Cilindro motor: saiba o que é e como funciona essa peça

O cilindro do motor é um componente fundamental para que seu veículo funcione normalmente. Entender como ele funciona é necessário, para que você possa notar qualquer problema que seu automóvel possa apresentar.
Pensando nisso, a Foco preparou este conteúdo, com tudo o que você precisa saber sobre o cilindro do motor. Assim, você vai entender como ela atua e fatores que prejudicam o seu bom funcionamento.
Além disso, vamos falar sobre a importância da manutenção e da inspeção do cilindro para evitar imprevistos, e como o aluguel de carros pode ajudar, caso o veículo precise passar algum tempo na oficina.
Continue acompanhando e boa leitura!
Afinal, o que é o cilindro de motor?
Saber o que é o cilindro do motor é muito importante para compreender o funcionamento do veículo, bem como para entender o que significa cilindradas do motor.
Esse cilindro é a parte em que o pistão se movimenta para baixo e para cima, de modo a gerar a queima de gases. Assim, como o nome sugere, ele tem um formato cilíndrico, mas não chega a ser um cilindro.
Vale comentar que o cilindro do motor tem relação direta com a potência do veículo, pois ela depende da quantia de mistura que acontece no interior do cilindro.
Com isso, conforme aumenta o tamanho do cilindro, maior será a potência do motor. No entanto, é importante saber que existe uma exceção a essa regra.
Isso porque, existem motores equipados com supercompressor ou turbocompressor, ou seja, os que conhecemos como motor turbo. Neste caso, eles têm uma mistura maior de ar e combustível. Essa mistura consiste na união de ar, combustível e faísca.
Dessa forma, ela possibilita o movimento dos pistões para cima e para baixo. Assim, a biela que está ligada a eles faz com que o virabrequim se mova, recebendo a força dos pistões.
É interessante destacar, ainda, que o cilindro apresenta válvulas de admissão e escape em seu topo, que são muito importantes para admitir a mistura no interior do cilindro e eliminar os gases não utilizados, respectivamente.
Agora que você já sabe melhor o que é cilindro do motor, é importante entender como ele funciona. Para isso, leia o próximo tópico.
Como o cilindro de motor funciona?

Para entender o funcionamento do motor, é importante saber como funciona o cilindro. Por isso, preste atenção às informações que vamos apresentar a partir de agora. Tudo acontece dentro do cilindro do motor, conforme você já pôde ter uma ideia no tópico anterior.
Por isso, essa é uma peça que podemos considerar o coração do motor, já que é nela que acontece a explosão do ar e do combustível para dar força às outras peças. A partir daí, o automóvel consegue se movimentar.
O pistão, que está dentro do cilindro, é responsável por comprimir a mistura de combustível e ar na hora em que a vela de ignição gera uma faísca, que consegue dar força para empurrar as demais peças.
Vale ressaltar que, por sofrer um alto nível de pressão e temperatura, o cilindro do motor é feito de material metálico resistente, para garantir que funcione de forma adequada.
Além disso, também com a intenção de possibilitar um bom funcionamento do motor, quando ele é acionado, ocorre o paralelismo da parede da camisa, o que veda o cilindro completamente.
Assim, você sabe de que forma o funcionamento do cilindro contribui para que o carro se movimente tranquilamente.
Então, chegou o momento de tirar uma dúvida bastante comum entre muitos motoristas. Estamos nos referindo à diferença entre potência e cilindrada do motor.
Para entender essa distinção de uma vez por todas, leia o tópico a seguir.
Diferença entre cilindrada do motor e potência
A questão de cilindrada do motor vs potência costuma ser um ponto de discussão entre muitos condutores, principalmente os iniciantes.
Por esse motivo, é interessante tocar neste assunto, para esclarecer o que cada um significa.
Caso você não saiba qual a diferença entre eles, não se preocupe, pois até mesmo alguns motoristas experientes ficam em dúvida em relação a isso.
