Turismo ecológico no Brasil: dicas de destino para seu roteiro
Considerado uma vantagem competitiva em relação a outros países, o turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce no Brasil. Parte desse bom desempenho deve-se, em partes, ao crescimento do turismo ecológico.
Também chamado de ecoturismo, essa atividade permite ao viajante explorar a natureza de maneira consciente e sustentável, respeitando e preservando o meio ambiente e incentivando a educação ambiental. Com diversos tipos de paisagens naturais e variedades da fauna e flora, o Brasil é destaque nesse quesito.
Por isso, listamos abaixo alguns destinos presentes em todas as regiões do país para quem tem interesse em se encantar com algumas das nossas belezas naturais.
O que é turismo ecológico?
O turismo ecológico é um grande atrativo que você encontra no Brasil. Esse é um tipo de viagem que você conhece a natureza do lugar e desfruta das paisagens naturais que formam montanhas, matas fechadas, águas cristalinas e muitos outros cenários de tirar o fôlego.
Como a biodiversidade brasileira é bastante rica, aqui você encontra lugares que vão desde à mata amazônica, repleta de espécies de animais e vegetações, até mesmo à caatinga, que representa um cenário mais desértico, sem perder a riqueza natural.
Com mais de 8 milhões de km², você pode fazer um passeio ecológico completo pelo país, passando de regiões com cachoeiras e muita mata fechada e até mesmo praias deslumbrantes, quase inexploradas pelos humanos.
Onde fazer turismo ecológico no Brasil?
Sendo um país de dimensões continentais, é possível criar uma lista recheada, com lugares sensacionais para fazer turismo ecológico. Com a Foco você pode alugar automóveis do seu gosto e viajar pela região sem se preocupar em pegar ônibus ou outros tipos de conduções mais limitadas.
Por isso, separamos 11 lugares que não podem faltar na sua lista de destinos e que você deve visitar pelo menos uma vez na vida! Veja quais são:
1. Amazônia, Amazonas
Com uma verdadeira definição do ecoturismo, a Amazônia abriga o mais rico e preservado ecossistema do planeta.
Com a metade das florestas tropicais, viajar a Manaus, capital do Amazonas, é a chance de ver de perto a espetacular biodiversidade e se integrar totalmente com a natureza ao redor.
É possível encontrar diversos atrativos no Parque Nacional do Jaú e Parque Ecológico do Lago Janauari, observar o encontro das águas do rio Solimões e do rio Negro, fazer um tour para nadar com botos cor-de-rosa, com auxílio de instrutores, dentre outras atividades.
2. Chapada Diamantina, Bahia
Foto: Poço Encantado, Chapada Diamantina/Bahia
Localizada na região central da Bahia, a Chapada Diamantina agrupa uma quantidade surpreendente de atrações naturais.
São mais de 1500 km² – sendo difícil conhecer tudo. Então, a dica é se planejar bastante e ir de carro, para poder aproveitar todas as paradas.
Vale também a visita às cachoeiras, grutas, vales, rios e trilhas para conhecer o local. O destaque vai para o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça e aos poços de águas cristalinas: Encantado e Azul.
3. Pantanal, Mato Grosso
Que tal conhecer planícies alagadas que formam um cenário pouco visto em todo mundo? O Pantanal mato-grossense é conhecido pelo turismo ecológico. Sua biodiversidade é extremamente rica e repleta de animais silvestres, como jacarés e onças-pintadas.
Na região, você encontra o que chamamos de Pantanal do Norte, formado pelas cidades Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço, estado do Mato Grosso. Já o Pantanal do Sul é formado pelas cidades Aquidauana, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.
Independentemente de qual região do Pantanal você vá, o lugar é ideal para desbravar as famosas matas fechadas, planícies alagadas e conhecer o habitat natural de muitos animais silvestres. Além disso, quando o volume da água está baixo, é possível fazer esse ecoturismo até mesmo à noite.
4. Bonito, Mato Grosso do Sul
Foto: Gruta do Lago Azul, Bonito/Mato Grosso do Sul
A cerca de 265km da capital Campo Grande, Bonito faz jus ao nome e segue como um dos lugares imperdíveis para você conhecer no Mato Grosso do Sul.
Internacionalmente reconhecida como uma das regiões mais belas do mundo, o lugar é um verdadeiro paraíso natural. Bonito oferece excelentes opções de passeios para famílias, grupos de amigos e casais; inclusive, por oferecer uma infraestrutura planejada para receber esses visitantes.
Vale muito a pena conhecer as nascentes e explorar cavernas com lagoas internas. A prática de mergulhos e esportes radicais, como o rafting, também é bastante procurada.
5. Aparados da Serra, Rio Grande do Sul
As paisagens de Aparados da Serra são, sem dúvidas, de tirar o fôlego de qualquer visitante.
Devido à sua formação rochosa com dezenas de cânions, a região localizada entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui o maior conjunto de formações do gênero da América do Sul.
Os maiores destaques do Parque são os Cânions Itaimbezinho e Faxinalzinho. Os visitantes têm sempre a oportunidade de observar a fauna local, visitar exposições e realizar grandes caminhadas através de trilhas.
6. Caravelas, Bahia
O Brasil é um país conhecido mundialmente devido às suas belas praias e grande extensão litorânea. Um lugar pouco comum, mas que você deve colocar na sua lista principalmente para fazer turismo ecológico é o arquipélago de Caravelas, localizado no estado da Bahia.
Distribuído em 5 ilhas, a região é conhecida por ser a porta de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Águas cristalinas, vegetação única e animais que não costumamos ver em outros lugares do Brasil, como atobás, são a primeira imagem que o turista tem ao chegar nesse lugar.
Além disso, se você curte praticar mergulho e conhecer a natureza litorânea, Caravelas é o lugar ideal para sua ecoviagem. E o melhor de tudo: o local não é cheio, diferente de muitas outras regiões que já ficam super lotadas de turistas.
7. Brotas, São Paulo
Foto: Ponte para turismo ecológico em Brotas/São Paulo
Quando pensamos em São Paulo, certamente você imagina o cenário de uma megalópole, repleta de prédios e muito trânsito nas ruas e grandes avenidas. Porém, o estado de São Paulo também possui outros destinos, que são bem diferentes dessa visão distorcida que temos de toda a região.
A cidade de Brotas é conhecida pela natureza da mata atlântica e como um lugar ideal para quem gosta de fazer ecoturismo e praticar esportes radicais. Você pode conhecer na região a Areia que Canta, uma lindíssima nascente de águas cristalinas, que fica a 15km do centro da cidade, ou também o Rio Jacaré-Pepira, ótimo para andar de caiaque e fazer rafting.
Se você mora na região sudeste, é possível viajar de carro de forma segura e visitar essa cidade, que fica fora do estereótipo de São Paulo.
8. Parque Nacional do Itatiaia, Rio de Janeiro
Criado em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia, é o primeiro Parque Nacional do Brasil e um dos melhores pontos do país para praticar esportes radicais, como trekking e montanhismo.
O parque é dividido em duas partes. Na parte mais baixa, ficam as cachoeiras, trilhas mais leves e piscinas naturais. Já na mais alta, concentram-se os picos a serem escalados pelos mais aventureiros, como o Pico das Agulhas Negras. O caminho até o Parque é de fácil acesso e está aberto diariamente.
9. Cânion de Xingó, Sergipe
Foto: Cânions de Xingó, Sergipe
Às margens do rio São Francisco, entre paredões alaranjados e águas esverdeadas, está localizado o Cânion do Xingó. Ele fica a cerca de 202km da capital Aracaju e o turista pode ficar na cidade de Canindé de São Francisco, como apoio, durante a visita.
Surgido após represamento das águas do Velho Chico para construção da Hidrelétrica do Xingó, o local possui 60km de extensão e pode alcançar 190 metros de profundidade, em alguns pontos.
Para completar, ele é o 5º maior cânion navegável do mundo e, sendo a estrela da região, é explorado por charmosos passeios de catamarãs com parada para mergulho. Por lá, é possível também conhecer a Grota de Angicos, se aventurar nas trilhas que levam onde Lampião sofreu a emboscada final e, conhecer ainda, os mirantes para o cânion.
10. Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
A Chapada dos Guimarães é outro destino para quem curte fazer turismo ecológico pelo Brasil. Localizada no estado do Mato Grosso, as enormes montanhas com cores avermelhadas e vegetações fechadas ficam dentro do Parque Nacional da cidade.
É possível entrar no parque durante o seu horário de visitação e fazer trilhas, conhecer as cachoeiras que ficam espalhadas pela chapada e até mesmo entrar nas cavernas que só essa região tem.
Se você quer tirar mais de um dia para visitar a região e desfrutar das belezas naturais que ela tem, aproveite para se hospedar nas pousadas aconchegantes que ficam próximas ao parque.
11. Parque Nacional do Caparaó, Espírito Santo e Minas Gerais
Por último, temos o Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Para visitar a região, você pode se hospedar em duas cidades diferentes, que ficam próximas ao parque: Alto Caparaó e Dores do Rio Preto.
Em relação às atrações ecológicas, você pode fazer a trilha pelo Vale Verde, que fica bem pertinho da entrada do parque, com várias cascatas e piscinas naturais, ou também dar um mergulho na Cachoeira Bonita, uma das quedas d’água mais belas da região.
Existem muitas outras opções dentro do parque, que você pode conhecer aos poucos fazendo trilhas e se aventurando no meio da mata fechada. Para se hospedar, existem pousadas e hotéis nas cidades mais próximas.
O Brasil é um país extremamente rico em biodiversidade. Além de conhecer as megalópoles e regiões litorâneas famosas, o turismo ecológico também deve ser uma opção para os brasileiros e estrangeiros.
Poucos países no mundo possuem uma variedade natural tão grande, então precisamos aproveitar essa preciosidade que temos pertinho da nossa casa e desfrutar de lugares tão exuberantes como estes.
A Foco ajuda você nessa missão e oferece aluguéis de carro com excelente custo/benefício, além de opções de veículos variados. Para saber mais sobre a nossa frota, clique aqui e veja!