BLOG

06 de Junho por Vitor Alves

O que é TCO: entenda sua importância no segmento de frotas

O que é TCO: entenda sua importância no segmento de frotas

Você sabe o que é TCO? Quando se trata de gestão de frotas, ao utilizar essa ferramenta, é possível, além de controlar, reduzir as despesas dentro da empresa. E não há como negar que esse é um desafio para quem faz o gerenciamento desses veículos, certo?

Nesse sentido, esse índice consegue mensurar os valores necessários para manter a propriedade do veículo. Dessa forma, fica mais fácil buscar por uma boa locadora que atua com aluguel de carros, mas que também disponibiliza o serviço para empresas. 

Por isso, a Foco preparou esse artigo exclusivo para que você entenda, de uma vez por todas, o que é TCO. Assim, você conseguirá utilizar esse cálculo dentro da sua empresa, aprimorando os processos financeiros relacionados a sua frota. Boa leitura!

Afinal, o que é TCO? 

TCO é a abreviação de Total Coast of Ownership, ou seja, é o Custo Total de Propriedade. Trata-se de um cálculo feito quando o objetivo é obter os gastos da empresa em um futuro próximo ou distante, englobando as ferramentas, produtos e ativos.

No caso de um gestor de frotas, por exemplo, ele é capaz de saber o valor total das despesas de um veículo, enquanto ele estiver em função da empresa. 

Sendo assim, é a soma dos custos com manutenção, softwares implementados, gasto com combustível, e o próprio valor do veículo, ou seja, os custos logísticos.

Devido a esse fato, essa é uma ferramenta de extrema importância quando o assunto é o gerenciamento dos automóveis que trabalham para uma empresa. Isso porque, com ela, é possível coordenar, de maneira eficiente, os gastos com a frota. 

Qual a sua importância no mercado de frotas?

O TCO é importante para o mercado de frotas porque é uma estratégia para fazer a comparação das despesas relacionadas à frota. Nesse sentido, ele é essencial para elaborar projetos, traçar planejamentos, assim como organizar o orçamento de maneira eficaz.

Vale lembrar que esse índice surgiu no mercado ainda na década de 1990 e, desde então, tem sido utilizado para avaliar diversas questões dentro de uma organização. 

Aqui, estamos falando da gestão de frotas, contudo, essa ferramenta pode beneficiar diferentes tipos de negócio.

Devido a esse fato, para fazer o cálculo do TCO, não são empregadas fórmulas prontas, como acontece em alguns departamentos administrativos de uma empresa. Contudo, para que você entenda melhor, vamos mostrar, a seguir, como calcular esse índice. 

Como calcular o TCO?

Entendido o que é TCO, agora está na hora de aprender a fazer o cálculo para chegar ao gasto total que a empresa tem com a frota. Para isso, é necessário considerar alguns números. Veja o que precisa ser computado dentro dos custos:

Custos visíveis

Os custos visíveis, como o próprio nome sugere, são os gastos que podem ser percebidos e mensurados. 

Quando se trata de uma frota, estes custos englobam a manutenção preventiva, as despesas com combustível, os impostos que devem ser pagos, assim como o valor do veículo.  

Custos ocultos

Já os custos ocultos, consideram as despesas em que não é possível mensurar, de maneira exata, a quantidade de gastos. 

No caso da gestão de frotas, os custos ocultos se referem à manutenção corretiva, à depreciação do veículo, além da possibilidade de substituição do automóvel, diante do seu baixo desempenho.  

Custos de aquisição

Se baseia no período utilizado para consultar as melhores opções de mercado. Além disso, adquirir uma ferramenta de gestão pode auxiliar o processo, no entanto ela também faz parte dos valores gerais, uma vez que entra nos custos de aquisição. 

Custos de implementação

Pense o seguinte: o serviço de frota é contratado, mas eles irão prestar serviço para empresa em outras cidades.

Assim, a despesa vinda de toda a deslocação dos veículos para o local entra nos custos de implementação. No mesmo sentido, o recrutamento de consultores, por exemplo, também é ponderado. 

Custos de manutenção

Os custos de manutenção também fazem parte do cálculo do TCO. Isso porque eles consideram o valor aplicado para manter o veículo. 

Por isso, a mensalidade paga para a locadora da frota, algum tipo de consultoria para aprimorar o serviço, licenças ou a implementação de outras ferramentas também são computados. 

Quais os benefícios do TCO?

O resultado desses cálculos influencia diretamente em diversos processos dentro de uma empresa que possui uma frota de veículos. Isso porque é possível definir objetivos, diminuir gastos, além de realizar um serviço eficiente.

Por isso, veja os principais benefícios do TCO. 

Otimização do orçamento

Quando se sabe o valor para manter uma frota com bom desempenho,fica mais fácil entender como isso contribui para a otimização do orçamento. 

Principalmente porque o gestor saberá a estimativa de gastos necessários para ter a propriedade do veículo, evitando despesas desnecessárias e mantendo o equilíbrio financeiro da empresa. 

Melhores tomadas de decisão

O TCO contribui, ainda, para melhorar a tomada de decisão. Isso se deve ao fato de que a empresa consegue perceber melhor o que é necessário para aprimorar o sistema de frotas.

Desse modo, é possível decidir, por exemplo, se o serviço será terceirizado, ou se há a necessidade de instalar um sistema de gestão de frotas. 

Facilitação das escolhas

Por meio dos custos ocultos, por exemplo, dá para saber os gastos além da aquisição de um veículo. Nesse sentido, ele vai mostrar o que precisa entrar no orçamento para que a empresa consiga mantê-lo. 

Sendo assim, o TCO facilita o momento de escolha dos veículos que farão parte da frota. 

Conheça a Foco Aluguel de Carros

Como visto, entender o que é TCO é fundamental na elaboração de métricas indispensáveis para o gerenciamento de frotas. E por falar em frotas, você sabia que a Foco possui as melhores soluções para o seu empreendimento? 

Aqui você terceiriza a sua frota pelo menor preço do mercado. Sem contar que a renovação periódica dos veículos e com prazos de locação flexíveis. Conheça os serviços da Foco e fique certo de que nós cuidamos da sua frota para você cuidar do seu negócio. 

Não perca mais tempo, entre em contato conosco e monte sua frota de veículos com a Foco. E se você gostou do nosso conteúdo, continue acompanhando o Blog da Foco e fique por dentro de assuntos realmente importantes no mundo dos veículos.

Posts relacionados: