BLOG

10 de Março por Marhyana Calado

Qual a melhor locadora de carros: como fazer a escolha certa

Qual a melhor locadora de carros: como fazer a escolha certa

Se você já pensou em alugar um veículo, provavelmente já se perguntou qual a melhor locadora de carros. 

Afinal, é preciso considerar uma série de fatores que servirão para determinar que aquela é a melhor escolha.

Desta forma, analisar com exatidão e conhecer a performance da empresa é fundamental para saber qual a procedência do veículo que estará em suas mãos. 

Pensando nisso, a Foco Aluguel de Carros preparou esse conteúdo com diversas informações que você precisa ter, antes de tomar a decisão final. 

 

Afinal, existe mesmo uma forma de saber qual a melhor locadora de carros?

O mercado de aluguel de carros cresceu exponencialmente no Brasil. Isso pode ser melhor compreendido pela mudança no cenário que estamos vivendo. 

Afinal, atualmente existem diversos fatores que podem ser levados em conta antes da compra de um automóvel, como os custos fixos e impostos específicos. 

O trânsito cada vez mais engarrafado em casas menores e sem garagem, também são motivos que tornam a ideia de manter um carro muito menos atraente que anos atrás. 

Por fim, também há a questão da desvalorização patrimonial, já que um carro perde valor muito rapidamente, tornando-se um prejuízo aos donos já no curto prazo.

Fazendo uma análise estratégica de todos esses pontos, o aluguel de um carro acaba se tornando mais vantajoso em diferentes ocasiões.

Afinal, o aluguel é uma forma prática de ter um carro à disposição, sem se preocupar com custos de manutenção.

Por isso, tudo vai depender do seu perfil de usuário e das necessidades diárias com este meio de transporte.

O que devo avaliar para saber qual a melhor locadora de carros?

foco aluguel de carros

Para determinar a escolha ideal sobre qual a melhor locadora de carros, você precisa fazer uma análise dos principais pontos de destaque desses estabelecimentos. 

Considerando os prós e contras de cada empresa, será mais fácil decidir qual delas é a perfeita para a sua necessidade.

Sendo assim, essa decisão pode ser pautada na resposta de quatro perguntas:

  • Quais as condições e termos para a locação de um veículo;
  • Qual é a variedade da frota da locadora analisada;
  • Qual a política de tarifas da empresa;
  • Quais os documentos que você precisa disponibilizar para efetivar o aluguel.

Dentro dessas quatro respostas, está a melhor locadora de carros para você. Basta analisar as propostas, considerando detalhes que trataremos melhor a seguir.

Condições e termos para locação

Ao fechar um contrato de aluguel de veículo, é necessário entender com clareza quais são os termos e as condições impostas pela empresa.

Então, esse é o primeiro fator a analisar. Ao ler o contrato, é fundamental que você entenda perfeitamente quais são os seus direitos e deveres como locatário, bem como quais são as obrigações da locadora para com você.

Desconsidere empresas com contratos difíceis de serem compreendidos ou com termos que te deixem com dúvida. 

Afinal, ao aceitar a proposta, você estará concordando com o que está definido no papel e deverá seguir aquelas normas.

Variedade na frota

Leve em consideração a variedade de veículos da empresa. Mesmo que sua necessidade seja específica, é importante contar com parceiros que estejam preparados para qualquer tipo de situação.

Por isso, é fundamental que você tenha diversas opções para escolher a que mais te agrada. Neste caso, locadoras com uma pequena variedade de frota pode ser um problema.

Além disso, também é interessante que a locadora ofereça carros com diferentes valores, para que você consiga escolher um que esteja dentro do seu orçamento.

Política de tarifas

qual a melhor locadora de carros para uber

As locadoras trabalham com o sistema de aluguel por diária, considerando uma diária a cada 24 horas de utilização do carro contratado. 

Normalmente, você já define quantas diárias utilizará no ato do aluguel e, também, já tem uma previsão dos valores que serão cobrados.

Caso ultrapasse o limite de diárias acordado anteriormente, você poderá continuar com o carro desde que pague o valor adicional de horas utilizado.

O preço de cada diária e hora adicional pode variar de acordo com o veículo escolhido. Além disso, outros fatores também podem influenciar o custo de cada aluguel. São eles:

  • A quilometragem rodada;
  • Os gastos com combustível;
  • Cobranças de hora extra sobre o valor da tarifa.

Cada locadora de automóveis tem a sua própria política de tarifas e cabe à você escolher a que mais se adequa ao seu orçamento.

Porém, todos os valores cobrados, incluindo os adicionais, devem estar devidamente identificados no seu contrato de locação, de modo claro.

Desta forma, além de evitar possíveis desencontros de informações, o espaço para margens de dúvidas se torna ainda menor. 

Documentação exigida

Para a validação do aluguel, podem ser solicitados alguns documentos específicos como sua carteira de habilitação (CNH) e comprovantes de residência. 

As exigências também podem variar de acordo com a locadora de carros. 

Entre elas a empresa, pode exigir que o motorista responsável pelo aluguel tenha mais de 2 anos de habilitação, evitando que pessoas com carteira provisória tenham acesso a esses recursos. 

Além disso, a apresentação de um cartão de crédito também pode ser solicitada, como uma espécie de calção de segurança. 

Então, se você não possui um cartão de crédito, esse também é um ponto de avaliação. Verifique qual locadora oferece a melhor opção alternativa para esse calção.

Itens de segurança

Desde 2009 vigora, no Brasil, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê que todos os carros saídos de fábrica a partir de 2014 tenham itens de segurança de fábrica. 

Entre eles, podemos selecionar pontos de extrema importância como: 

  • Sistemas antitravamento de rodas;
  • Freios ABS;
  • Airbags frontais;
  • Entre outros.

Inclusive, o Autoesporte recentemente falou um pouco mais sobre os itens de segurança que todos os carros deveriam ter

Efetivamente, por lei, as locadoras de carro não precisam oferecer essas qualificações em seus veículos. Entretanto, as que oferecem têm uma vantagem sobre as outras.

Portanto, verifique se a frota da locadora apresenta itens de segurança reforçados. 

Esse é um ponto importante na sua escolha de qual a melhor locadora de carros. Afinal, a segurança sempre deve estar em primeiro lugar!

 

Foco Aluguel de Carros: certamente a melhor locadora para você

melhores locadoras

Se você não quer perder tempo procurando diversas locadoras de carro para decidir qual oferece a melhor proposta, te sugerimos que conheça a Foco Aluguel de Carros.

Com frota diversificada e políticas de aluguel claras e objetivas, você se sentirá muito mais seguro em locar o seu carro.

Conheça mais sobre o método de trabalho personalizado da Foco Aluguel de Carros acessando o nosso portal e perceba que essa é a melhor locadora para você. 

Confira todas as nossas opções disponíveis e faça o seu orçamento totalmente online.

 

Faça a escolha certa!

Agora que você já sabe o que considerar ao escolher qual a melhor locadora de carros, fica bem mais fácil tomar a decisão correta.

Considere essas dicas e não tenha nenhum receio de tirar as suas dúvidas antes de efetivar o aluguel. O diálogo é a maneira mais simples e assertiva para você ter a certeza de que estará fazendo a melhor escolha.