Como dirigir à noite com segurança? As 7 melhores dicas para você!
Muitas pessoas têm receio de dirigir à noite e isso é totalmente aceitável. Afinal, a baixa visibilidade aumenta alguns riscos e pode tornar o trajeto mais perigoso. A boa notícia é que existem maneiras de contornar o problema.
Selecionamos dicas úteis para qualquer tipo de condutor, dos mais experientes àqueles que acabaram de tirar a habilitação. Não importa o destino, se você recorreu ao aluguel de carro, tem veículo próprio e tampouco a distância, boas práticas ao volante podem salvar sua vida e a de todos que cruzam com você no caminho.
Quer aprender como tornar uma viagem de carro à noite mais segura? Basta ler este post até o final!
Os riscos de dirigir à noite
Você é daqueles que evitam dirigir à noite? Muitos condutores optam por viajar durante o dia e isso nada tem a ver com falta de experiência. Afinal, a luz solar torna o trajeto mais seguro e facilita a direção.
No entanto, nem sempre é possível escolher, não é mesmo? Além disso, em alguns casos, você precisará pegar estrada à noite. Portanto, a melhor saída é buscar informações e se preparar para os desafios que podem surgir. Conheça os principais riscos:
- é mais difícil dimensionar espaços e velocidade;
- os reflexos no escuro são mais lentos;
- ofuscamento da visão — depois de um foco de luz, há um lapso de 4 segundos para recuperar a visão completa;
- a produção do hormônio do sono pode afetar sua segurança.
Como dirigir à noite com segurança: 7 dicas valiosas para sua vida
Você vai precisar dirigir à noite? Agora que já conhece os riscos, é hora de aprender a driblá-los para chegar ao seu destino com segurança. Como veremos, estamos falando de pequenas atitudes, que podem ser colocadas em prática sem muito esforço e que protegem você e todos na estrada.
Vale dizer que, segundo estudos do Detran de São Paulo, dirigir com sono causa 20% dos acidentes de trânsito. Portanto, o perigo é real e já está comprovado. Veja o que fazer para conquistar uma condução mais segura!
1. Descanse durante o dia
Se você já sabe que terá que dirigir à noite, procure descansar durante o dia. Com o corpo e mente relaxados e em boas condições, as chances de ter um trajeto sem complicações são bem maiores.
É importante dizer que consumir bebida alcoólica é um erro, ainda que seja muitas horas antes de seguir viagem. Nosso corpo tem um desgaste muito grande para absorver essa substância, que pode afetar nossa capacidade de concentração e gerar cansaço além do normal.
2. Programe algumas paradas
Antes de sair de casa, é interessante montar um pequeno roteiro de viagem. Observe as rodovias que você percorrerá e liste pontos que podem servir de parada, como um posto de combustível ou posto de informações.
A definição de onde e quando parar deve levar em consideração o tempo dirigindo e seu próprio corpo. Muitas vezes, parar para tomar um café, esticar o corpo ou conversar mais relaxado com alguém te dá ânimo para seguir em frente.
3. Verifique as luzes do carro
Não saia de casa sem verificar se todas as luzes do carro estão funcionando corretamente. Faróis, pisca-alerta, luzes de freio, farol de milha e setas são fundamentais para uma direção segura à noite.
O ideal é realizar essa verificação logo pela manhã. Assim, caso perceba algum problema, ainda há tempo suficiente de procurar uma oficina para verificar o que está causando a pane e substituir as peças necessárias.
4. Limpe os retrovisores e os pára-brisas
Dirigir à noite já é um desafio por conta da baixa visibilidade. Já imaginou como isso pode ficar bem pior se os seus retrovisores e pára-brisas estiverem sujos?
Portanto, caso não tenha tempo de lavar o carro, aproveite a ida ao posto de combustível para abastecer e peça ao frentista para te ajudar com esse quesito. Um pouco de água já deve resolver o problema e te ajudar a chegar ao destino em segurança.
5. Respeite os limites de velocidade
Uma regra básica da direção à noite é o respeito aos limites de velocidade. Afinal, com a baixa visibilidade e redução da sua capacidade de reflexo, a prudência pode evitar inúmeros acidentes e mortes.
Além disso, é importante ficar atento às placas de sinalização, especialmente as que proíbem ultrapassagem em determinados trechos e as que chamam atenção para o risco de aquaplanagem e animais na pista. Nesses casos, redobre a atenção!
6. Evite alimentos pesados antes de sair de viagem
Antes de viajar, é interessante se alimentar. Porém, tome cuidado com a escolha do cardápio! O ideal é consumir alimentos leves e de boa procedência. Já pensou como pode ser ruim sentir-se mal durante uma viagem à noite?
Além de não aumentar sua vontade de dormir, uma refeição leve e nutritiva te dará a energia necessária para enfrentar as próximas horas de viagem. Pense nisso!
7. Ao primeiro sinal de cansaço e sono, pare!
Por fim, mesmo que você siga todas as orientações anteriores, caso perceba algum sinal de cansaço e sono, pare um pouco e descanse. Nosso corpo é muito sábio e nos diz exatamente aquilo que precisa. Respeite-o!
O ideal é verificar se existe alguma parada próxima, onde você possa estacionar em segurança e até tirar um cochilo, caso sinta necessidade. Caso não exista, observe com cuidado a estrada e procure locais próprios para parar o veículo, sempre pensando em sua máxima segurança.
De dia ou de noite, a Foco tem o carro que você precisa!
Viu só como dirigir à noite não precisa ser tão perigoso? Mesmo com os desafios apresentados, é possível tornar o trajeto mais seguro e tranquilo. Agora que já sabe disso, que tal escolher o carro em que viajará? A Foco tem uma frota com diferentes modelos, para todos os tipos de estradas e clientes. Escolha o seu e faça uma reserva!