Serra Gaúcha: fuja do óbvio e explore a região!

Quando falamos na Serra Gaúcha, a maioria das pessoas logo pensa em Gramado. Mas a região tem muito mais a oferecer, com opções que agradam todos os tipos de turistas. Que tal conhecê-la em sua próxima viagem?
Com rodovias e estradas de boa qualidade, nossa primeira dica é investir no aluguel de carros para ter mais liberdade e comodidade durante todo o passeio. E se você não sabe para onde ir, não se preocupe. Confira nossa seleção de destinos na Serra Gaúcha!
Saiba mais sobre a Serra Gaúcha
Você já visitou a Serra Gaúcha? A região tem paisagens de “cair o queixo” e uma cultura muito rica. Por lá, é possível conferir de perto a influência dos imigrantes alemães e italianos em nosso país em diversos aspectos, como arquitetura, culinária e costumes locais.
Mas, apesar da fama de Gramado, ela é muito mais do que essa bela e linda cidade. Na verdade, a Serra Gaúcha é dividida em três regiões, com geografia e culturas próprias:
- Campos de Cima da Serra;
- Região das Hortênsias — forte influência alemã;
- Região da Serra — forte influência italiana.
7 cidades da Serra Gaúcha que você precisa conhecer
Se você gosta de fugir da rotina e conhecer novos lugares, este post vai abrir a sua mente! Preparamos um roteiro com 7 cidades da Serra Gaúcha que todo mundo precisa visitar. Elas têm atrações para todos os gostos e inúmeras belezas naturais.
Continue a leitura e encontre o seu próximo destino no sul do país!
1. Bento Gonçalves
Você sabia que o Brasil tem muita tradição na produção de vinho? Se você é um amante dessa bebida, precisa ir a Bento Gonçalves: a capital brasileira do vinho. O título é muito merecido, já que a economia e o turismo na cidade giram em torno dos diversos vinhedos e vinícolas.
Além de visitar essas propriedades e viver experiências incríveis, os visitantes também podem desfrutar de um maravilhoso passeio de Maria Fumaça — se você tem filhos, essa é uma oportunidade de proporcionar a eles um novo tipo de diversão.
2. Garibaldi
E que tal conhecer a capital brasileira do espumante? Garibaldi fica a cerca de 100 km de Gramado e é considerado um dos destinos mais românticos e gastronômicos do país.
A tradição local com a produção dessa bebida começou em 1913. De lá para cá, a região se desenvolveu bastante e, atualmente, atende as demandas do mercado nacional e internacional.
Quem decide conhecer Garibaldi não se arrepende. A cidade tem uma boa infraestrutura para receber turistas, além da Rota dos Espumantes — um roteiro repleto de vinícolas que oferecem passeios e degustações.
3. Cambará do Sul
Muita gente não sabe, mas o Brasil tem cânions gigantescos. Os maiores deles se encontram em Cambará do Sul, proporcionando um visual que impressiona turistas de todas as partes do mundo.
Além de cachoeiras, lindos e vastos campos verdes são interrompidos por penhascos enormes, marcando a divisa com o estado de Santa Catarina. Entre os cânions que vale a pena conhecer, podemos destacar o de Itaimbezinho e o de Fortaleza.
4. Nova Petrópolis
Bem perto de Gramado, mais especificamente a 35 km, fica a cidade de Nova Petrópolis/RS, famosa por ser o Jardim da Serra Gaúcha. Então, se você gosta de locais com clima europeu e ama flores, esse é um destino imperdível.
Com seus inúmeros parques, jardins e uma linda cultura, o lugar é aconchegante e muito bonito. Exatamente por isso, pode ser bem aproveitada por casais e por quem viaja em família, com as crianças.
Aliás, vale a pena destacar que Nova Petrópolis faz parte da Rota Romântica do Rio Grande do Sul. Essa informação já nos faz entender um pouco da atmosfera da cidade.
5. São José dos Ausentes
Se você gosta de frio, precisa ir à São José dos Ausentes. Apesar de pequena e com poucos habitantes, a cidade é muito famosa, principalmente por bater vários recordes de baixas temperaturas no país. Inclusive, no inverno, há a possibilidade de nevar.
Mas não é só isso! O entorno da cidade conta com cânions, cachoeiras e lindos campos repletos de araucárias. Além disso, o monte mais alto do estado está lá: o Pico Monte Negro.
6. Antônio Prado
Já pensou em realizar uma imersão na cultura italiana sem sair do Brasil? Isso é possível para quem visita Antônio Prado. A cidade tem tantos descendentes que os habitantes até falam italiano, ou usam um português com sotaque e termos bem peculiares desse país.
Enfim, essa é uma grande oportunidade para entender um pouco do passado e acompanhar de perto a cultura e costumes dos imigrantes. Dica: visite o centro histórico e suas casas de madeira perfeitamente preservadas.
7. Nova Prata
Por fim, nossa última dica na Serra Gaúcha é Nova Prata. Ela entrou na nossa lista em razão de uma de duas principais atrações: o parque termal Caldas do Prata. Isso mesmo! Águas naturalmente quentes, capazes de proporcionar momentos relaxantes e divertidos.
Além disso, em um mesmo passeio, você consegue conhecer a cachoeira do Rio da Prata, que fica bem perto do parque termal e tem um visual muito bonito.
Conheça a Serra Gaúcha com a Foco!
Gostou das nossas dicas e sugestões de passeios na Serra Gaúcha? Deu para perceber que o que não faltam são boas alternativas para fugir da rotina e conhecer lugares que fogem do óbvio. Agora que já tem um ótimo roteiro em mãos, que tal começar a programar sua próxima viagem?
Para isso, não deixe de contar com a Foco! Temos uma frota completa de veículos que te ajudarão a explorar a região, seja com a família, amigos ou em casal. Escolha o seu faça uma reserva!