Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Baixe o aplicativo da Foco e tenha mais praticidade.

Baixar agora
Aviso

A Foco utiliza cookies para análises de desempenho e melhorias na sua experiência. Ao navegar no nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tudo bem!
FOCO | Aluguel de Carros
Ofertas
  • Melhores Preços
  • Proteções
Aluguel Mensal
  • Mensal Flex
  • Motorista APP
Lojas Frota Para empresas Blog
A Foco
  • Sobre
  • Carreiras
  • Política de Privacidade
Ajuda
  • Dúvidas frequentes
  • Sinistros e Manutenções
Login home ENTRAR CRIAR CONTA

⚠ Escolha primeiro o local de retirada

⚠ Horário indisponível na loja desejada. Favor selecionar outro horário.

  • Página Inicial
  • Blog
  • Lugares para viajar em julho no Brasil: do frio da serra ao sol do nordeste

BLOG

30 de Junho por Vitor Alves

Lugares para viajar em julho no Brasil: do frio da serra ao sol do nordeste

Lugares para viajar em julho no Brasil: do frio da serra ao sol do nordeste

Lugares para viajar em julho no Brasil não faltam para quem quer aproveitar as férias escolares e o clima de inverno que toma conta de boa parte do país. Enquanto o Sul e o Sudeste registram temperaturas mais baixas, ideais para curtir o frio, outras regiões oferecem sol, natureza e cultura para todos os gostos.

Enquanto isso, o Nordeste segue com sol e calor na maioria dos destinos. Por isso, lugares para viajar em julho no Brasil não faltam: dá para curtir o friozinho da serra com vinho e fondue, escapar do frio em alguma praia tropical, ou partir em aventuras pela natureza aproveitando a estação seca.

A seguir, reunimos os destinos imperdíveis para todos os gostos. Escolha o seu e prepare as malas!

Dica: Julho é alta temporada em muitos destinos, então planeje-se com antecedência. Reservar hospedagem e alugar um carro antecipadamente garante melhores preços e mais conforto para você aproveitar cada lugar no seu ritmo.

Reserva Foco

Destinos de praia e sol para fugir do frio

Nem todo lugar faz frio em julho. Se você quer fugir das baixas temperaturas e sentir a brisa do mar, o Brasil oferece paraísos tropicais mesmo no inverno. No Nordeste, por exemplo, várias regiões têm clima quente e pouca chuva em julho, perfeitas para quem ama praia.

Jericoacoara (CE)

Um dos destinos de praia mais famosos do país. Em julho, Jericoacoara tem sol quase todos os dias e ventos ideais para kitesurf. Aproveite a Lagoa do Paraíso e o pôr do sol nas dunas sem passar frio! Para chegar lá, o ideal é voar até Fortaleza e seguir de transfer 4x4, ou alugar um carro em Fortaleza e explorar o litoral cearense com autonomia.

lugares para viajar em julho no brasil (1)

Fortaleza (CE)

A capital cearense combina praias urbanas, cultura e diversão. Julho é excelente em Fortaleza, com temperaturas em torno de 26 °C. Além das praias como a do Futuro, vale visitar o Beach Park (parque aquático em Aquiraz), ótima pedida para quem viaja com crianças. À noite, a cidade tem vida noturna animada e barracas de caranguejo tradicionais nas quintas-feiras.

Natal (RN)

No Rio Grande do Norte, Natal oferece calor e belas praias mesmo no inverno. Visite Ponta Negra, os parrachos de Maracajaú e faça um passeio de buggy pelas dunas de Genipabu. O clima fica agradável e os dias ensolarados são frequentes.

Maragogi (AL)

Conhecida pelas piscinas naturais de águas transparentes, Maragogi é chamada de “Caribe brasileiro”. Em julho, as chuvas em Alagoas já começam a diminuir e dá para pegar dias de sol para mergulhar nas galés. É um destino tranquilo para famílias, com ótimos resorts e pousadas.

Porto de Galinhas (PE)

Em Pernambuco, julho ainda é época de algumas chuvas, mas nada impede o turista de curtir as famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas em dias abertos. O destino tem infraestrutura completa, desde passeios de jangada até restaurantes de primeira.

Fernando de Noronha (PE)

Para quem busca um lugar realmente especial, Noronha é uma excelente escolha o ano todo. Em julho, o arquipélago está fora do período de chuvas e apresenta mar calmo, perfeito para mergulho com tartarugas e peixes coloridos. Vale lembrar que Noronha tem limite de visitantes diários, então planeje e reserve com antecedência.

No Sudeste do Brasil, algumas regiões litorâneas também proporcionam boas viagens em julho, principalmente para quem prefere destinos mais sossegados nessa época:

Paraty (RJ)

Cidade colonial charmosa entre a serra e o mar, Paraty tem inverno ameno e menos turistas em comparação com o verão. É ótima para passear pelo centro histórico, fazer trilhas pela Mata Atlântica e conhecer praias acessíveis de barco. Em julho costuma ocorrer o Festival Literário de Paraty (FLIP), atraindo visitantes do mundo todo.

Ubatuba (SP)

Conhecida por suas dezenas praias, Ubatuba no inverno tem dias de sol intercalados com clima fresco. Apesar de a água do mar ficar mais fria, a cidade oferece contato com a natureza, cachoeiras e ótimos restaurantes de frutos do mar sem a lotação da alta temporada de verão.

Por fim, na Bahia o inverno é sinônimo de praia:

Porto Seguro (BA)

No sul da Bahia, julho é uma boa época em Porto Seguro. As temperaturas são agradáveis (em torno de 25 °C) e a chuva é moderada. Além das praias históricas como a Praia do Espelho, você pode conhecer o Arraial d’Ajuda e Trancoso, vilas próximas com charme rústico e muitas opções de lazer.

Porto Seguro é destino clássico para famílias e grupos de amigos nas férias, reunindo história (Marco do Descobrimento), agito noturno e belas paisagens. Com um carro alugado, dá para visitar várias praias da Costa do Descobrimento no seu tempo, do centro urbano até os refúgios mais tranquilos.

Itacaré (BA)

No litoral sul da Bahia, Itacaré combina praias paradisíacas com matas e cachoeiras. Julho é mês de sol por lá, excelente para pegar onda na Praia da Tiririca ou relaxar em Itacarezinho. O destino atrai surfistas, casais e jovens viajantes em busca de natureza e vibe descontraída.

Destinos de inverno e montanha para curtir o friozinho

Se a ideia é aproveitar o clima de inverno, o Brasil também tem lugares perfeitos em julho. Cidades serranas no Sul e Sudeste oferecem paisagens europeias, gastronomia típica de inverno (fondue, vinho, chocolate quente) e aquele ambiente aconchegante para casais e famílias tirarem o casaco do armário.

Prepare-se para lareiras, neblina nas montanhas e quem sabe até geada ou neve nas áreas mais altas!

Gramado e Canela (RS)

Localizadas na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, formam o principal polo de inverno do país. Em julho, as cidades ficam em alta temporada: ruas decoradas, festivais de inverno e temperaturas que podem ficar perto de 0 °C à noite. Gramado encanta com sua arquitetura bávara, fábricas de chocolate e eventos como o Festival de Cinema (no fim de agosto).
Canela, a poucos quilômetros, completa o passeio com atrações naturais como a Cascata do Caracol e parques temáticos.

É um destino romântico e familiar ao mesmo tempo, crianças adoram o parque Snowland (neve artificial) e o Alpen Park. 

Dica: os aeroportos mais próximos são Caxias do Sul e Porto Alegre. Uma ótima opção é alugar um carro em Porto Alegre e subir a serra dirigindo, assim você conhece também vinícolas pelo caminho, como as de Bento Gonçalves.

Gramado: lugares para viajar em julho no brasil

Campos do Jordão (SP)

Conhecida como “Suíça brasileira”, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira paulista, é destino certo para quem quer clima de montanha e sofisticação.

Em julho, a cidade realiza o tradicional Festival de Inverno com concertos de música clássica, além de oferecer cervejarias artesanais, malharias e passeios de teleférico até o Morro do Elefante. As noites são geladas (podendo chegar a 5 °C), então aproveite para se hospedar em uma pousada charmosa e provar fondues e chocolates.

Monte Verde (MG)

Distrito montanhoso no sul de Minas Gerais, Monte Verde tem jeitinho de vila européia, com ruas de pedra e chalés aconchegantes. A vila fica a 1.600 metros de altitude e registra temperaturas próximas de 0 °C nas noites de julho, ideal para casais em busca de romantismo.

Durante o dia, dá para fazer trilhas leves, passear de quadriciclo e contemplar belas vistas panorâmicas da Serra da Mantiqueira.

Ouro Preto (MG)

Que tal combinar história e inverno? Ouro Preto, cidade colonial em Minas, além de seu riquíssimo patrimônio histórico (igrejas barrocas, museus e arquitetura de Aleijadinho), possui inverno seco e frio. 

Caminhar pelas ladeiras de pedra no fim da tarde, sentindo o ar geladinho das montanhas, tem um charme especial. Em julho, a cidade costuma ter festivais culturais e gastronômicos. Não deixe de experimentar o chocolate quente das cafeterias históricas após um dia de turismo.

Diamantina (MG)

Outra joia colonial mineira, Diamantina fica na Serra do Espinhaço e também esbanja charme nas férias de julho. As temperaturas amenas de dia e frias à noite, aliadas às serenatas e Vesperatas (concertos musicais tradicionais nas sacadas), criam um clima único.

A cidade é berço de Chica da Silva e JK, e possui cachoeiras nos arredores para quem quiser contato com a natureza durante o passeio.

Petrópolis (RJ)

Na Região Serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis oferece história imperial e clima fresco de montanha. Em julho, as temperaturas ficam em torno de 10 °C à noite. Visite o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e prove a culinária alemã herdada dos colonos.

Cidades vizinhas como Teresópolis e Nova Friburgo também são ótimas para curtir hotéis-fazenda, trilhas em parques nacionais e festivais de inverno, tudo pertinho da capital carioca.

Serra Catarinense (SC)

Quer arriscar ver neve no Brasil? A Serra Catarinense é o lugar! Cidades como São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra são conhecidas pelas paisagens de cânions e pelo frio rigoroso. Em alguns invernos, há registros de neve e geada forte. Em julho, a região recebe turistas em busca desse fenômeno (não garantido, mas possível). 

De quebra, você aprecia vinhos de altitude premiados e pode dirigir pela deslumbrante Serra do Rio do Rastro, estrada cheia de curvas com mirantes incríveis.

Destinos de natureza e aventura em julho

Para os amantes de ecoturismo e aventura, julho reserva condições perfeitas em vários parques e rotas pelo Brasil. Como é época seca em muitas regiões do interior, as trilhas ficam mais acessíveis, as cachoeiras volumosas e os céus azuis garantem visuais de tirar o fôlego. Prepare a câmera e o espírito aventureiro:

Chapada dos Veadeiros (GO)

No coração do Brasil, em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um reduto de cachoeiras, trilhas e paisagens surreais. Julho é um dos melhores meses para ir, pois quase não chove e as cachoeiras estão com fluxo na medida para banho.

Destinos como a Cachoeira Santa Bárbara (famosa pela água azul-turquesa) e a Catarata dos Couros esperam os visitantes. As bases para explorar a região são Alto Paraíso de Goiás e Vila de São Jorge.

Com um veículo à disposição, você visita os diferentes atrativos com facilidade, muitas trilhas começam em pontos de difícil acesso, então estar de carro ajuda muito.

lugares para viajar em julho no brasil: cachoeira

Chapada das Mesas (MA)

Localizada no sul do Maranhão, é um destino ainda pouco explorado e surpreendente. Em julho, o clima seco favorece os passeios para conhecer cachoeiras espetaculares (como a Cachoeira de Santa Bárbara e a Cachoeira do Prata), formações rochosas curiosas, como o Morro do Chapéu, e o Parque Nacional da Chapada das Mesas em si, com seus platôs avermelhados. A cidade base é Carolina (MA). Esse é o tipo de viagem “diferentona” que rende memórias inesquecíveis.

Jalapão (TO)

O Jalapão, no Tocantins, virou queridinho dos aventureiros. Conhecido pelos fervedouros (poços de água cristalina onde não se afunda) e pelas dunas alaranjadas ao entardecer, o parque estadual oferece um contato intenso com a natureza. Julho é ótimo para ir (mês seco, dias quentes e noites frescas).

Geralmente o tour pelo Jalapão é feito em veículos 4x4 com guia, dado o terreno arenoso. Mas a experiência vale cada segundo: nado nas águas transparentes, trilha até a Cachoeira da Velha e observação de um céu estrelado incrível à noite.

Bonito (MS)

Um clássico do ecoturismo brasileiro, Bonito faz jus ao nome. No mês de julho, a visibilidade dos rios e nascentes atinge o auge, perfeito para flutuação e mergulho nas águas transparentes cheias de peixinhos (Rio da Prata, Aquário Natural e Nascente Azul são imperdíveis).

As cachoeiras do Parque da Boca da Onça ou Estância Mimosa também ficam exuberantes. Embora seja alta temporada e a cidade recebe muitos turistas, a infraestrutura é ótima. Reserve os passeios com antecedência e considere alugar um carro em Campo Grande (capital a 300 km) para ter liberdade de conhecer as atrações no seu tempo.

Pantanal (MS/MT)

Visitar o Pantanal em julho é uma excelente ideia para ver animais selvagens. Nessa época seca, a vegetação rasteira e a concentração de água em menor volume facilitam avistar jacarés, capivaras, araras-azuis e até onças-pintadas nas margens dos rios.

Há pousadas pantaneiras que oferecem safáris fotográficos de barco e a cavalo. Tanto no Pantanal Sul (saindo de Campo Grande para Corumbá ou Miranda) quanto no Pantanal Norte (a partir de Cuiabá, pela Transpantaneira até Poconé), o clima de julho é de dias ensolarados e noites frias. Aventure-se de carro até a entrada das fazendas, sempre com cuidado e preferência por veículos altos, e viva a natureza brasileira em estado puro.

Foz do Iguaçu (PR)

As Cataratas do Iguaçu são espetaculares em qualquer época, mas em julho você aproveita temperaturas agradáveis para caminhar nas trilhas das cataratas sem o calor intenso do verão.

O volume de água pode estar um pouco mais baixo devido à seca, revelando mais formações de quedas d’água nas rochas, um visual diferente. Além das cataratas, a cidade oferece o Parque das Aves e compras em Ciudad del Este (Paraguai) como atrativos. E que tal esticar até Puerto Iguazú, na Argentina, para provar a culinária local? Com seu carro alugado, é fácil cruzar a fronteira e conhecer três países numa mesma viagem.

Pirenópolis (GO)

A charmosa Pirenópolis, em Goiás, une história e ecoturismo. Em julho, a cidade, que é toda preservada com casarões coloniais, tem clima seco e dias ensolarados, ideais para explorar suas inúmeras cachoeiras (como a Cachoeira do Abade e Cachoeira dos Dragões).

As noites ficam fresquinhas, perfeitas para passear pelo centrinho repleto de restaurantes, cafés e lojinhas de artesanato. Piri (como é carinhosamente chamada) é uma ótima escapada de fim de semana saindo de Brasília ou Goiânia, e tem custo acessível, sendo um destino barato para viajar em julho comparado a locais mais famosos.

Alter do Chão (PA)

Já pensou em praia de rio? Alter do Chão, no Pará, é conhecida como Caribe Amazônico por suas águas doces azul-esverdeadas e areias claras às margens do Rio Tapajós.
Em julho, a região está no final da época de cheia, as faixas de areia começam a aparecer maiores a partir de agosto, mas ainda assim é um passeio maravilhoso para quem quer algo diferente. Você pode curtir um banho morno de rio, fazer passeios de lancha pelas florestas alagadas e saborear a culinária paraense em barracas típicas. Santarém, a cidade vizinha, tem fácil acesso de avião, e de lá você segue até Alter. Essa viagem foge do comum e revela um Brasil exótico e pouco explorado.

Planeje sua viagem de julho com liberdade

alugue foco: lugares para viajar em julho no brasil

Viu só quantas opções de lugares para viajar em julho no Brasil? Seja para tomar um sol em praias paradisíacas, degustar um vinho no frio da serra ou se embrenhar em trilhas e cachoeiras, o país tem destinos incríveis esperando por você neste inverno. O mais importante é definir o tipo de experiência que procura, calor ou frio, descanso ou aventura, e planejar com antecedência, já que julho é concorrido em muitos locais.

Para deixar sua viagem ainda melhor, tenha a liberdade de um carro à disposição. Assim, você explora os arredores do destino escolhido no seu próprio tempo, monta roteiros personalizados e faz paradas onde quiser. Faça já uma simulação de aluguel de carro e garanta o veículo ideal para suas férias de julho.

Reserve com antecedência na Foco e aproveite tarifas especiais, atendimento de qualidade e a segurança de viajar com tranquilidade. Agora é só preparar os agasalhos ou o protetor solar, e boa viagem!

Reserva Foco

Posts relacionados:

Turismo gastronômico: conheça 10 destinos com pratos incríveis Praia ou campo? Como escolher o destino para o feriadão? Os melhores destinos para viajar sozinha pelo Brasil

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Whatsapp

Últimos posts

12 de Agosto

Bate e volta saindo de São Paulo: 15 destinos rápidos de carro

11 de Agosto

Levou multa em carro alugado? Saiba quem paga e o que fazer

07 de Agosto

Alugar ou comprar um carro: qual a melhor escolha para o seu bolso?

05 de Agosto

Destinos baratos no Brasil: 10 lugares para viajar econômico

E-mail

[email protected]

Central de Reservas:

4007.2109

Reserve Por:

Whatsapp

Esclareça suas dúvidas:

AJUDA

A mobilidade e o cuidado que você precisa a um toque da sua tela.
Baixe agora o app da Foco e garanta descontos exclusivos!

Logo Foco

Receba novidades e promoções em seu e-mail

Sobre Lojas Frota Ofertas
Blog Ajuda Carreiras POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONDIÇÕES DE LOCAÇÃO

Nossas Lojas

Aracaju: ‎ 4007-2109 Belo Horizonte: 4007-2109 Campinas: ‎ 4007-2109 Campo Grande: 4007-2109 Canoas: ‎ 4007-2109 Caxias do Sul: ‎ ‎ 4007-2109 Curitiba: 4007-2109 Florianópolis: ‎ ‎ 4007-2109
Fortaleza: ‎ 4007-2109 Goiânia: ‎ 4007-2109 João Pessoa: ‎ 4007-2109 Maceió: ‎ 4007-2109 Natal: ‎ 4007-2109 Navegantes: ‎ 4007-2109 Porto Alegre: ‎ 4007-2109 Porto Seguro: ‎ 4007-2109
Recife: 4007-2109 Rio de Janeiro (Centro): ‎ 4007-2109 Rio de Janeiro (Galeão): ‎ 4007-2109 Salvador: ‎ 4007-2109 São Paulo: ‎ 4007-2109 Guarulhos: ‎ 4007-2109 Vitória : ‎ 4007-2109

Formas de pagamentos:

Bandeiras
GPTW Zero Carbon SSL
SSL

© 2025 Foco Aluguel de Carros. Todos os direitos reservados.