BLOG

08 de Setembro por Vitor Alves

O que fazer no Rio de Janeiro: conheça as melhores dicas de passeios

O que fazer no Rio de Janeiro: conheça as melhores dicas de passeios

“Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil”. Essa é a descrição da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome, em uma famosa marchinha de Carnaval. Mas você conhece a história e sabe o que fazer no Rio de Janeiro?

Quando o assunto é conhecer o Rio (capital), o mais comum é pensar em conhecer os principais pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor ou Pão de Açúcar. Algumas pessoas até contratam empresas de aluguel de carro para facilitar no roteiro.

Mas, mesmo sendo locais super interessantes e procurados, o Rio de Janeiro pode proporcionar diversas experiências para quem deseja conhecer a cidade maravilhosa. 

Fique com a gente e saiba as melhores dicas sobre o que fazer na cidade, de pontos turísticos a bares e praias badaladas, e comprove que o Rio de Janeiro continua e continuará sendo, de fato, lindo. 

aluguel de carros

O que fazer no Rio de Janeiro?

De um lugar para relaxar, como Parque das Ruínas, até aproveitar a noite boêmia da Lapa. Seja durante o dia ou à noite, há muitas opções para se fazer no Rio de Janeiro, destino turístico certo no Brasil. 

A cidade, que possui uma população estimada em 6.775.561 habitantes, segundo o último IBGE, e tem 456 anos, pode proporcionar experiências para que você aproveite, de maneiras diferentes, cada canto da cidade maravilhosa. 

Pontos Turísticos do Rio de Janeiro

Cristo Redentor 

Vamos começar pelo local mais famoso da cidade: o Cristo Redentor, estátua enorme, que tem vista para a cidade do ponto alto do Corcovado, é um símbolo quase tão conhecido do Rio quanto o Pão de Açúcar. 

O cartão postal da cidade foi erguido entre 1922 e 1931, financiado, quase inteiramente, por contribuições de católicos brasileiros. Você pode chegar até o Cristo, que fica no Parque Nacional da Tijuca, de duas maneiras: vans autorizadas, que partem de diferentes pontos da cidade, ou no trem do Corcovado. 


Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón conta com um colorido mosaico, obra do chileno Jorge Selarón, que dedicou sua vida a decorar a escadaria com objetivo de fazer uma homenagem ao povo brasileiro. A vibrante Escadaria Selarón é, também, uma das atrações mais visitadas do Rio, e começa na Lapa antes de seguir até Santa Teresa.

Pão de Açúcar

pão de açucar no rio de janeiro

O Bondinho do Pão de Açúcar, que foi inaugurado em 1912, também entra na classificação de um dos principais locais de visitação no Rio. 

Para chegar até lá, você pode pegar um teleférico da Praça General Tibúrcio até o topo do Morro da Urca, de onde sairá um segundo teleférico, que vai até o topo do Pão de Açúcar. De lá, é possível avistar toda a costa montanhosa que circunda a baía e suas ilhas.

Parque das Ruínas

Esse parque público e centro cultural abriga uma antiga mansão. O Parque das Ruínas fica localizado em Santa Teresa e permite que os visitantes desfrutem dos restaurantes e bares discretos desta zona boêmia do Rio. No local são realizadas diversas exposições temporárias e tem uma vista maravilhosa para a Baía de Guanabara.

Parque Lage

Antiga mansão de Enrique Lage e sua esposa cantora italiana, Gabriella Besanzoni, o Parque Lage agora é uma escola de artes visuais e um restaurante aberto ao público. 

Cercado pela Mata Atlântica, é regularmente visitado também por habitantes da selva, como macacos e pássaros exóticos. A mansão é um ambiente sereno para desfrutar de um farto almoço.

Mirante Dona Marta

O Mirante Dona Marta é o lugar ideal para ver os locais mais importantes do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, já que conta com vistas panorâmicas de toda a cidade. Além disso, a vista do mirante para o pôr do sol é um show à parte.

Museu de Arte Moderna (MAM)

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM, está localizado no Parque do Flamengo e se destaca pela marcante arquitetura pós-moderna e ambiente tranquilo. 

O museu contém uma coleção impressionante de arte moderna de célebres artistas brasileiros, além de exposições de importantes artistas internacionais.

Praias do Rio de Janeiro 

praias do rio de janeiro

Quando se trata em dar dicas do que fazer no Rio de Janeiro, não se pode esquecer, jamais, de suas famosas e badaladas praias. 

A praia de Copacabana, famosa por seu calçadão feito com pedras portuguesas pretas e brancas, é uma das mais famosas do Rio de Janeiro. 

A praia carioca conta com diversos quiosques em toda sua extensão e é bastante movimentada, principalmente durante o caloroso verão tão conhecido em todo país. Há ainda no local, a estátua de Carlos Drummond de Andrade. 

A Praia de Ipanema, no bairro nobre do Rio, também é bastante badalada, um dos points da cidade. E há outras praias que também podem entrar no seu roteiro, como a Praia do Leblon e Barra da Tijuca. 

O que fazer no Rio de Janeiro durante a noite?

Se falamos de passeios para serem feitos durante o dia, agora vamos falar da vida noturna do Rio de Janeiro. Alguns lugares para curtir a noite carioca: . 

  • Barzinhos e restaurantes da Lapa
  • Feira de São Cristóvão
  • Samba da Pedra do Sal
  • Bip Bip Bar
  • Bar do Astor

Restrições durante Pandemia da Covid-19

Vale lembrar que, a partir do dia 15 de setembro de 2021, será necessário a apresentação do comprovante de vacinação da Covid-19 em locais de uso coletivo no Rio de Janeiro.

O Decreto Municipal nº 49.335, de 26 de agosto de 2021, determina que seja apresentada à entrada a carteira de vacinação digital do aplicativo ConecteSUS, o próprio cartão de vacinação ou um papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde.

Sendo assim, é indicado pesquisar quais locais se enquadram no decreto antes de planejar uma visita. 

Aluguel de carro no Rio de Janeiro

aluguel de carros

Com tantas opções do que fazer no Rio de Janeiro, é importante pensar na sua locomoção pelos locais citados nesse artigo. Fazer uso de aluguel de carros é uma boa alternativa para sua mobilidade na cidade. 

A Foco possui duas lojas no Rio de Janeiro para facilitar ainda mais sua experiência na cidade maravilhosa: uma no centro da cidade, e outra no Aeroporto do Galeão. Conheça nossa frota de carros com tarifas que cabem no seu bolso.

Posts relacionados: