Fumaça branca saindo do escapamento: causas e soluções

Está vendo uma fumaça branca saindo do escapamento do seu carro? Isso pode não ser um bom sinal. Afinal, esse fenômeno pode significar a existência de algum problema no motor ou no sistema de arrefecimento, por exemplo.
Neste caso, é importante saber como resolver o problema, bem como as formas de evitá-lo, como a realização de manutenções preventivas.
Lembrando que o aluguel de carros pode ser uma ótima forma de ter um veículo à disposição caso ele precise ficar alguns dias na oficina.
Para ler mais sobre a fumaça branca no escapamento, acompanhe este conteúdo até o final. Boa leitura!
O que é fumaça branca saindo do escapamento?
Quando você ligar seu automóvel e perceber que tem uma fumaça branca saindo do escapamento, preste atenção a esse sinal. Isso porque, a cor da fumaça que sai pelo sistema de escape é um indicador de possíveis problemas na parte interna do veículo.
Por isso, caso isso aconteça com você, saiba que a melhor opção é procurar um mecânico, pois ele é o profissional indicado para fazer uma avaliação do problema.
De toda forma, para entender o que está acontecendo quando há uma fumaça branca saindo do escapamento, é importante analisar o período do ano em que você notou que a fumaça do escapamento estava branca.
Isso porque, caso note a fumaça branca no inverno, em que os dias são mais frios, você não precisa se preocupar. Provavelmente, a coloração branca da fumaça do escapamento deve ser resultado da formação de vapor por causa da condensação do ar.
No entanto, é necessário prestar muita atenção caso isso ocorra em dias de temperatura mais alta. Afinal, isso pode significar alguns problemas no motor ou no radiador, que podem gerar sérios danos ao funcionamento do veículo.
Para identificá-los, vamos falar melhor sobre as causas da fumaça branca saindo do escapamento. Sendo assim, leia o próximo tópico.
Causas comuns da fumaça branca saindo do escapamento
De acordo com o que comentamos anteriormente, a fumaça branca saindo do escapamento do veículo pode acontecer por vários motivos. Em todo o caso, dependendo da causa, pode ser que não exista razão para se preocupar.
Porém, é fundamental estar atento, pois isso pode significar algum problema. Neste caso, vamos listar as causas mais comuns para que isso aconteça. Assim, você vai saber identificar o problema a tempo de procurar um profissional para resolvê-lo.
Condensação de vapor de água
Como já falamos por aqui, não é necessário se preocupar com a fumaça branca saindo do escapamento em dias frios.
Afinal, isso é resultado da condensação do vapor da água, pois as partículas acumuladas pelo frio e a umidade saem do escapamento com essa coloração.
Então, saiba que esse fenômeno é frequente durante a época mais fria do ano. Além disso, ela deve se dissipar depois do processo de condensação.
Logo, você poderá verificar que a descarga dos gases passará a ser invisível, como de costume. Assim, será possível perceber que não há nenhum problema.
Vazamento de líquido de arrefecimento
A partir de agora, você deve começar a se preocupar ao identificar que a fumaça do escapamento está branca.
Ela pode trazer problemas ao seu automóvel, pois pode significar que o líquido de arrefecimento do radiador está sofrendo queima na câmara de combustão.
Neste caso, a fumaça costuma ser muito densa e constante. Caso o sistema de escapamento do veículo esteja produzindo essa fumaça, procure um mecânico.
Isso porque, caso ocorra o vazamento do líquido de arrefecimento, seu motor correrá o risco de passar por um processo de superaquecimento, o que pode gerar graves danos.
Assim, não hesite a buscar ajuda de um profissional ao perceber que o líquido refrigerante está baixando rapidamente.
Problemas no motor
Outra causa possível para que a fumaça fique branca é o problema nas trincas ou galerias de refrigeração no bloco do motor.
Esse tipo de problema pode acontecer devido à corrosão, que possibilita que a água chegue até a câmara de combustão. Neste caso, pode ser necessário fazer a retífica do motor.
No entanto, pode ser que essa opção não seja a mais vantajosa. Mas fique tranquilo! Mais adiante vamos falar sobre como resolvê-lo.
Defeitos no freio
Por mais que este não seja o caso mais comum, é muito importante que você preste atenção a essa possibilidade.
Isso porque, qualquer situação que possa indicar danos no sistema de freios precisa receber os devidos cuidados, para evitar problemas maiores. Neste caso, ao ocorrer a queima do fluido de freio pelo motor, a fumaça pode sair branca pelo escapamento.
Normalmente, quando isso acontece, pode significar defeitos no cilindro mestre, pois pode ser que o fluido esteja vazando e chegando ao servo freio. O resultado disso é a absorção e a queima do fluido pelo motor, devido ao vácuo produzido por esse fenômeno.
Conforme já comentamos, prestar atenção a esses sinais é fundamental para poder resolver o problema rapidamente.
No próximo tópico, vamos dizer como você pode identificar a causa da fumaça branca que sai pelo escapamento. Por isso, continue a leitura.
Como diagnosticar a causa da fumaça branca saindo do escapamento?
O primeiro passo para evitar problemas maiores é prestar atenção aos sinais que seu automóvel dá de que pode estar com algum problema.
Portanto, como não é normal ver uma fumaça branca saindo do escapamento, é importante observar alguns aspectos caso isso aconteça.
Em alguns casos, o problema pode ser resolvido com facilidade, mas, em outros, pode ser necessário contar com auxílio profissional.
Isso porque, há situações em que não há muito mais o que fazer a não ser fazer uma avaliação mais profunda e, até mesmo, substituir alguma peça.
A partir de agora, acompanhe algumas dicas sobre o que fazer para identificar a causa da coloração branca na fumaça do escapamento.
Verificar o nível de líquido de arrefecimento
Conforme comentamos anteriormente, uma das causas da fumaça branca é a queima do líquido de arrefecimento na câmara de combustão.
Geralmente, o problema acontece devido a danos em alguma junta. Neste caso, verifique que o nível do líquido de arrefecimento pode baixar rapidamente.
Por isso, se você começar a notar o escape de fumaça branca no seu veículo, verifique o nível do líquido de refrigeração. Se ele estiver muito baixo, não espere mais tempo e procure um profissional para confirmar o problema e resolvê-lo o quanto antes.
Verificar o nível de óleo do motor
Como outro motivo para que a fumaça saia branca pelo escapamento é a queima do fluido de freio, pode ser interessante verificar o nível de óleo do motor.
Isso porque, isso acontece quando ocorre algum problema interno no cilindro e, neste caso, o fluido vaza para o servo freio.
Quando essa situação acontece, o óleo do motor acaba sendo aspirado, visto que o servo freio utiliza o vácuo do motor.
Realizar uma inspeção visual no motor
De modo geral, é importante submeter seu veículo a manutenções periódicas, com o intuito de encontrar alguns problemas e evitar outros.
Se você seguir a agenda de inspeções preventivas, as chances de encontrar problemas em fase inicial e resolvê-los facilmente são muito maiores.
No entanto, mesmo que seu automóvel esteja com as manutenções em dia, se você notar a fumaça branca no escapamento, leve-o a uma oficina mecânica para que seja realizada uma inspeção mais detalhada.
Neste caso, o profissional poderá analisar o motor do veículo e, assim, procurar as possíveis causas do problema diretamente no motor.
Independentemente do motivo que causa a fumaça branca, é importante saber como solucionar esse problema.
Se você quiser saber mais sobre isso, leia o tópico a seguir, pois vamos apresentar soluções para a fumaça branca saindo do escapamento.
Soluções para a fumaça branca saindo do escapamento
Obviamente, quando você perceber que a fumaça do escapamento está saindo com a coloração branca, é necessário procurar formas de resolver esse problema.
Tirando o caso de condensação do vapor de água, os demais casos precisam de solução para que o automóvel não desenvolva problemas maiores.
Sendo assim, decidimos reunir algumas sugestões de como solucionar a fumaça branca saindo do escapamento.
É importante lembrar que você não deve se preocupar em mandar o veículo para a manutenção, pois não é necessário ficar sem carro durante esse período.
Para isso, procure uma locadora de veículos, com uma frota de carros diversificada, para que você encontre o melhor automóvel para o tempo em que o seu estiver no conserto.
Agora, confira como solucionar o problema da fumaça branca. Acompanhe!
Troca do líquido de arrefecimento
Se o problema estiver no líquido de arrefecimento, é muito provável que o mecânico irá sugerir a troca do produto.
Lembre-se de que a fumaça branca pode ser resultado de problemas no líquido no radiador, pois a água anda pela junta do cabeçote e chega até a câmara de combustão.
Neste caso, é provável que parte da solução para o problema seja realizar a troca do líquido de arrefecimento.
Reparo do motor
Como existe uma grande chance de o problema estar localizado no motor do automóvel, uma das soluções prováveis é reparar o motor.
Neste caso, é necessário que um mecânico avalie a situação, para identificar a melhor ação para resolver o problema.
Em alguns casos, quando o proprietário do veículo age com rapidez e leva o carro ao mecânico, as chances de apenas consertar o motor são maiores.
Caso contrário, pode ser preciso partir para a medida de solução que vamos comentar a seguir.
Substituição do motor
Em situações mais graves, pode ser que você não tenha outra escolha, a não ser fazer a troca completa do motor.
Por mais que essa situação não seja ideal, existe a chance de essa ser a única solução possível para que a fumaça branca pare de sair pelo escapamento.
Esse tipo de situação pode ser bastante problemática, pois isso inclui mais tempo sem seu automóvel e, obviamente, mais gastos com a manutenção.
Por esse motivo, existem algumas formas de prevenir esse tipo de problema. Quer saber como? Então, leia o próximo tópico.
Prevenção da fumaça branca saindo do escapamento
Ainda que você tome todas as precauções, sempre existe alguma chance de seu veículo começar a expelir fumaça branca.
Afinal, o motor pode apresentar alguns sinais de desgaste depois de atingir uma certa quilometragem rodada.
Dessa forma, é necessário que você tome alguns cuidados para que o problema não atinja níveis mais difíceis de resolver.
Para ajudá-lo a prevenir complicações, decidimos fazer uma lista com alguns cuidados importantes. Confira abaixo.
- Verificar o nível do líquido de arrefecimento;
- Sempre usar o lubrificante indicado pela montadora;
- Submeter o veículo a manutenções preventivas a cada 10 quilômetros rodados;
- Não utilizar o veículo se ele estiver apresentando superaquecimento;
- Trocar o óleo e o filtro de acordo com as recomendações do manual;
- Respeitar o tempo das marchas e os giros do motor;
- Acompanhar o nível de óleo do motor e manter as quantidades mínima e máxima recomendadas;
- Não sobrecarregar o automóvel, evitando o desgaste do motor;
- Procurar um mecânico sempre que perceber algo atípico com o motor.
Com essas medidas, as chances de problemas com fumaça branca serão muito menores. Por isso, não deixe de seguir as recomendações acima.
Na Foco, todos os veículos passam por revisões periódicas e estão sempre prontos para utilização
Agora, você sabe quais são as possíveis causas da fumaça branca saindo do escapamento e como resolver esse problema.
Por isso, não deixe de seguir as orientações que apresentamos neste artigo, pois, dessa forma, será mais fácil evitar complicações maiores.
Além disso, lembre-se de que sempre é possível alugar um automóvel para não ficar sem meio de locomoção durante a manutenção.
Para isso, conte conosco. Assim, reserva de carros na Foco e mantenha sua liberdade de ir e vir enquanto seu carro estiver na oficina.
Nossos veículos são preparados para oferecer a maior segurança e conforto ao motorista e passageiros.
Para conferir mais artigos como este, continue no Blog da Foco.