Câmbio semiautomático: saiba como funciona e quais as características

Na hora de conduzir um veículo, é sempre importante saber como utilizá-lo da melhor forma. Assim, você pode se preparar para ter um bom desempenho, sem correr o risco de falhas que podem atrapalhar a direção.
Uma das características que podem gerar dúvidas ou estranheza, é justamente o tipo de câmbio. O câmbio semiautomático, por exemplo, pode parecer bem diferente, uma vez que é considerado uma mistura entre o modelo manual e o automático.
Dessa forma, seja no aluguel de carros, ao pegar um veículo emprestado ou na compra de um automóvel novo, é preciso ficar atento ao modelo de funcionamento.
Ao entender como tudo opera, você pode ter ainda mais facilidade e segurança para dirigir um carro. Por isso, a seguir explicamos melhor como um carro semi automático funciona na prática, acompanhe!
O que é um câmbio semiautomático?
O câmbio semiautomático é muitas vezes conhecido como um meio termo entre o câmbio manual e o câmbio automático. Isso porque, seu funcionamento leva um pouco dos dois modelos.
No caso, temos transmissões manuais na caixa de câmbio, mas sem o uso de pedais da embreagem. Ou seja, se trata de um câmbio mecânico, como em carros comuns, mas com trocas automatizadas.
Dessa forma, o motorista não precisa se preocupar em utilizar os dois pés na hora de dirigir, uma vez que não terá que acionar a embreagem. Na hora de trocar de marca, o sistema utiliza componentes eletrônicos.
Assim, é um modelo que pode ser ainda mais confortável de conduzir, uma vez que parte do processo é feito de forma automática. É algo bem próximo a conduzir um veículo automático, pois não é preciso fazer todo o processo de troca de marcha.
Ao mesmo tempo, por ter um sistema mais próximo de um câmbio manual, ele também pode ajudar na economia de combustível. Para quem não sabe, carros automáticos tendem a gastar mais devido a altas rotações em trocas de marchas.
Portanto, o semi automático é um meio termo entre os outros modelos e com ele, sensores e computadores ajudam na troca de marchas e movimentação do carro.
Saiba como funciona um carro semiautomático
Agora você já sabe o que é o câmbio semiautomático. No entanto, entender como ele funciona ajuda a ter uma noção melhor desse tipo de sistema.
Pois saiba que todo o funcionamento é bem simples. Isso porque, existem sensores presentes nas extremidades dos cursos das alavancas.
Dessa forma, quando o condutor aciona a alavanca, o sistema computadorizado entende que precisa acionar o pedal da embreagem. Com isso, é o computador que fica responsável por trabalhar de acordo com tempo e direção de mudança da marcha.
Assim como atua na aceleração, velocidade e torque para o controle e desempenho do automóvel.
Entre a caixa de câmbio e o motor, existe um mecanismo de embreagem que vai permitir o processo de engate e desengate. O tempo de transmissão para esse processo pode depender da situação.
Ao utilizar um veículo manual, você engata e desengata a embreagem com a ajuda do pedal, e em seguida, faz a troca de marchas, não é mesmo?
No semiautomático, o funcionamento é bem parecido. A grande diferença é que ao invés de um pedal e nível de embreagem, o sistema conta com um motor hidráulico e um conjunto de atuadores.
Qual a diferença entre o câmbio automático e o semiautomático?
Ao falar sobre câmbio semiautomático, é normal que haja uma confusão entre esse modelo e o modelo totalmente automático. Mesmo sendo parecidos, existem uma série de diferenças entre eles.
Para começar, em um carro automático, a mudança de marcha acontece sem qualquer ação por parte do motorista. Ao colocar no modo para direção, as marchas mudam sozinhas, de acordo com a velocidade.
Já no carro semiautomático, é preciso que o motorista se envolva mais com o processo, como feito em um câmbio manual. Cada engrenagem corresponde a uma marca e ao fazer as mudanças é possível se locomover, de acordo com as velocidades.
Além disso, a própria alavanca de câmbio pode ser diferente. No automático, a alavanca é em formato vertical e com indicações para diferentes momentos. Há a opção para direção normal, a de marcha ré, a apropriada para estacionar e o ponto neutro.
Por outro lado, em um carro semiautomático, existem mais botões. Assim, elas contam com opções para o ponto neutro, o de marcha ré e automático.
Mas ainda há um botão de mais ou menos para que você tenha o controle sobre as marchas que escolher segundo a velocidade que está se locomovendo.
É possível perceber quando o câmbio semiautomático está com defeito?
Na hora de utilizar um carro, é preciso ficar atento a cada barulho ou sinal que pode indicar algum problema. Afinal, isso te ajuda a tomar medidas preventivas e evitar vários problemas maiores, como ficar parado no meio da estrada.
Quando falamos de um veículo com câmbio semiautomático, é possível identificar alguns sinais que podem indicar problemas. É importante que todo condutor fique sempre atento a eles.
O primeiro sinal é a alteração na qualidade das mudanças de marchas. Como o sistema é pensado para que toda a direção seja muito confortável, qualquer mudança desajeitada pode um ser sinal de problemas.
Outra dica é ficar atento aos ruídos, pois um sistema defeituoso pode começar a apresentar sons diferentes. Com isso, guinchos, chiados e barulhos estranhos podem indicar problemas ou falta de fluídos. Por fim, caso note que o carro está acelerando, mas sem ganhar velocidade ou com a troca de marcha inadequada, procure a revisão.
Em qualquer caso, é indicado procurar um profissional que poderá avaliar a situação e saber quais cuidados serão necessários para evitar danos maiores.
Portanto, assim como qualquer outro tipo de carro, um veículo semiautomático precisa dos seus cuidados e atenção para ter um bom funcionamento.
Entendeu como o câmbio semiautomático funciona? Para conferir mais conteúdos similares, continue acompanhando o blog da Foco e nossas atualizações.
Você também pode gostar do nosso post “Aluguel de carro automático: veja vantagens e como alugar”.