BLOG

18 de Outubro de 2017 por Victor Amaral

Viagens longas de carro: dicas para ir e voltar em segurança

Viagens longas de carro: dicas para ir e voltar em segurança

Fazer viagens longas de carro pode parecer um desafio, mas com planejamento é possível fazer a ida e a volta com conforto e segurança. Afinal, conhecer lugares novos, novas culturas e curtir as paisagens na estrada são gratificantes. Porém, é preciso se organizar previamente para que tudo saia como o planejado. 

Portanto, se você vai pegar a estrada, mas ainda não se organizou para fazer uma das longas viagens de carro, então acompanhe este artigo! Separamos dicas essenciais para você viajar tranquilo de carro. Aproveite a leitura!

foco aluguel de carros

1. Programe-se

Antes mesmo de pegar o carro e começar a planejar os roteiros, é preciso organizar os itens principais não só para uma viagem longa de carro, mas para qualquer tipo de passeio. Então, atente-se quanto a:

  • Documentos do carro;
  • Cartão de crédito;
  • Quantia em dinheiro para pagar pedágio e lidar com imprevistos;
  • Galão vazio (para caso de algum problema com combustível). 

2. Evite ir sozinho

Fazer viagens longas de carro sem uma companhia pode gerar problemas. Além do tédio, que costuma ser um dos riscos nessa situação, a segurança também fica comprometida. Afinal, quando se dirige sozinho por horas, o cansaço e o sono são inevitáveis. 

Outra questão a ser considerada é o risco de assaltos nas estradas, onde motoristas solitários estão mais vulneráveis. Por isso, ao planejar viagens de longa distância, tente evitar que você esteja sozinho. Além de ser mais seguro, a viagem se torna mais proveitosa e divertida. 

Porém, se isso não for possível, tome medidas preventivas, como manter familiares e amigos informados sobre o seu trajeto, mande a localização em tempo real e pare se estiver cansado ou com sono. Outra dica é ligar o rádio para evitar o silêncio e o sono. 

3. Planeje paradas para descanso, alimentação e alongamentos

viagens longas de carro

As viagens longas de carro sem dúvidas são cansativas e requerem pausas para repor as energias. Por isso, no planejamento, considere os tempos de paradas para descansos, refeições e também os alongamentos. Aliás, alongar o corpo é muito importante para evitar lesões, que podem ser um transtorno em sua viagem.

As mãos, pescoço, coluna e ombros são as áreas que mais sofrem com o esforço intenso feito durante o longo período de viagem. Portanto, você como motorista terá menos chances de sentir dores incômodas, resultando em um melhor desempenho ao volante.

4. Curta o roteiro e não se preocupe em fazer a viagem em poucas horas

Muitas vezes, na expectativa de chegar logo ao destino, os motoristas acabam não aproveitando o momento das viagens longas de carro, o que pode ser bem estressante. 

Mas, em vez de se preocupar apenas em viajar por algumas horas, que tal aproveitar para curtir o roteiro? Sim, porque as paradas no trajeto são essenciais. Então, aproveite para conhecer um pouco a região, curta a vista ou ouça uma música relaxante.

Use o tempo com a família ou amigos e faça um lanche delicioso com uma boa e animada conversa. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição e da segurança! 

5. Fique de olho no tanque

Deixar o tanque cheio é o ideal para viagens longas de carro. Principalmente se você não conhece a estrada e não sabe os pontos onde há postos de gasolina. Então, sempre que o tanque chegar na metade, já planeje a parada para abastecer. 

Além de todo o transtorno que isso gera, você também pode ser multado e pegar pontos na carteira. 

6. Leve distrações se houver crianças

viagens longas de carro

Viajar de carro com crianças pode ser desafiador, principalmente devido ao cansaço e tédio que elas podem ter. Para evitar isso, leve brinquedos e itens com que elas gostam e possam se distrair na viagem, como vídeos, revistinhas e games. 

Isso ajuda o motorista a se concentrar, evitando riscos de acidentes na estrada. Assim, a criança não vai querer chamar atenção a todo momento. Além disso, esses truques evitam que a viagem seja estressante para os filhos e, consequentemente, para os pais. 

7. Descanse na véspera e confira a previsão do tempo 

É de suma importância estar com o corpo descansado antes de fazer viagens longas de carro. Além disso, verifique as condições do tempo e evite viajar durante a noite. Outro fator de segurança é sempre checar a bateria do celular e levar o carregador. 

Porém, não conte somente com a tecnologia, pois ela pode falhar. Leve um mapa do destino ou um guia impresso — aquelas rotas disponíveis no Google Maps, por exemplo. 

8. Atente ao carro e ao trajeto

Conhecer o carro é importante para pegar a estrada. Sempre que for fazer viagens longas, atente à revisão completa do veículo e verifique se tudo está em dia. 

No caso de um carro locado, essa preocupação pode ficar de lado, uma vez que as manutenções que as locadoras fazem costumam ser constantes. Além disso, é preciso ficar de olho em questões relacionadas à segurança no volante. 

Alguns exemplos são: nunca freie bruscamente, dirija com as mãos firmes e evite pistas molhadas. Trechos com neblina também são muito perigosos, então, reduza a velocidade e mantenha o farol baixo, de forma que consiga conduzir o carro cuidadosamente. Por fim, os trechos de descida precisam que os freios estejam em dia. 

Vantagens de alugar um carro para viagens longas

Viu como o planejamento é a parte mais importante das viagens longas de carro? Porém, a parte da revisão pode sair um pouco mais cara. Por isso, é vantajoso alugar um carro para viajar se torna mais prática e econômica. 

Na  Foco Aluguel de Carros você conta com:

  • Economia: você não precisa gastar com manutenção e desgaste de um carro próprio, e se preocupa apenas com o dinheiro do combustível;
  • Segurança: as locadoras mantêm os carros em dia e tem assistência 24h na Foco;
  • Praticidade: tudo se torna mais prático para devolução;
  • Personalização: você pode alugar o carro de acordo com as necessidades da viagem e dos passageiros.

Viu como é muito melhor alugar um carro e poder curtir a sua viagem sem grandes preocupações? E o melhor de tudo é que na Foco opções não faltam opções para você ter o melhor veículo para esta ocasião. Afinal, temos uma grande frota para escolher o seu veículo de acordo com as suas necessidades e condições. 

foco aluguel de carros

Então, faça o seu aluguel sem burocracia, e de forma mais facilitada conferindo as condições e ofertas no nosso site.