Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Baixe o aplicativo da Foco e tenha mais praticidade.

Baixar agora
Aviso

A Foco utiliza cookies para análises de desempenho e melhorias na sua experiência. Ao navegar no nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tudo bem!
FOCO | Aluguel de Carros
Ofertas
  • Melhores Preços
  • Proteções
Aluguel Mensal
  • Mensal Flex
  • Motorista APP
Lojas Frota Para empresas Blog
A Foco
  • Sobre
  • Carreiras
  • Política de Privacidade
Ajuda
  • Dúvidas frequentes
  • Sinistros e Manutenções
Login home ENTRAR CRIAR CONTA

⚠ Escolha primeiro o local de retirada

⚠ Horário indisponível na loja desejada. Favor selecionar outro horário.

  • Página Inicial
  • Blog
  • Câmbio Dualogic: entenda seu funcionamento, diferenças e suas polêmicas

BLOG

21 de Outubro de 2021 por Vitor Alves

Câmbio Dualogic: entenda seu funcionamento, diferenças e suas polêmicas

Câmbio Dualogic: entenda seu funcionamento, diferenças e suas polêmicas

O primeiro modelo de câmbio Dualogic foi produzido no Brasil em 2008, pela Fiat, com objetivo de facilitar a troca de marcha manual.

Apesar de possuir mais de 10 anos, muita gente ainda não sabe direito como ele funciona e qual a diferença entre os outros tipos de marchas, como a automática.

Lembrando que é importante entender o sistema de transmissão de um veículo, seja quando estiver pensando em comprar ou optar pelo aluguel de carros, por exemplo.

aluguel de carros

Por isso, neste artigo vamos falar tudo sobre o câmbio Dualogic, o custo de manutenção, se há desvantagens nesse tipo de marcha e outras curiosidades. Continue a leitura. 

O que é o câmbio Dualogic?

A transmissão Dualogic é usada em alguns carros Fiat para oferecer melhor desempenho combinando com economia de combustível.

A caixa de câmbio Dualogic combina os recursos de uma caixa de marcha automática com os de uma manual, usando um computador de bordo para auxiliar no desempenho e economia.

A transmissão garante que a caixa de câmbio esteja sempre na marcha mais eficaz para as condições de direção.

A caixa de câmbio Dualogic usa um servo eletro-hidráulico para automatizar a embreagem e a marcha. No modo semiautomático, o motorista usa uma alavanca ao invés do pedal da embreagem para aumentar ou diminuir as transmissões.

Esse sistema possui um computador, que coleta dados da caixa de câmbio, da embreagem, do sistema de freios e do motor.

Isso permite que o Dualogic coordene as ações da caixa de câmbio com as do resto do carro, por exemplo, aumentando automaticamente a rotação do motor quando você reduz a marcha.

Qual a diferença entre o câmbio Dualogic e o automático?

câmbio automático

A diferença entre o câmbio Dualogic e automático está no mecanismo de troca de marchas: no Dualogic existe embreagem e todo o sistema de transmissão manual sendo operado por outros componentes (não pelo motorista). Já o câmbio automático não possui embreagem, utilizando um conversor de torque para fazer as passagens das marchas.

Para você compreender melhor, imagine que o Dualogic seria um câmbio manual operado por uma outra pessoa. Já o câmbio automático não: ele sequer possui embreagem, sendo que as trocas de marchas são realizadas com base em alguns parâmetros, tais como velocidade do carro e posição do acelerador.

O câmbio Dualogic é considerado automatizado, ou seja, um sistema manual que está sendo operado por outros componentes. Por outro lado, o câmbio automático funciona por si próprio, construído sem depender de outras peças.

Qual a diferença do câmbio automático e semiautomático?

A principal diferença em dirigir um carro semiautomático é que o motorista tem a opção de controlar as marchas manualmente. Isso lhe dá controle extra e uma direção mais suave. No automático, o carro sempre muda de marcha para você.

Muitos carros modernos usam caixas de câmbio automáticas eletrônicas para mudar de marcha. O computador reconhece quando você mais precisa da alteração de força e realiza a mudança de câmbio. 

Hoje em dia, os modelos de transmissão automática são incrivelmente populares. A facilidade de colocar o carro em movimento e depois não ter que se preocupar com isso atrai muitas pessoas.

No entanto, uma crítica comum aos carros automáticos são as mudanças de marcha bruscas ou ineficazes. 

O computador define relações de marcha e sabe exatamente quando aumentar ou diminuir, mas não leva em consideração alguns fatores externos, como, por exemplo, a situação da estrada que você trafega. 

Se você possui um carro semiautomático, tem a opção de mudá-lo para manual e tornar mais fácil dirigir em baixa velocidade ou baixas rotações. Isso significa que pode ser tão suave quanto dirigir um carro com embreagem de pedal.

Muitos carros esportivos e "super carros" de última geração são semiautomáticos. O controle e a precisão extra de uma caixa de câmbio semiautomática permite que os motoristas experimentem todo o prazer de utilizar o motor de forma personalizada. 

O câmbio Dualogic é ruim?

A principal desvantagem do Dualogic é que, por ser um equipamento complicado e combinar peças eletrônicas e mecânicas, há mais situações que podem dar errado com ele do que com uma transmissão manual padrão. 

Como o Dualogic incorpora um sistema de computador, é muito difícil consertá-lo sozinho, e os reparos podem ser mais caros do que com uma transmissão manual.

Mas, em compensação, o computador usa lógica difusa para se adaptar ao estilo de direção do motorista e às condições da estrada, de forma que possa antecipar quando o carro irá desacelerar e reduzir.

Isso permite que o veículo seja dirigido da maneira mais eficiente em termos de combustível. O Dualogic também possui vários recursos de segurança que podem torná-lo mais confiável do que uma transmissão manual. 

Um exemplo seria a mudança automática para neutro sempre que o motor estiver funcionando e a porta estiver aberta, emitindo um alerta ao motorista.

Quanto custa a manutenção do câmbio Dualogic?

manutenção de câmbio

Devido à combinação de peças eletrônicas e manuais, o custo de manutenção do câmbio Dualogic é relativamente alto, já que todo seu mecanismo não é tão simples, o que torna o reparo um pouco elevado. Geralmente o valor fica na média de R$3500,00.

Entretanto, se você analisar todos os gastos que um carro pode gerar, o câmbio Dualogic pode ser uma ótima alternativa.

De acordo com as orientações da fabricante, a cada 100 mil km os discos devem ser substituídos. Mas esse tempo, baseado na quilometragem, pode se estender ou diminuir, já que isso vai depender do proprietário do carro e de como ele dirige.  

Quantos km dura a embreagem do câmbio Dualogic?

A  embreagem do câmbio Dualogic dura cerca de 60 a 80 mil km, dependendo das condições de uso do carro.

Vale lembrar que, mesmo sendo câmbio Dualogic, é preciso fazer a troca de embreagem, eis que o sistema é o mesmo usado em dispositivos manuais. Se houver problema, será necessário fazer a substituição do kit.

Carro automático na Foco

Como vimos, assim como o câmbio Dualogic, há diferentes tipos de transmissões de veículos. Entender como o seu sistema funciona é muito importante.  

Conhecer o comportamento do Dualogic lhe ajudará até mesmo no aluguel de veículos.

Nesse sentido, a Foco possui carros automáticos modernos, atualizados e submetidos periodicamente à manutenção preventiva e corretiva.

aluguel de carros

Contamos com modelos de sedan premium, minivans, SUVs AT e Premium, como, Jeep Compass, Chevrolet Spin, Jeep Renegade e Hab20S. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Tags:

  • dicas
  • dicas de carro
  • câmbio
  • marchas
  • manutenção de veículos
  • aluguel de carros

Posts relacionados:

Álcool ou Gasolina: como saber qual combustível compensa mais? Potência do motor: entenda a relação entre economia e performance

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Whatsapp

Últimos posts

01 de Agosto

Estrada Real: guia completo de viagem de carro pela rota histórica do Brasil

08 de Julho

Idade mínima para alugar um carro: regras e dicas 2025

07 de Julho

Uber ou carro alugado: qual a melhor opção para a sua viagem?

06 de Julho

Rota das Emoções: guia completo para explorar de carro

E-mail

[email protected]

Central de Reservas:

4007.2109

Reserve Por:

Whatsapp

Esclareça suas dúvidas:

AJUDA

A mobilidade e o cuidado que você precisa a um toque da sua tela.
Baixe agora o app da Foco e garanta descontos exclusivos!

Logo Foco

Receba novidades e promoções em seu e-mail

Sobre Lojas Frota Ofertas
Blog Ajuda Carreiras POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONDIÇÕES DE LOCAÇÃO

Nossas Lojas

Aracaju: ‎ 4007-2109 Belo Horizonte: 4007-2109 Campinas: ‎ 4007-2109 Campo Grande: 081 4007-2109 Canoas: ‎ 4007-2109 Caxias do Sul: ‎ ‎ 4007-2109 Curitiba: 4007-2109 Florianópolis: ‎ ‎ 4007-2109
Fortaleza: ‎ 4007-2109 Goiânia: ‎ 4007-2109 João Pessoa: ‎ 4007-2109 Maceió: ‎ 4007-2109 Natal: ‎ 4007-2109 Navegantes: ‎ 4007-2109 Porto Alegre: ‎ 4007-2109 Porto Seguro: ‎ 4007-2109
Recife: 4007-2109 Rio de Janeiro (Centro): ‎ 4007-2109 Rio de Janeiro (Galeão): ‎ 4007-2109 Salvador: ‎ 4007-2109 São Paulo: ‎ 4007-2109 Guarulhos: ‎ 4007-2109 Vitória : ‎ 4007-2109

Formas de pagamentos:

Bandeiras
GPTW Zero Carbon SSL
SSL

© 2025 Foco Aluguel de Carros. Todos os direitos reservados.