Viajar na primavera: veja onde curtir a estação mais florida do ano

Setembro é o mês da chegada de umas das estações mais esperadas do ano, a primavera. A estação é conhecida pelas flores que nascem e colorem as ruas do mundo, além do clima agradável, que não chega a ser quente e nem frio.
Viajar na primavera é uma das sensações mais únicas que podemos sentir. Além de ver a natureza florescer, o clima é ideal para quem não curte temperaturas muito drásticas. Curte uma viagem na serra, mas sem aquele frio de bater o queixo? Essa é a estação certa!
Por isso, vamos mostrar para você quais lugares no Brasil são ótimas opções para viajar na primavera e curtir tanto litorais como também serras, cidades pequenas e outros destinos.
Se você vai tirar férias neste período e quer aproveitar os destinos que só o nosso país oferece, continue aqui e veja onde conhecer!
Quais lugares viajar na primavera?
O Brasil é um país repleto de belezas naturais. Mesmo que existam megalópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, ainda temos uma biodiversidade bastante extensa, o que se mostra ainda mais presente quando viajamos na primavera.
Flores, cores, temperatura agradável. Tudo isso faz parte da estação da primavera e encanta quem curte viajar em dias mais calmos como esses. Pensando em você, que está a fim de curtir esse período fora de casa, separamos alguns destinos ideais para viajar na primavera. São destinos próximos, para que você não gaste muito dinheiro e ainda se divirta bastante.
Veja quais são e se realmente atendem às suas expectativas:
1. Curitiba, Paraná
Foto: Jardim Botânico/ Curitiba
Uma das metrópoles mais arborizadas do país, Curitiba é certamente um roteiro certo para a primavera. O Parque Tanguá é um cenário exuberante, composto por dois lagos e um túnel artificial, que cruza o meio de uma rocha e une os dois lagos.
Além de visitar o túnel com passeio de barco ou a pé, os visitantes podem observar uma linda vista de parte da cidade. Não podemos deixar de citar o Jardim Botânico, com sua icônica estufa com estrutura de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Nela há uma grande variedade de plantas com espécies da Floresta Atlântica.
2. Blumenau, Santa Catarina
Foto: Parque Vila Germânica/ Bumenau
Que tal conhecer um pouco da colonização germânica no Brasil? A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, é o lugar ideal para isso.
Com ruas e casas que lembram projetos arquitetônicos germânicos, como a Rua XV de Novembro, você vê traços da cultura dos imigrantes que foi instalada na região e sente um pouquinho do gosto de como é viver na Europa, dentro do Brasil.
Viajar na primavera para Blumenau ainda tem um fator extraordinário, que é o festival Oktoberfest. Todos os anos, em outubro, acontece esse evento que reúne milhares de pessoas para experimentar as melhores cervejas artesanais da região.
Aproveite também para conhecer o Museu da Cerveja, que conta um pouco sobre a origem dessa bebida no Brasil e no mundo.
3. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Foto: Lagoa Rodrigo de Freitas/ Rio de Janeiro
Na capital carioca, a primavera pode ser aproveitada com trilhas que levam às praias mais afastadas da cidade e quase desertas. Além disso, o Rio de Janeiro possui muitos parques e áreas verdes. Tem a famosa Lagoa Rodrigo de Freitas, além do Jardim Botânico, um dos maiores parques no Rio de Janeiro, que conta com cerca de 6500 espécies de plantas.
É possível visitar também o belíssimo Parque Lage e a Floresta da Tijuca, que é considerada a maior floresta urbana do mundo, onde os visitantes podem fazer trilhas que descortinam picos, mirantes e lindas cachoeiras.
4. Florianópolis, Santa Catarina
Foto: Costa da Lagoa/Florianópolis
Florianópolis possui um dos litorais mais belo do Brasil. Além das praias, atrações como percorrer trilhas em meio à Mata Atlântica com a natureza desabrochando é uma ótima pedida. Na Lagoa da Conceição é possível curtir esportes como stand-up paddle, caiaque, windsurf e kitesurf. Na Costa da Lagoa, vilarejo acessível por trilha ou barco, ainda tem uma bela cachoeira para completar os cenários.
