BLOG

21 de Janeiro por Victor Amaral

Como faço para ser Uber? Passo a passo completo

Como faço para ser Uber? Passo a passo completo

Buscando aproveitar a popularização do serviço de transporte privado urbano, cada dia mais pessoas se perguntam: como faço para ser Uber?

Mesmo que o número de motoristas do serviço tenha aumentado nos últimos anos, a procura ainda costuma ser grande. Com o aumento de público em todo o país, essa pode ser uma alternativa para quem busca comodidade e liberdade para trabalhar e fazer seu próprio horário. 

Afinal, trabalhar como Uber pode representar independência financeira e maior autonomia diante de um planejamento financeiro. Considerando isso, a Foco Aluguel de Carros criou um passo a passo que irá facilitar a você ingressar na Uber. 

Então, se você está com a pergunta “como faço para ser Uber” na cabeça, fique conosco até o fim deste conteúdo. 

uber-motorista-de-aplicativo-aluguel-de-carros

Requisitos para ser Uber

A Uber, startup pioneira no serviço de transporte privado, requer que o motorista interessado no serviço acesse sua plataforma e siga com o envio da documentação necessária.

Sendo assim, vamos listar abaixo cada um dos requisitos que você precisa seguir e finalmente descobrir a resposta para a pergunta de “como faço para ser Uber”.

Idade

A idade mínima exigida costuma ser uma das grandes dúvidas de quem planeja começar como motorista de Uber.

Por isso, a empresa determina que apenas motoristas devidamente licenciados a partir de 21 anos podem solicitar aprovação de cadastro na plataforma.

Habilitação

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve atender a categoria B. Além disso, precisa constar na carteira do motorista a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada).

Se essa observação ainda falta para você, é possível acionar o Detran do seu estado para solicitar a alteração. Contudo, esse processo requer a realização de um novo teste psicotécnico e posterior emissão de uma nova CNH. 

Para isso, é necessário consultar o Detran da sua região para saber mais detalhes sobre possíveis tarifas.

Seguro APP

É muito importante que seu veículo tenha o Seguro na modalidade APP (Acidentes Pessoais de Passageiros). Esse documento, além de exigido, assegura os usuários de indenização, caso aconteça algum acidente durante a utilização do serviço.

Exigência para os carros

como faço para ser uber

A Uber se apresenta em 03 categorias: 

  • UberX;
  • Uber Select;
  • Uber Black. 

Cada uma das categorias possui exigências específicas, as quais você confere a partir de agora:

UberX

Essa é a categoria mais utilizada pelos motoristas em todo o Brasil, principalmente por ser uma das mais econômicas. 

Suas exigências são de que o veículo respeite o limite máximo de 10 anos de fabricação, ofereça pelo menos 4 portas, ar-condicionado e consiga transportar até 5 ocupantes. Entretanto, o serviço não permite carros com adesivos, picapes, caminhonetes e minivans de passageiros.

Uber Select

Já na categoria Uber Select as exigências não mudam muito, pois a empresa exige automóveis com ano de fabricação 2012 ou superior, ar-condicionado e 04 portas.

Uber Black

Sendo a categoria de maior custo da Uber, as exigências aumentam. Desse modo, o carro deve ter 04 portas, ar-condicionado, GPS, comportar 5 ocupantes ou mais, ter bancos de couro e ser da cor preta, é exigido que seja um Sedã ou SUV. 

No próprio site da Uber é possível encontrar uma lista de carros elegíveis.

Como faço para ser Uber? Passo a passo

Para ser Uber existem algumas exigências que todo novo motorista parceiro deve atender como, por exemplo, ter uma CNH com observação para quem exerce atividade remunerada.

Além disso, é preciso apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Então, mostraremos o processo que envolve o cadastramento na plataforma da Uber, a forma certa de enviar seus documentos.

Em seguida, é necessário apresentar ao final uma dica que pode realmente facilitar o início do seu trabalho como motorista parceiro.

Faça o seu cadastro no aplicativo ou site

Para dar início ao seu cadastro é necessário visitar a página oficial da Uber Brasil ou utilizar o aplicativo do parceiro. Em seguida, no canto superior direito você encontra a opção “Cadastre-se”, basta clicar. Então, escolha a opção “Me inscrever para trabalhar como motorista”.

Logo após, preencha um formulário e parta para a etapa em que surgirá uma lista de documentos que precisa remeter para ser aprovado.

Envie foto da sua CNH

É importante ter bastante atenção na hora de tirar a foto da CNH. No site, eles indicam utilizar o enquadramento centralizado da plataforma, mostrando assim, todas as informações de forma nítida, tanto da frente quanto do verso.

Portanto, faça o envio da foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas lembrando de conter a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada).

Aguarde a verificação de segurança

como faço para ser uber

Como é de se esperar, a Uber realiza uma verificação de toda a documentação, a fim de assegurar que você é realmente elegível para se tornar um motorista parceiro.

Nessa etapa, a empresa também realiza uma pesquisa avançada de antecedentes criminais, tudo a partir dos documentos previamente enviados, isso é de praxe da empresa.

Sendo assim, é uma etapa que exige paciência do motorista e, uma vez aprovado seu perfil, a Uber entrará em contato confirmando a aceitação do cadastro. Entretanto, ainda é fundamental atender todos os requisitos citados no início deste conteúdo.

Envie foto do seu CRLV

Por fim, mas não menos importante, envie uma foto do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Esse documento é relevante, pois a Uber irá utilizar sempre que você realizar uma viagem, ou seja, é indispensável.

Se precisar de ajuda com o seu certificado, basta visitar o Portal de Serviços do Denatran. Aqui você consegue baixar e imprimir uma cópia digital do seu CRLV. Vale ressaltar que, após ter cumprido cada requisito e passado pelo passo a passo de inscrição no site da Uber, você deve acessar o site Partners Uber para finalizar o cadastro.

Precisa de um carro?

Nem toda pessoa que se pergunta “como faço para ser Uber” tem, de fato, um automóvel. Todavia, não é preciso desanimar do plano de ganhar dinheiro com Uber, uma vez que é possível trabalhar de Uber com um carro alugado.

Essa é uma prática muito comum e, em alguns casos, pode ser uma alternativa mais econômica para o motorista. Além disso, a pergunta “como faço para ser Uber” é feita por muitas pessoas que desejam complementar a renda familiar e buscam uma ocupação para os tempos livres.

Entretanto, muitas delas não possuem carros. E por isso, o aluguel de um veículo pode ser a alternativa ideal para esse tipo de situação.

Por exemplo, na Foco Aluguel de Carros temos ótimas opções de carros para você alugar e ter um bom lucro com as corridas. Isso porque ao alugar você reduz seus custos, pois as únicas preocupações são abastecer o veículo e quitar o aluguel mensal.

Afinal, disponibilizamos os seguintes planos: Foco Mensal Flex e Motoristas de Aplicativos, onde você encontra facilidades e vantagens. Por isso, acesse agora mesmo para falar com a nossa equipe especializada, temos o que você procura.

uber-motorista-de-aplicativo-aluguel-de-carros

Está pensando em ser Uber? Confira o nosso plano para Motoristas de App e veja, na ponta do lápis, porque pode ser mais rentável para você. 

Posts relacionados: