O que fazer em Vitória? Veja dicas de roteiros incríveis para você passear!
Vitória é a segunda capital mais antiga do Brasil, berço de tradições totalmente harmonizadas com o desenvolvimento da cidade.
Além de conhecer as lindas praias, você sabe o que mais fazer em Vitória? O município capixaba vai te surpreender com suas opções de passeios.
Se você estiver pensando em contratar um aluguel de carros e passear pelo sudeste do país, não pode deixar de conhecer essa bela metrópole.
Neste artigo, vamos falar sobre sua história e dar as melhores dicas para você curtir. Acompanhe!
História da capital capixaba
Localizada no lado oeste da ilha, Vitória foi fundada em 1535 por Vasco Fernandes Coutinho. Ela recebeu o título de capitania do Espírito Santo pela coroa portuguesa, alcançando o status de cidade tempos depois. Tornou-se capital da província em 1823.
No município e suas proximidades encontram-se fábricas de têxteis, celulose, refinarias de açúcar, siderúrgicas e pequenas fábricas.
Após a Segunda Guerra Mundial, Vitória se tornou o principal porto de minério de ferro do Brasil, mas, depois de 1962, o volume de exportações excedeu em muito a capacidade da baía.
Diante disso, novas instalações, que podem estocar uma quantidade maior de metais, foram construídas em Tubarão, logo ao norte, sendo capazes de exportar minério de ferro, aço, papel, celulose e café.
A cidade tem conexões ferroviárias com o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, sendo acessível por rodovias, voos oriundos de diversos aeroportos de todo o Brasil e também por via marítima.
O que fazer em Vitória?
Além das suas praias, os monumentos seculares de Vitória encantam os turistas e os moradores.
Embora a cidade tenha se modernizado, não perdeu as marcas de sua trajetória histórica.
A gastronomia também é tradicional, com comidas típicas da região, como a caldeirada e a torta de peixe capixaba.
O município oferece diversas atrações. Vejamos o que fazer em Vitória.
Rota do Lagarto em Vitória
Um trajeto curto, porém bastante admirado pelos turistas. É assim que a Rota do Lagarto é conhecida.
Logo no começo, o visitante passa por um verdadeiro túnel verde, cercado de árvores, trazendo um clima leve com sinais claros de natureza.
Continuando pela estrada, é possível ver a famosa Pedra Azul. Em volta dela, existem restaurantes, cafés, pousadas e um pequeno comércio de souvenirs característicos da região.
Praia de Itaúnas
Para quem quer fugir do movimento das cidades, a Praia de Itaúnas é uma boa pedida. Caracterizada pelas falésias e dunas de areia branca, sua extensão é de 25km entre a foz do Rio Itaúnas e a do Riacho Doce.
O acesso ainda é preservado. A dica é estar com um mapa atualizado no celular e ir durante o dia para visualizar melhor o trajeto.
Um vilarejo próximo conta com inúmeras pousadas e o fim do dia é marcado com bastante música para animar a noite.
Fábrica da Garoto em Vitória
Imagine estar num ambiente com aroma de chocolate por todos os lados. Tentador, não é mesmo?
Os turistas podem visitar a Fábrica da Garoto, que conta com um saboroso passeio para conhecer a linha de produção de suas marcas, assim como um museu retratando a história da marca.
Restaurante Ilha do Caranguejo em Vitória
No Restaurante Ilha do Caranguejo você terá a oportunidade de conhecer a legítima moqueca: um símbolo da gastronomia capixaba.
O preparo é feito com a típica panela de barro para deixar forte a cor, o aroma, a consistência e, por fim, o sabor especial.
Palácio Anchieta em Vitória
O maior edifício histórico de Vitória é esse antigo colégio e igreja jesuíta, agora a sede do governo estadual.
Visitas guiadas e gratuitas, com duração de 40 minutos, explicam as histórias, fundações originais do século 16, artefatos descobertos durante a reforma e a tumba do Padre José de Anchieta (1534 a 1597), um dos primeiros missionários aclamado como "Apóstolo do Brasil".
Convento da Penha em Vitória
A visita a esse convento do século XVI, localizado no topo do Morro da Penha, é imperdível. As vistas panorâmicas da cidade são magníficas e a capela, fundada em 1558, também é deslumbrante.
É um importante destino de peregrinação na época da Páscoa, em que uma grande multidão faz a caminhada em homenagem à Nossa Senhora da Penha. Alguns fiéis realizam o trajeto de joelhos, no intuito de pagar promessas
Centro Histórico de Vitória
Vale a pena visitar o Centro Histórico de Vitória. A atração mais notável é o Palácio Anchieta, um elegante prédio do governo com uma história que remonta aos anos 1500.
Outro monumento que merece sua visita é a Catedral Metropolitana de Vitória, uma grande igreja com torres góticas.
O Centro também abriga muitas arquiteturas interessantes, como o Parque Moscoso e o Museu de Arte do Espírito Santo.
Qual a melhor praia de Vitória?
Vamos falar sobre as duas melhores praias de Vitória: a Ilha do Boi e a Curva da Jurema.
Com o crescimento da cidade na primeira metade do século XIX, grandes áreas foram aterradas por todo o município e a ilha do Boi se juntou à Vitória.
Já a Curva da Jurema está localizada no leste da ilha, entre a Ilha dos Desejos e a do Boi. Possui águas bem calmas e transparentes. De lá é possível visualizar uma outra paisagem: a Ilha do Frade.
Qual a praia mais badalada de Vitória?
A praia de Camburi é a mais badalada, apesar de ter o mar mais agitado. Com o calçadão largo de 6km de uma ponta a outra, atrai bastante visitantes, principalmente em épocas de grandes eventos esportivos.
Essa extensa faixa de calçada é ideal para levar a garotada para praticar alguns esportes como pedalar de bicicleta, andar de skate e patins.
Conheça Vitória com a Foco
Com o roteiro que preparamos para você, com certeza você já pode planejar sua viagem para Vitória, que será marcada pelas melhores experiências.
E para trazer mais tranquilidade e economia para o seu passeio, alugue um carro com a Foco. Aqui você encontra diversas opções de veículos, de acordo com sua necessidade.
E o melhor: contamos com uma loja também em Vitória, bem próxima ao aeroporto. Navegue pelo nosso site, escolha já o seu carro e conheça Vitória com a Foco.