BLOG

13 de Setembro por Victor Amaral

Carteira de motorista digital: para que serve e como obter

Carteira de motorista digital: para que serve e como obter

A carteira de motorista digital foi lançada em 2017 pelo Governo Federal Brasileiro e tem o mesmo valor que a CNH impressa.

O acesso está disponível para celulares e tablets, com a opção de visualização offline. Ou seja, não é preciso estar conectado à internet para apresentar o seu documento de direção. 

Contudo, é preciso tomar cuidado: andar com o celular descarregado e não conseguir apresentar a carteira de motorista digital pode render punições legais.

Se você ainda não possui a versão digitalizada da sua carteira de motorista, entenda aqui como se cadastrar pelo app e obter a nova atualização da CNH. 

Continue aqui e acompanhe!

aluguel de carros

Como cadastrar carteira de motorista digital?

A carteira de motorista digital pode ser cadastrada pelo app “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”. Essa é uma nova versão das CNHs no Brasil, que substitui o papel impresso.

Para usar o serviço da carteira digital é necessário fazer o download do aplicativo CDT na Play Store ou Apple Store. Logo após, é preciso criar login com e-mail e outras informações pessoais.

Já com o acesso ao aplicativo, você deve validar a sua conta com o endereço de confirmação que chegar no seu e-mail. Depois, adicione a sua carteira de motorista na opção “CNH Digital”.

Simples, não é mesmo? A iniciativa do Governo Federal de criar a carteira de motorista digital teve apoio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e começou a vigorar em 2017. 

Se você for parado em uma blitz, por exemplo, pode apresentar essa nova versão no lugar da carteira de motorista física. 

O Governo Federal viu essa mudança como uma forma de diminuir o desmatamento no Brasil, já que milhões de carteiras são impressas todos os anos, além de integrar as informações mais importantes de uma pessoa dentro de um único lugar, no celular.

Quais as funções da carteira de motorista digital?

infração de trânsito

O aplicativo para a carteira de motorista digital serve para substituir a CNH física. Porém, existem outras informações sobre o seu veículo, como informações sobre multas ou campanhas do Governo. 

A intenção é integrar tudo que o motorista precisa saber para dirigir dentro de um único aplicativo. Documentação em dia, infrações cometidas no trânsito, entre outros dados.

Veja as opções que você encontra ao baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito:

Habilitação

A habilitação é a primeira função do aplicativo. Se você quiser usar a versão digital no lugar da física deve clicar nesse botão e mostrar para as autoridades o seu documento digitalizado. 

Porém, é importante destacar que independentemente da versão, se a sua carteira estiver com alguma pendência, é preciso colocá-la em dia para não sofrer punições.

Carteira de motorista digital vencida pode ocasionar na apreensão do seu veículo, por exemplo. Por isso mantenha sempre todos os documentos atualizados e limpos.

Veículos

A segunda opção do aplicativo aparece como “Veículos”. Essa nada mais é que uma forma de averiguar o status do seu automóvel diante dos órgãos públicos como Detran e Denatran. 

Se a sua moto está com o IPVA atrasado, o app irá avisar sobre a necessidade de fazer o pagamento para continuar a circular nas estradas brasileiras legalmente. Basta clicar em “Veículos” e acompanhar todas as atualizações.

Se você não tiver nenhum automóvel no seu nome, não precisa se preocupar com essa função.

Infrações

 

A carteira de motorista digital também oferece a função de “Infrações”. Nessa aba você pode acompanhar possíveis multas que levou no trânsito, além do status de outras pendências que está com a sua CNH.

Se não houver nenhuma multa, não se preocupe. O aplicativo apenas mostra informações nessa opção quando você sofre alguma infração no trânsito. Em outras ocasiões, a aba fica em branco. 

APROVEITE E LEIA | VALORES DE MULTAS ATUALIZADOS 2021

Educação

Para educar os motoristas brasileiros, o aplicativo para a carteira de motorista digital também oferece a função de “Educação”.

Essa opção disponibiliza campanhas do Governo Federal sobre direção segura. Comerciais de televisão sobre Lei Seca, banners nas redes sociais sobre pilotar enquanto mexe no celular e outras situações são divulgadas frequentemente.

Se você quiser conhecer a iniciativa pública à favor da direção segura, acompanhe as atualizações no botão de “Educação”.

Cuidado: evite tomar multa pela falta da carteira digital

Apesar da carteira de motorista digital ser uma facilidade na vida dos motoristas, é preciso tomar cuidado. 

Dirigir com o celular desligado ou sem bateria pode gerar uma multa de R$ 80 reais e menos três pontos na carteira. É essencial ter um documento que comprove a sua habilitação disponível enquanto está dentro do automóvel.

Por isso, se você estiver com algum problema no smartphone, evite sair somente com essa opção de CNH. Leve junto a carteira de motorista física e evite qualquer infortúnio no meio do caminho.

Ou, se preferir, tenha um carregador sempre disponível no seu veículo para que o celular não fique sem bateria.

Conclusão

aluguel de carros

Cada vez mais o Governo Federal Brasileiro busca digitalizar os documentos da população e integrá-los dentro de apenas um lugar.

A carteira de motorista digital é uma opção muito interessante para quem sempre esquece a CNH física em casa e que também quer reduzir o desmatamento no país. Milhares de papéis são usados para imprimir esse documento, sem pensar na importância da natureza.

Mas, embora exista essa opção, você deve tomar cuidado para não sair com o telefone descarregado. Não ter a carteira digital em mãos enquanto dirige pode gerar uma multa de R$80 reais e a perda de três pontos na CNH.

Se você curtiu o assunto, continue no blog da Foco Aluguel de Carros e leia mais temas como esse!

Posts relacionados: