O que fazer em Recife: um guia completo com as melhores dicas
![O que fazer em Recife: um guia completo com as melhores dicas](https://www.aluguefoco.com.br/uploads/../uploads/2023/04/03/642b29b4466de.o-que-fazer-em-recife-capa.small.jpg)
O Nordeste é um dos destinos mais procurados pelos turistas. Com isso, saber o que fazer em Recife é essencial para conhecer uma das cidades mais movimentadas e belas do Brasil.
Além disso, é uma cidade muito bem localizada, e você pode utilizar o aluguel de carros para conhecer cidades próximas como Olinda. Nesse sentido, se trata de um destino com várias atrações, que envolvem muita cultura, história local e belas paisagens.
Por isso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que fazer em Recife para sua viagem ser inesquecível. Conheça os principais pontos turísticos, praias e dicas de bate e volta saindo da cidade. Boa leitura!
O que fazer em Recife: conheça os pontos turísticos
Recife é uma cidade que respira alto astral, muita história e ligação forte com a cultura local. Por isso, vamos conhecer agora alguns dos principais pontos turísticos de Recife que você não pode deixar de visitar.
1- O que fazer em Recife Antigo e no Marco Zero?
Uma das paradas obrigatórias de Recife é a visita ao famoso Marco Zero, de nome oficial Praça Rio Branco. Esse nome se dá por ser lá que a cidade nasceu, tendo até uma obra do artista pernambucano Cícero Dias para marcar o local exato.
Do Marco Zero partem todas as medições para distâncias rodoviárias. Além disso, as grandes festas e eventos da cidade acontecem por lá. Portanto, o verdadeiro coração de Recife.
Tudo isso está localizado no chamado Recife Antigo, o centro histórico da cidade, rodeado pelo estuário do porto da cidade. Assim como várias atrações históricas, como o Centro Cultural da Caixa e a Igreja da Madre de Deus, inaugurada no século 17.
2- Paço do Frevo
A visitação ao Paço do Frevo é a melhor maneira de conhecer profundamente um dos principais elementos culturais de Pernambuco. O museu interativo apresenta a história do frevo e de vários compositores renomados, como Capiba.
Por lá, além de acompanhar o que há de melhor do frevo, é possível admirar a beleza dos figurinos, estandartes e apreciar diversos versos. Certamente uma das atrações mais visitadas e importantes de Recife.
3- Centro Cultural Judaico
Construída ainda no século 17, a então primeira sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel é aberta à visitação dos turistas. Por lá, além de conhecer um pouco mais sobre a cultura judaica é possível encontrar escavações arqueológicas centenárias.
4- Torre Malakoff
Um dos pontos turísticos mais famosos de Recife, a Torre Malakoff começou a ser construída em 1853 e finalizada dois anos mais tarde. Com isso, foi desenvolvida para ser a entrada para o Arsenal da Marinha.
Atualmente, abriga um importante espaço cultural, com exposições durante todo o ano e também um observatório astronômico. Além disso, a vista do topo da torre é uma das atrações principais, oferecendo uma vista panorâmica espetacular.
5- Capela Dourada
A Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis foi inaugurada em 1724 e é considerada a primeira igreja com decoração barroca do Brasil. Com uma grande quantidade de ouro nas paredes e decoração, ganhou o nome de Capela Dourada.
Desse modo, a igreja é um dos principais símbolos de Recife e da riqueza e luxo do período colonial. Além disso, ela fica localizada dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio, que também abriga o Museu de Arte Sacra.
Sendo assim um passeio imperdível para conhecer um pouco mais da história do Brasil e visitar de uma só vez, ao menos três atrações turísticas de Recife.
6- Instituto Ricardo Brennand e Parque das Esculturas
Um dos mais renomados artistas plásticos e ceramistas do Brasil, Francisco Brennand e sua família contam com algumas atrações em Recife. Primeiramente, o Parque das Esculturas conta com diversas obras do artista, a principal é a Torre de Cristal.
Com 32 metros de altura, a imponente obra se tornou um símbolo da região. Além disso, o Instituto Ricardo Brennand, primo de Francisco, reúne uma grande concentração de obras, como coleções de arte, museu de armas, biblioteca e esculturas.
Ainda na região, próximo ao instituto é possível visitar também a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand e admirar ainda mais as obras do ceramista. Afinal, a área de seu antigo ateliê conta com mais de 2 mil obras em meio aos jardins projetados por Burle Marx.
Praias para ir de carro de Recife
Depois de conhecer um pouco mais sobre as atrações históricas de Recife, que tal conhecer um pouco mais das belezas naturais da cidade? Assim como em grande parte do Nordeste, as praias de Recife são de tirar o fôlego e atraem milhares de turistas.
1- Praia da Boa Viagem
Certamente uma das praias mais famosas de Recife, a praia da Boa Viagem é uma das mais bem localizadas. Cercada de ótimos restaurantes e hotéis, grande parte dos turistas optam por se hospedar na região.
Apesar de ter águas cristalinas e formar piscinas naturais durante a maré baixa, ela também é conhecida pela grande quantidade de tubarões. Portanto, não é uma das mais aconselháveis para o banho.
2- O que fazer em Recife: conheça a Praia das Calhetas
Como grande parte das praias de Recife, a praia das Calhetas fica um pouco distante da cidade, em torno de 50 km. Por isso, o aluguel de carros é essencial para conhecer as belezas da região.
Com pouco mais de 200 metros de faixa de areia, ela é conhecida pelo seu formato de coração e por estar cercada de rochas. Além disso, as águas cristalinas oferecem um dos mergulhos subaquáticos mais bonitos do Brasil.
3- Praia dos Carneiros
A aproximadamente 100km da capital de Pernambuco, a praia dos Carneiros é uma das praias para ir de carro de Recife mais visitadas da região. Por lá, além das águas cristalinas, duas atrações são muito procuradas: a visitação à Igreja de São Benedito e o famoso banho de lama.
4- Praia de Maracaípe
A quarta dica de praia próxima ao Recife, é a ótima praia de Maracaípe. Para quem é amante de esportes radicais e aquáticos, visitar a praia é parada obrigatória. Afinal, contém uma grande quantidade de ondas, atraindo turistas de todo o Brasil.
A praia conta também com uma ótima infraestrutura na Vila de Todos os Santos, o centro da região com vários restaurantes para se deliciar com pratos de frutos do mar.
5- Praia Coroa do Avião
A ilha da praia Coroa do Avião é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Além da beleza natural das águas cristalinas e piscinas naturais durante a maré baixa, a ilha também abriga a Estação de Estudo de Aves Migratórias.
Portanto, além de poder apreciar a infraestrutura e beleza da pequena ilha, você ainda pode dar a sorte de encontrar algumas espécies de pássaros migratórios. Ao todo, a Universidade Federal Rural de Pernambuco já registrou mais de 15 espécies migratórias.
Restaurantes Recife
A cultura e gastronomia nordestina é uma das mais conhecidas do Brasil. Portanto, ao visitar Recife, o que não falta é comida boa. Para isso, preparamos algumas dicas de restaurantes que você precisa visitar.
1- Restaurante Parraxaxá
Para aqueles que desejam visitar um restaurante com a alma nordestina, Parraxaxá é o local certo. Afinal, ele é inteiramente decorado com símbolos e artes do sertão, desde as paredes e mesas até os funcionários, caracterizados de Lampião e Maria Bonita.
Por lá, você encontra o que há de melhor na culinária nordestina, como carne de sol, feijão verde, linguiça de bode e o famoso brigadeiro de cachaça. Para se deliciar com a vasta quantidade de pratos você pode optar pelo serviço de buffet ou à la carte.
2- Restaurante Leite
Considerado um dos mais tradicionais de Pernambuco, o Leite é o restaurante mais antigo em funcionamento no Brasil, aberto desde 1882. Além de pratos típicos do Nordeste e muita variedade de frutos do mar, o local conta com pratos de culinária internacional.
Entre os pratos mais conhecidos do restaurante estão os pratos com bacalhau, considerados especialidade de casa. Portanto, para quem deseja se deliciar em um restaurante mais sofisticado e tradicional, o Leite é o destino ideal.
3- Camarada Camarão
O Camarada Camarão, localizado na região de Boa Viagem, é a primeira unidade do grupo, inaugurada em 2005. Desde então, vem conquistando cada vez mais espaço e já conta com várias unidades espalhadas pelo país.
De modo geral, seus pratos principais são os com frutos do mar, especialmente os de camarões. Logo, você vai encontrar uma grande diversidade de pratos com camarões, de todos os tipos e tamanhos, com massa, puro, empadas e pastéis.
O que fazer em Recife durante a noite?
Após um longo dia de praias e passeios turísticos, Recife também oferece uma noite muita animada e com atividades para todos os gostos. Confira agora algumas das opções mais procuradas pelos turistas e locais.
1- Rua da Moeda
Entre os principais atrativos da vida noturna de Recife destacamos a Rua da Moeda. Afinal, ela conta com uma grande quantidade de bares e restaurantes com música ao vivo, local ideal para aproveitar o fim do dia com a família ou amigos.
A rua fica localizada no Recife Antigo, ou seja, no centro histórico da cidade. Portanto, muitas vezes os turistas aproveitam o dia conhecendo os pontos turísticos das proximidades e depois curtem um happy hour e a noite da cidade.
2- Galeria Joana D'Arc
Outro ponto de encontro para a noite de Recife, a Galeria Joana D’Arc também oferece uma grande variedade de bares e restaurantes. Por lá, além de muita música boa, é possível encontrar restaurantes de diversos países, como Itália e México.
Com isso, se você está em um grupo grande de pessoas, passar a noite na Galeria pode ser muito interessante para que cada um encontre o seu restaurante ideal. Além disso, os bares contam com ótimas opções de cervejas artesanais e drinks.
3- Burburinho Bar
Com um ambiente descontraído, o Burburinho Bar recebe diversos artistas para embalar as noites pernambucanas. De modo geral, os estilos musicais mais tocados no bar são rock, jazz, MPB e blues.
Portanto, um local ideal para você desfrutar com os amigos e ainda escutar muita música boa com os artistas locais.
Passeios bate e volta saindo de Recife
Como dito anteriormente, Recife está bem próxima a diversos destinos famosos do Nordeste, como Olinda, Maragogi e Porto de Galinhas. Portanto, é muito comum que os turistas tirem uns dias para conhecer essas regiões.
1- Olinda
Certamente o bate e volta mais conhecido de quem viaja para Recife é até Olinda. Afinal, as duas cidades históricas estão a pouco menos de 20 km de distância. A conhecida Cidade Alta é referência histórica do período colonial do Brasil.
Até por isso, foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Patrimônio Histórico da Humanidade em 1982. Outro ponto muito importante de Olinda é a sua relação com a cultura carnavalesca de Pernambuco.
Portanto, durante todo o ano é possível encontrar referências ao carnaval de Olinda, um dos mais famosos do país e também ao ritmo do frevo e maracatu.
2- Maragogi
Outro destino muito conhecido do Nordeste, Maragogi é um bate e volta muito explorado pelos turistas de Recife. Localizado em Alagoas, a 130 km de Recife, o destino conta com uma grande quantidade de praias e piscinas naturais.
A praia de Barra Grande é uma das mais conhecidas da região. Com águas cristalinas e banco de areia, conhecido como Caminho de Moisés, é ideal para quem deseja caminhar pelas águas e aproveitar as belezas e as piscinas naturais.
3- Porto de Galinhas
Um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros, Porto de Galinhas fica a 60 km de Recife. Conhecida pelas águas cristalinas e pela grande quantidade de arrecifes, o local é um berçário aquático.
Durante a maré baixa é possível caminhar pelos arrecifes e encontrar diversas espécies de peixes e nadar com eles nas piscinas naturais. Essas características fazem com que Porto de Galinhas tenha uma das praias mais bonitas do Brasil.
Dicas de viagem em Recife para aproveitar ao máximo o seu passeio
De modo geral, é possível entender o que fazer em Recife e a grande variedade de atividades possíveis na região. Por isso, para um melhor aproveitamento do tempo e de todas as atrações, o mais indicado é o aluguel de carros em Recife.
Desse modo, é possível criar uma maior praticidade para o deslocamento entre atrações e praias próximas. Assim como, tornar o bate e volta para Olinda, Maragogi e Porto de Galinhas muito mais tranquilo e rápido.
Ou seja, ter um carro alugado possibilita passar mais tempo aproveitando as belezas da região ao invés de ficar horas procurando como se locomover entre as atrações.
Conheça Recife de carro alugado com a Foco
Agora que você já sabe o que fazer em Recife, deu para perceber porque a cidade é uma das mais procuradas com destino pelos turistas brasileiros. Afinal, há diversas opções para explorar este destino ou no entorno dele.
Aliás, para tornar sua viagem mais prática e inesquecível, conte com a Foco. Assim, faça sua reserva de carros na Foco e conheça Recife com tranquilidade e, é claro, as praias e cidades próximas.
Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, acesse o Blog da Foco e conheça outros destinos e dicas para sua próxima viagem.