BLOG

01 de Julho por Vitor Alves

Quanto custa alugar um carro por ano? Entenda valores e planos

Quanto custa alugar um carro por ano? Entenda valores e planos

Quanto custa alugar um carro por ano é a dúvida de muitas pessoas que desejam aderir a este serviço, mas que não sabem se vale a pena para o bolso. O investimento de adquirir um carro próprio vem se tornando mais distante. 

Isso se dá porque os custos para comprar e manter um carro estão cada vez mais altos e porque os hábitos das pessoas estão mudando. Com isso, o aluguel de carros anual é uma modalidade que vem ganhando mais consumidores, devido às vantagens e facilidades oferecidas pelas locadoras, principalmente em relação à economia.

Mas se você deseja saber mais sobre quanto custa alugar um carro por ano e se vale a pena contratar este serviço, em relação a comprar um veículo próprio, acompanhe este artigo que a Foco Aluguel de Carros preparou para você.

Quanto custa alugar um carro por ano?

Essa é uma questão relativa para ser respondida porque o preço varia muito de locadora para locadora. As empresas costumam ter planos no qual o cliente pode optar por alugar um carro por um ano, com tarifas até mais baratas do que se optar pelo aluguel mensal.  

Na Foco, oferecemos aos clientes planos de assinatura de carros que saem mais baratos do que a renovação tradicional do Rent a Car — conhecido como aluguel avulso. 

Um deles é o plano Foco Essence, que vamos detalhar mais a seguir. 

Plano Foco Essence 0Km

O Foco Essence é um serviço de carro por assinatura destinado para para pessoa física com valor mensal. O diferencial é que nele é possível alugar um veículo por períodos que variam de 12 a 24 meses. A vantagem é que, com este plano, você não precisa se preocupar com taxas de documentação, como IPVA, licenciamento ou seguro, nem com a depreciação do carro, pois você sairá com um modelo 0km. 

Ao pagar o plano, você tem direito às manutenções previstas, aproveitando todas as conveniências de ter um carro, mas sem as dores de cabeça. Vantajoso, não? Para contratar o Foco Essence, é necessário se cadastrar no site e obedecer os seguintes critérios, que são:

  • Ser pessoa física;
  • Ter acima de 21 anos de idade;
  • CNH definitiva e válida;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Cartão de crédito na titularidade do responsável financeiro;
  • Aprovação na análise cadastral.

Se atender a todos os requisitos, é possível aderir ao Plano Essence da Foco e garantir o aluguel anual de carros 0km. Nesse plano, a primeira mensalidade é realizada por meio do cartão de crédito válido com titularidade do responsável financeiro. 

Já a partir da seguida, o cliente pode optar por fazer o pagamento da mensalidade via boleto, para não consumir o limite do cartão de crédito. 

Fatores que interferem no valor do aluguel de carro por ano

valor do aluguel de carros anual

Existem algumas variáveis que podem interferir diretamente no preço do aluguel de carro por ano.

Entre esses fatores estão:

  • modelo do carro: o valor do carro escolhido pode influenciar no valor do aluguel;
  • itens opcionais: selecionar modelos com ar condicionado, cambio manual e outros poderá pagar valores adicionais;
  • plano escolhido: cada locadora tem a sua modalidade de planos e tarifas;
  • período da locação: o período escolhido para retirada e devolução do carro também influencia no preço final.

Por isso, antes de fazer o aluguel anual do seu veículo, verifique esses fatores e se eles cabem no seu orçamento. 

Motorista de App

Se a intenção é ter um carro alugado durante todo o ano para trabalhar como motorista de aplicativo e sem ser necessariamente o mesmo modelo, você pode optar pelo nosso plano Motorista de App

Com condições facilitadas, esse plano oferece pagamentos quinzenais, mensais ou anuais e também no pagamento da caução, por apenas R$ 500. A frota de carros atende a diversos tipos de motoristas, podendo ser modelos SUV, populares, entre outros. 

Para alugar um carro neste plano, o motorista precisa atender aos pré-requisitos da Foco. São eles: 

  • ter um cadastro ativo em aplicativo de transporte de passageiros;
  • fazer o pagamento antecipado, através de cartão de crédito ou em espécie, na retirada do veículo;
  • para o bloqueio caução ser realizado, é preciso um cartão de crédito em nome do locatário ou responsável financeiro;
  • indicar um responsável financeiro no momento do cadastro (lembrando que ele deverá estar presente na retirada do veículo);
  • CNH definitiva e dentro da data de validade;
  • Cartão de crédito válido e com limite para caução;
  • Comprovante de residência atualizado.

Além disso, o plano tem a proteção do veículo e proteção a terceiros incluída e está disponível em todas as lojas da Foco Aluguel de carros, mediante disponibilidade.

Vale lembrar também que o cadastro para o plano Motorista APP está sujeito a análise, e o prazo de resposta é de até 5 dias úteis. Mas não se preocupe, porque iremos informá-lo assim que essa etapa estiver concluída. Em caso de aprovação do cadastro,é preciso apresentar os documentos informados acima. 

Custos de um carro comprado e do aluguel

quanto custa o aluguel de carro anual

Mas, afinal, vale a pena o aluguel anual?  Para saber quanto custa alugar um carro por ano também deve-se analisar os custos comparados do aluguel em relação a um carro comprado. Para entender porque é mais em conta é preciso ver a diferença entre os gastos em ambas as situações. 

Na tabela abaixo, comparamos os custos de compra e posse e os valores da assinatura anual do serviço para um Renault Kwid, um dos modelos mais buscados do mercado. Para isso, consideramos compra parcelada em 12 vezes, para que se pudesse comparar um plano de assinatura do Foco Essence de 12 meses. Além disso, consideramos somente itens básicos para que tenha uma ideia da diferença. 

 

Lembrando que você ainda precisa somar com o valor do combustível e que o IPVA é um custo anual e não mensal como o seguro. Essa tabela é somente para que você entenda os custos e valores que deixará de pagar e ainda sim terá um carro 0km na sua garagem. 

Colocando na ponta do lápis para ver quanto custa alugar um carro por ano, você verá que os custos e dores de cabeça são menores. Além disso, você pode ter carros que, talvez, não conseguiria financiar pelo alto valor. 

Quer ter essa economia e facilidade no seu bolso? Acesse o site da Foco e faça já o seu cadastro para o Plano Foco Essence

 

Posts relacionados: