BLOG

30 de Junho por Victor Amaral

Veja como devolver carro alugado sem surpresas e multas

Veja como devolver carro alugado sem surpresas e multas

Alugar um veículo é uma das melhores e mais econômicas formas para viajar e se deslocar no dia a dia, sem precisar depender de outros transportes ou arcar com as despesas de um automóvel próprio. Entretanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes, sendo que um deles é como devolver carro alugado. 

Se você nunca alugou um automóvel, deve ter diversas dúvidas dos procedimentos necessários, desde as exigências para locar até a devolução do veículo. Por isso, neste post vamos esclarecer tudo que você precisa saber para devolver carro alugado sem surpresas e multas.

Leve os documentos necessários 

Primeiramente, para devolver carro alugado sem surpresas, é preciso ficar atento aos documentos necessários.

Os documentos necessários para devolver carro alugado são:

  • Documento de identificação do motorista;
  • Em alguns casos, o voucher (documento que contém as informações da reserva e instruções para a devolução de carro alugado).

Atente ao tanque

Se atentar ao tanque de combustível também é necessário na hora de devolver carro alugado. Muitas locadoras verificam e possuem ficha de vistoria para documentar a quantidade de combustível do veículo entregue ao cliente.

As regras de uma locadora para outra podem variar, o comum é ter que fazer a devolução com a mesma quantidade de combustível que o veículo foi entregue. Se você retirou o carro com o tanque cheio, a entrega também deve ser feita com o mesmo nível de combustível da retirada. 

Na Foco, a política é nível por nível, ou seja, você devolve no mesmo nível de combustível que alugou. Se optar pela compra do combustível, não precisa entregar da maneira como retirou, somente pagar o valor adicional.

Dessa forma, antes de locar e devolver carro alugado, verifique as regras e deixe o nível de combustível conforme o estipulado pela locadora. 

LEIA MAIS | Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o aluguel, retirada e devolução dos carros na Foco 

Informe se tomou multa com carro alugado 

multa com carro alugado

Multas podem ocorrer ao utilizar o veículo alugado ou próprio, porém se você alugou um carro é preciso se atentar a esse ponto antes da devolução. 

Para não perder nenhuma informação sobre possíveis multas durante o período que estiver com o veículo, é necessário ficar atento ao seu e-mail cadastrado, verificando a caixa de entrada e também a de spam para não perder notificações de multas que serão enviadas pelo email. 

Conforme o contrato de locação, as locadoras não arcam com as infrações de trânsito cometidas pelo cliente. Caso sejam emitidas multas, o motorista deve arcar com o pagamento, além de taxas administrativas que podem ser cobradas pela locadora.

Algumas das taxas que a locadora pode cobrar no caso de infrações de trânsito:

  • Taxa para transferência de pontos e indicação do condutor infrator
  • Despesas com Correios
  • Despesas com autenticação de documentos necessários para que o processo seja realizado

A taxa administrativa costuma ser fixa, independentemente do tipo e valor da infração cometida pelo motorista. Contudo, é sempre importante verificar as regras quanto a multas e suas despesas com a locadora de veículos que você for utilizar. 

Com isso, o condutor/cliente é responsável por pagar a multa + taxa por infração cobrada pela locadora. No caso da Foco é de R$49,90A locadora recebe as notificações do órgão emissor das infrações. Mesmo após a devolução de carro alugado, o motorista deve arcar com as infrações cometidas durante o período que alugou o veículo. 

A transferência de pontos e indicação do condutor infrator é obrigatória, conforme no art.257 do CTB e Resolução 619/16 do CONTRAN. Caso a indicação não seja realizada, o órgão pode emitir nova multa com valor que pode chegar até 10 vezes a mais da infração cometida. 

Conheça a taxa de lavagem e inspeção 

taxa de lavagem e inspeção carro alugado

A taxa de lavagem e inspeção também é necessária ao devolver carro alugado. A locadora entrega o veículo limpo e o cliente precisa fazer a devolução da mesma forma. 

Caso o veículo seja entregue fora das condições de limpeza estipuladas pela locadora e em contrato, a empresa pode cobrar taxa de lavagem e inspeção do carro. Os valores variam de acordo com o período de locação, locadora e tipo de sujeira a ser limpa. 

Entenda sobre os atrasos na devolução

Atraso para devolver o carro alugado pode ocorrer, porém é preciso ficar atento às regras.  Uma diária de locação corresponde a 24 horas, contada a partir da retirada. Com isso, se atrasar 6 horas ou mais para fazer a devolução de carro alugado é cobrada uma nova diária.

Para evitar surpresas, ultrapassar o prazo de entrega e ter que pagar mais por isso, fique atento a data de retirada e entrega que consta no documento de locação do veículo. Imprevistos são comuns durante uma viagem, assim é recomendado reservar uma quantia em dinheiro para cobrir gastos extras, como as diárias excedentes para atrasos ao devolver carro alugado.

Verifique o carro antes de devolver

Para devolver carro alugado conforme a locadora solicita, é preciso verificar alguns pontos importantes. Ou seja, o próprio cliente deve fazer um check-up antes de devolver, avaliando se todos os itens estão corretos para evitar cobranças adicionais. 

Alguns dos itens que precisam ser verificados antes de devolver carro alugado:

  • GPS
  • Bebê conforto
  • Adicionais diversos

É recomendado também analisar todo o carro e verificar se não há nenhuma avaria ou dano que foi causado durante a locação. Caso verifique alguma irregularidade, a locadora do veículo precisa ser informada.

As locadoras, como a Foco Aluguel de Carros, oferecem diversas proteções dos veículos com coberturas diversas. Você pode contratar as que achar necessárias para sua segurança e tranquilidade durante a locação. 

Para não ter nenhuma surpresa, fique sempre atento às informações de coberturas do seguro ou proteção contratada. Elas estarão contidas no contrato de locação. Em caso de dúvidas sobre sinistros e até reembolsos para cobertura de consertos e avarias, é preciso entrar em contato e verificar diretamente com a locadora do veículo. 

Ter um automóvel moderno, seguro, confortável e com preço acessível são algumas das vantagens de alugar um veículo. Por isso, para usufruir destes benefícios, atente-se às regras estipuladas pela locadora para locar e devolver carro alugado sem surpresas e multas. 

Gostou de saber os procedimentos necessários para devolver carro alugado? Então, confira também nosso post Aluguel de carro barato: dicas para não pagar mais caro!

Posts relacionados: