O que fazer em Goiânia: guia completo de atrações e atividades

Você está pensando em programar sua viagem e não sabe o que fazer em Goiânia? Então confira tudo o que você precisa saber sobre um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros.
De modo geral, é possível chegar na capital de Goiás de avião, mas muitas pessoas optam pelo aluguel de carros. Afinal, o cerrado brasileiro conta com diferentes atrações próximas a cidade, o que torna uma viagem ideal para se fazer carro.
Portanto, preparamos conteúdo a seguir com as principais atrações de Goiânia, dicas de atividades culturais, noturnas e possíveis destinos próximos a cidade. Com isso, aproveite a leitura para criar o melhor roteiro e saber a época ideal para sua viagem.
Conheça Goiânia
Assim como a capital brasileira, Brasília, Goiânia também foi planejada e seu processo de construção aconteceu entre 1933 e 1942. Desse modo, tinha o objetivo de povoar e desenvolver o Centro-Oeste do Brasil.
Até por isso, Brasília é uma importante cidade para Goiânia, na qual diversos turistas e moradores se deslocam diariamente em uma viagem em torno de 3 horas.
Principais pontos turísticos de Goiânia
Agora que você já conhece um pouco mais sobre Goiânia, vamos entender um pouco mais sobre os principais pontos turísticos da cidade.
Parque Flamboyant
Conhecida como uma das cidades mais arborizadas do país, Goiânia oferece uma grande variedade de parques para moradores e turistas. Por isso, para quem deseja um passeio no parque ou sentar para um piquenique, conhecer o Parque Flamboyant é o ideal.
Considerado como um dos principais parques da cidade, ele conta com mais de 100 mil metros quadrados, abrigando 2 lagos, parque infantil e um lindo jardim japonês. Além disso, conta com uma imponente pista para corridas de bicicleta e atividades ao ar livre.
Parque Vaca Brava
Outro parque muito conhecido na cidade é o Vaca Brava, localizado no Setor Bueno, na Avenida T-10. A vista do parque é uma das mais bonitas de Goiânia e apresenta uma mistura do verde das árvores com o cinza dos prédios.
Portanto, ele se encontra em uma região central da cidade, servindo muitas vezes como um refúgio para os moradores que desejam ter um contato com a natureza durante a rotina. Também conta com boa infraestrutura, ciclovia e local ótimo para um tempo com a família.
Parque Areião
Para finalizar as dicas de parques a serem visitados em Goiânia, destacamos o Areião. Além de muito bonito e agradável como os outros, o parque se destaca pelas trilhas na floresta e presença marcante de pássaros e outros animais, como micos.
Com isso, para os amantes da natureza e que desejam passar o dia em um parque mais animado, visitar o Areião e se aventurar nas trilhas pode ser muito interessante. Além disso, ele conta com um ótimo parquinho para as crianças.
Museu de Arte Contemporânea de Goiânia
Um dos museus mais procurados pelos turistas que visitam a cidade é o Museu de Arte Contemporânea, mais conhecido como MAC. De modo geral, ele fica dentro do Centro Cultural Oscar Niemeyer, um importante local para valorização da cultura.
Com isso, o local apresenta uma série de exposições durante o ano, com o objetivo de valorizar os artistas nacionais, principalmente os goianos. Por isso, a visitação ao MAC precisa estar no seu roteiro, afinal, abriga uma parte da arte brasileira.
Estádio Serra Dourada
Como grande parte das cidades brasileiras, o futebol é uma das grandes atrações. Por isso, visitar o Estádio Serra Dourada é uma parada obrigatória. Na grande maioria das vezes, o estádio recebe jogos do Goiás e do Atlético Goianiense.
Portanto, se você adora futebol e deseja conhecer um dos estádios mais tradicionais do país, inaugurado em 1975, assistir um jogo dos clubes é um passeio imperdível. Além disso, os dois clubes se encontram na série A do Campeonato Brasileiro.
O que fazer em Goiânia para quem busca atividades culturais
Então, conhecendo algumas das principais atrações turísticas de Goiânia, veja alguns dos principais locais de valorização da cultura brasileira e goiana.
Centro Cultural Oscar Niemeyer
Certamente, o Centro Cultural Oscar Niemeyer está entre os pontos turísticos mais visitados da cidade e é um local muito frequentado por todos os moradores. Afinal, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o local está entre os principais espaços de cultura do Centro-Oeste.
Embora seja relativamente novo, inaugurado em 2006, o complexo abriga 4 edifícios em diferentes formas geométricas. O primeiro, em formato de retângulo, é a biblioteca da cidade, já o MAC, tem formato cilíndrico.
Por outro lado, o Palácio da Música fica na cúpula e o Monumento aos Direitos Humanos tem o formato de uma pirâmide. Dentro do complexo, acontecem diversas exposições, eventos e shows, sendo um importante empreendimento da valorização cultural e social.
Teatro Goiânia
Outro importante símbolo cultural da cidade é o Teatro Goiânia. Assim, projetado pelo arquiteto Jorge Félix, o local conta com uma homenagem a Amélia Brandão. Por isso, o hall de entrada leva o nome de Tia Amélia, uma das maiores intérpretes do choro no Brasil.
Atualmente ele conta com diversos espetáculos de médio e grande porte durante todo o ano. Portanto, se você estiver passando uns dias em Goiânia, vale a pena conferir as datas.
Feira Hippie
Localizada no centro de Goiânia, na Praça do trabalhador, a Feira Hippie é ideal para aqueles que desejam comprar roupas, comidas e artesanato mais em conta. Com milhares de bancas, a feira é uma das mais tradicionais da cidade.
De modo geral, ela funciona apenas aos fins de semana. Portanto, é um passeio muito legal para quem deseja conhecer um pouco sobre a culinária e a cultura de Goiânia sem gastar muito.
Feira do Cerrado
Já a Feira do Cerrado é ideal para quem vai visitar ou o Parque Flamboyant ou o Estádio Serra Dourada. Com funcionamento apenas aos domingos, as feiras também são ótimos locais para conhecer os produtos e a gastronomia do Centro-Oeste.
O que fazer em Goiânia durante a noite?
Depois de conhecer os pontos turísticos e atividades mais indicados para fazer e conhecer durante o dia, que tal conhecer um pouco mais sobre o que fazer em Goiânia à noite? Preparamos mais algumas dicas, confira!
Setor Marista
Por se tratar de uma cidade planejada, Goiânia é dividida em setores e o Marista é um dos principais quando o assunto é agito noturno. Além da grande quantidade de atividades e shoppings, o setor é um dos mais nobres e seguros da cidade.
Por lá, é possível encontrar os melhores e mais caros bares e restaurantes da capital de Goiás. Se você visitar, por exemplo, o Parque Areião, localizado no setor Marista, o ideal é aproveitar algum bar e restaurante com amigos e familiares.
Setor Bueno
Outro setor muito importante da cidade é o Bueno, também considerado um grande centro de Goiânia, com ótima infraestrutura de restaurantes, shoppings e bares. Um dos principais fatores da valorização é sua proximidade com Brasília.
Além de ter uma boa quantidade de prédios residenciais, o setor também é composto por grandes empresas do país, tornando- se um centro comercial da cidade.
Setor Oeste
De modo geral, o setor Oeste é um dos mais visitados pelos turistas pelo seu preço não tão alto. No entanto, uma das grandes atrações é a placa “Eu Amo Goiânia”, um dos cartões postais da cidade.
No início dos anos 2000, era considerado o segundo setor mais nobre e requisitado da cidade, mas foi ultrapassado pelo setor Bueno.
Por isso, ainda abriga grande parte dos melhores bares e restaurantes da cidade, muito indicado para quem deseja menores preços.
Goiânia Shopping e Flamboyant Shopping Center
Para os turistas que preferem um passeio noturno mais calmo, visitar os dois principais shoppings da cidade é uma ótima opção. O Flamboyant está localizado na Av. Dep. Jamel Cecílio, 3300, enquanto o Goiânia Shopping na Av. T-10, no setor Bueno.
Passeios nos arredores de Goiânia
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Goiânia durante o dia e a noite, vamos conhecer alguns dos passeios próximos a Goiânia. Para isso, o ideal é utilizar um carro alugado de qualidade.
Pirenópolis
Para os casais apaixonados, um rápido passeio a Pirenópolis é uma alternativa interessante. Conhecida por suas ruas de pedras e arquitetura colonial, o local é uma verdadeira viagem ao passado, com ótimos restaurantes e clima de cidade pequena.
A distância entre Goiânia e Pirenópolis não passa de 130km, o que faz dela uma das cidades mais procuradas para um bate-volta.
Caldas Novas
Certamente um dos principais destinos de Goiás, Caldas Novas apresenta ótimas condições para relaxamento. Portanto, para visitar as tradicionais águas quentes e parques aquáticos da região, é preciso viajar um pouco menos de 170 quilômetros.
Até por isso, grande parte dos turistas que viajam até Caldas Novas partem de Goiânia rumo à cidade. Por lá, é possível encontrar uma grande diversidade de resorts com ótima infraestrutura e passeios pelas águas quentes características da cidade
Chapada dos Veadeiros
Outro destino muito procurado pelos turistas que visitam Goiás, a Chapada dos Veadeiros pode ser facilmente acessada pela capital. Embora não seja tão próxima como os outros destinos, a paisagem do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros vale a viagem.
Com pouco mais de 400 quilômetros de distância, o local apresenta uma das maiores e melhores conservações ambientais do país. Além disso, foi declarada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2001.
Por lá, é possível conhecer uma série de cachoeiras e cascatas, assim como várias trilhas e uma intensa conexão com a natureza.
Trindade
A partir de Goiânia com o seu carro alugado em direção a Trindade a viagem dura em torno de uma hora. Por lá, é possível conhecer diversas atrações, como a Igreja Matriz do Divino Pai Eterno.
Considerada como patrimônio cultural e histórico, a igreja foi construída em 1912. Outra atração muito procurada é o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Portanto, uma cidade muito ligada à religiosidade.
Dicas para aproveitar Goiânia ao máximo
Além de indicar os principais pontos turísticos da cidade, preparamos para você, uma lista de dicas para aproveitar tudo o que a região pode te oferecer. Vamos lá?
Melhor época para visitar
De modo geral, Goiânia, como todas as cidades do Centro-Oeste, é caracterizada por altas temperaturas durante todo o ano e um clima mais seco. Por isso, a melhor época para visitar a cidade é entre maio e agosto, quando as temperaturas caem um pouco.
Além disso, as chuvas, já escassas na região, se tornam ainda mais raras. Desse modo, cria-se um ambiente perfeito para conhecer as belezas da cidade e cidades próximas como as citadas anteriormente.
Como se locomover pela cidade
Como vimos até agora, Goiânia é uma cidade que abriga uma grande quantidade de atrações e passeios próximos. Por isso, o mais interessante é optar pelo aluguel de carros em Goiânia.
Desse modo, você, sua família ou amigos poderão ter muito mais liberdade e otimização de tempo durante a estadia. Ou seja, poder visitar um número maior de pontos turísticos em um único dia, viagem para cidades próximas e muito mais.
Hospedagem em Goiânia
Para aproveitar Goiânia com segurança e com os menores deslocamentos, o mais indicado é se hospedar nos setores com a maior quantidade de atividades. Com isso, os ideias são o setor Marista, Oeste e Bueno.
Desse modo, ao se alocar em algum deles, você certamente poderá diminuir os tempos de deslocamento e também os gastos com combustível do seu carro alugado.
Dicas de segurança
De modo geral, para qualquer viagem doméstica e internacional, é importante contratar um seguro de viagem. Da mesma forma, para passeios mais completos, a contratação de guias, principalmente para a Chapada é bem interessante.
Agora que você já sabe o que fazer em Goiânia, alugue seu carro na Foco e faça uma boa viagem
Com todas as informações apresentadas neste conteúdo, é possível conhecer o que fazer em Goiânia, tanto durante o dia quanto de noite, assim como as principais cidades e passeios próximos a cidade.
Por isso, para aproveitar todas as atrações de Goiânia, o mais indicado é optar por um carro alugado, que vai fornecer flexibilidade, segurança e liberdade de deslocamentos.
Então, faça sua reserva de carros na Foco e encontre o veículo ideal para a sua viagem, com muita segurança, conforto e praticidade. Caso queira acompanhar outros conteúdos, acesse o Blog da Foco.