Rota Romântica da Serra Gaúcha: conheça o percurso
Fazer a Rota Romântica pela Serra Gaúcha se tornou um dos programas preferidos de muitos casais. E não é para menos! A encantadora paisagem e o gostoso clima friozinho são inspiradores para passar momentos apaixonantes.
Localizada entre a planície do Vale do Sinos até o Planalto da Serra Gaúcha, o cenário parece coisa de cinema. Os pontos são repletos de jardins floridos e um circuito inspirado no homônimo da Alemanha, respeitando a arquitetura e cultura germânica.
Para isso, uma dica bem legal é fazer um aluguel de carro, a partir do aeroporto de Porto Alegre (RS). Dessa forma, você conhece melhor esse roteiro inspirador no Rio Grande do Sul, fazendo paradas para fotos e aproveitando a culinária local.
Quer conhecer mais sobre a Rota Romântica da Serra Gaúcha? Então acompanhe as nossas dicas abaixo sobre o percurso completo, para você curtir com o seu amor!
O que é a Rota Romântica?
A Rota Romântica conduz os viajantes por 14 belas cidades do sul do país. Assim, se torna uma viagem deliciosa para quem gosta de viajar de carro pela estrada e aproveitar cada momento, sem pressa. Esse é um roteiro que começa a 40 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
O percurso passa por destinos famosos no Rio Grande do Sul, como Gramado e Canela, e também inclui cidades menos conhecidas, como por exemplo, São Francisco de Paula. As 14 cidades que compõem a Rota Romântica da Serra Gaúcha são:
- São Leopoldo;
- Novo Hamburgo;
- Estância Velha;
- Ivoti;
- Dois Irmãos;
- Morro Reuter;
- Santa Maria do Herval;
- Presidente Lucena;
- Linha Nova;
- Picada Café;
- Nova Petrópolis;
- Gramado;
- Canela;
- São Francisco de Paula.
Esse roteiro é ideal para quem busca viver uma experiência realmente autêntica. As belezas da região são de encantar, além de ter uma maravilhosa gastronomia e as riquezas culturais herdadas pela colonização alemã.
A arquitetura que flui entre o colonial e o refinado também é outro charme na Rota Romântica, que conta com diferentes belezas e particularidades. Assim, cada pedacinho desse roteiro merece ser explorado com calma, para um melhor proveito!
Explore a Rota Romântica com este roteiro
Antes de mostrarmos o roteiro da Rota Romântica, vale reforçar a importância de se alugar um carro para conhecer a região. Afinal, são muitas cidades para traçar seu percurso e assim fazer uma road trip pelas terras gaúchas cheia de cenários românticos.
Veja a seguir as atrações mais conhecidas da tradicional Rota Romântica.
Museu Flávio Scholles (Morro Reuter)
Quem transitar pelo Morro Reuter, pode visitar o ateliê do artista plástico local Flávio Scholles. Nele o visitante está liberado para se apaixonar pelas incríveis obras de arte, que retratam o passado e o presente dos moradores da região.
O museu Flávio Scholles é fruto de muito trabalho da mente criativa do artista, conhecido internacionalmente, tornando-se uma excelente opção cultural para aproveitar a rota romântica.
Lago Negro (Gramado)
Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, o Lago Negro é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade de Gramado. Sua área escura, que exala romantismo, foi a responsável pelo local receber este nome.
Sua área total é de 17.470 metros quadrados e sua profundidade alcança 14 metros. A visita ao Lago Negro é recomendada a qualquer hora do dia . Seja pela manhã para uma boa caminhada ou no fim de tarde, andando de pedalinho, ou sentado na proximidade, tomando um belo chimarrão.
Cascata do Caracol (Canela)
Na cidade de Canela, o viajante pode visitar uma das principais atrações turísticas da Rota Romântica, a Cascata do Caracol.
Com uma cachoeira de 131 metros, que faz parte da reserva natural do município, o local possibilita que seja explorado pelos visitantes através de uma escada ecológica de mais de 900 degraus. Apesar disso, eles contemplam toda a beleza do lugar, e isso somado a água que percorre em queda livre.
Toda essa beleza tem sido uma das responsáveis pelo desenvolvimento de Canela. Por ano, a cidade recebe mais de 2.500.000 turistas, que fazem questão de visitar o ponto turístico.
Parque Aldeia do Imigrante (Nova Petrópolis)
Em Nova Petrópolis, o maior atrativo turístico é o Parque Aldeia do Imigrante, criado para resgate e preservação do passado dos imigrantes alemães. Além de conhecer construções no estilo enxaimel, os visitantes podem degustar saborosas cervejas artesanais no local.
O parque foi inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985 e tem uma completa infraestrutura para atender da melhor forma os visitantes que querem entender e aprender mais sobre a cultura germânica.
Parque de Lavanda (Gramado)
Fundado em 2006, o Parque de Lavanda, localizado em Gramado, foi construído numa propriedade de 4 hectares, com diversas plantas exóticas e espécies inéditas de lavandas no Brasil.
Além de conhecer o belíssimo jardim, os visitantes aprendem mais sobre a lavanda e seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários. Por fim, no local há também uma loja temática, estufas de produção de flores e um Bistrô.
Labirinto Verde (Nova Petrópolis)
Mais um tesouro turístico em Nova Petrópolis, o Labirinto Verde é uma outra atração da Rota Romântica. Existente desde 1989, o Labirinto está na Praça das Flores, no centro da cidade.
O local é uma divertida e curiosa atração em meio a beleza da natureza, originada por um dos moradores de origem alemã da cidade, Hans Hesse.
O Labirinto Verde é uma cerca viva com média de um metro de altura, que ornamenta a praça e o centro do município, deixando o local mais bonito e interessante para quem passa ali. A construção é repleta de erros e acertos para quem quiser se aventurar por seus estreitos corredores, em um labirinto completo.
Morro do Vento ( Picada Café)
O Morro do Vento na Rota Romântica é uma paisagem que fica em uma propriedade particular. Porém, os visitantes podem praticar atividades ao ar livre, como caminhadas, rapel, mountain bike, downhill, voo livre e muito mais.
O interessante é que em meio a mata há uma pirâmide de energia e para completar, uma vista de tirar o fôlego. Nas cabanas construídas com troncos você vai apreciar uma das paisagens mais bonitas da Serra Gaúcha. O nascer do sol é uma atração à parte que dispensa apresentações.
Núcleo de Casas Enxaimel (Ivoti).
Como uma verdadeira viagem ao passado, o núcleo de casas enxaimel, de Ivoti, é uma charmosa atração na Serra Gaúcha.
Com arquitetura histórica, a região é caracterizada pelas construções legítimas enxaimel. Com estrutura de madeira, geralmente guajuvira e angico, fixadas através de encaixes e pregos de pau chamados 'tarugos'. Um local perfeito para as mais belas fotos!
Portanto, uma rota de carro é a melhor opção para aproveitar tudo que esse trajeto oferece. E para isso você pode fazer um aluguel com a Foco. A Foco Aluguel de Carros é a escolha ideal para ter um veículo e não perder nenhum detalhe de suas viagens!
Aproveite o clima da Rota Romântica, confira nosso artigo com as vantagens de se viajar de carro para a praia e planeje a sua próxima viagem de carro!