Passo a passo de baliza: veja como fazer sem erro e sem medo!

Para muitos motoristas, principalmente os mais jovens, a baliza é um pesadelo. Esse receio de não conseguir estacionar corretamente, de bater no carro da frente ou no de trás, já ronda a cabeça dos condutores antes e depois de tirarem a carteira de habilitação.
A falta de prática é o motivo mais comum que leva esse problema entre os motoristas. Só que conseguir fazer a baliza não é tão difícil assim! O medo de dirigir às vezes persegue a pessoa que está dirigindo e faz com que ela erre os passos essenciais para estacionar.
Por isso, separamos aqui um passo a passo para fazer baliza, que quando você perceber já vai estar fazendo naturalmente. É importante se atentar a essas dicas e adaptá-las para a forma que você dirige e também ao automóvel que você tem!
Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe.
Passo a passo de uma baliza além da autoescola
A autoescola, muitas vezes, é o primeiro contato que uma pessoa tem com um carro. Mesmo que você passe meses se preparando para tirar a carteira de habilitação e conseguir andar legalmente pelas ruas, nem sempre as aulas são suficientes para fazer algumas manobras importantes.
A baliza é uma dificuldade em comum, principalmente entre as pessoas que estão começando a dirigir e não têm o costume de praticar. Por isso, é frequente que esse público mais novo tire a carteira de motorista e deixe de andar pela falta de segurança, perdendo a oportunidade de sair por aí, viajar de carro e curtir a sua liberdade.
Mesmo que você passe na prova da autoescola é preciso ter em mente que dirigir vai muito além desse ambiente guiado, com um professor ao seu lado. Você precisa superar os seus medos e começar a praticar na rua acompanhado de uma pessoa e também sozinho!
Então, um passo a passo de baliza pode ajudar em dúvidas simples, que às vezes você evita consertar e prefere ficar parado, sem sair de carro de casa. Assistir vídeos no YouTube e pegar dicas com amigos e familiares pode também ajudar.
Cuidado ao praticar sem carteira de motorista
É muito importante se atentar com a prática sem carteira de motorista. No Brasil, há o hábito de pessoas iniciarem a sua prática sem mesmo ter a habilitação em mãos.
Mesmo que você esteja acompanhado de uma pessoa habilitada, esse costume é ilegal e pode levar à apreensão do veículo e até mesmo a um acidente grave.
Portanto, a nossa primeira dica, antes de começar o passo a passo para uma baliza perfeita, é que você faça essa prática só depois de ter a carteira de habilitação.
É extremamente arriscado tentar dirigir sem um professor habilitado para essa atividade, podendo ocasionar em situações bastante complicadas.
Dica: passo a passo da baliza perfeita
Pensando nesse medo frequente entre os motoristas, separamos algumas dicas fundamentais para que você consiga fazer uma baliza perfeita e que não sofra ao tentar estacionar em um local público.
Veja esse passo a passo e entenda como fazer a baliza da melhor maneira:
1º PASSO
Em primeiro lugar, você deve ver se a vaga em que irá estacionar o seu carro realmente é suficiente para fazer a baliza. Muitos veículos são grandes, dando a impressão de que cabem dentro do espaço da vaga. Porém, quando o motorista vai fazer a manobra, vê que faltam alguns centímetros.
Por isso, a nossa primeira dica é que pare ao lado da vaga que irá estacionar e olhe se o tamanho do seu carro realmente dá naquele lugar. Caso você tenha modelos como Civic, Cobalt ou uma Toro, dificilmente o veículo irá entrar em espaço pequenos. Mesmo que o veículo seja bonito, ele precisa ser funcional para você.
Contudo, se você tiver um carro pequeno, o passo a passo da baliza se torna muito mais fácil. Então, não deixe de verificar o local que irá estacionar.
2° PASSO
A baliza sem erro tem que ser começada com atenção, do contrário, não dará certo. Antes de tudo, você precisa alinhar o seu carro, com o carro da frente. Ele deve estar completamente rente ao carro do lado para que não haja problemas nos próximos passos.
Entretanto, os carros não são iguais. Existem diferentes modelos de veículos disponíveis por aí e uma boa dica para conseguir alinhá-lo é medir pelo retrovisor. Quando os retrovisores estiverem lado a lado, aí sim os veículos estarão alinhados. Depois disso, vá levemente para frente e pare.
3° PASSO
Continuando o passo a passo para a baliza perfeita, você precisa agora girar completamente o volante para o lado que vai estacionar, engatar a ré e, aos poucos, movimentar o carro para trás.
Preste bastante atenção! Quando a quina do carro da frente estiver no meio da porta dianteira e a quina traseira do seu carro estiver alinhado com o farol do carro de trás, siga para o próximo passo.
É muito importante que você tome cuidado com a velocidade que está dando ré. Caso vá muito rápido, pode acontecer de subir a calçada e se enrolar ainda mais para estacionar. Dê poucos toques na ré e vá bem devagar.
4° PASSO
Neste momento, você precisa virar completamente o volante para o lado contrário e, levemente, continue dando ré, fazendo com que o carro entre completamente na vaga. Quando perceber que ele está alinhado com o carro da frente e com o de trás, pare de dar ré e alinhe o volante.
Nessa hora, não é necessário correr, nem mesmo se importar se houver algum outro automóvel esperando para passar. O trânsito deve ser um lugar paciente e você precisa estar calmo para fazer a manobra da forma correta.
Caso fique nervoso pela fila de carros atrás (se existir), as chances de errar são maiores. Ou seja, fique tranquilo e faça tudo no seu tempo. Todos já passaram por isso um dia.
5° PASSO
Agora é simples! Se o carro estiver muito próximo do veículo de trás, engate a primeira e vá um pouco para frente. Se for o contrário, engate a ré e vá um pouco para trás. É importante que o carro fique completamente alinhado na vaga para que não dificulte a saída dos outros veículos, para facilitar para o outro motorista e, principalmente, para não danificar o seu.
Se você perceber que o carro não ficou bem alinhado com o veículo da frente, saia da vaga e repita todo esse processo. Aprender a fazer a baliza exige constante treinamento e pode acontecer de você não acertar essa estratégia de primeira.
Modelo do veículo interfere
É importante salientar que o modelo do carro pode interferir na baliza. Isso se deve, em primeiro lugar, ao tamanho que o veículo tem. Quanto maior ele for, essa manobra se torna um pouco mais difícil. Mas nada é impossível!
Carros pequenos são mais fáceis de fazer o passo a passo da baliza e estacionar até mesmo em lugares pequenos. Por isso, a nossa recomendação inicial é que você comece praticando com veículos dessa modelagem.
Caso não seja possível, tente praticar em ruas mais vazias antes de ir para avenidas e estradas movimentadas. Se você exercitar o passo a passo que mostramos, em poucos dias já estará preparado para manobrar em lugares mais cheios e sem grandes dificuldades.
Modelos para iniciantes
Para os motoristas iniciantes que ainda não estão acostumados a fazer esse passo a passo da baliza, é importante usar carros pequenos, que não ocupem tanto espaço e que tenham uma melhor visão de toda a carcaça do veículo.
Se você ainda não tiver essa prática e optar por modelos de carros grandes, pode ter mais dificuldade de fazer a manobra. Com modelos como Volkswagen Up!, Fiat Mobi ou Renault Kwid é muito mais fácil encaixar o automóvel na vaga e pegar o jeito certo em um período curto de tempo.
Conclusão
Não aposte somente nas suas aulas da autoescola. O passo a passo da baliza vai além do que ensinam enquanto você tira a carteira de habilitação, mas em uma série de práticas do nosso cotidiano, no trânsito.
É importante que você não deixe de dirigir mesmo que tenha medo de errar. Todo cuidado é pouco, mas você precisa exercitar a sua direção para pegar o hábito e conseguir fazer as manobras mais difíceis.
Agora que você já conhece o passo a passo para fazer a baliza sem erro é só começar a praticar.
Se ainda está perdendo o medo de trajetos longos, confira 5 destinos para viagens curtas. Aproveite o fim de semana e ainda pratique a sua direção!