Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Baixe o aplicativo da Foco e tenha mais praticidade.

Baixar agora
Aviso

A Foco utiliza cookies para análises de desempenho e melhorias na sua experiência. Ao navegar no nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tudo bem!
FOCO | Aluguel de Carros
Ofertas
  • Melhores Preços
  • Proteções
Aluguel Mensal
  • Mensal Flex
  • Motorista APP
Lojas Frota Para empresas Blog
A Foco
  • Sobre
  • Carreiras
  • Política de Privacidade
Ajuda
  • Dúvidas frequentes
  • Sinistros e Manutenções
Login home ENTRAR CRIAR CONTA

⚠ Escolha primeiro o local de retirada

⚠ Horário indisponível na loja desejada. Favor selecionar outro horário.

  • Página Inicial
  • Blog
  • 10 vícios de motorista que prejudicam o seu carro

BLOG

23 de Agosto de 2017 por Victor Amaral

10 vícios de motorista que prejudicam o seu carro

10 vícios de motorista que prejudicam o seu carro

Você sabia que alguns vícios de motorista afetam diretamente o carro? É verdade! Algumas “manias” podem acabar prejudicando o motor, lataria, pneu e grande parte mecânica do seu veículo. No final das contas, isso reflete no seu bolso e na depreciação do seu veículo. 

É por isso que neste post, trouxemos 10 vícios de motorista que prejudicam o seu carro e você deve parar de fazer imediatamente. Confira quais são a seguir!

1. Acelerar o carro ao ligar

Entre os vícios de motorista, acelerar o veículo ao ligar e desligar o motor é um dos mais comuns e pode causar sérios danos ao veículo. 

Por isso, esqueça aquela "aceleradinha" mais brusca ao ligar o carro. Esse hábito sobrecarrega o motor, já que o óleo está frio e não circula de maneira satisfatória, fazendo com que haja desgaste por conta do atrito das partes internas.

Ao acelerar o veículo na hora de desligar, uma quantidade de combustível pode ficar acumulada no cilindro, causando o seu escoamento pelo cárter e, posteriormente, contaminando o óleo. 

Um outro comportamento que é mais um dos vícios de motorista para se evitar, é a aceleração ao ligar o carro de manhã. Neste período, o veículo está com seus componentes pouco lubrificados, sem óleo no cárter. 

2. Dirigir com o combustível na reserva

combustível na reserva

É um dos vícios de motorista mais comum e que até parece inofensivo: deixar o carro rodar com o combustível na reserva - e não são poucos os condutores com essa mania. Entretanto, esse é um hábito que pode ser bem perigoso, já que o veículo pode ficar sem combustível a qualquer momento, em lugares e horários bem inapropriados. 

Quando esse hábito é frequente, pode levar ao entupimento dos bicos de injeção ou sobrecarga prematura do filtro de combustível. Isso acontece porque mesmo com o combustível filtrado, ele acaba acumulando impurezas e pode entupir alguns componentes do sistema. 

Vale ressaltar que quando o carro para de circular por falta de combustível, você está cometendo uma infração média.

3. Pneus mal calibrados

A falta de cuidados com reparos e manutenções também prejudica o seu carro. Algumas partes do veículo precisam de manutenção constante, é o caso dos pneus, que devem ser calibrados sempre que necessário. 

A calibragem semanal evita o desgaste irregular e também o consumo de combustível. Lembre-se de fazer a calibragem sempre que os pneus estiverem frios, pois as partículas de ar dentro deles estão mais estáveis.

Esquecer de calibrar os pneus pode custar caro ao bolso, sendo um dos vícios de motorista a ser evitado, pois pode causar aumento no consumo de até 0,3% por quilômetro rodado.  

Calibrar os pneus garante maior segurança aos passageiros e permite que o peso do veículo seja distribuído corretamente entre as rodas. Com menor resistência, o carro  também consome menos combustível. O aumento da vida útil também é uma vantagem de calibrar os pneus semanalmente. 

4. Subir na calçada

carro na calçada

O hábito de subir nas calçadas sem rebaixamento do meio-fio pode danificar muito os pneus e é um dos vícios de motorista que precisa ser evitado. Em alguns casos, isso pode até mesmo afetar a direção e a suspensão. 

A multa de trânsito para o motorista que sobe na calçada com o veículo também é alta, considerada gravíssima e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Deixe de cometer  esses vícios ao volante, como subir na calçada. Esse cuidado permite a conservação e vida útil do veículo e evita que infrações de trânsito sejam cometidas. 

5. Descansar com o pé na embreagem

Esse é um dos hábitos prejudiciais ao carro e um dos vícios de motorista que deve ser eliminado. Isso porque apoiar ou descansar o pé sobre o pedal da embreagem faz com que haja o afastamento do platô do disco de embreagem, causando atrito entre as duas peças.

O aquecimento do sistema e lixamento de disco são alguns dos problemas que descansar o pé na embreagem pode acarretar ao carro. Para não causar o desgaste prematuro do sistema, elimine essa que é uma das manias de motorista mais nocivas ao veículo. 

6. Dirigir em ponto morto

ponto morto

Durante o curso teórico na auto-escola, o instrutor passa todas as orientações necessárias para ter uma direção correta e evitar as manias de motorista. Contudo, no dia a dia, alguns hábitos passam despercebidos, um dos maiores é dirigir em ponto morto. 

É comum que alguns motoristas dirijam em ponto morto em descidas para economizar combustível. Isso só faz com que o consumo aumente em carros com injeção eletrônica. 

Também ocorre a sobrecarga no sistema de freios, fazendo com que o motor frio não funcione corretamente na hora de parar o carro. Sem contar os riscos de acidentes caso precise fazer alguma manobra de urgência. 

Ao não dirigir em ponto morto, você elimina problemas ao veículo causados por essa prática e mantém uma direção correta. 

7. Estacionar com a roda apoiada na guia

Encostar o pneu na guia ou meio-fio força a direção do carro de maneira inadequada, causando o desalinhamento das rodas. Em alguns casos, esse vício de motorista pode até mesmo rasgar o pneu ou danificar as rodas.

Ao estacionar e bater na guia, a visualização do problema é imediata, pois a roda e pneu podem ser danificados, como quebrar parte da calota, ralar o pneu, entre outros danos. 

O pneu possui toda uma estrutura formada por uma malha de aço que garante a sua resistência. Ao cometer esse erro, além de facilitar o escape de ar, a malha é danificada de forma gradual.

Com o tempo, o pneu perde a resistência, fica deformado e até com ruídos que podem ser ouvidos pelo motorista, causando preocupações e insegurança ao dirigir. Por isso, evite estacionar com a roda apoiada na guia.

Para estacionar corretamente, siga as regras estabelecidas no Artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro, com uma distância do meio-fio entre 15 e 30 centímetros.

8. Passar em áreas alagadas

Passar em áreas alagadas é um dos vícios de motorista nocivos ao veículo. Caso precise dirigir nessas condições, diminua a marcha do veículo, a uma velocidade média e aceleração constante. 

Ao dirigir em áreas alagadas, o  veículo não deve espirrar água, porém é preciso que a água a frente do pára-choque se movimente de forma leve, protegendo o veículo de danos. 

Não ter esses cuidados ao passar em áreas alagadas, superaquece os freios e promove também um desgaste acentuado nas pastilhas. Além disso, quando o freio entra em contato com a água, gera o empenamento dos discos.

9. Usar óleo vencido

óleo de carro vencido

Não trocar o óleo na data correta pode comprometer o consumo de combustível. Para evitar esse mau hábito, verifique as instruções do fabricante do veículo para realizar a troca de óleo e sempre utilize produtos de procedência e dentro da validade.

O automóvel é um bem com valor elevado, assim não vale a pena economizar em produtos como o óleo para o motor, evite danificar o seu carro e precisar gastar mais com consertos no futuro. 

Alguns dos problemas causados por esses vícios de motorista:

  • Aumento no consumo de combustível
  • Baixo desempenho
  • Aumento da temperatura do veículo
  • Parar ou fundir o motor

10. Deixar as rodas em diagonal ao passar por lombadas

As lombadas podem danificar (e muito) o sistema de amortecimento e suspensão do carro. Por isso, alguns motoristas preferem passar por elas com as rodas dianteiras na diagonal. Isso pode estragar amortecedores, rolamentos e buchas da suspensão.

Outros cuidados básicos ao passar por lombadas:

  • Fazer a frenagem correta antes de chegar a lombada utilizando marcha reduzida
  • Não freiar em cima da lombada

Assim aumenta a vida útil das peças e do veículo ao evitar esses vícios de motorista, diminuindo problemas e manutenções desnecessárias. Por isso, fique sempre atento, mude seus hábitos e pratique a direção defensiva. 

Os vícios de motoristas podem parecer inofensivas maneiras de economizar combustível ou de tornar a direção mais rápida e fácil. Porém, a longo prazo, o seu veículo começará a apresentar problemas que são evitáveis. Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o Blog da Foco para mais informações relevantes!

Tags:

  • foco
  • foco aluguel de carros
  • dicas

Posts relacionados:

Categorias de carros: conheça os tipos e características Dicas para organizar bagagem no carro Bate e volta de carro: como fazer com segurança?

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Whatsapp

Últimos posts

12 de Agosto

Bate e volta saindo de São Paulo: 15 destinos rápidos de carro

11 de Agosto

Levou multa em carro alugado? Saiba quem paga e o que fazer

07 de Agosto

Alugar ou comprar um carro: qual a melhor escolha para o seu bolso?

05 de Agosto

Destinos baratos no Brasil: 10 lugares para viajar econômico

E-mail

[email protected]

Central de Reservas:

4007.2109

Reserve Por:

Whatsapp

Esclareça suas dúvidas:

AJUDA

A mobilidade e o cuidado que você precisa a um toque da sua tela.
Baixe agora o app da Foco e garanta descontos exclusivos!

Logo Foco

Receba novidades e promoções em seu e-mail

Sobre Lojas Frota Ofertas
Blog Ajuda Carreiras POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONDIÇÕES DE LOCAÇÃO

Nossas Lojas

Aracaju: ‎ 4007-2109 Belo Horizonte: 4007-2109 Campinas: ‎ 4007-2109 Campo Grande: 4007-2109 Canoas: ‎ 4007-2109 Caxias do Sul: ‎ ‎ 4007-2109 Curitiba: 4007-2109 Florianópolis: ‎ ‎ 4007-2109
Fortaleza: ‎ 4007-2109 Goiânia: ‎ 4007-2109 João Pessoa: ‎ 4007-2109 Maceió: ‎ 4007-2109 Natal: ‎ 4007-2109 Navegantes: ‎ 4007-2109 Porto Alegre: ‎ 4007-2109 Porto Seguro: ‎ 4007-2109
Recife: 4007-2109 Rio de Janeiro (Centro): ‎ 4007-2109 Rio de Janeiro (Galeão): ‎ 4007-2109 Salvador: ‎ 4007-2109 São Paulo: ‎ 4007-2109 Guarulhos: ‎ 4007-2109 Vitória : ‎ 4007-2109

Formas de pagamentos:

Bandeiras
GPTW Zero Carbon SSL
SSL

© 2025 Foco Aluguel de Carros. Todos os direitos reservados.