Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Baixe o aplicativo da Foco e tenha mais praticidade.

Baixar agora
Aviso

A Foco utiliza cookies para análises de desempenho e melhorias na sua experiência. Ao navegar no nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tudo bem!
FOCO | Aluguel de Carros
Ofertas
  • Melhores Preços
  • Proteções
Aluguel Mensal
  • Mensal Flex
  • Motorista APP
Lojas Frota Para empresas Blog
A Foco
  • Sobre
  • Carreiras
  • Política de Privacidade
Ajuda
  • Dúvidas frequentes
  • Sinistros e Manutenções
Login home ENTRAR CRIAR CONTA

⚠ Escolha primeiro o local de retirada

⚠ Horário indisponível na loja desejada. Favor selecionar outro horário.

  • Página Inicial
  • Blog
  • Tipos de óleo de motor: saiba qual é o melhor para o seu carro

BLOG

16 de Fevereiro de 2023 por Vitor Alves

Tipos de óleo de motor: saiba qual é o melhor para o seu carro

 Tipos de óleo de motor: saiba qual é o melhor para o seu carro

Para evitar problemas com o motor do carro, é importante conhecer os tipos de óleo. Dessa forma, é possível saber qual deles é adequado para o seu veículo.

Pensando nisso, a Foco preparou este artigo, para explicar melhor qual a função do óleo automotivo. Além disso, você vai ver quais são os tipos e, ainda, aprenderá sobre a viscosidade dos lubrificantes.

Também vamos apresentar dicas de cuidado com o óleo do motor, como a troca do produto durante as manutenções preventivas. Inclusive, durante este período, o aluguel de carros é uma boa opção para não ficar sem condução.

Boa leitura!

Qual a função do óleo para o motor de um automóvel?

O óleo é um componente de extrema importância para os veículos. Por isso, é fundamental conhecer os tipos de óleo que existem e qual é a função deles no motor de um automóvel.

Em linhas gerais, o óleo tem 3 funções essenciais para que os veículos funcionem de modo adequado. Vamos comentar cada uma a partir de agora.

Uma delas é a função lubrificante, muito importante para evitar que as peças do motor entrem em atrito, o que poderia gerar desgaste.

Afinal, caso as peças sofram desgaste, isso pode fazer com que a vida útil do motor reduza de forma considerável. Com toda certeza, nenhum motorista deseja passar por isso.

Além disso, outra função do óleo automotivo é auxiliar para a realização de uma limpeza interna. Isso porque, o processo de combustão gera o acúmulo de impurezas. Dessa forma, as partículas do óleo contribuem para retirá-las.

Por esse motivo, quando fazemos a troca de óleo, normalmente, o fluido é uma das partes mais caras do serviço.

Por último, mas não menos importante, o óleo tem a função de trabalhar em conjunto com outros componentes para manter a temperatura do carro sob controle.

Assim, ele permanece entre as peças do motor não apenas para impedir o contato entre elas, mas também para servir como isolante térmico.

Desse modo, podemos afirmar que, sem o óleo, os componentes do motor podem gerar bastante calor ao entrarem em contato, podendo fundir o motor e acarretar em um grande problema.

Agora que você já entende o papel do óleo para o funcionamento dos veículos, que tal conhecer os tipos de óleo? Para isso, leia o tópico a seguir.

Conheça os tipos de óleos de motor

No tópico anterior, você pôde conferir as funções que o óleo automotivo executa para que os veículos funcionem corretamente. Agora, é necessário que você entenda que existem alguns tipos de óleo, tendo em vista que cada um deles apresenta uma utilidade específica.

Dessa forma, vale reforçar que nem todo tipo de óleo vai servir para todas as funções. Afinal, essas variedades têm relação com o uso que se faz do automóvel.

Além disso, também é preciso considerar a idade do carro e, ainda, determinadas necessidades específicas do motor.

Como você já sabe, o óleo automotivo tem como grande finalidade evitar o atrito entre as peças do motor para não criar resistência e evitar o superaquecimento.