Repleto de espécies da flora catarinense e animais silvestres, o Parque Estadual do Rio Vermelho é outra opção de passeio que não pode faltar no roteiro de quem ama estar em meio à natureza.
5. Gramado, Rio Grande do Sul
Foto: Lago Negro/Gramado
O destino mais procurado durante o inverno também é lindíssimo durante a primavera. Uma das atrações mais pedidas para quem busca viajar na primavera lá, é o passeio de pedalinho no Lago Negro. Na estação das flores, azaleias florescem e enchem as ruas de cor. Não deixe de incluir no roteiro o Le Jardin Parque de Lavanda, parque lindo com jardins de lavandas inéditas no país.
6. Holambra, São Paulo
Viajar na primavera não teria sentido se não fosse para lugares repletos de natureza. A cidade de Holambra, em São Paulo, entra nessa lista pelos seus lindíssimos jardins floridos.
Nos meses de setembro, outubro e novembro, a cidade fica repleta de flores. Nem é à toa que a região produz cerca de 45% de todas as flores comercializadas no país, tendo uma série de espécies comuns e até mesmo raras.
Se você quiser visitar a região, não deixe de ir aos campos de criação de flores. Além disso, é possível também conhecer o famoso moinho da cidade, que torna o cenário ainda mais rústico e bonito.
Fique apenas atento à temperatura da região, que pode ser um pouco baixa. Lembre-se de levar casaco e roupa adequada para o frio, mesmo na primavera!
7. Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul
Foto: Praça das Flores/Nova Petropólis
Para encerrar a lista, não poderíamos deixar de falar sobre a cidade de Nova Petrópolis, localizada no estado do Rio Grande do Sul.
A região também fica belíssima na primavera, com cenários encantadores devido à natureza. A Praça das Flores e Labirinto Verde são dois lugares que você não deve deixar de visitar se for à região, além dos parques distribuídos por toda a cidade.
A gastronomia é outro ponto interessante, já que a cidade foi colonizada pelos alemães e manteve a sua tradição nos pratos típicos do país. Existem muitos restaurantes com comidas deliciosas e que vale a pena experimentar.
Novamente, separe o casaco e as demais roupas de frio, pois o estado do Rio Grande do Sul tem temperaturas amenas mesmo enquanto você viaja na primavera.
Cuidados especiais durante a primavera
Já que a primavera é a estação da polinização das flores, é muito importante ter alguns cuidados redobrados em relação à saúde.
O pólen, que paira no ar das cidades com mais natureza, pode causar alergias principalmente em pessoas que têm problemas respiratórios. Se você sofre com rinite, por exemplo, é essencial levar um antialérgico para não ter crises fora de casa.
Além disso, o clima pode ficar um pouco mais seco que o normal. Por isso, beba sempre bastante água e mantenha a pele hidratada. É comum que o nosso rosto fique mais ressecado e que até mesmo os lábios comecem a rachar nessa estação.
Se você está indo de uma região para a outra, em que as temperaturas mudam bastante, tenha também analgésicos para evitar resfriados. A mudança de tempo atinge muito a nossa saúde e precisamos ficar atentos para não desenvolver um problema maior.
Por isso, se você está pensando em viajar na primavera, pegue os destinos que listamos aqui e veja qual mais te interessa para a próxima estação. Além de não serem regiões tão caras, já que estão fora de época e não são destinos tão conhecidos, você pode ainda ter contato com a natureza e sentir a tranquilidade que ela traz para o nosso corpo.
Aproveite também para alugar o seu carro de viagem com a Foco Aluguel de Carros! Nós oferecemos super descontos, além de uma frota bastante variada, que atende a todos os gostos.
Para saber mais, clique aqui e veja os nossos veículos disponíveis.
Continue também no nosso blog e veja mais sobre viagens pelo Brasil e pelo mundo!