BLOG

24 de Maio por Vitor Alves

O que é preciso saber antes de trocar de carro? - Foco

O que é preciso saber antes de trocar de carro? - Foco

Está pensando em trocar de carro? Saber se você está fazendo a escolha certa pode deixá-lo um pouco ansioso, já que se trata de uma decisão importante. Nesse sentido, o ideal é adotar a estratégia correta para fechar um bom negócio. 

Contudo, há alguns fatores que devem ser considerados antes de realizar a troca. Isso porque você vai querer evitar certos tipos de aborrecimentos nesse momento, que precisa ser de satisfação, certo?

Para definir o tipo de veículo, analisar o gasto de combustível, você pode até mesmo usar o aluguel de carros para te ajudar na escolha. Afinal de contas, melhor testar antes do que se arrepender depois, não é mesmo? 

Por isso, preparamos esse artigo exclusivo para que você saiba tudo o que é preciso dar importância antes de trocar de carro. Com as nossas dicas, temos certeza que você fará uma escolha inteligente. Confira!

cta foco

Trocar de carro: definição do tipo de veículo

Quando pensar na troca de carro, para começar, é necessário definir o tipo de veículo. Isso porque essa deve ser a primeira parte do seu planejamento. Afinal, ele deve atender às suas necessidades, além de se adaptar ao local onde será usado.

Nesse sentido, mesmo que seja tentador comprar um veículo mais caro, lembre-se que o valor deve caber no seu orçamento. Além disso, considere quantas vezes você vai usá-lo e até mesmo se vai pegar muita estrada com ele. 

Você também pode considerar fazer um teste escolhendo um modelo em uma frota de carros de locadora para então tomar a sua decisão.

Revisões necessárias

Fazer um check-up antes de fazer a troca para que o seu veículo, que será usado na negociação, não esteja desvalorizado. Nesse sentido, mostre que o carro está bem cuidado, realizando as manutenções preventivas, assim como todas as revisões necessárias.

Dessa forma, você garante que, no momento da revenda, o comprador avalie o seu automóvel de maneira mais fácil e, claro, consiga um preço bom nele.  

Avalie o consumo de combustível

Em tempos de combustível passando o valor de R$8, você não vai querer trocar de carro por um modelo que consuma além do que você pode pagar, certo? 

Por isso, avalie o gasto por km do veículo, e, mesmo que ele tenha um preço baixo, escolha um modelo considerando a quantidade de vezes que você irá utilizá-lo no seu dia a dia. Fazendo essa comparação, a troca valerá a pena. 

Pesquisa de preço de mercado 

Antes de escolher em qual loja você comprará o veículo novo, o ideal é já ter uma noção de quanto vale o modelo escolhido. Isso porque você terá mais chances na negociação e saberá se o preço cobrado condiz realmente com o custo dele.

Por isso, antes de sair de casa, consulte a Tabela FIPE, e tenha todos os dados anotados, como ano de referência, marca e modelo. Assim você não efetuará a compra por impulso. 

Escolha de loja

Com a pesquisa de mercado feita, está na hora de escolher a loja. Com um aumento considerável nos preços dos veículos, além buscar por concessionárias e revendedoras competentes, é importante optar por locais que ofereçam um bom preço.

Nesse sentido, o ideal é que a loja ofereça boas opções de pagamentos, seja por financiamento que não tenha juros tão altos, ou com um desconto que valha a pena pagar à vista.

Financiamento

Se para trocar de carro você pensa em fazer um financiamento, a recomendação é que você dê de entrada, pelo menos, 30% do preço do veículo. Além disso, esteja atento a qual será o valor total dessa negociação.

Isso porque o custo de tarifas, seguro, IOF, juros, serviço de despachante, assim como o registro no Detran de que o carro foi financiado, ou seja, o gravame eletrônico, também entram nas despesas totais do parcelamento

Segurança veicular

Se a opção de troca for por um veículo usado, dê atenção à vistoria veicular. Isso em razão de que o laudo emitido após a perícia, irá trazer informações cruciais sobre o veículo, que vai definir o seu negócio.

Nesse sentido, ele diz se há pagamento de multas ou impostos pendentes, ou registro de roubos, e sinistros. Além disso, esse procedimento atesta se o veículo está em boas condições de uso, recomendando se o cliente deve realizar a compra ou não do veículo.

Escolha entre novo, seminovo ou usado

Agora que você já considerou todos os itens que explicamos acima e irá, de fato, trocar de carro, esse é o momento de escolher qual o estado do modelo. Isso porque há diferenças e vantagens ao optar entre um veículo novo, seminovo e usado. Veja quais são:

  • Veículo novo: garantia de fábrica, validade e confiança nas peças e pouquíssimo risco de, nos primeiros anos, surgir problemas mecânicos, são as principais vantagens de comprar um carro zero. Além da facilidade com a documentação e pouca depreciação quando for revendê-lo;
  • Carro seminovo: você ainda pode ter a garantia de fábrica, além de contar com um preço mais em conta. Outro fator positivo é que o valor de mercado, com cerca de 10% menos de depreciação; 
  • Veículo usado: a principal vantagem aqui é o menor preço. Isso porque é um veículo que já está mais desvalorizado. Contudo, as condições deles podem, sim, ser boas para compra. Mas para não comprar gato por lebre, conte com a ajuda de um mecânico de confiança e avalie o custo-benefício. 

Dica extra: alugue um carro com a Foco!

Deu para perceber que, com um bom planejamento, é possível fazer a troca do carro e garantir a sua segurança, além de um excelente custo-benefício. Isso porque, como visto, os principais fatores a serem considerados, garantem o sucesso do seu negócio. 

Contudo, é interessante alugar o modelo antes de realizar a compra e a Foco é a locadora que pode te ajudar nessa. Isso porque contamos com excelentes ofertas de carros alugados, além de uma frota de carros com diversas opções. Dessa forma, será possível conhecer e conduzir o veículo antes de fazer a sua escolha. 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue acompanhando o Blog da Foco e fique por dentro de assuntos realmente importantes no mundo dos veículos.

cta foco

Posts relacionados: