Carro elétrico: saiba como funciona e as vantagens de dirigí-lo
Hoje em dia, tem sido comum encontrar uma enorme quantidade de carro automático em circulação pelas vias do Brasil. Esse fato comprova que, de uns tempos para cá, eles deixaram de ser apenas veículos de luxo, para se tornarem mais populares.
No entanto, se você vai comprar ou optar pelo aluguel de carros automáticos, você sabe exatamente como conduzi-lo? Se a resposta para essa pergunta for não, fique tranquilo, pois nós vamos te ensinar.
A Foco preparou esse artigo no qual você vai saber como funciona um carro automático, quais as diferenças entre ele e o carro semiautomático e quais vantagens ele oferece,
Continue acompanhando e boa leitura!
Como funciona um carro automático?
Um carro automático é aquele em que não há a necessidade de o motorista fazer mudanças de marcha. Dessa forma, uma característica dos carros automáticos é a ausência de embreagem, o que facilita no momento de conduzi-los.
Uma diferença entre o carro automático e o manual, é que o automático não precisa que as engrenagens estejam separadas para funcionar.
Pelo contrário, o sistema desse tipo de carro usa engrenagem planetária. Assim, ele utiliza um conversor de torque para fazer a ligação entre o motor e a caixa de transmissão.
Com isso, o carro funciona por meio de uma central eletrônica, que envia uma ordem com base na rotação do motor e na velocidade do automóvel.
Para que você entenda melhor o funcionamento de um carro automático, confira as diferenças entre ele e o carro de câmbio semiautomático. Siga a leitura.
Diferenças do carro automático para o câmbio semiautomático
É comum ficar em dúvidas em relação ao funcionamento de um carro automático e o semiautomático.
Acontece que, o câmbio semiautomático também é chamado de automatizado, pois apresenta uma forma de transmissão que usa sensores e computadores para as trocas de marcha.
Para isso, o carro tem um robô, que fica responsável pelo comando da embreagem e a realização das trocas no momento certo.
A principal diferença entre os carros automáticos e semiautomáticos consiste no fato de que a transmissão automática tem um conjunto de engrenagens planetárias.
Neste caso, essas engrenagens, como já comentamos, trabalha com o conversor de torque, em substituição à embreagem. Já o sistema semiautomático mantém os componentes de um câmbio manual, como a embreagem, por exemplo, acionado por um computador.
Se você quiser conferir as vantagens de ter um carro automático, leia o tópico a seguir, no qual vamos falar mais sobre isso.
Conheça as vantagens do carro automático
O sonho de muitos motoristas é adquirir um carro de câmbio automático, pois esse tipo de automóvel facilita o momento de dirigir. Sendo assim, essa é a primeira vantagem desse tipo de câmbio. Principalmente na cidade, é muito mais fácil dirigir esse tipo de veículo.
Isso porque, em zonas urbanas com trânsito intenso e congestionamentos constantes, as trocas de marcha são frequentes.
Por causa disso, principalmente condutores iniciantes podem se atrapalhar. Mas se estiverem dirigindo um carro automático, essa situação fica resolvida.
Relacionado a essa vantagem, vem outro benefício, que é o maior conforto para quem estiver dirigindo.
Afinal, esse tipo de câmbio acaba com o desconforto de ter que trocar toda hora de marcha. Assim, o motorista não precisa se preocupar com o pedal da embreagem nem com a alavanca.
Dessa forma, o condutor economiza sua energia e sente uma melhora na experiência de direção. Mas não é só energia que o condutor economiza em um carro automático, pois essa transmissão precisa de menos manutenção quando comparada com a manual.
Podemos considerar, ainda, que esse tipo de automóvel contribui para aumentar a segurança nas vias, o que é uma grande vantagem.
Isso porque, sem precisar fazer trocas manuais, o condutor pode se dedicar totalmente a prestar atenção à direção, sem se distrair, diminuindo as chances de acidente.
Percebeu como dirigir um veículo automático pode ser vantajoso? Se você pretende dirigir carros assim daqui pra frente, leia o próximo tópico, no qual vamos ensinar a conduzi-lo.
Passo a passo para dirigir um carro automático
À medida que o tempo passa, os automóveis automáticos se tornam cada vez mais comuns pelas vias brasileiras.
Hoje em dia, a tecnologia que já foi considerada luxo se tornou comum em muitos carros que circulam no nosso trânsito.
Dessa forma, saber a maneira correta de dirigir carros automáticos é importante para que você possa trocar seu automóvel manual por um mais confortável.
Portanto, acompanhe o passo a passo que a Foco preparou para que você saiba como dirigir veículos automáticos. Confira!
Entenda o significado das letras do carro automático
Uma das etapas importantes para aprender a conduzir veículos automáticos é entender o significado das letras do câmbio.
Isso porque, o câmbio automático não apresenta as mesmas marcações feitas no convencional câmbio manual. Assim, veja o significado de cada uma das letras abaixo.
- D: Essa é a inicial de drive. Com isso, a alavanca deve ser mantida nessa posição para que você possa dirigir o veículo. Para isso, dê a partida, posicione a alavanca na letra D e, a seguir, baixe o freio de estacionamento.
- P: Essa é a inicial de park, que significa estacionar. Por isso, a alavanca deve estar na letra P quando você estacionar o veículo para que as rodas de tração sejam bloqueadas. Vale ressaltar que você só pode usar essa posição quando o carro estiver 100% parado.
- R: Essa é a posição para acionar a marcha a ré. A letra R vem da palavra inglesa reverse. Lembre-se de que só é possível acionar essa posição quando o veículo não estiver em movimento.
- N: A letra N representa neutral, que representa o ponto morto do carro. Nessa posição, as rodas de tração ficam bloqueadas. Recomendamos não usá-la com o intuito de economizar combustível em descidas, porque isso pode exigir maior esforço dos freios, causando desgaste.
- L: Essa é a inicial de low. Em alguns automóveis, é comum aparecer números de 1 a 3 no lugar do L. Nessa posição, a marcha do veículo ganha potência, sendo uma boa opção para andar em subidas ou trechos íngremes.
Ligando o carro automático
Para ligar o carro automático, você também vai notar uma diferença em relação à forma de ligar um veículo manual.
Neste caso, é necessário estar com o pé pressionando o pedal do freio para ligar o veículo de câmbio automático.
Não é necessário utilizar o pé esquerdo
Já que nesse tipo de carro não é necessário fazer a troca manual de marcha, não há pedal de embreagem.
Com isso, seu pé esquerdo poderá ficar em repouso durante o momento de conduzir o veículo, não sendo necessário para nenhuma função.
Solte o freio de mão
Quando você estiver com o câmbio ajustado na posição certa, então poderá soltar o freio de mão. Para isso, é muito importante que você esteja com o pé posicionado no pedal de freio, visto que o carro poderá se movimentar sozinho.
Fique atento ao pedal do freio
Caso o câmbio esteja nas posições D ou R, é importante que seu pé pressione o pedal de freio. Além disso, você precisa manter o pé no freio mesmo que não encontre no acelerador.
Caso contrário, seu veículo poderá começar a andar, pois o carro automático costuma ter aceleração constante, ainda que baixa.
Por isso, fique atento ao pedal de freio para evitar que o automóvel se mova sozinho e acabe causando algum acidente.
Faça o ajuste do câmbio
Quando você estacionar o carro, é necessário posicionar o câmbio na letra P. Logo após, puxe o freio de mão e, então, desligue o automóvel.
Portanto, veja como é diferente dirigir um carro automático e um manual. É importante seguir as dicas que acabamos de apresentar e praticar bastante no seu veículo.
A seguir, vamos falar sobre como dirigir um automóvel de câmbio automático quando passar em uma subida. Continue a leitura.
Dirigindo um carro automático na subida
Os trechos com subida costumam ser uns dos maiores desafios dos condutores de vários tipos de veículos.
Muitas vezes, o carro apaga, volta, enfim, responde aos nossos comandos de uma maneira diferente da que esperamos.
Quando você dirige um veículo automático, é importante tomar cuidado com o momento das subidas tanto quanto se você estivesse conduzindo um carro de câmbio manual.
Porém, no caso do carro automático, é interessante saber que ele tem um recurso cujo nome é 'kickdown', em que a caixa diminui uma ou mais marchas no momento em que o condutor pressiona o acelerador.
Desse modo, caso o motorista precise de mais força para encarar o trecho com subida, é só pisar no pedal do acelerador até o final e controlar a velocidade.
Em alguns carros, existe a posição L, como você já viu, na qual a primeira marcha é parada para encarar os aclives.
Com isso, basta selecioná-la e retornar a alavanca para a posição D depois de concluir a subida.
Com a tecnologia a favor, fica um pouco mais fácil encarar subidas com um carro automático. Porém, o que fazer se você não puder comprar um neste momento?
Uma opção é alugar. Para saber qual a melhor forma de fazer isso, acompanhe o próximo tópico, no qual vamos explicar essa questão.
Como evitar problemas com o carro de câmbio automático
Até este momento, você conferiu as vantagens de dirigir um carro automático. Dentre elas, citamos o fato de que exige menos manutenção.
Isso porque, esses carros têm, como ponto positivo, a alta durabilidade. Porém, para que essa característica se mantenha no dia a dia, é necessário prestar atenção a alguns pontos.
Por exemplo, é imprescindível submeter o veículo a todas as manutenções preventivas. Afinal, essa é a melhor forma de garantir que o carro continue funcionando perfeitamente.
