acontece quando o motorista realiza uma infração autossuspensiva. Por exemplo, ao dirigir alcoolizado ou disputar “rachas”, o condutor pode perder a carteira imediatamente.
Mas para que você entenda mais sobre os tipos de infrações, que tal alguns exemplos? No caso de estacionar em locais inadequados ou rodar sem documentos obrigatórios, como CNH e CRLV, você está cometendo uma infração leve.
Já no caso de ultrapassagens pela direita ou estacionar em locais proibidos, em que haja placa indicando, temos infrações médias. Assim como estacionar veículos em túneis e viadutos e dirigir sem o cinto de segurança é uma infração grave.
E ultrapassar um sinal vermelho ou ultrapassar pelo acostamento, são consideradas infrações gravíssimas.
No entanto, em situações de infrações leves ou médias, é possível não ter pontos somados na carteira. Isso pode acontecer caso o responsável pela fiscalização aplique uma advertência por escrito ou invés de aplicar a penalidade.
Saiba como consultar os pontos da CNH
Além de entender toda a questão das pontuações na carteira de motorista, você também precisa saber consultar essas informações. É essencial estar atento a sua situação para tomar boas atitudes e impedir problemas maiores.
Então, saiba que para isso existem várias opções de consultas. A primeira delas é no próprio posto do Detran e você só precisa portar sua CNH.
Outra opção ainda mais prática é por meio do site do Detran. Nesse caso, é preciso acessar o site do órgão no estado em que o veículo está registrado. Por exemplo, se o carro está registrado em São Paulo, você deve acessar o Detran SP.
E claro, também já existem aplicativos que ajudam a consultar esses dados e você pode usá-los por meio de tablets ou smartphones.
Agora está por dentro de todas as novidades sobre a pontuação na CNH? Aqui no blog da Foco você pode continuar acompanhando mais conteúdos sobre trânsito, carros e afins.
Aproveite e confira agora “Carteira de motorista digital: para que serve e como obter”.