Portanto, é possível dizer que existem 3 tipos de lubrificantes, de acordo com a origem do material e às características do óleo como, por exemplo, a temperatura e a viscosidade.

Mais adiante, você vai poder ler mais sobre a viscosidade do óleo. No entanto, antes disso, vale comentar que, normalmente, é difícil perceber a diferença entre os óleos a não ser pela sua embalagem.

Isso porque, a cor de todos eles costuma ser a mesma antes do uso. Por isso, conheça 3 tipos de óleo automotivo de acordo com a origem de cada um.

tipos de óleo

Óleo mineral

O óleo mineral é um lubrificante que se origina da fase inicial de refino do petróleo. Por isso, ele tem partículas não homogeneizadas, o que gera a necessidade de passar por mais um processo depois de ser extraído.

Por exemplo, é necessário que ele se submeta à inclusão de determinados aditivos, de modo que ele se torne próprio para o uso em automóveis.

Além disso, é interessante saber que o custo de produção do óleo mineral é mais baixo. No entanto, ele dura menos do que os demais tipos de óleo de motor.

Sendo assim, suas características fazem com que ele seja uma boa escolha para os veículos antigos, que, normalmente, exigem trocas de lubrificante mais constantemente.

Também podemos comentar outra característica dele, que é o fato de não ter a mesma habilidade para fazer a limpeza da borra.

Porém, isso não chega a ser um problema, desde que ele seja utilizado com a adequada viscosidade.

Óleo sintético

O óleo sintético passa por um processo de fabricação que utiliza componentes químicos um pouco mais sofisticados.

Com isso, esse tipo de óleo de motor causa uma menor oxidação das peças. Esse é, sem dúvidas, um dos grandes benefícios que ele oferece.

Além disso, ele traz outra vantagem, que é uma vida útil mais longa, o que compensa, visto que ele é um produto que custa um pouco mais do que outros disponíveis no mercado.

Afinal, com a vida útil prolongada, o proprietário não tem a necessidade de realizar a troca de óleo com períodos de tempo mais curtos.

Geralmente, o óleo sintético é ideal para os automóveis que costumam percorrer distâncias maiores com frequência.

Por exemplo, ele é indicado para caminhões de carga, carros que servem para a realização de viagens de trabalho e até mesmo para a frota de carros de uma locadora de veículos.

Além disso, é interessante usá-lo em veículos novos, pois esses já têm uma mecânica mais sofisticada e moderna.

Óleo semissintético é uma mistura dos 2 outros tipos de óleo

O óleo semissintético é um tipo de lubrificante que mistura os dois tipos anteriormente mencionados, ou seja, o óleo mineral e o óleo sintético. Neste caso, em sua composição, há, pelo menos, 10 por cento de base sintética.

Além disso, é interessante saber que o semissintético passa por procedimentos industriais, com a finalidade de aumentar sua qualidade, bem como sua durabilidade. O interessante é que ele tem um bom custo-benefício, quando comparado com os outros 2 tipos de óleo.

Na maioria das vezes, é comum associá-los a caminhonetes, pois esse é um tipo de veículo que tem motor mais potente.

Desse modo, o óleo semissintético ajuda a melhorar a funcionalidade desses motores por causa da viscosidade do óleo natural, e também pelos benefícios da limpeza da borra feita pela parte sintética.

Com isso, agora que você conhece os 3 tipos de óleo para veículos, é importante você lembrar de olhar o manual do proprietário antes de definir qual óleo utilizar em seu automóvel.

Além disso, é importante ressaltar que o óleo semissintético é mais adequado para veículos novos. Assim, se você tem um veículo mais antigo e quiser se certificar de que está fazendo a escolha certa, é recomendável falar com um profissional especializado em troca de óleo.

No próximo tópico, vamos falar sobre a viscosidade do óleo, que é uma parte muito importante para o seu entendimento. Por isso, continue a leitura.

Entenda sobre a viscosidade de óleos lubrificantes

imagem ilustrativa Entenda sobre a viscosidade de óleos lubrificantes

Quando falamos em óleo de carro, uma palavra comum é “viscosidade”. Você sabe o que é isso? Pois bem, a viscosidade do óleo nada mais é do que a medida da espessura dele, bem como de sua resistência para fluir.

Com isso, é interessante saber que cada espécie de motor exige um certo tipo de viscosidade para que ele consiga fluir de forma correta em cada automóvel.

Você já ouviu falar na sigla SAE? Ela vem da língua inglesa e quer dizer Sociedade dos Engenheiros Automotivos. Mas por que ela é importante?

A SAE é uma instituição que realiza a análise e faz a determinação das classificações de viscosidade dos óleos lubrificantes para cada situação.

Sendo assim, quando você observa a embalagem do óleo, pode perceber a existência de uma classificação de viscosidade SAE.

Essa classificação indica o tipo de espessura e fluidez de acordo com cada clima. Por exemplo, um SAE 30 tem menos viscosidade do que um SAE 40.

Com isso, chegamos à existência de duas classificações: óleos monoviscosos e óleos multiviscosos. Leia mais sobre eles a seguir.

Óleo monoviscoso

O óleo monoviscoso é um lubrificante que não altera sua viscosidade conforme a temperatura do ambiente.

Assim, é comum conhecê-lo como óleo de verão e óleo de inverno, sendo suas classificações as seguintes:

  • óleo de verão - SAE 20, 30, 40 etc;
  • óleo de inverno - SAE 0w, 5w, 10w etc.

Óleo multiviscoso

Diferente do caso anterior, o óleo multiviscoso altera a viscosidade conforme a temperatura de cada ambiente.

Assim, ele realiza um trabalho de adaptação aos climas quente e frio, garantindo que funcionem adequadamente no automóvel.

Em relação à sua classificação, encontramos, por exemplo, SAE 5w-30, 10w-30, 10w-40 etc;

Para você entender melhor, a classificação do óleo indica que a viscosidade é múltipla, sendo uma para o clima frio e outra para o quente.

Vamos utilizar como exemplo a classificação 10w-30. Neste caso, a letra w se refere ao inverno. Assim, no frio, a viscosidade é 10. Consequentemente, a viscosidade do óleo do exemplo no verão é 30.

De forma resumida, o óleo multiviscoso age para que a viscosidade não seja tão alta no frio, nem tão fina no clima mais quente. Com isso, ele se mantém ideal para ambos os climas.

A seguir, confira como saber qual o melhor óleo para motor. Continue a leitura, pois vamos falar melhor sobre isso.

Qual o melhor óleo para motor?

Até aqui, você já conhece muito mais sobre óleo de motor do que conhecia antes, não é mesmo?

Agora, é possível que esteja se perguntando qual o melhor óleo para motor afinal. Esse questionamento é importante, pois é necessário tentar não errar na escolha do produto.

Isso porque, o óleo é um dos mais importantes componentes para garantir o bom funcionamento do veículo.

Desse modo, todo proprietário de veículos precisa se preocupar com a troca de óleo do motor conforme o calendário de manutenções preventivas.

Sendo assim, a melhor forma de definir qual o melhor óleo para motor é consultar o manual do proprietário do veículo. Você ainda tem o seu?

Esse é um recurso fundamental, já que, nele, a fábrica indica qual o tipo de óleo adequado para o seu carro. Inclusive, há casos em que a montadora sugere a melhor marca para usar. 

Portanto, vale ressaltar que o manual do proprietário é confiável, pois as fábricas realizam diversos testes e adequações dos lubrificantes, para chegar ao formato ideal.

Sendo assim, você pode seguir a recomendação do manual com tranquilidade. Porém, se você não tiver mais o seu, é crucial procurar um profissional.

A seguir, confira algumas dicas de cuidados com o óleo do motor. Por isso, siga a leitura.

Cuidados com o óleo de motor

imagem ilustrativa Cuidados com os tipos de óleo do motor

Seja qual for o óleo que você for usar no seu automóvel, é importante prestar atenção para não misturá-los, caso tenham características diferentes.

Por isso, se você precisar completar o nível de óleo no motor, certifique-se de colocar o produto igual ao que já estiver em uso no motor. Porém, em relação à marca, fique tranquilo, pois não tem problema trocá-la.

Vale comentar, ainda, que é possível fazer a troca do óleo em quilometragens diferentes. Porém, todos eles têm uma data de vencimento.

Desse modo, o recomendável é trocar o óleo do motor a cada 6 meses, seja qual for a quilometragem que seu veículo percorreu.

Também é importante dizer que você deve se lembrar de trocar o óleo sempre que realizar a substituição do lubrificante.

Afinal, a peça impossibilita a obstrução do caminho do óleo causada pelas impurezas que estão no motor. Assim, é possível evitar problemas no futuro.

Agora que você já sabe quais os tipos de óleo, conheça a Foco

Como você pode perceber, é muito importante conhecer os tipos de óleo para utilizar o produto adequado no veículo. Por isso, não deixe de submeter seu carro a todas as manutenções preventivas, para que ele continue funcionando normalmente.

E não se preocupe em ficar sem carro durante esse período, pois a Foco pode te ajudar.  Isso porque essa é uma locadora de veículos que conta com uma grande variedade de modelos, o que, certamente, facilita encontrar um carro ideal para as suas necessidades.

Vale destacar que, todos eles passam por manutenções periódicas. Por isso, faça a sua reserva de carros na Foco e evite ficar sem um meio de locomoção durante o período de manutenção do seu veículo.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Para mais conteúdos como este, continue no Blog da Foco.

Tags:

  • óleo
  • motor
  • manutenção de veículos

Posts relacionados:

Líquido de arrefecimento: saiba quando é hora de trocá-lo! Potência do motor: entenda a relação entre economia e performance

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Whatsapp

Últimos posts

12 de Agosto

Bate e volta saindo de São Paulo: 15 destinos rápidos de carro

11 de Agosto

Levou multa em carro alugado? Saiba quem paga e o que fazer

07 de Agosto

Alugar ou comprar um carro: qual a melhor escolha para o seu bolso?

05 de Agosto

Destinos baratos no Brasil: 10 lugares para viajar econômico

E-mail

[email protected]

Central de Reservas:

4007.2109

Reserve Por:

Whatsapp

Esclareça suas dúvidas:

AJUDA

A mobilidade e o cuidado que você precisa a um toque da sua tela.
Baixe agora o app da Foco e garanta descontos exclusivos!

Logo Foco

Receba novidades e promoções em seu e-mail

Sobre Lojas Frota Ofertas
Blog Ajuda Carreiras POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONDIÇÕES DE LOCAÇÃO

Nossas Lojas

Aracaju: ‎ 4007-2109 Belo Horizonte: 4007-2109 Campinas: ‎ 4007-2109 Campo Grande: 4007-2109 Canoas: ‎ 4007-2109 Caxias do Sul: ‎ ‎ 4007-2109 Curitiba: 4007-2109 Florianópolis: ‎ ‎ 4007-2109
Fortaleza: ‎ 4007-2109 Goiânia: ‎ 4007-2109 João Pessoa: ‎ 4007-2109 Maceió: ‎ 4007-2109 Natal: ‎ 4007-2109 Navegantes: ‎ 4007-2109 Porto Alegre: ‎ 4007-2109 Porto Seguro: ‎ 4007-2109
Recife: 4007-2109 Rio de Janeiro (Centro): ‎ 4007-2109 Rio de Janeiro (Galeão): ‎ 4007-2109 Salvador: ‎ 4007-2109 São Paulo: ‎ 4007-2109 Guarulhos: ‎ 4007-2109 Vitória : ‎ 4007-2109

Formas de pagamentos:

Bandeiras
GPTW Zero Carbon SSL
SSL

© 2025 Foco Aluguel de Carros. Todos os direitos reservados.