Seja como for, antes de apresentar a diferença entre elas, vale destacar que ambas influenciam no desempenho do veículo.
Além disso, algo que você precisa saber é que um veículo com mais cilindradas nem sempre será o mais potente.
Da mesma forma, um automóvel com alta potência não necessariamente vai apresentar o melhor desempenho.
A importância de entender o que significa cilindrada e potência está justamente no fato de que isso ajuda a dirigir de modo mais seguro, de acordo com o tipo de via em que se passa.
Portanto, a cilindrada (cc) diz respeito à capacidade cúbica de ar e combustível que o interior do cilindro suporta.
Por sua vez, a potência diz respeito a quantidade de cavalos vapor (cv) e influencia na velocidade que o veículo consegue atingir.
Assim, ao escolher um veículo, não se apegue somente à cilindrada ou à potência, pois ambas são importantes para a condução.
No tópico a seguir, vamos falar sobre alguns fatores que prejudicam o desempenho do cilindro do motor. Para conferir, siga a leitura.
Fatores que afetam o desempenho do cilindro de motor
Como qualquer outra peça do veículo, existe a possibilidade de ocorrer alguma falha no funcionamento do cilindro.
Isso porque existem alguns motivos para essas falhas acontecerem, desde erros nas especificações até falhas dos operadores.
Porém, atualmente, a boa notícia é que existem várias ferramentas de engenharia que são capazes de colaborar para a redução das falhas.
Conhecer esses problemas é importante, pois qualquer erro pode influenciar no funcionamento do cilindro do motor, prejudicando o desempenho do automóvel. A partir de agora, confira alguns fatores que podem prejudicar o bom funcionamento do cilindro.
Para começar, um dos fatores é o defeito nas bobinas. Além disso, também é possível ocorrer alguma falha por causa de defeitos no sistema de ignição.
Além disso, pode acontecer de o cilindro falhar ao fazer a mistura de ar e combustível, e isso, certamente, influencia no desempenho do carro.
Vale destacar, ainda, problemas devido a vazamentos e defeitos na bomba de combustível. Também pode ocorrer falhas decorrentes de sujeira ou problemas nos injetores de combustível.
Mas não para por aí. Existe a chance de que o regulador de pressão sofra algum problema e, também, de o filtro de combustível ficar entupido.
Também podemos mencionar problemas com módulos e sensores como outros fatores que prejudicam o funcionamento do cilindro do motor.
Causas do desgaste das vedações do cilindro
Um dos principais fatores de problemas no funcionamento do cilindro do motor é o desgaste das vedações. Por isso, vale a pena conferir o que pode causar essa falha.
Primeiramente, podemos mencionar a instalação de forma equivocada. Afinal, é necessário tomar diversos cuidados na hora da instalação, como a limpeza, a lubrificação e a proteção das vedações, para que não sofram cortes ou deformações.
Além disso, pode acontecer o ataque químico do material das vedações, o que, geralmente, ocorre devido à seleção do material errado ou por alterações do fluido hidráulico.
Também podemos citar a contaminação do sistema hidráulico, o que costuma ser decorrente de fatores externos. Por exemplo, terra, poeira e limalha.
Mas também é possível que fatores internos causem esse problema, como as partículas sólidas.
É possível mencionar, ainda, a degradação do material das vedações por causa do excesso de calor.
Neste caso, é comum notar essa falha a partir do endurecimento das vedações ou até mesmo visualmente, por meio de um brilho que surge em decorrência disso.
Vale comentar que o calor pode se originar na temperatura do fluido, por atrito dinâmico ou abrasão, ou então em fontes externas ao redor.
Agora que você sabe quais são as causas mais prováveis desses problemas, que tal saber mais sobre a manutenção e a reparação do cilindro? Portanto, continue a leitura.
Manutenção e reparação do cilindro de motor
Quando ocorre algum problema nos cilindros, é necessário submeter o veículo à manutenção ou reparação. Isso é importante não somente para veículos particulares, mas também para a frota de carros de uma empresa, por exemplo.
Dessa forma, ao fazer a manutenção de cilindros, é importante que o profissional observe se a camisa e a haste estão em boas condições.
Afinal, caso não apresentem desgastes, existe a possibilidade de fazer os reparos trocando somente as vedações.
Além disso, é necessário observar a circularidade da camisa, visto que qualquer defeito pode causar a passagem de fluido pela vedação.
Por isso, se necessário, o profissional deve fazer o brunimento da camisa e remover o material de dentro dela.
Também é importante prestar atenção na espessura mínima da parede que será mantida, de modo a garantir maior resistência do cilindro às pressões do serviço que será executado.
Assim, esses são apenas alguns cuidados que se deve tomar quando realizar a manutenção do cilindro do motor.
Como inspecionar o cilindro de motor
Uma forma que vem sendo utilizada para fazer a inspeção do cilindro é a boroscopia, que consegue oferecer aos técnicos um panorama instantâneo sobre as condições da peça.
Vale comentar que este é um exemplo de inspeção do cilindro, que serve para motores de combustão interna alimentados a Gás Natural Comprimido (GNC).
Com isso, a boroscopia pode ajudar a inspecionar a câmara de combustão, e os componentes mecânicos que ela analisa são:
- êmbolos;
- válvulas de admissão e escapamento;
- camisas de cilindro;
- sede de válvulas.
Dessa forma, essa forma de inspeção ocorre a partir do movimento do tubo de inserção do equipamento pelo bujão da vela de ignição.
Assim, ele vai em direção ao Ponto Morto Inferior do êmbolo, para que seja possível enxergar a região de baixo das camisas de cilindro.
Neste ponto, é possível visualizar o estado do brunimento. Depois disso, o tubo pode se mover em direção ao Ponto Morto Superior do êmbolo, para verificar os efeitos da combustão na parte superior das camisas.
Soluções comuns para problemas com o cilindro de motor
Entre os componentes do cilindro, as vedações, a camisa e a haste são as partes que precisam de mais atenção.
A camisa, por exemplo, pode apresentar deformações que impactam na vedação e no desempenho do cilindro. Por isso, se houver algum problema, é necessário fazer o brunimento.
No caso das hastes, é importante detectar desgastes, riscos ou defeitos no alinhamento. Neste caso, a solução é remover o cromo e inserir uma nova camada.
Por sua vez, a vedação requer cuidados a possíveis desgastes, contaminação ou vazamento ou problemas de lubrificação.
Vale ressaltar que, para qualquer um desses problemas, é recomendável procurar um profissional capacitado para fazer os reparos.
Quando substituir o cilindro de motor
Quando a haste do cilindro do motor estiver dobrada, ou caso a camisa esteja rachada, é possível que apenas algum reparo não seja suficiente.
Nestes casos, pode ser que sua única escolha seja trocar o cilindro. Se isso acontecer, é importante procurar uma empresa especializada em manutenção ou troca de cilindros.
Afinal, antes de realizar a modificação, é necessário fazer uma análise para descobrir a força e a capacidade limite para instalar novos equipamentos.
Agora que você já sabe o que é cilindro de motor, conheça a Foco
Como você pode perceber, o cilindro do motor é um componente muito importante para que o veículo funcione de maneira correta.
Por isso, é fundamental saber o que fazer se ele apresentar problemas. Além disso, é necessário garantir que o veículo passe por todas as manutenções preventivas.
Isso porque, essa é a melhor maneira de evitar falhas mais graves no cilindro.
De qualquer modo, quando seu carro estiver em manutenção, saiba que pode contar com a Foco para alugar um veículo durante esse período.
Dessa forma, você não fica impossibilitado de se locomover para cumprir as tarefas do dia a dia e até mesmo para viajar.
Por isso, faça sua reserva de carros na Foco sempre que precisar levar seu automóvel para as manutenções.
Esperamos que este artigo tenha sido útil. Se quiser conferir nossos demais conteúdos, continue no Blog da Foco.