BLOG

09 de Maio de 2017 por Victor Amaral

Viagem para Alagoas: roteiro pelo litoral e dicas de paradas

Viagem para Alagoas: roteiro pelo litoral e dicas de paradas

Alagoas é conhecido pelas belas praias que se assemelham ao Caribe: águas claras, areia branca e clima tropical o ano inteiro. Agora, com a Foco Aluguel de Carros em Maceió, você já pode planejar sua viagem para Alagoas com tranquilidade e desbravar de carro o litoral alagoano. 

Então, para você se programar, já separamos um roteiro imperdível, garantindo que você aproveite o máximo desse paraíso. Confira!

Praias de Alagoas 

Uma viagem para Alagoas sempre inclui as belas e paradisíacas praias com mar cristalino. No entanto, antes de viajar é preciso conhecer algumas delas e saber as que você mais gostará de visitar. 

Por isso, confira algumas das mais belas praias  e aproveite muito a sua viagem para Alagoas: 

Barra de São Miguel 

Um dos destinos preferidos dos moradores de Maceió é a Praia do Gunga. Situada na Barra de São Miguel, é um show à parte pelo encontro das águas doces com o mar, tendo vasta área repleta de coqueirais. 

Com sua estrutura completa de restaurantes, bares, pousadas e hotéis, atrai turistas pela tranquilidade e diversidade que atende todos os gostos.

Praia do Francês

A Praia do Francês, uma das mais famosas praias de Alagoas, é de fácil acesso e agrada tanto esportistas, por uma parte que possui fortes ondas, quanto às famílias, pelas piscinas naturais que se formam por conta da barreira de corais. Isso a torna perfeita para crianças. 

Além disso, tem ampla estrutura de bares e restaurantes que servem a todos os gostos, além das lojinhas que agradam os turistas.

Ponta Verde

barra de sao miguel

Praia urbana de Maceió, que não deixa de ser umas das mais belas do local. Possui águas cristalinas e areia branca, que contrastam com a paisagem urbana. Perfeita para quem não quer abrir mão do conforto da cidade.

Muito charmosa, o destaque do local fica para os coqueiros que circundam a praia de Ponta Verde. Na orla da praia, você pode aproveitar para fazer diversas atividades, desde caminhar no calçadão, até passear no Farol de Ponta Verde.

Uma dica imperdível é apreciar o belíssimo pôr-do-sol na praia da Ponta Verde. Depois, aproveite e curta os bares e restaurantes para fazer uma refeição ou tomar uma bebida gelada para amenizar as altas temperaturas da bela Maceió. 

Ipioca

A praia de Ipioca é perfeita para quem quer puro sossego e descanso. Uma das praias menos frequentadas do litoral alagoano, que não deixa de ser belíssima e até comparada com praias caribenhas. 

Águas na cor turquesa, bancos de areia branca e piscinas naturais que se formam na maré baixa. Os bares e restaurantes tem serviços com espreguiçadeiras e oferecem até massagem. Perfeito pra quem quer relaxar e esquecer a agitação da vida.

Carro Quebrado

praia do carro quebrado alagoas

Essa é uma praia de paisagem única, que chama atenção até dos moradores de Maceió. Praia circundada de falésias multicoloridas que são uma atração à parte. Ótima para fazer passeios de lancha.

A praia de Carro Quebrado está localizada no município da Barra de Santo Antônio, a uma distância de 45 km da capital do estado, Maceió. Conhecida como um paraíso do Nordeste, você não pode deixar de visitar essa praia durante a sua viagem para Alagoas. 

Rotas de carro em Alagoas

A viagem para Alagoas oferece muitas opções de passeios e aventura, uma delas são as rotas de carro. As principais e que você não pode deixar de conferir, são as rotas do Cangaço, Patacho e a Ecológica de São Miguel dos Milagres. 

Conheça um pouco delas. 

Rota Ecológica de São Miguel dos Milagres

A Rota Ecológica de São Miguel dos Milagres inclui o litoral norte de Alagoas, passando pelos municípios de São Miguel dos Milagres, Porto das Pedras e Passo de Camaragibe.

Rota do Cangaço 

A Rota do Cangaço é perfeita para conhecer a rica história da região, passear pelo lindo Rio São Francisco e aproveitar o lazer no Cangaço Eco Parque. A base dessa rota é na cidade alagoana de Piranhas.

Rota do Patacho 

Perto de Maceió, a Rota do Patacho é ideal para quem gosta de tranquilidade, belas paisagens e piscinas naturais. A praia do Patacho fica perto da Rota Ecológica. Então, você pode fazer um roteiro de carro para aproveitar todas as paradas que a região oferece. 

Culinária de Alagoas: pratos típicos da região 

Sem dúvida, a culinária nordestina é uma das mais apreciadas pelos turistas do Brasil e do mundo. E em sua viagem para Alagoas, você não pode deixar de aproveitar os maravilhosos pratos típicos que a região oferece. Alguns pratos típicos de Alagoas que valem muito a pena você experimentar durante a sua viagem. 

Sururu

sururu

Um dos mais conhecidos da região e que você tem que provar durante a sua viagem para Alagoas. O sururu é um fruto do mar bem característico do local e o prato é feito com uma mistura de leite de coco, legumes e temperos. Como é um prato bem típico de regiões litorâneas, o sururu é leve, podendo ser servido tanto como refeição principal, quanto como tira gosto. 

O sururu é acompanhado por arroz e farofa, ideal para um almoço bem servido, após uma manhã bem aproveitada nas praias da região. 

Pituzada

O nome criativo é de um dos pratos típicos de Alagoas que você não pode deixar de provar. A pituzada é feita com o fruto do mar lagostim (pitu), uma das iguarias mais apreciadas pelos visitantes. Com uma preparação que leva leite de coco, cebola, alho, extrato de tomate,  cheiro verde e farinha de mandioca, o resultado final só pode ser delicioso. A pituzada é acompanhada de pirão e arroz. 

Feijão de coco

feijao com coco
Foto: claudia.abril.com.br

Outro prato salgado, o feijão de coco, une os dois ingredientes mais típicos e saborosos da culinária brasileira e nordestina. 

Um delicioso caldinho de feijão, preparado com leite de coco, cebola, pimenta e coco ralado. Na preparação, o feijão preto ou carioca podem ser utilizados. Esse prato pode ser acompanhado por arroz e peixe, ou até sem a proteína animal, para os vegetarianos. 

Bolinhos de goma de Maragogi 

bolinho de goma maragogi
Foto: maragoginews.com.br

Não são somente pratos salgados que você pode provar em sua viagem para Alagoas. A culinária típica da região também oferece muitos doces que encantam e conquistam os turistas, um deles são os bolinhos de goma de Maragogi.

Um docinho totalmente artesanal, os bolinhos de goma de Maragogi são feitos de manteiga, açúcar, leite de coco, gema e amido de milho. O resultado são bolinhos saborosos e irresistíveis — que vale a pena comprar aos montes e levar para casa. 

Umbuzada Sertaneja

O prato doce é feito com uma fruta típica da região, o umbu. Ideal para ser consumido no café da manhã, pois é conhecido por dar muita energia, essencial em sua viagem para Alagoas e curtir os dias na natureza e praias.

Leite, açúcar e umbu previamente escaldado em água quente são utilizados para fazer esse creme doce e muito saboroso chamado Umbuzada Sertaneja.

Dicas de diversão em Alagoas 

Seja com crianças, entre casais ou grupos de amigos, há opções com adrenalina e modalidades mais seguras para se divertir. Veja algumas dicas de diversão que separamos para você. 

Faça um passeio de buggy

Os passeios de buggy são imperdíveis durante a sua viagem para Alagoas. Se quer descobrir ainda mais as belezas naturais da região, não deixe de ir nas piscinas naturais e Dunas de Marapé. Geralmente, as opções de passeios de buggy são divididas entre as praias do norte e do sul. Assim, você pode separar dois dias da sua viagem e visitar esses lugares incríveis de Maragogi. 

Conheça as piscinas naturais

Em sua viagem para Alagoas, não deixe de conhecer as principais piscinas naturais do estado, como as de Maragogi e São Miguel dos Milagres. Em Maragogi, as piscinas naturais de Barra Grande, Galés e Taocas são as que você precisa ir durante sua viagem para Alagoas.

Entretanto, os passeios são realizados de barco somente quando a maré não está alta, nessa época não é possível visitar as piscinas naturais de Maragogi. Já em São Miguel dos Milagres, as piscinas naturais que você não pode deixar de conhecer são as da praia do Patacho, considerada uma das melhores do país. 

A formação das piscinas naturais ocorre durante a maré baixa, sendo um passeio muito indicado para quem gosta de snorkel, pois a água límpida da região proporciona a visualização bem fácil das belezas do fundo do mar.  

Passeie pelas Dunas de Marapé 

dunas de marape

As Dunas de Marapé é outro passeio imperdível na sua viagem para Alagoas. Localizado no município de Jequiá da Praia, o complexo de dunas proporciona muitos passeios aos turistas, como:

  • Passear de barco pelo manguezal
  • Visitar as falésias do circuito Pau-de-Arara
  • Fazer a trilha dos trilha dos Caetés
  • Tomar banho de argila

No local, você ainda encontra boa estrutura para receber os turistas, como restaurantes e centro de lazer. 

Para conhecer o complexo das Dunas de Marapé saindo de Maceió, a distância é de 65 km, já a distância de  Barra de São Miguel é de 35 km. O trajeto até chegar ao local necessita da utilização de barco.

Alugue seu carro na Foco e aproveite sua viagem para Alagoas

Para aproveitar melhor sua viagem, a Foco Aluguel de Carros oferece a opção de alugar um veículo durante a sua estadia em Alagoas. Temos unidades em diversas cidades do país, inclusive em Maceió.

A reserva do carro pode ser feita nas unidades da Foco ou pelo site, com processo rápido e prático. 

Quer viajar com conforto e segurança? Então, reserve agora mesmo seu carro na Foco e aproveite as paradas que sugerimos! 

 

Posts relacionados: