BLOG

28 de Dezembro de 2020 por Victor Amaral

O que fazer em Paraty? Confira dicas de roteiro para sua viagem

Não sabe o que fazer em Paraty? Nós ajudamos você! Paraty é o tipo de cidade que reúne as mais variadas atrações e que pode agradar muitos turistas, além de oferecer experiências completas. Neste destino no Rio de Janeiro, você não só tem contato com o mar, mas também explora outras belezas naturais e passeios históricos. 

Por isso, se você deseja ter contato com a natureza, conhecer mais da cultura local e aproveitar paisagens belíssimas precisa visitar Paraty. 

Neste post,  separamos a seguir algumas opções de passeios, rotas e destinos que você pode fazer para aproveitar ao máximo a sua estada na cidade. 

Conhecer a Vila de Trindade

O primeiro destino que não pode faltar na sua lista de Paraty é a Vila de Trindade, localizada a 25 km do centro. O local é um dos passeios mais baratos da região e fica em uma área de proteção ambiental oferecendo uma beleza ímpar.

A vila também é considerada um ambiente de paz e é ideal para quem deseja ter um momento de relaxamento em contato com a natureza. Por lá, você encontrará vários pescadores e artesãos que vivem do turismo local. Sem contar a variedade de pousadas e restaurantes com boas refeições de comidas típicas. 

Além disso, é possível encontrar não só praias, como também trilhas, cachoeiras e todos os pontos com um estilo muito rústico que chama a atenção para o lugar. Essa é uma boa pedida para quem quer aproveitar a ida à Paraty, mas sem as aglomerações. 

Atualmente, a cidade conta com uma ótima estrutura para quem viaja em família, mas durante as décadas de 70 e 80, o lugar foi muito frequentado pelos hippies. 

Ir de carro ao Forte de Paraty 

Forte de Paraty

Outra dica do que fazer em Paraty — e para quem curte explorar a história local — é visitar o Forte de Paraty. Você pode ir facilmente de carro ao local e terminar o caminho subindo a pé em uma trilha no meio da mata. 

O lugar é simplesmente de tirar o fôlego, já que fica em posição elevada e oferece uma vista completa da cidade e do mar. A construção foi feita em 1722 e foi o local de origem do povoado de Paraty. Atualmente, funciona o Museu do Forte Defensor Perpétuo. 

Na época da criação, o forte tinha como objetivo proteger tanto a produção de açúcar do local, como o transporte do ouro na Estrada Real. Para se ter uma ideia, os canhões são peças originais, fabricadas na Grã Bretanha e que atiravam a até 2 mil metros de distância. 

Lá também é possível conhecer outras peças e documentos que fazem parte da história da cidade, além de claro, aproveitar uma boa caminhada. 

Conhecer as cachoeiras de Paraty 

Para quem acha que Paraty só possui um belo mar, está muito enganado. Na cidade também é possível fazer ótimos passeios pelas cachoeiras. 

Para visitar as cachoeiras, o mais indicado é que esteja de carro. Dessa forma, a primeira parada para você que busca o que fazer em Paraty e gosta de aventuras, é a Cachoeira do Tobogã. 

Nela, é possível ver moradores da região descendo pelas pedras que compõem a queda de água e se divertir com as manobras. Turistas corajosos também podem aproveitar para experimentar a descida. 

Além disso, na mesma área, você encontra o Poço do Tarzan, em que é possível curtir um banho tranquilo de cachoeira. O local também é ótimo para fazer várias fotos

Passear nas feiras e centros históricos 

centro histórico Paraty  

É claro que não poderíamos deixar de fora dessas dicas, um passeio pelo centro histórico de Paraty. A cidade oferece uma experiência completa de imersão pelo calçamento característico e a arquitetura das casas coloniais que contam com pinturas alegres. 

No entanto, devido à pandemia, não deixe de se informar sobre os horários de funcionamento e sempre tome todos os cuidados necessários: distanciamento, máscara e álcool em gel! 

Além das casas, você também pode encontrar igrejas, todas em bom estado de conservação, sendo que foram construídas entre o século 17 e 19. Porém, no centro você também encontra várias opções de restaurantes e bares para conhecer melhor a culinária local. 

Outra oportunidade que todo turista adora são as feirinhas e lojas de artesanato em que existem uma variedade enorme de produtos feitos pela comunidade local. 

Se você ainda não sabe o que fazer em Paraty, aproveite para ter contato com as intervenções artísticas nas ruas e conhecer várias curiosidades da cidade com o tour guiado gratuito. Na época da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, você encontra ainda mais atrações culturais pela cidade, com debates, oficinas e mesas com autores. 

Quando ir a Paraty?

Paraty é um destino maravilhoso para qualquer época do ano. Porém, se você prefere passear no calor, os meses de novembro a março são os mais quentes. Por isso, a cidade fica mais cheia e os hotéis e pousadas podem estar com o preço um pouco mais elevado. 

Se você não tem preferência por visitar praias e cachoeiras, ir a Paraty no inverno pode ser uma ótima escolha. Nesse período frio, os restaurantes e feiras são recheados de comidas típicas, além das outras atrações que você pode aproveitar. 

Viu que não faltam opções do que fazer em Paraty? Com tantas dicas você pode programar um passeio completo pela região.  Paraty é o destino certo para quem busca diversidade em uma mesma viagem e pretende não só curtir dias de praias, como também uma imersão pela história do país. 

Além disso, é possível ir facilmente de carro para todos os lugares e aproveitar as trilhas para fazer uma boa caminhada junto à natureza. 

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando nosso blog. Por aqui também já ensinamos como fazer um bate e volta de carro com segurança. Confira! 

Posts relacionados: