Motivos para visitar Floripa no inverno e no outono

Não sabe o que fazer em Floripa no inverno? A Ilha da Magia não é só praia e verão, a estação mais fria do ano também é uma ótima época para conhecer essa que é uma das cidades mais belas do país.
Para usufruir os melhores lugares e passeios que Florianópolis tem pra oferecer no inverno, é preciso seguir algumas dicas. Por isso, conheça os motivos e indicações para visitar e aproveitar Floripa no outono e inverno.
Florianópolis é, sem dúvida, um dos destinos mais procurados não apenas por brasileiros, mas também pelos nossos vizinhos “hermanos”. A Ilha da Magia encanta verdadeiramente os viajantes pela beleza de suas praias, mas é possível aproveitar também a região em épocas mais geladas.
Entretanto, se você pretende visitar Floripa no inverno, não se esqueça de escolher o tipo de veículo para se locomover durante a sua estadia na cidade. Devido ao frio que faz na temporada de inverno, o ideal é ter um carro, porque há muitos pontos interessantes e menos trânsito no período.
Como é o inverno em Floripa?
Antes de passarmos algumas dicas de roteiro e do que fazer em Floripa no inverno, vamos entender como a Ilha fica nessa época. Como as estações na capital são bem definidas, o inverno na capital é bem frio. As temperaturas costumam ficar entre 10º a 15º graus. Já a máxima fica em torno de 20º.
Os meses mais quentes em Floripa são de dezembro a março. Entre abril e novembro, a temperatura é amena, o que afasta muitos visitantes das praias, pois a temperatura da água é bem fria, impossibilitando o banho de mar.
Por isso, se você vai a Floripa no inverno, lembre-se de levar roupas para a estação mais fria do ano. Além disso, as chuvas também podem ocorrer. Assim, leve sempre um guarda-chuva para se proteger durante os passeios ao ar livre na capital de Santa Catarina.
Esses cuidados garantem maior tranquilidade, seja para uma estadia sozinho, em casal ou para viajar com os filhos para Floripa no inverno.
O que fazer na baixa temporada
Agora, confira alguns motivos para agendar sua viagem para períodos de baixa temporada:
1 - Explore mais roteiros culturais
Essa é uma boa época do ano para visitar locais que passam despercebidos em dias ensolarados na capital.
Assim, aproveite para conhecer Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Ribeirão da Ilha, bairros repletos de história, simplicidade e belas paisagens.
2 - Desfrute de uma gastronomia sem igual
Floripa é a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco — categoria Gastronomia. Lá você encontrará uma grande variedade de pratos, com destaque para os frutos do mar, que ficam ainda mais diversificados durante períodos mais frios.
3 - Curta as baladas com mais tranquilidade
Sabia que na sua rota do que fazer em Floripa no inverno também pode incluir algumas baladas? A vida noturna da região é conhecida pelos baladeiros de plantão. Durante as estações mais frias, é possível curtir bares e baladas no entorno da Lagoa da Conceição sem ter que enfrentar filas quilométricas inevitáveis na alta temporada.
4- Visite o centro histórico
Visitar o centro histórico é uma das opções do que fazer em Floripa no inverno ou no outono. Muitos passeios no centro histórico são gratuitos e ao ar livre, permitindo que você conheça a arquitetura, lugares e os moradores da cidade: "manezinhos'' — como são conhecidos os nascidos na Ilha de Florianópolis.
Alguns dos lugares que você pode visitar no centro histórico de Florianópolis:
- Calçadão da Felipe Schmidt e Conselheiro Mafra
- Camelódromo
- Catedral Metropolitana de Florianópolis
- Largo da Alfândega
- Mercado Público de Florianópolis
- Palácio Cruz e Sousa
- Praça Hercílio Luz e Parque da Luz
- Praça XV de Novembro
5- Conheça o Mercado Público
O Mercado Público de Florianópolis é outra atração da cidade. Quem visita a capital de Santa Catarina tem que conhecer esse local histórico.
No mercado você encontra uma variedade de peixarias, que vendem espécies como a Tainha e suas ovas, considerada uma iguaria e muito apreciada por diversas pessoas. Há também boa variedade de frutos do mar: ostras, lulas, mexilhões, siris e camarões.
No local também há restaurantes que servem comidas e almoço típico caiçara, com arroz, frutos do mar, peixe e acompanhamentos.
Em alguns finais de semana, principalmente aos sábados, artistas se apresentam com música ao vivo, deixando o clima ainda mais propício e agradável aos turistas.
6- Visite Santo Antônio de Lisboa
Ideal para os visitantes que se perguntam o que fazer em Floripa no inverno. O bairro de Santo Antônio de Lisboa é a área central da imigração dos Açorianos. Localizado no norte da ilha, além da praia, o bairro tem muitos restaurantes e bares, arquitetura e cultura local. Se for até a região, não deixe de visitar:
- Casa Açoriana Artes
- Casarão Engenho dos Andrade
- Feira das Alfaias
- Igreja de Nossa Senhora das Necessidades
- Museu O Mundo Ovo de Eli Heil
- Praça Roldão Rocha Pires
- Praia Santo Antônio de Lisboa
7. Jardim Botânico
O Jardim Botânico é uma ótima opção de passeio que pode ser feito ao viajar com os filhos, por exemplo. Um local agradável, em um bairro perto do centro da cidade.
O parque não possui uma grande extensão, porém merece a visita, ainda mais para os turistas de Floripa no inverno o que fazer. No local é possível curtir momentos e aproveitar sua infraestrutura, como:
- Parquinho para as crianças
- Lago
- Mesa para piqueniques
- Gramado e áreas propícias para atividades físicas
Para chegar, o endereço e telefone são:
- Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 742-782 - Itacorubi.
- Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 7h30 às 18h.
- Telefone: (48) 3261-4818.
8- Faça um passeio de barco até a Costa da Lagoa
A Costa da Lagoa é um bairro de Florianópolis com acesso pela Lagoa da Conceição, no leste da ilha, que permite a visita por meio de trilha ou barco.
Os restaurantes da Costa da Lagoa oferecem pratos da culinária local: peixes, lulas, camarão, pirão e refeições simples, mas muito saborosas fazem parte do cardápio da maioria dos estabelecimentos do local.
Um deles é o restaurante Paraíso da Néia, no parador 18 da Costa da Lagoa, com porções generosas, onde é possível servir até 4 pessoas em algumas opções disponíveis no cardápio.
Após as refeições, é possível descansar no local que possui diversas acomodações, como cadeiras confortáveis que ficam bem posicionadas para a Lagoa da Conceição, além de rede para descanso. Assim, o visitante pode usufruir momentos inesquecíveis neste paraíso que fica na ilha de Florianópolis.
Esse passeio é relativamente barato, pois o gasto maior é com as refeições, mas que valem a pena. O trajeto de barco também possui preço bem em conta, garantindo a ida e volta do visitante, basta apenas guardar o bilhete de embarque e apresentar na hora de entrar no barco — que sai do trapiche das Rendeiras.
Com muitas opções de restaurantes e belezas naturais, a Costa da Lagoa é um dos lugares ideais para se visitar no inverno. Além de conhecer o local com menor quantidade de turistas, é possível aproveitar um dia bem tranquilo em uma das vistas mais lindas da cidade.
Fora isso, outra opção é almoçar ou aproveitar o fim de tarde na Lagoa da Conceição, que possui diversos restaurantes e bares, perfeitos para curtir os dias de inverno na Ilha da Magia.
Para chegar a Lagoa da Conceição, a melhor maneira é de carro, apesar de não ser longe do centro da cidade, a região pode ser melhor aproveitada com um veículo próprio.
Porque ir a Floripa no inverno
Florianópolis é uma cidade litorânea e de belezas naturais inigualáveis, por estar localizada na região sul do país, seu clima no inverno é bem mais frio que em outras regiões. Entretanto, como você pode perceber, Floripa não é só praia. Há muitas paradas e atrações para aproveitar no frio, acompanhado de uma boa caneca de chocolate quente!
Algumas razões para ir a Florianópolis no inverno:
- Hóteis e passagens com preços mais baratos
- Cidade fica menos movimentada
- Menos trânsito
- Mais contato com a cultura local
- Conhecer roteiros diferentes
Florianópolis é realmente a Ilha da Magia, com tanto a oferecer aos seus visitantes, seja em cultura, gastronomia e belezas naturais, para aproveitar cada um dos seus encantos, o uso de um veículo é recomendado. Afinal, a cidade possui infraestrutura mais adequada para carros.
Por isso, se for viajar com os filhos, família, amigos ou sozinho, não deixe de alugar um carro e curtir todos os dias das suas férias de inverno em Florianópolis.Na Foco Aluguel de Carros, você encontra o veículo ideal para as suas necessidades. Nossa loja é de fácil acesso, no bairro do Carianos, perto do Aeroporto Hercílio Luz.