O melhor é que esses cuidados são simples, de modo que qualquer pessoa que ame seu veículo de verdade vai poder colocar em prática.
Por isso, preste atenção aos sinais do câmbio do seu carro, pois se a transmissão automática apresentar defeito, pode ser muito caro fazer o conserto.
Sendo assim, veja a seguir os principais pontos de atenção do seu câmbio automático, para não ser pego de surpresa por um problema inesperado.
Falta de manutenção
Já que mencionamos este aspecto acima, vale começar esta lista pela falta de manutenção.
Por isso, lembre-se de estar sempre analisando os sinais dados pelo carro e faça as revisões periódicas.
Além disso, submeta seu automóvel às manutenções preventivas, para evitar que ele apresente problemas não só no câmbio automático, mas em qualquer outro componente.
Temperatura elevada
Em carros com transmissão automática, o conversor de torque tem a responsabilidade de ajustar as engrenagens quando o motorista acelera e reduz a velocidade.
Esse processo faz com que se eleve a temperatura, de modo que outros componentes do automóvel precisam atuar para controlá-la.
No entanto, caso ocorra um aquecimento excessivo, o sistema de transmissão pode aquecer, gerando desgaste das peças e, consequentemente, danos a elas.
Se isso acontecer, seu carro poderá gastar mais combustível e até sofrer problemas maiores.
Assim, verifique o sistema de resfriamento e certifique-se de que ele esteja funcionando. No painel, você poderá ser notificado.
Fluido de transmissão desgastado
Se você tem (ou deseja ter) um carro automático, saiba que o fluido de transmissão é um componente muito importante desse tipo de câmbio.
No entanto, cada carro com esse sistema apresenta suas próprias características. Por isso, a primeira coisa a fazer é consultar o manual do veículo.
Por meio dele, você pode verificar qual o período correto para realizar a troca do fluido de transmissão.
De modo geral, costuma ser a cada 30 mil quilômetros rodados. Porém, há veículos que conseguem rodar até 50 mil quilômetros até precisarem dessa troca.
Caso contrário, se não for feita a troca de fluido de transmissão, as peças podem entrar em colapso. Além disso, o desgaste pode ser maior.
Quer uma dica para perceber se está na hora de trocá-lo? Verifique a cor do fluido. Caso esteja muito escuro, é sinal de que está na hora de mudar.
Com essas dicas, estamos seguros de que você conseguirá dar as manutenções necessárias em seu carro automático, aumentando, assim, seu tempo de vida útil.
Não pode comprar um carro automático agora? Então opte pelo aluguel
A experiência de conduzir um automóvel de câmbio automático é o sonho de muitos condutores, mas alguns, por diversos motivos, não conseguem ter um desse na garagem.
Isso não é um problema, visto que existe a opção de alugar um veículo em uma locadora que disponibilize uma frota de carros com câmbio automático.
Porém, é muito importante procurar por uma locadora que tenha carros de qualidade e em bom estado de conservação. Por isso, você precisa conhecer os veículos da Foco.
Nossos carros são divididos em categorias, para que você possa escolher com base em características que melhor atendam às suas necessidades.
Sendo assim, conheça as categorias de carros automáticos que a Foco coloca à disposição e veja quais as opções de carros para você.
- Na categoria Sedan Premium AT, você encontra carros como Hyundai HB20S e VW Virtus. Nesses carros, você transporta até 5 passageiros.
- Temos também a categoria Minivan AT, na qual disponibilizamos carros como o Chevrolet Spin. Neles, é possível transportar até 7 pessoas.
- Você ainda encontra a categoria SUV AT, em que temos carros como o Jeep Renegade, VW Cross e similares, nos quais você pode levar até 5 pessoas.
- Por fim, temos a categoria SUV Premium, em que estão carros como Jeep Compass e similares, os quais comportam o máximo de 5 passageiros.
Viu só como é possível ter um veículo automático à sua disposição. Se ficou interessado em nossos carros, veja agora como contar com o melhor serviço de aluguel de carros.
Alugue o seu carro automático na Foco
Neste artigo, você pôde entender melhor alguns aspectos importantes sobre o funcionamento de um carro automático. Além disso, agora você sabe como dar as manutenções necessárias para que seu carro siga funcionando de forma certa.
Além disso, caso você nunca tenha dirigido um carro de câmbio automático, agora já sabe como começar a praticar e, para isso, conte com a Foco.
Nossa frota de carros está à disposição, oferecendo veículos de extrema qualidade, para uma boa experiência de direção.
Por isso, faça sua reserva de carros na Foco e dirija um carro automático com mais conforto e segurança.
Esperamos ter conseguido ajudá-lo a tirar suas dúvidas sobre os veículos de câmbio automático. Para ver nossos outros conteúdos, continue no Blog da Foco.