Interior de São Paulo: 12 cidades que você precisa conhecer

As cidades do interior de São Paulo são procuradas por oferecer uma grande variedade de atividades e cidades. Além disso, elas contam em grande parte com boa infraestrutura, com restaurantes e hospedagens variadas.
Muitas delas ficam a poucos quilômetros da capital do estado. Nesse sentido, ao optar pelo aluguel de carros, é possível aproveitar não só o destino final, como todo o percurso.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com 12 opções de cidades para viajar no interior de São Paulo. Além disso, vamos te mostrar como economizar com deslocamento durante a viagem.
Qual a cidade mais bonita do interior de São Paulo?
Uma das principais cidades do interior de São Paulo, Campos do Jordão recebe milhares de turistas durante todo o ano. Com sua arquitetura que lembra a Europa, a cidade é conhecida como a Suíça Brasileira.
A alta temporada de visitação da cidade é durante o inverno, entre os meses de junho e agosto, por conta das temperaturas mais baixas. Ou seja, ideias para aproveitar o frio da região e se deliciar com os deliciosos fondues e vinhos dos restaurantes.
Campos de Jordão fica localizada a cerca de 180 km da capital, precisamente na Serra da Mantiqueira. Sendo assim, o percurso de São Paulo até esse destino, leva em torno de 2h30min, sendo feito facilmente de carro.
Entre as principais atrações da cidade, estão os parques Amantikir e Capivari. Esse segundo fica localizado no centro turístico da cidade, onde podem ser encontrados diversos bares, restaurantes e outras atrações como a cervejaria Baden Baden.
Vale lembrar que esse destino também fica próximo a outro destino turístico, só que de Minas Gerais. Isso porque, de Campos do Jordão até Monte Verde, são apenas 141 km de estrada.
O que visitar no interior de São Paulo?
Além de Campos do Jordão, o interior de São Paulo conta com outras opções para conhecer que agradam a vários perfis de turistas. Isso porque há cidades para quem curte estar perto da natureza, ou mesmo para quem se interessa pelo turismo religioso.
Sendo assim, confira agora os principais destinos e atividades para a sua próxima viagem.
1- Aparecida
Entre as principais cidades do interior de São Paulo podemos destacar Aparecida, principalmente por abrigar um dos maiores templos católicos do mundo.
Com mais de 140 mil m², a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, atrai milhares de turistas durante o ano. Por isso, Aparecida é muitas vezes considerada a capital dos católicos no país.
Desse modo, é um local de encontro de milhares de fiéis, que visitam a cidade em busca de agradecimentos e pedidos. Entre outros passeios, o turista pode passear de barco pelo Rio Paraíba do Sul.
Assim, é possível conhecer mais sobre a pesca milagrosa, que encontrou a imagem da Nossa Senhora Aparecida.
2- Brotas
Se você adora uma aventura, certamente Brotas é o lugar certo para visitar no interior de São Paulo. Afinal, a cidade conta uma grande variedade de esportes radicais, que envolve cachoeiras, arvorismo e muitas trilhas.
Portanto, para uma viagem para quem deseja uma aventura com contato frequente com a natureza. Entre as principais atividades da região estão o rafting, a canoagem e as trilhas para conhecer a biodiversidade da cidade.
Afinal, Brotas é composta tanto pelo cerrado como pela Mata Atlântica, o que proporciona paisagens inesquecíveis. Toda essa adrenalina pode ser encontrada a pouco mais de 200 km de distância da capital.
3- Boituva é uma cidade do interior de São Paulo perfeita para quem curte aventura
Também ideal para os amantes de aventuras, Boituva é a Casa Nacional de Paraquedismo. Portanto, se você deseja realizar cursos ou apenas saltar de paraquedas, o melhor lugar para a prática é a cidade.
Além disso, por conta do seu céu quase sempre azul e também pelos ótimos ventos, Boituva também atrai milhares de turistas pelos ótimos voos de balão. Outro destaque fica para a ótima infraestrutura de hotéis e restaurantes, proporcionando uma estadia confortável.
Para conhecer um pouco mais da biodiversidade do país, a cidade também conta com o Parque Zoológico Eugênio Walter. Com mais de 130 mil m² de extensão, o zoológico conta com mais de 30 espécies de animais, sua grande maioria resgatados de cativeiros.
4- Cunha
Nacionalmente conhecida por conta da Estrada Real, mais precisamente pelo Caminho do Ouro, Cunha é uma cidade com várias cachoeiras e rica cultura. Afinal, por lá passam os carregamentos de pedras preciosas que partiam de Ouro Preto rumo a Paraty.
Portanto, é uma cidade que consegue unir as belezas naturais do país com a história e cultura da Família Real Portuguesa. Além disso, Cunha também é conhecida por sua cerâmica e culinária, com destaque para o pinhão.
Desse modo, Cunha é o destino ideal para conhecer outras cidades, principalmente de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Para isso, conheça a melhor frota de carros e faça sua viagem com segurança e tranquilidade.
5- Bananal no interior de São Paulo
Outra cidade muito conhecida e localizada na Serra da Mantiqueira é Bananal. Assim como a grande maioria das cidades do interior paulista, conta com um forte turismo relacionado à natureza e aventuras.
Ao todo são pouco mais de 300 km separando Bananal da capital. O que mais atrai os turistas à cidade são as belas piscinas naturais, com água cristalina e areia branquinha.
Além disso, outra atração da cidade é a prática de rapel, por conta das formações rochosas espalhadas pela região, o que favorece também para voos de asa delta.
6- Botucatu
O nome Botucatu tem origem indígena, que em tupi significa “bons ares” ou "Ybytu-Katu". Também com uma boa formação rochosa, a cidade conta com ótimas trilhas, cachoeiras e possibilidades de escaladas e rapel.
Uma das atrações da cidade fundada em 1720 é o mirante da Pedra do Índio, com uma vista incrível da cidade e da região. Portanto, se você deseja se aventurar em esportes radicais em uma cidade preparada e bonita, visite Botucatu.
7- Holambra
Se Campos do Jordão é considerada a Suíça brasileira, Holambra é um pedacinho da Holanda em terras tupiniquins. Portanto, ao visitar a cidade não vão faltar belíssimos jardins e feiras de flores.
Entre as mais conhecidas está a Expoflora, a maior feira de flores da América Latina. Por todos os cantos da cidade é possível encontrar influências europeias e holandesas, através da gastronomia e da arquitetura.
Ao todo são 130 km que separam Holambra da capital São Paulo, o que facilita sua visitação durante todo o ano, para descobrir um pouco da rica cultura holandesa.
8- Itararé no interior de São Paulo
Também com origem indígena, Itacaré vem do tupi-guarani e significa “pedra que o rio escavou”. Desse modo, é possível dizer que a cidade fica rodeada por cânions e rios, principalmente o Rio Itararé.
Por conta da forte relação com a natureza e formação rochosa, a cidade apresenta diversas trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. Com isso, um passeio ideal para se aventurar em meio a natureza de maneira segura e com ótimas paisagens.
9- Serra Negra
Já Serra Negra é a cidade no interior de São Paulo para quem viaja em busca de paz e descanso. Isso porque ela conta com as famosas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas.
Sendo assim, também é conhecida como a “Cidade da Saúde” e fica a pouco mais de 150 km de São Paulo. Para conhecer a cidade e suas beleza nada melhor que um passeio pelo teleférico.
10- Ribeirão Preto
Considerada uma das cidades mais desenvolvidas no interior de São Paulo, Ribeirão Preto é fortemente ligada ao agronegócio. Como de costume entre as cidades do interior paulista, seu apelido é “Califórnia Brasileira”.
A cidade embora de interior conta com toda a estrutura de uma grande cidade, ótimos bares, restaurantes, teatros, museus, parques e cachoeiras. Portanto, é muitas vezes escolhida como local daqueles que preferem o interior mas também a cidade grande.
11- Interior de São Paulo: São Roque
São Roque também é uma cidade bem conhecida do interior paulista, considerada a Terra do Vinho, as montanhas e passeios no Ski Mountain Park são as principais atrações. Por lá é possível andar de teleférico e ainda esquiar em uma pista artificial.
A cidade conta com ótima infraestrutura de restaurantes e hospedagens, além de ser perto da cidade, com distância um pouco maior do que 50 km. Com isso, um destino ideal para quem tem pouco tempo para aproveitar uns dias de folga em família ou com os amigos.
12- Itu
Por fim, temos Itu, localizada a 100 km da capital paulista. A cidade é bastante conhecida por conta da Cidade do Exageros, do humorista Simplício. Na pacata cidade podem ser encontrados orelhão gigante, semáforo gigante e até caixas eletrônicos.
Além disso, Itu também é importantíssima para a rica história brasileira, por ter sediado, ainda em 1873 a primeira Convenção Republicana do Brasil.
Bate e volta no interior de São Paulo de carro
Depois de conhecer algumas das principais cidades do interior de São Paulo, você deve estar se perguntando, posso fazer um bate volta pela região? A resposta é sim! São Paulo conta várias cidades próximas à capital com fácil acesso e ideal para um bate e volta.
Jundiaí
Entre as principais cidades para um bate e volta destacamos a bela Jundiaí. A pouco menos de 60 km de distância da capital paulista, a Terra da Uva é o destino perfeito para quem deseja conhecer adegas e fazendas brasileiras.
Com forte ligação com a cultura italiana, os vinhos da região são um dos mais conhecidos do país, além da renomada Festa da Uva de Jundiaí. Um evento anual para a apreciação e apresentação de diversos vinhos e uvas.
Atibaia
Outra cidade do interior de São Paulo muito conhecida pela facilidade de um bate e volta é Atibaia. Tranquila e organizada, a cidade fica a 60km de São Paulo, e é cercada pelos rios Cachoeira e Atibaia.
Por ser considerada uma cidade rural, uma das suas principais atrações é a Festa do Morango, por conta das suas inúmeras plantações. Assim como, a Festa das Flores e a visita ao cartão postal e ponto mais alto da cidade, a Pedra Grande.
Com mais de 1400 metros de altura, a Pedra Grande é um destino encantador para conhecer a cidade do alto e para a prática de esportes radicais como rapel, saltos e escaladas.
Embu das Artes
Para os amantes das artes, visitar a cidade é uma parada quase que obrigatória. Afinal, localizada a pouco mais de 30 km de São Paulo, a cidade reserva grandes galerias de artes, ruas com artesanatos e ateliês.
Além disso, também é conhecida por sua diversidade gastronômica, com pratos típicos brasileiros e estrangeiros. Portanto, para quem procura adquirir algumas das principais peças de artes do país e aproveitar um dia diferente, Embu das Artes é o local ideal.
Como ir para o interior de São Paulo gastando pouco?
Certamente uma das grandes atrações de visitar o interior paulista é a variedade de estilos de viagens, desde práticas de esportes radicais a programas culturais. Para gastar menos conhecendo as cidades apresentadas é fundamental planejamento.
Desse modo, comece escolhendo o tipo de viagem desejado e a cidade ou destinos que pretende visitar. Depois estabeleça a melhor rota para a viagem, analisando qualidade das estradas, segurança e pedágios.
Para facilitar sua viagem, alugar um carro é uma ótima opção. Afinal, você pode escolher o carro ideal para o tipo de viagem que deseja e encontrar. Para quem mora na capital, realizar o aluguel de carros em São Paulo (Ibis Jardins) pode ser a melhor opção.
Agora para turistas de outros estados o aluguel de carros no aeroporto de São Paulo é a melhor escolha para economizar tempo durante a sua viagem. Com o carro alugado você terá muito mais segurança, qualidade e praticidade durante todo o trajeto.
Conheça o interior de São Paulo com a Foco
Com todas as informações apresentadas ao longo do texto é possível conhecer diversas cidades do interior paulista para você conhecer. Com ótima infraestrutura e atrações, visitar essas cidades é o passeio ideal para quem deseja conhecer o Brasil sem gastar muito.
Para tornar sua viagem muito mais tranquila e segura, faça sua reserva de carros na Foco e escolha o modelo mais adequado para a sua viagem. Desde um carro grande para toda a família ou carro potente para as aventuras em trilhas e montanhas das cidades.
Caso tenha interesse em acompanhar outros conteúdos como esse, acesse o Blog da Foco e conheça dicas de destinos e segurança para suas viagens.